O que fazer em Otávio Rocha – Flores da Cunha

O que fazer em Otávio Rocha | Ao explorar Flores da Cunha, reserve um momento especial para descobrir Otávio Rocha, uma charmosa vila colonial que justifica dedicar, no mínimo, uma noite de sua viagem.

Esse distrito de Flores da Cunha é um lugar onde o tempo anda diferente, transborda a cultura italiana que se reflete principalmente nos vinhos e na culinária

Confira nesse artigo um pouco mais sobre essa vila que teve a sua origem por volta de 1882, quando recebeu os primeiros imigrantes italianos.

Veja também
O que são e como funcionam as milhas aéreas: Guia Completo
Nem todo mundo pode largar tudo para viajar

Monte Calvário
Monte Calvário

O que fazer em Otávio Rocha – Pontos Turísticos

Túnel da Uva e Praça Regional da Uva

Esses dois pontos turísticos marcam o centro do pequeno distrito de Otávio Rocha, junto com a Igreja São Marcos.

O túnel é coberto por mudas de videiras, possui 80 metros de comprimento, e 5,6 metros de altura. Na época da colheita algumas pessoas pegam as uvas do pé e comem ali mesmo.

Colada ao Túnel da Uva fica a Praça Regional da Uva, cheia de simbolismos para essa pequena vila. Ela conta com o Monumento ao Imigrante Italiano, uma estátua de um leão alado, que representa Veneza, capital da região de onde vieram os imigrantes, além de parreiras com os nomes dos municípios que produzem uva na região.

Túnel da Uva em Otávio Rocha
Túnel da Uva

Igreja Matriz São Marcos

A nova Matriz de Otávio Rocha é totalmente diferente das igrejas tradicionais da região e é pode ser considerada a primeira igreja em estilo moderno do interior do Rio Grande do Sul.

Igreja Matriz São Marcos
Igreja Matriz São Marcos

Monte Calvário

Outro ponto turístico que fica próximo ao centro é o Monte Calvário. Escadaria de 170 degraus dá acesso a uma visão privilegiada de Otávio Rocha e região.

No seu topo você encontrará uma estátua de Cristo, uma cruz de 14 metros de altura e um deck de madeira com vista para a vila.

Monte Calvário
Monte Calvário

Casa Gazzaro

E para começar a falar dos deliciosos vinhos que você pode provar em Otávio Rocha podemos começar pela Casa Gazzaro, que com seu cenário sedutor e elegante acolhe os visitantes que vão até lá.

Eles trabalham não só com vinhos, mas também com sucos e espumantes e o cardápio igualmente refinado tem pratos e aperitivos para harmonizar com os rótulos produzidos da casa.

Junto a vinícola você poderá desfrutar da loja e da área externa com mesas e cadeiras ao estilo rústicos no jardim, que convidam os visitantes a saborear os deleites do cardápio.

Área externa da Casa Gazzaro, mesas e ombrelones
Casa Gazzaro

Casarão dos Veronese

Com sua obra de restauração finalizada em 2017, o Casarão Veronese é um símbolo arquitetônico da imigração italiana na vila.

Esse espaço é nada mais, nada menos que o local escolhido por Felice Veronese, um dos primeiros imigrantes oriundos da Província de Vicenza, na Itália, para construir sua moradia. O casarão, construído em 1898, representa a arquitetura típica da imigração italiana: paredes externas em basalto talhado regularmente, paredes internas de tijolos, assoalho de madeira do piso superior e piso de barro no sótão.

Atualmente o espaço funciona como um centro cultural e funciona de quarta a sexta: 8h às 11h45 e das 13h15 às 17h e sábados e domingos das 13h30 às 17h.

Casarão Veronese

Doces Silber – Caminho dos Mirtilos

Para quem já se fartou de vinhos e uvas, que tal se a gente falasse de mirtilos? O Doces Silber é uma propriedade rural de 31 hectares que produz muitas variedades da fruta, e a partir dela são gerados produtos derivados como vinho de mirtilo, suco de mirtilo, geleias, sorvetes, entre outos.

Além de uma área externa super aconchegante, onde você pode comprar e apreciar os itens da lojinha, no período da safra (que diferente da uva acontece de novembro a janeiro).

Além disso, você também pode fazer o passeio Caminho dos Mirtilos que leva o visitante pelas plantações para conhecer um pouco mais sobre a história da família, da própria fruta e também admirar as belíssimas paisagens do entorno.

Doces Silber - Caminho dos Mirtilos em Otávio Rocha
Doces Silber – Caminho dos Mirtilos

Parque da Gruta

Localizado a 1km do centrinho de Otávio Rocha, o Parque da Gruta é um local encantador e uma delicia de espaço para quem gosta de estar em contato com a natureza.

Inicialmente projetado para ser uma hidrelétrica que fornecia energia para a cidade, hoje não exerce mais essa função e acaba sendo um espaço de recreação para os moradores e ponto turístico para aqueles que visitam o distrito.

O grande destaque acaba sendo a cascata que lá existe, com 25 metros, ela despenca por cima de uma gruta, cercada por vegetação exuberante, criando um cenário sublime. Abaixo dessa gruta fica uma imagem de Nossa Senhora das Graças.

A visitação é gratuita. Há churrasqueiras no local e espaços para realização de piqueniques.

Parque da Gruta em Otávio Rocha
Parque da Gruta

Slaviero Uvas

A família Slaviero tem produzido vinhos e outros produtos em Otávio Rocha por mais de 40 anos. Ao visitar a propriedade, os visitantes podem conhecer o porão, onde os vinhos e itens coloniais são comercializados, tais como frutas da estação, vinhos, graspa, cachaça de cana, queijos, salames, sucos, geléias, entre outros. A visitação é gratuita.

Durante a época da colheita, os visitantes têm a oportunidade de participar de experiências como o “colha e pague” no parreiral da vinícola.

Apesar de ser uma vinícola familiar, a família Slaviero tem uma grande produção anual de vinhos e exporta seus rótulos para todo o país.

Além disso, a família está estudando a implementação de um deck para que os visitantes possam aproveitar ainda mais o espaço, que oferece uma belíssima vista para o vale.

Róttulos da Vinhos da Slaviero Uvas
Vinhos da Slaviero Uvas

Pauletti Vinhos e Vinhedos

A Vinícola Pauletti é uma jovem vinícola de pequeno porte, fundada em 2018 pelos irmãos Mauro e Rudinei Pauletti. Apesar de ser uma vinícola pequena, produz vinhos surpreendentes.

Quem para para ouvir a história desta vinícola e da imigração da família vinda da Itália, sai dali encantado. Outra informação interessante é saber que ela foi construída em cima de uma base de pedra tradicional das construções coloniais.

Na propriedade é possível c degustar os produtos com o acompanhamento da família Pauletti. Em breve estarão oferecendo outras vivências rurais como a conhecer os parreirais e colher a uva no pé. Além disso, um dos vinhos da Vinícola Pauletti é servido no jantar do Restaurante Dona Adélia, que falaremos mais adiante.

Rótulos da Pauletti Vinhos e Vinhedos em Otáio Rocha
Pauletti Vinhos e Vinhedos

Outros pontos turísticos em Otávio Rocha

  • Igreja Nossa Senhora do Caravaggio
  • Museu Padre Alberto Lamonatto (abriga uma coleção de garradas de licores e vinhos, o único do país no gênero. Seu acervo tem ainda objetos históricos da imigração italiana).

Onde comer em Otávio Rocha

Casa das Cucas

Apesar de ser um lugar simples com carinha de mini mercado, a Casa das Cucas é uma visita super recomendada no seu roteiro por Otávio Rocha. O espaço foi desenvolvido pela Sra. Selmira Cleci Back e sua família, que moram no distrito há mais de 17 anos, e produzem cucas com uma massa fofinha e deliciosa. Além das cucas no local você também pode comprar pães, grostolis, biscoitos e outras variedades de produtos feitos artesanalmente no local.

Casa das Cucas em Otávio Rocha
Casa das Cucas

Restaurante do Gringo

Para o almoço recomendamos o Restaurante do Gringo. Com uma atmosfera familiar e a tradição das delícias da culinária italiana, você poderá pagar um preço fixo para o almoço ou o jantar e provar o cardápio que é servido na mesa com repetição à vontade. Dentre as opções que são servidas estão e agnolini, tortéi, macarrão, polenta brustolada, chuleta, queijo frito, salame e saladas.

o restaurante funcionam diariamente para o almoço das 11h30min até as 13h e o jantar é servido de terça à sábado das 19h até 22h30min.

Restaurante do Gringo
Restaurante do Gringo

Dona Adelia Hotel e Restaurante

Outra opção de espaço que serve almoço e jantar de alta qualidade, e segue o mesmo formato de preço fixo, onde os pratos são servidos à mesa com opção de repetição à vontade é o Dona Adelia Hotel e Restaurante. Nesta opção o vinho 1906, produzido pela Pauletti Vinhos e Vinhedos também está incluído no valor cobrado.

Chocolate com Arte

Procurando uma pausa para um descanso do roteiro para tomar um café ou provar um chocolate?

Vale saber que alguns dos itens  produzidos ali levam chocolate belga na produção. Além das barrinhas, trufas e bombons eles também servem cafés, bolos, tortas, petit gateau, panetones (próximo ao natal), ovos de páscoa (próximo a páscoa), cestas e até vinhos.

Chocolate com Arte em Otávio Rocha
Chocolate com Arte

O que fazer em Otávio Rocha a noite – vida noturna

Esse é um destino pacato. Uma vila pequena, sem opções de entretenimento noturno. Após aproveitar as opções de jantar em um dos restaurantes que mencionamos, você pode aproveitar para dar um passeio pela vila e apreciar a tranquilidade do local ou “ir pra cama” mais cedo desfrutar de uma noite de descanso em sua hospedagem.

Lembrando que Otávio Rocha é um destino ideal para quem busca relaxar e se desconectar da agitação da cidade.

Onde ficar em Otávio Rocha

A vila conta com somente uma opção de hospedagem, mas que não deixa de ser uma excelente escolha. Com funcionários carismáticos e um conceito hospitaleiro acolhedor e familiar, na Dona Adelia Hotel e Restaurante todos se esforçam para garantir que você se sinta completamente à vontade.

Localizada bem perto do centrinho da vila, a uma curta caminhada de vários pontos turísticos, a pousada conta com diárias com café da manhã incluído, além de playground, lojinha de souvenires e vinhos, academia, estacionamento privativo gratuito, lounge compartilhado, wi-fi e restaurante

Dona Adelia Hotel e Restaurante 
Dona Adelia Hotel e Restaurante

Quando ir para Otávio Rocha – Melhor época para visitar

Quem deseja desfrutar da safra da uva para participar de atividades relacionadas à colheita é recomendado visitar durante o período que vai de janeiro a março.

Mas vale saber que a vila colonial de Otávio Rocha pode ser desfrutada o ano inteiro por aqueles que buscam um destino tranquilo para relaxar.

Como chegar em Otávio Rocha

Se estiver partindo do centro de Flores da Cunha, você percorrerá cerca de 12 km de estrada asfaltada até chegar a Otávio Rocha. Este trajeto oferece uma viagem tranquila e cênica, passando por belas paisagens da região.

Caso esteja vindo de Caxias do Sul, onde fica o aeroporto mais próximo, o percurso até Otávio Rocha será de aproximadamente 25 km e o melhor caminho é pela Estrada Municipal Vicente Menezes e Estr. Olindo Carlos Toigo.

Se estiver viajando a partir de Porto Alegre, a distância até Otávio Rocha é de aproximadamente 150 km.

Como circular em Otávio Rocha

As atrações do centrinho é possível conhecer a pé, contudo para conhecer o Caminho dos Mirtilos, a Slaviero Uvas e o Pauletti Vinhos e Vinhedos é recomendado estar de carro.

Uma sugestão valiosa: sugerimos que você compare os preços de aluguel de carros na Rentcars para a sua viagem. Ela se destaca como um excelente comparador de preços, comparando as principais locadoras para oferecer as melhores opções disponíveis. Pessoalmente, eu sempre utilizo na Rentcars em minhas viagens sempre que preciso alugar um veículo.

Mapa de atrações de Otávio Rocha

Confira no mapa abaixo a localização dos pontos turísticos mencionados nesse artigo para facilitar a organização do seu roteiro de viagem:

Arredores de Otávio Rocha

Otávio Rocha é uma vila pequenininha e pode ser facilmente combinada com outros roteiros na região. Sugerimos como opção a região mais central de Flores da Cunha, além do roteiro dos Vinhos dos Altos Montes e também conhecer a cidade de Nova Pádua.

Outros artigos relacionados

– O que fazer em Porto Alegre em 3 dias

– O que fazer em Caxias do Sul – conheça os pontos turísticos

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.