6 locais no Rio de Janeiro que são uma furada

Sem querer polemizar, mas já polemizando, correndo o risco de ter vários haters, perda de seguidores e comentários negativos ao final deste post, hoje venho aqui falar de 6 locais no Rio de Janeiro que são uma furada!

Antes de mais nada, preciso dizer que esse blog e essa blogueira que aqui vos escreve é carioca, apaixonada pelo Rio de Janeiro, residente na cidade a 34 anos, além de entusiasta do turismo local. Prova disso é que já escrevemos aqui no blog mais de 40 artigos sobre a Cidade Maravilhosa, dentre passeios, trilhas, roteiros, tours gastronômicos e outras dicas.

Mas alguém precisava falar que nem tudo é tão maravilhoso assim! O Rio tem lá seus problemas, assim como outras cidades grandes do mundo. Minha intenção aqui não é criticar o trânsito ou a violência da cidade, pois isso a mídia já tem feito de maneira bem qualificada nos últimos anos, mas citar 6 pontos que podem ser repensados na hora de eleger a sua lista de atrativos no Rio de Janeiro, e abaixo vou te explicar o porquê.

Os pontos aqui apresentados são resultados de pesquisas realizadas nas redes sociais, com turistas, além de minha impressão pessoal quando estive nesses locais.

Locais no Rio de Janeiro que são uma furada

1. Foto de abertos com o Cristo Redentor

Dono de um dos visuais mais belos da cidade e sendo também o seu cartão-postal, o Cristo Redentor é algo que desperta o interesse de muita gente . Não somente pela bela paisagem que pode ser apreciada de lá, mas também pela a famosa foto tirada aos seus pés.

E quer dizer então que o blog não recomenda a ida ao Cristo Redentor? Não é isso. Aqueles que possuem a foto de braços abertos em frente ao Cristo sabe que ela não é simples e nem fácil de ser tirada. O local vive movimentado e isso só dificulta fazer a tal foto perfeita e “instagramável”, já que ela exige o ângulo certo e não queremos ter convidados no fundo.

Se faz parte dos seus sonhos ter uma foto nesse cartão-postal, saiba que não será nada fácil mas também não é impossível. De qualquer modo o local ainda pode ser apreciado de outra maneira, vale a pena fazer o passeio no trenzinho que leva até o alto da montanha do Corcovado, além de poder apreciar uma das mais belas vistas da Cidade Maravilhosa.

2. Noitada na Lapa

Para os amantes de baladas uma noite da lapa pode ser memorável, já que o local é sinônimo da boêmia carioca.

Antigamente era muito comum andar descompromissado pelo bairro entrando de barzinho e barzinho. Entretanto, por questões de segurança isso já não é mais possível.

Se você quer conhecer e incluir o aqueduto na sua lista de atrativos visitados, minha sugestão é que você vá o local durante o dia, mesmo assim com cautela. Para a noite, pesquise e escolha um local (bar ou restaurante) que vai ser o seu destino final, assim você não fica circulando pela cidade e nem se expondo ao perigo.

3. Foto pendurada na Pedra do Telégrafo

Caso você visite o local aos finais de semana e muito depois do horário do nascer do sol, possivelmente você vai se deparar com uma fila de mais de duas horas, tudo para fazer a famosa foto pendurado na pedra, “supostamente” a beira do abismo.

Eu fui num final de semana de sol e esta (foto abaixo) era a quantidade de pessoas aguardando para fazer uma foto lá.

Outro questão desagradável é que, como essa é uma trilha muito urbanizada, há muitas pessoas que deixam lixos espalhados pela trilha, não preservando e cuidando da natureza.

Mas, é preciso ressaltar alguns pontos positivos. Existem outros mirantes “escondidos” no local. O cume da trilha é pouco explorado e caso você ouse desbravar o local um pouco mais, vai descobrir outros pontos fantásticos com vistas incríveis, que são locais calmos e propícios para apreciar a natureza.

Fizemos um post completo sobre como foi a nossa experiencia lá, dê uma conferida: Trilha da Pedra do Telégrafo.

Pedra do Telegrafo - Um dos locais no Rio de Janeiro que são uma furada
Fila pra fazer uma foto na Pedra do Telégrafo

4. Tour na Rocinha (ou Favela Tour)

Na minha opinião é o pior tour da cidade, totalmente capitalista e abusivo. A maioria das empresas que levam os seus turistas ali, montados em jeeps e no maior “estilo safari”, tem o simples objetivo de observar o local e todas as situações precárias em que essas pessoas vivem.

Na maior parte das vezes, esse tipo de tour não traz qualquer contato direto com a comunidade que ali vive e a troca de experiências é nula, ou seja, acaba gerando pena por parte de quem visita e desprezo por parte de quem vive lá.

5. Foto no laguinho do Parque Lage

Falar desse local pode levantar uma certa polêmica. O artigo do Parque Lage é simplesmente um dos posts mais lidos aqui no blog e eu não acho que o parque seja uma furada, é importante frisar isso!

No entanto, o que pode te causar um pouco de chateamento é a cobiçada foto no pátio interno do palacete. As filas desorganizadas, chegando a ser tumultuadas o que acaba gerando um certo despontamento.

Tirando isso, vale ressaltar que o parque conta com trilhas para caminhadas ecológicas, algumas pequenas quedas d’águas, grutas artificiais, um aquário e com um lago conhecido como Lago dos Patos, e sim, vale ser incluído num roteiro pelo Rio de Janeiro.

Parque Lage

6. Uma volta na Rio Star – A nova roda gigante do Porto Maravilha

A furada aqui se dá não pelo passeio na roda gigante em si mas pelo custo x benefício. O preço cobrado pelo ingresso acaba sendo injusto pelo tempo que o turista tem direito de ficar na roda gigante.

Os cariocas pagam R$ 49,00 e os turistas de fora da cidade pagam R$ 59,00 para dar apenas uma volta, mesmo que lenta (Valores promocionais para compra online em dezembro de 2020).

O tempo prometido na entrada é que o passeio dura em torno de 15 minutos, mas de acordo com o passeio que realizei posso dizer que ele dura pouco mais de 10 minutos, então vale a pena pensar se vale o valor do investimento.

De qualquer modo, as fotos no lado de fora ainda são uma boa pedida se você for a essa região do Rio.

Rio Star

Finalizo esse texto dizendo que sou do ponto de vista que todo viajante deve observar os locais sob as suas próprias perspectivas e tirar as suas conclusões. Se você acha que algum desses pontos podem enriquecer sua experiencia na cidade, não deixe de incluí-los em sua lista de atrativos.

Sejam esses ou outros pontos turísticos, se você tem vontade de conhecer e quer enriquecer seu repertório cultural de um determinado lugar, não deixe de inclui-los em sua lista e seja colecionador de suas próprias histórias.

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
4 respostas
  1. Esqueceu de comentar sobre a subida da Pedra da Gávea e a suposta superação que pode se tornar morte por falta de poucos investimentos em segurança por parte da prefeitura do Rio.

  2. Ótimo texto e importante reflexão sobre os lugares “super em alta”. A frustração em uma viagem pode até fazer a gente acreditar que lugar não é legal, quando apenas não atendeu nossas expectativas. Fica minha sugestão de mais textos como esse, assim como a sugestão de como aproveitar lugares mega turísticos, como vc sugeriu na subida do Cristo, na trilha… Adorei o site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.