O que fazer na quarentena com bebês (Ou como sobreviver ao home office com eles?)

Hoje o post não é sobre viagens, mas eu diria que é sobre sobrevivência.

Fazer home office e ficar em casa com o bebê é uma tarefa árdua, afinal eles não entendem porque os pais estão ali e não podem lhe dar toda a atenção. Nesse momento também não podemos contar com o apoio generoso dos avós, da creché ou de babá, afinal temos que preservá-los.

Veja Mais
Qual o seu perfil de viajante?
8 livros de viagem para te inspirar

Muitas das dicas que funcionam para quem não tem filhos pequenos estão longe de funcionar para os papais e mamães de bebês: Manter o local de trabalho limpo e organizado? Reservar um espaço silencioso na casa? A gente sabe que isso não vai ser possível.

Assim como outras dicas tradicionais também são muito bem vindas. Então sem mais delongas, vamos ao que interessa.

Como conciliar Home Office com bebês?

Acorde no mesmo horário

Essa é uma das dicas tradicionais que também funcionam aqui. Acordar no mesmo horário e usar o tempo de deslocamento para adiantar o almoço do bebê ou preparar e tomar seu café com calma.

Aqui em casa, como bebê só acorda por volta das 10h (dorminhoco!) o que funciona pra mim é começar mais cedo o trabalho (pelo menos 2 horas antes) e fazer mais pausas durante o dia, sem culpa.

Crie uma rotina organizada pra ele

– Café  da manhã

Deixe o café esquematizado com antecedência seja a manadeira ou a papinha.

Aqui em casa, quando o bebê acorda eu já tenho o café da manhã em mãos, seja optando por uma fruta rápida como banana (que ele já segura com as mãos) ou cortando o pão em quadradinhos que ele também consegue comer sozinho. Além de uma mamadeira de suco.

Como na hora que ele acorda ainda está meio sonolento, consigo deixar ele vendo um pouco dos desenhos favoritos (e comendo) e voltar rápido ao trabalho até que ele realmente “desperte”.

– Intercale as atividades que ele mais gosta

Quando ele está mais desperto, tento oferecer os brinquedos que ele mais gosta ou propor uma atividade (de preferência que ele consiga fazer sozinho).

Algumas opções que utilizo são:
– Desenho
– Massinha
– Blocos de montar
– Brinquedos de encaixe de formas

Algumas vezes ele irá insistir para que você brinque junto. Comece a brincadeira e volte ao trabalho quando ele já estiver mais distraído.

Essas são as atividades que meu filho gosta e que vão manter ele entretido, mas você tem que pensar nas que funcionam para vocês.

Vou deixar no final desse post mais sugestões de atividades.

– Almoço

O almoço também tem que ser algo prático. Eu tento deixar os legumes pré cozidos e congelados no final de semana e separo em pequenas porções que vou utilizando durante a semana, apenas dando uma nova fervida.

Além disso, deixo opões de carnes já moídas ou desfiadas, Assim acaba sendo mais fácil acrescentar apenas o arroz, o feijão, o macarrão ou algo que eu também tenha preparado para os adultos.

Para incentivar atividades “ao ar livre”, improviso com piscina na varanda
– Adaptação das sonecas

O Bê costumava tirar apenas uma soneca durante o dia e era após o almoço. Agora estou tentando criar uma nova rotina com duas sonecas, assim eu tenho mais tempo para trabalhar e mesmo que ele acabe dormindo um pouco mais tarde não tem problema, pois ele pode acordar tarde no dia seguinte.

– Revezamento de hora de almoço

O maridão também está de quarentena e fazendo home office? Uma das coisas que pode funcionar nesse caso é revezar o horário de almoço, assim o bebê se mantém por duas horas entredito (uma hora com o papai e uma hora com a mamãe) e o trabalho do outro acaba fluindo melhor.

Reveze também outras atividades como hora do banho e o momento de pôr pra dormir.

– Envolva o bebê no seu trabalho

Ele não quer ficar longe de jeito nenhum? Tente trabalhar com ele vendo a tela do seu computador ou monte uma mini estação de trabalho pra ele, se for possível. Aqui em casa eu tinha um tablet sobrando, além de peças antigas de um computador. Montei um mini lab pois assim ele pode ver o “Bita” ou “Mickey” enquanto respondo alguns e-mails.

quarentena com bebês
Desenhando as formas no papelão

Sugestões de atividades para a quarentena com bebês

Deixo aqui uma lista das atividades que tenho improvisado aqui em casa e aceito novas sugestões. Afinal, a criatividade está acabando!

– Desenhar e pintar as formas no papelão
– Recortar as formas no papelão (com supervisão)
– Brincar com bexiga de água ou de farinha
– Brincar com massinha
– Pinturas com guache
– Ver vídeos e desenhos educativos em horários pré determinados
– Desenho livre
– Banho de banheira, balde ou piscininha na varanda
– Resgate brinquedos antigos e esquecidos
– Fazer bolinha de sabão
– Fazer tambores com copos de plástico (ou acrílico) e utilizar colheres de baquetas
– Jogar bola na varanda
– Dê muito beijo, cheiro, amor e carinho

Vão ter dias que as dicas acima vão funcionar muito bem e vão ter dias que serão uma lástima. Mesmo com todo seu planejamento as crianças vão ficar frustradas e entediadas. Tá tudo bem! Não se cobre tanto.

Os tempos são difíceis e o importante é não perder a paciência e continuar se esforçando.

Saiba que estamos sendo super heróis com essa jornada tripla de pais, donos de casa e ainda trabalhadores dedicados prontos a entregar as demandas. Afinal, você não teria lido esse post até o final se não quisesse se sair bem em todas essas áreas da vida.

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
5 respostas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.