É seguro visitar os pontos turísticos que reabriram agora?

Fui abordada esses dias por uma amiga querida pedindo um conselho de um lugar para passar o domingo com a família. Essa foi uma das poucas vezes que eu não tinha nenhuma recomendação pra dar, visto que sou referência entre amigos e família quando o assunto é passeios e viagens. Ainda mais quando se trata do Rio de Janeiro, que sempre foi a expertise aqui do blog. Para mim foi uma situação estranha.

Para ler em seguida:
5 locais no Rio de Janeiro que são uma furada
Destinos turísticos e outros locais que sumiram do mapa

Acontecido isso fui me atualizar das notícias, já que houve também um aumento das visualizações no blog nos últimos dias, outra coisa estranha por conta da pandemia.

Devido ao momento do qual estamos passando, a minha cabeça estava sendo ocupada por outros assuntos nada relacionado ao turismo, dado que eu estava crédula que o turismo não voltaria para as nossas vidas tão brevemente.

Fui pesquisar e fiquei surpresa com os resultados que obtive. Descobri que algumas áreas verdes da cidade reabriram parcialmente desde o dia 07 de julho, como o Jardim Botânico, o Parque Lage e o Parque Nacional da Tijuca. Todos tendo as suas retomadas estão acontecendo de forma gradual.

Pontos turísticos que já reabriram parcialmente no Rio

No Parque Nacional da Tijuca, por exemplo, a prática de atividades físicas ao ar livre estão liberadas. Ressaltando que o acesso a mirantes, cachoeiras, rios, lagos, praças e áreas compartilhadas que ficam na região ainda continuam fechados.

A retomada das visitas no Jardim Botânico, que também se dá de maneira gradativa (em 4 fases) e ainda traz mudanças e novidades aos seus visitantes: todos os bebedouros estão desabilitados e para visitar é necessário agendar a data e horário da visita através do site.

Seguindo as mesmas orientações o Parque Lage reabriu a sua área verde, o palacete e o Café La Plage, limitando o número de visitante para 200 por hora e sendo aferida a temperatura corporal de todos os visitantes na entrada. Todas as regras para o comércio de alimentos e bebidas, como o distanciamento entre os consumidores estão sendo seguidas pelo Café.

Seguem fechados a capelinha, as grutas, o aquário, o parque infantil, a cavalariça e áreas de piquenique, assim como não estão permitidos eventos e piqueniques em áreas abertas da unidade e as aulas da Escola de Artes Visuais seguem apenas on-line.

Em todos esses locais, os visitantes devem seguir as “Regras de Ouro” especificadas pelo município.

pontos turísticos que reabriram

Vale dizer que às praias da cidade mantem a proibição de banhistas. Ainda está proibido tomar banho de mar e permanecer na areia, só é permitido as práticas esportivas, como: caminhada, corrida e pedalada na orla.

Pontos turísticos que vão reabrir em agosto de 2020

No dia 17 de julho a prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro permitiu a reabertura de alguns pontos turísticos com algumas recomendações obrigatórias. Algumas delas são: distanciamento de no mínimo de 2 metros por indivíduo; não ultrapassar um terço da capacidade; disponibilizar álcool em gel para os visitantes, uso obrigatório da máscara; ambientes arejados; providenciar EPI’s para os funcionários; limpar o ambiente a cada 3 horas e divulgar as medidas de prevenção.

Contudo, algumas atrações do Rio de Janeiro continuam fechadas. Espaços como a Rio Star, a roda gigante da zona portuária; o Cristo Redentor; Paineiras; AquaRio e o Pão de Açúcar estão previstos para reabrirem na segunda quinzena de agosto.

Esses estabelecimentos entendem que é uma maneira de garantir o bem-estar, preservando a saúde dos visitantes e funcionários.

Turismo de Isolamento

Se você está acompanhando as notícias relacionadas a retomada das viagens, com certeza já leu em algum blog ou site que há uma pressuposição de que o retorno das viagens seja para destinos próximos a residência do viajante e que as viagens aconteçam majoritariamente de carro. É nesse ponto que entra o tal “Turismo de Isolamento”, apontado como a oportunidade de uma “escapada” para aquelas famílias ou grupos de pessoas que tiveram que encarar a quarentena juntos.

A justificativa para esse “novo” tipo de turismo, é que viajando de carro para destinos mais próximos é uma maneira de controlar os fatores de risco e voltar rapidamente pra casa, se necessário.

Algumas pessoas já começaram a fazer esse movimento, porém não com a intenção de conhecer um destino mas somente  mudar o cenário do local onde estão isoladas. Os alugueis dos imóveis de temporada estão sendo contratados por longos períodos e essa opção estende-se também aos hotéis afastados e hotéis-fazenda, que estão sendo contratados para estadias maiores.

É seguro começar a viajar e visitar os pontos turísticos na situação em que nosso país se encontra? (Nossa opinião)

Queria fazer uma conclusão desse texto dizendo que o conteúdo que estamos trazendo nesse artigo é apenas noticioso em relação as novidades e as tendências do mercado de turismo, e que nós aqui do Diário continuamos em casa.

Todos estamos fatigados mentalmente e loucos para recalibrar nossas energias, ainda mais para quem ama estar em meio a natureza, como é o nosso caso.

Não nos sentimos seguros nem para circular em nosso bairro ou ir ao mercado quem dirá visitar algum ponto turístico com tudo o que está acontecendo?!

É importante estar atento a curva de novos infectados, de mortos (mais de 1000 por dia no momento em que escrevo esse artigo) e não só isso, a interiorização da pandemia no Brasil está fazendo com que pequenas cidades do interior do país comecem agora sua subida da curva, ou seja, muitas pessoas que já estão fazendo a sua aventura do “turismo de isolamento” podem estar levando o vírus para algum lugar que sequer tem infraestrutura de hospitais e/ou tratamento.

A gente gostaria e muito de estar com o pé na estrada, porém temos consciência da situação grave que o país se encontra e acreditamos que para sair dessa logo é necessário que cada um faça a sua parte.

Vamos ser responsáveis. Cuide de você e cuide do próximo.

#fiqueemcasa #continueemcasa #sepuderfiqueemcasa

Outros posts relacionados

Como deixar a casa mais aconchegante em tempos de isolamento social

O que fazer na quarentena com bebês (Ou como sobreviver ao home office com eles?)

8 livros de viagem para te inspirar

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.