O que fazer no Rio de Janeiro: 3, 4 ou 5 dias de viagem

O que fazer no Rio de Janeiro| A Cidade Maravilhosa é de uma versatilidade incrível. A cidade simboliza o Brasil no mundo e a que mais recebe visitantes em férias na América do Sul.

Eu, carioca que sou e apaixonada por minha cidade confesso que é difícil selecionar atrativos para preencher 3, 4 ou 5 dias de roteiro, pois o Rio de Janeiro teria atrações para serem visitadas mesmo que você ficasse mais de 30 dias por aqui.

Para ler em seguida
Guia 102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro
Quanto vai custar minha viagem

De qualquer modo, fiz uma lista de vários atrativos na cidade que considero interessantes de serem visitados, assim você pode avaliar os que mais se adequam no seu perfil de viajante e dividir durante o tempo que tiver disponível durante a viagem.

Também fizemos um roteiro dia a dia com sugestões de como você pode distribuir esses atrativos de acordo com a proximidade entre eles. Veja na seção “roteiro dia a dia”.

O que fazer no Rio de Janeiro

Cristo Redentor

O cartão postal e um dos programas mais clássicos da cidade. Se essa é a sua primeira vez no Rio de Janeiro, saiba que o Morro do Corcovado e o Cristo Redentor, assim como o Pão de Açúcar que falaremos na sequência são o “must-see“(vista obrigatória) do Rio.

Existem várias formas de chegar no Cristo Redentor, a mais tradicional delas é com o Trem do Corcovado, que sobe em meio à Floresta da Tijuca, partindo do bairro do Cosme Velho.

Para facilitar fizemos um post exclusivo com todos os detalhes sobre esse ponto turístico carioca. Confira aqui: Como Chegar no Cristo Redentor.

Cristo Redentor
Cristo Redentor no Rio de Janeiro

Praia de Copacabana

Ela é uma das praias mais famosas do Brasil. Sua orla e seu calçadão de pedras portuguesas, cujo contorno remete às ondas do mar foi redesenhado por Burle Marx nos anos de 1970 é um dos locais mais fotografados da cidade. Caminhando pelo calçadão você topará com as estátuas de Carlos Drummond de Andrade e Dorival Caymmi, ótimo “pit stop” para fazer a sua foto também.

Outro destaque fica a cargo do hotel Copacabana Palace, entre os postos 2 e 3, símbolo da hotelaria de luxo brasileira.

Com certeza outro ícone do bairro é o Forte de Copacabana, inaugurado em 1914 para reforçar a defesa da Baía de Guanabara, conserva os canhões e a casamata (abrigo subterrâneo) originais, e oferece uma filial da Confeitaria Colombo, que é um clássico na cidade.

Se você está buscando atrativos grátis na Cidade Maravilhosa, conheça o nosso guia digital “102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias“. Reunimos mais de cem locais que possuem entrada franca para você aproveitar a cidade com a maior economia. Clique na imagem para baixar:

Pão de Açúcar

Uma das mais belas vistas da cidade, num ângulo de 360º. Você pode fazer o passeio de bondinho ou se quiser, subir apenas o Morro da Urca (1º morro), através de uma trilha que leva cerca de 30 minutos a partir da Pista Claudio Coutinho.

Para fechar o passeio, uma pequena caminhada leva até a Mureta da Urca, ótima oportunidade de fechar o dia como os cariocas, comendo um pastel, tomando uma cerveja gelada e assistindo a um belíssimo pôr do sol.

Veja o artigo Passeio no bondinho do Pão de Açúcar e saiba mais detalhes sobre esse passeio.

Praias de Ipanema e Leblon

Se você estiver em Copacabana, pode chegar a Ipanema caminhando. É uma ótima praia para esticar a sua canga na areia e passar o dia aproveitando o “mood” carioca com uma praia linda e com vista para o Morro Dois Irmãos.

No final do Dia vá até a Pedra do Arpoador para assistir ao pôr do sol, um dos mais famosos da cidade.

Pôr do sol no Rio de Janeiro: 10 lugares para assistir esse espetáculo

Da praia do Leblon você poderá facilmente alcançar o Parque do Penhasco dois Irmãos, um passeio além do obvio na cidade, mas que deslumbra 4 mirantes com vistas incríveis para vários pontos turísticos do Rio de Janeiro.

De Ipanema ou do Leblon, uma pequena caminhada leva até a Lagoa Rodrigo de Freitas.

Vista da Pedra do Arpoador para a Pedra da Gávea e Morro Dois Irmãos
Vista da Pedra do Arpoador para a Pedra da Gávea e Morro Dois Irmãos

Lagoa Rodrigo de Freitas

Passar uma tarde na Lagoa Rodrigo de Freitas é um programa super agradável para se fazer no Rio de Janeiro. Você pode alugar uma bike para pedalar em volta da lagoa, caminhar despretensiosamente, tomar uma água de coco em um dos seus quiosques, andar de pedalinho, conhecer o Parque da Catacumba, entre outros atrativos.

Temos um artigo exclusivo falando sobre a local: Lagoa Rodrigo de Freitas imperdível: Rio de Janeiro bairro a bairro.

Lagoa Rodrigo de Freitas
Lagoa Rodrigo de Freitas

Jardim Botânico

O Jardim botânico é um passeio que pode ser feito em conjunto com a Lagoa Rodrigo de Freitas, pois os dois locais ficam bem pertinho.

Se você já viu a foto de um corredor com lindas palmeiras imperiais ou um lago de vitória régias, esses atrativos ficam dentro do Jardim Botânico.

Ele foi fundado por Dom João VI no começo do século XIX e conta também com orquidário, Jardim Japonês, cascatinhas, um espaço cultural, restaurantes e uma grande diversidade de plantas.

Você sabia que somos expert na cidade do Rio de Janeiro e já escrevemos mais de 50 artigos sobre a cidade? Confira nesse link.

Parque Lage

Ainda pensando na proximidade entre os atrativos, o Parque Lage é outro passeio que pode ser feito no mesmo dia em que você for visitar a Lagoa e o Jardim Botânico.

Aquela piscina de superfície com o Cristo Redentor abraçando a paisagem fica dentro do Parque Lage, e além de ser um parque gratuito no Rio de Janeiro, conta com outros pontos de interesse como a capelinha, as grutas, o aquário, o parque infantil, a cavalariça e áreas de piquenique.

Parque Lage
Parque Lage

Passeio de Barco na Baía de Guanabara

São muitos motivos para que você possa fazer um Passeio de barco na Baía de Guanabara como por exemplo a contemplação dos principais pontos turísticos da cidade do Rio: Pão de Açúcar, Fortaleza da Urca, as praias do Flamengo e Botafogo, a Pedra da Gávea e o Morro do Corcovado com o Cristo de braços abertos.

Passear de barco pela Baía de Guanabara também é uma ótima maneira de ter uma noção, mesmo que geográfica, de onde ficam todos esses pontos turísticos.

Outro motivo para fazer esse passeio seria apreciar também alguns dos pontos turísticos de Niterói. A medida que o veleiro avança, passamos pelo Forte Lage (ou Forte Tamandaré da Laje). Ao ver de longe a impressão é de que vemos uma imensa rocha no meio da Baía, mas o forte fica camuflado sob esse emersão pedregosa. Atualmente o forte encontra-se desativado, mas há planos da iniciativa privada de transformar esse forte em atração turística no futuro.

Avistamos outros pontos turísticos de Niterói, como a suntuosa Fortaleza de Santa Cruz da Barra, a Praia de Icaraí, o MAC -Museu de Arte Contemporânea de Niterói – obra de Oscar Niemeyer – debruçado sobre a Baía e a fotogênica Ilha de Boa Viagem.

Maracanã

Se você é gosta de futebol com certeza vai gostar de incluir no seu roteiro uma visita ao O Estádio Jornalista Mário Filho, mundialmente conhecido como “Maracanã”.

Há uma visita guiada ocorre de  8h30 às 16h30 e mostra os um acervo cheio de itens de jogadores e os bastidores do estádio. Em dias que não há jogo a visita encerra a beira do gramado.

Conheça o Rio de Janeiro além do obvio: Roteiro exclusivo do Rio de Janeiro por uma carioca

Feira de São Cristóvão

Bom local para almoçar, jantar ou dançar forró. A Feira de São Cristóvão (nome oficial: Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas). Por lá o visitante encontra não só restaurantes, mas muitas barracas vendendo artesanato e também produtos típicos do nordeste do Brasil.

A feita funciona de terça a quinta de 10h às 18h, sexta de 10h à meia noite, sábado aberto por 24h e domingo de meia noite às 20h. Os valor dos ingressos é a partir de R$ 5,00.

Porto Maravilha

Você pode começar o passeio pelo Mural das Etnias no Boulevard Olímpico. O local é uma herança deixada pelas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.

O muro, que já se tornou cartão postal da cidade, conhecido também por “todos somos um”, ele tem quase 2km de extensão com pinturas de mais de 20 artistas nacionais e internacionais como Kobra e Vik Muniz. Vale a pena ir até lá
para conferir de perto esse gigante painel.

Outros passeios que você poderá fazer na região é uma visita ao Aquario, Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio (MAR) e a também a Rio Star, a roda gigante do Rio.

Mural das Etnias no Boulevard Olímpico
Mural das Etnias

Bairro de Santa Teresa

O bairro mais boêmio da cidade merece ser incluído no seu roteiro. Para conhecer Santa Teresa pegue o bondinho que passa por cima dos Arcos da Lapa e que também funciona como transporte dos moradores locais, e faça uma viagem no tempo para esse local que exala a essência do Rio através de seus restaurantes, bares e ateliês.

Por lá não deixe de conhecer o Parque das Ruínas e se tiver tempo estique o passeio até o Mirante Dona Marta. Ou saiba mais sobre todo o bairro de Santa Teresa no artigo Santa Teresa: Raiz da boemia na Cidade Maravilhosa

O bondinho sai da Rua Lélio Gama, próximo da estação Carioca, no centro da cidade, a cada 15 ou 20 minutos e funciona de segunda a sexta de 8h às 15h, sábados, domingos e feriados de 10 às 15h. O valor do ingresso é de R$ 20,00 por pessoa.

Passeio de bonde em Santa Teresa

O que fazer no Rio de Janeiro a noite – Vida Noturna

O Rio tem vida noturna animada e espalhada por muitos bairros da cidade. Para curtir a noitada como um típico carioca, comece tomando uma cervejinha gelada na mureta da Urca e estenda o resto da noite na Lapa, mas escolha algum restaurante seguro e não fique dando mole pela rua.

Se estiver hospedado em Copacabana ou região, outro lugares interessantes de visitar são a Cobal do Humaitá, a Rua Nelson Mandela, em Botafogo, que fica coladinha com o metro e ainda o Baixo Gávea.

Se estiver na região da Barra da Tijuca vale saber que a Rua Olegário Maciel é o point da garela.

Se você gosta mesmo é de dançar um forró, não perca a oportunidade de conhecer a Feira de São Cristóvão (Feira dos Paraíbas).

Quer saber mais lugares para curtir a noite na cidade Maravilhosa? Visite o artigo 7 polos gastronômicos do Rio de Janeiro que talvez você não conheça

Roteiro dia a dia

O que fazer no Rio de Janeiro em 3 dias

Dia 1

Se você tiver apenas um dia para curtir o Rio de Janeiro eu sugeriria se concentrar nas principais atrações:

– Corcovado
– Praia de Copacabana
– Pão de Açúcar

Dia 2

– Praias de Ipanema e Leblon
– Lagoa Rodrigo de Freitas
– Jardim Botânico
– Parque Lage

Dia 3

– De manhã: tour no estádio do Maracanã
– Almoço na feira de São Cristóvão (Feira dos Paraíbas)
– Ao entardecer, fazer um passeio de barco na Baía de Guanabara.

O que fazer no Rio de Janeiro em 4 dias

Repita os passeios dos dias 1, 2 e 3 e no quarto dia faça um passeio pelo Porto Maravilha e Pelo Bairro de Santa Teresa

O que fazer no Rio de Janeiro em 5 dias

Se você tem 5 dias na cidade, considere conhecer alguma região menos turística como a Barra da Tijuca, o Recreio dos Bandeirantes ou mesmo Barra de Guaratiba, que é um dos meus bairros favoritos na cidade.

O que fazer no Rio de Janeiro em 7 dias

Se você tem mais tempo na cidade, considere esticar a viagem para a Região dos Lagos. Se você não sabe nem por onde começar a planejar uma viagem pra lá, confira nosso artigo O que fazer na Região dos Lagos – RJ: 24 atrações para conhecer por lá

Parque Garota de Ipanema
Parque Garota de Ipanema

Onde ficar no Rio de Janeiro

Com relação a escolha de hospedagem no Rio de Janeiro, isso vai depender de dois pontos muito importantes: quanto tempo você tem disponível para conhecer a cidade e que atrativos você gostaria de visitar.

Pensando nisso, fizemos uma seleção de hotéis e pousadas separados por bairro, para facilitar a sua decisão quando vier visitar a cidade.

Confira: Onde se hospedar no Rio de Janeiro [por região]

Mirante do Pasmado em Botafogo
Mirante do Pasmado

Quando ir ao Rio de Janeiro

O Rio é uma cidade que pode ser visitada durante todo o ano, apesar das chuvas que incidem sobre a cidade no verão, as mesmas costumam ser passageiras.

Nos meses de inverno, as temperaturas mais baixam costumam chegar a 17º, mas se você der sorte de pegar um final de semana de sol, poderá até ir a praia. Nos outros meses do ano a temperatura costuma ficar entre 26º e 35º.

Outros meses com altos índices pluviométricos são março, outubro e novembro.

Pão de Açúcar visto do Mirante Dona Marta

Como chegar no Rio de Janeiro

De avião

A cidade conta com dois aeroportos: Santos Dumont (que recebe apenas voos domésticos) e o Galeão que recebe não só voos domésticos, mas também voos internacionais.

De carro

Para quem vem de São Paulo o melhor melhor trajeto é pela Via Dutra (BR-116), já para quem vem de Belo Horizonte a opção é pela Rodovia Whashington Luiz (BR-040), passando por Barbacena e Juiz de Fora.

Se você vai alugar um carro para a sua viagem eu sugiro que você utilize esse comparador de preços que trabalha com as principais locadoras do mercado, assim você pode comparar vários preços e escolher a que lhe oferecer o melhor custo x benefício. Eu sempre utilizo a RentCars quando alugo carro nas minhas viagens.

De ônibus

Se você vem de São Paulo de ônibus saiba que algumas empresas realizam o trajeto como a Águia Branca, a Expresso do Sul, a Catarinense, a 1001, entre outras.

Se você está vindo da capital mineira, Belo Horizonte, veja sua passagem com a Viação Útil ou Cometa.

Mirante do Joá no Rio de Janeiro
Mirante do Joá

Como circular no Rio de Janeiro

O Rio tem um sistema de metro, que mesmo que pequeno, atende boa parte dos principais pontos turísticos da cidade. Para realizar trajetos curtos entre um bairro e outro você pode utilizar os aplicativos de transportes como uber e 99.

Ao circular a pé, especialmente em bairros como o Centro, Copacabana e Santa Teresa, esteja muito atento aos seus pertences, como se deve ficar ao visitar qualquer cidade grande pelo mundo.

Pôr do Sol na Baía de Guanabara
Pôr do Sol na Baía de Guanabara

O que fazer no Rio de Janeiro Com chuva

Caso você tenha se surpreendido com um clima chuvoso durante a sua viagem para o Rio, nos estamos aqui para ajudar a salvar o seu roteiro.

O ideal, nesse cenário, é valorizar as atrações cobertas. Confira nossas dicas no artigo O que fazer no Rio de janeiro com chuva.

O que fazer no Rio de Janeiro com crianças

Sua visita a Cidade Maravilhosa inclui crianças? Que ótimo! O Rio tem programação para todos os tipos de viajantes, inclusive para os baixinhos.

Se esse é seu caso e você quer montar um roteiro que inclua programação para a família inteira, visite o artigo O que fazer no Rio de Janeiro com crianças: Mais de 20 atrações

Arredores do Rio de Janeiro

Ao longo desse artigo, falamos da Região dos Lagos, mas outros destinos muito comuns de serem visitados em conjunto com o Rio de Janeiro são Petrópolis, a Cidade Imperial e Ilha Grande, na Costa Verde.

Outros artigos relacionados

Como conhecer o Rio de Janeiro com a grana curta

10 ótimas trilhas para fazer no Rio de Janeiro

Ótimas praias no Rio de Janeiro fora da Zona Turística

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.