Como deixar a casa mais aconchegante em tempos de isolamento social

Já durante o período de isolamento social e procurando coisas para ocupar a cabeça, acabei lendo no post O que fazer durante a quarentena para ocupar o seu tempo no blog da minha amiga Tatiana Prata, uma dica sobre uma série na Netflix chamada “Ordem na Casa” da Marie Kondo.

Veja também:
O que fazer na quarentena com bebês (Ou como sobreviver ao home office com eles?)
8 livros de viagem para te inspirar

Eu já havia ouvido falar da Marie Kondo em uma outra oportunidade, num curso sobre produtividade da Conquer, chamado de Alta Performance, mas não havia chegado a pesquisar nada.

Pois dessa vez passei a mão no controle e fui assistir o primeiro episódio, bem bonitinho, por sinal. Fato é que, aquele episódio e os seguintes me despertaram uma vontade de pôr as coisas em ordem, então eu comecei a arrumar a casa, em partes, pois é impossível fazer tudo de uma vez, e isso tem trazido pra mim uma paz de interior. Assim eu posso curtir um ambiente mais gostoso e leve na casa.

 casa mais aconchegante durante a quarentena

Eu ainda estou longe de terminar, mas acabei pensando num post de dicas para ajudar outras pessoas a deixar o ambiente mais tranqüilo e que nos faça sentir acolhidos nesse período de isolamento social.

Faça uma limpeza e mantenha a organização

Mas comece por etapas pois o processo precisa ser prazeroso. Comece reorganizando suas roupas e separando as que não tem mais uso para doação, ou quem sabe vale a pena começar pelos livros velhos ou ainda organizar o armário de potes? Escolha um cômodo ou uma gaveta e mãos a obra!

Para ajudar no processo você pode colocar uma playlist do seu agrado ou ainda uma playlist relaxante pra tocar. Eu tenho duas sugestões que foram minhas recém descobertas no Youtube nesse período: Relaxing Sunday Mornings ☕ – An Indie/Folk/Pop Playlist | Vol. 1 e a que estou ouvindo enquanto produzo esse artigo: Wanderlust 🌲 – An Indie/Folk/Pop Playlist | Vol. I.

Também vale a pena fazer a cama todos os dias. Eu confesso que esse é um hábito que ainda estou tentando melhorar pois não era meu costume fazer a cama todos os dias, mas um ambiente mais limpo e organizado traz um pouco desse aconchego que estamos buscando nesse período de isolamento.

Outros hábitos que podem ajudar a tornar o ambiente mais agradável são: deixar a janela aberta pra fazer o ar circular e fazer a luz entrar e até trocar cortinas e capas de almofadas. Por aqui eu troquei até a manta do sofá. Guardei a antiga que tinha um tom mais escuro e investi numa de cor crua aproveitando para dar ao ambiente uma cara mais clean.

Como eu tenho um bebezinho pequeno e ainda tenho que trabalhar de home office 5 dias por semana, o que está sendo mais difícil é manter a organização durante a semana. Mas mesmo que a casa fique mais desorganizada nos dias úteis, no final de semana eu volto a me concentrar na arrumação. O importante é manter o objetivo e ir fazendo a arrumação/organização por etapas.

casa mais aconchegante durante a quarentena

Espalhe plantas ou flores pelos ambientes da casa

Quem ama passeios ao ar livre pode sentir um pouco de falta do contato com a natureza. E já que não dá pra estar num ambiente ao ar livre, que tal trazer a natureza pra dentro de casa?

Que sejam pequenos vasinhos de cactus ou suculentas espalhados pela sala, cozinha ou até mesmo banheiros, uma grande samambaia pra pôr em um vaso pendendo do teto ou quem sabe até produzir manualmente um mini jardim pra sua varanda (caso você more num apartamento pequeno como eu), distribuindo plantas de tamanhos variados em mesinhas e banquinhos com alturas diferentes.

Caso cuidar das plantas não seja o seu forte você pode investir nas flores, nesse caso dá até pra pedir por delivery.

Minha pequena árvore na sala

Invista nos aromas

Segundos estudos da aromaterapia, os aromas podem produzir efeitos calmantes, relaxantes, melhoram o humor e também levam ao equilíbrio, entre outros benefícios. Ótimo para manter a casa em harmonia nesse período de quarentena!

E nesse aspecto dá pra investir em velas aromatizadas, óleos essenciais, incensos e difusores de ambientes.

Os difusores e velas aromáticas, além de renovar energias e transmitir sensação de bem-estar também funcionam como lindos objetos de decoração. Dá pra colocá-los em mesas, prateleiras, estantes ou fazer uma bandejinha decorada num cantinho especial na sua sala.

O mais prático deles acaba sendo o difusor de ambiente de varetas, pois após instalar as varetinhas, ele começa a perfumar o ambiente sozinho e você não precisa ficar monitorando nada. Se você achar que depois de algum tempo o aroma enfraqueceu, é só virar as varetas.

Veja Mais:
Qual o seu perfil de viajante?

Eu utilizava um difusor de ambiente de varetas com aroma de lavanda aqui em casa. Como acabou recentemente, comprei na loja online Velas e Luminárias um outro e o aroma escolhido foi o de cascas e madeiras. Como ainda não chegou, depois eu atualizo esse post contando o que achei, ou então faço um stories lá no nosso instagram. Não deixe de seguir: @odiariodeumaviajante.

Se você não tem um difusor você pode pingar uma ou duas gotas de óleo essencial em água fervente.

Uma outra loja online que também foi uma descoberta recente foi a Beleza do Campo. Ótima opção para comprar difusores em conta e óleos essenciais de marcas variadas .

Invista em velas aromatizadas, óleos essenciais, incensos e difusor de ambientes.

Tenha um “cantinho da tranquilidade”

Se possível tenha um “cantinho da tranquilidade” na casa. Um local onde você pode espalhar esteiras e almofadas, um puf ou estender uma rede para ler um livro.

Aqui em casa escolhemos a varanda. Tiramos a rede que estava guardada no armário a bastante tempo e colocamos ela para uso novamente. É pra lá que eu fujo quando quero dar uma espairecida. Sento na rede com uma caneca de café e admiro a vista.

E você, o que está fazendo para deixar a sua casa mais gostosa no período da quarentena? Conta pra gente nos comentários.

***Esse post não é patrocinado e não tive qualquer benefício ou incentivo das empresas mencionadas para fazer essa postagem. 

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
6 respostas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.