10 destinos para curtir o carnaval no Brasil

Com o carnaval se aproximando, muitos viajantes estão em busca dos melhores destinos para curtir essa festa que é um verdadeiro símbolo da cultura brasileira. Cada cidade tem sua maneira única de celebrar, oferecendo experiências diversas aos foliões. Aqui, exploramos destinos super cotados e imperdíveis para quem gosta de festa e deseja mergulhar na folia mais colorida e animada do Brasil.

Veja também

Como viajar barato? 20 dicas para você viajar mais barato esse ano
15 aplicativos de viagem essenciais: organização e agilidade

Carnaval no Brasil

10 destinos para curtir o carnaval no Brasil

Salvador

Salvador é palco de um dos maiores carnavais de rua do mundo. Com uma energia inigualável, os famosos trios elétricos descem a Barra-Ondina e som do axé, samba-reggae e outros ritmos baianos. As multidões seguem os trios em uma dançando de forma contagiante.

O Pelourinho também se torna um ponto de grande animação. Nessa região, ocorrem apresentações de blocos afro, afoxés e grupos de samba, trazendo as raízes culturais profundas da Bahia para a festa. O Carnaval de Salvador é conhecido por sua diversidade, permitindo que cada pessoa aproveite a folia à sua maneira.

Se você está pensando em viajar para Salvador no Carnaval, temos um guia completo da cidade dando dicas de pontos turísticos, hospedagem, deslocamento e muito mais no artigo O que fazer em Salvador em 3 dias, 4 dias ou mais dias.

Pelourinho em Salvador
Pelourinho em Salvador

Rio de Janeiro

O Carnaval do Rio é famoso por seu desfile espetacular na Sapucaí,  onde as escolas de samba apresentam seus enredos magníficos com fantasias e carros alegóricos majestosos. Além disso, variados blocos de rua como o Cordão do Bola Preta e a Banda de Ipanema atraem foliões com sua festa animada e democrática.

O pré carnaval do Rio começa em janeiro onde já é possível encontrar os desfiles de blocos de rua e não termina na terça de carnaval, muitos festejos se estendem até o desfile das campeães (período conhecido como ressaca de carnaval), sendo assim, ele acaba sendo um dos carnavais mais extensos do mundo.

Se vai viajar pro Rio? Confira o artigo O que fazer no Rio de Janeiro: 3, 4 ou 5 dias de viagem.

Carnaval no Rio - passista de escola de samba

São Paulo

Seguindo os mesmos passos do Rio, o carnaval paulistano vem crescendo e conquistando seu espaço, com desfiles impressionantes no Sambódromo do Anhembi e uma efervescência de blocos de rua que animam diversos pontos da cidade, provando que é uma cidade que também sabe festejar.

O Acadêmicos do Baixo Augusta, por exemplo, é o precursor é maior bloco de carnaval de São Paulo. Sua concentração é na Rua da Consolação, próximo à Av. Paulista.

Se você vai pra São Paulo no Carnaval, confira dicas essenciais da cidade: O que fazer em São Paulo.

Recife e Olinda

O frevo é considerado patrimônio imaterial da humanidade e nessa época do ano toma conta das ladeiras históricas com uma energia contagiante.

Em Olinda, os gigantes bonecos de papel-machê desfilam pelas ruas estreitas, enquanto em Recife, o Galo da Madrugada, o maior bloco de carnaval do mundo, reúne milhões de pessoas em uma festa épica.

A celebração conjunta dessas duas cidades irmãs oferece uma experiência única de imersão na cultura pernambucana, com maracatus, caboclinhos, e uma vasta programação. Para quem busca um carnaval autêntico, cheio de tradição e alegria, Recife/Olinda é, sem dúvidas, um destino imperdível.

Frevo

Florianópolis

Conhecida por suas praias deslumbrantes, Florianópolis também tem um carnaval animado, com uma mistura de tradição e modernidade. Os blocos de rua ganham cada vez mais espaço, e festas em clubes e praias oferecem uma vibe mais eletrônica. Para quem busca uma experiência diversificada, com a possibilidade de curtir a natureza e a festa, Floripa é o destino.

Fortaleza

O Carnaval de Fortaleza destaca-se por sua multiculturalidade, oferecendo experiências que abrangem desde maracatus até samba, axé e forró, refletindo a diversidade cultural do Nordeste. A cidade transforma-se em um vibrante palco de festividades, com eventos promovidos pela prefeitura e espalhados por seis polos principais: Avenida Domingos Olímpio, Aterrinho da Praia de Iracema, Praça João Gentil, Mocinha, Mercado dos Pinhões e Passeio Público.

Os desfiles de maracatu, com suas raízes afro-brasileiras, são um dos destaques, especialmente na Avenida Domingos Olímpio, que também acolhe afoxés e escolas de samba, celebrando tanto a herança cultural quanto o espírito inclusivo do carnaval fortalezense.

Se precisa de dicas extras para a sua viagem a Fortaleza, não deixe de conferir o artigo O que fazer em Fortaleza em 3 dias: Praias, gastronomia e passeios culturais.

Ouro Preto

Nesta histórica cidade mineira, o carnaval tem um charme especial, com estudantes e turistas se misturando em festas nas ladeiras de pedra. Os blocos estudantis organizam a festa, que é famosa por seu ambiente acolhedor e animado, onde a tradição e a juventude se encontram em uma celebração única.

Temos dicas adicionais para sua viagem a Ouro Preto: O que fazer em Ouro Preto: Roteiro de 1, 2, 3, 4 e 5 dias

Ouro Preto
Ouro Preto

Paraty

O carnaval de Paraty é marcado pela tradição e pelo encanto. As ruas históricas da cidade se enchem de foliões que seguem os blocos, destacando-se o Bloco da Lama, uma manifestação cultural única. É um destino para quem busca beleza natural, história e uma celebração autêntica.u

Aproveite para conhecer as Cachoeiras de Paraty ou a Vila de Trindade.

O que fazer em Paraty

Vitória

Em Vitória você encontrará desfiles de escolas de samba em menor porte, mas que não deixam a desejar. Os blocos de rua também são uma grande atração, especialmente na Rua da Lama, onde a festa se estende por dias em uma atmosfera de pura alegria.

Confira também O que fazer em Vitória e pegue dicas adicionais para sua viagem.

o que fazer em vitória

Belo Horizonte

BH se transformou em um dos destinos muito procurados para o carnaval, com uma explosão de blocos de rua que animam a cidade inteira. De festas temáticas a encontros musicais diversificados, a capital mineira está provando que sabe fazer uma festa inclusiva e extremamente divertida.

Enriqueça seu planejamento de viagem com informações valiosas neste artigo: O que fazer em Belo Horizonte.

Praça do Papa em Belo Horizonte
Praça do Papa em Belo Horizonte

Cada um destes destinos oferece uma experiência única de carnaval, refletindo a rica diversidade cultural do Brasil. Seja seguindo um bloco pelas ruas históricas, dançando ao som de um trio elétrico ou admirando a grandiosidade de um desfile de samba, há sempre uma maneira perfeita de celebrar essa festa incrível. Escolha seu destino, prepare-se para a diversão e viva o carnaval brasileiro em toda a sua glória!

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.