Parque das Ruínas em Santa Teresa no Rio de Janeiro

Subir ao bairro de Santa Teresa, já é se imaginar fora do Rio. O bairro cheio de pousadas charmosas, hotéis boutique e restaurantes interessantes, é também conhecido pelas construções históricas e casarões elegantes lá existentes.

Neste artigo, mergulharemos na história e nos encantos do Parque das Ruínas, localizado nesse mesmo bairro, e que ainda revela uma vista deslumbrante para o Pão de Açúcar.

Veja também
Quando tudo dá errado numa viagem
Destino secreto que virou destino pop

História do Parque das Ruínas

Centro Cultural Parque Glória Maria (antigo Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas) fica localizado nas ruínas do prédio que foi a casa de Laurinda Santos Lobo, uma grande patrocinadora da belle époque carioca.

Laurinda reunia intelectuais e artistas nas magníficas dependências do palacete. Contudo, após sua morte, e sem deixar herdeiros, o imóvel passou por um longo período de abandono até que a casa foi restaurada pela prefeitura da cidade, mantendo aparente seus tijolos originais e foi reinaugurado como centro cultural em 1997. Um dos mais belos projetos premiados do arquiteto Ernani Freire e Sônia Lopes.

Recentemente, o nome do Centro Cultural foi alterado para homenagear a renomada jornalista Glória Maria (falecida em 2023), conhecida por reportagens marcantes e entrevistas com celebridades nacionais e internacionais.

Parque das Ruínas em Santa Teresa
Foto lfgcarneiro

Parque das Ruínas – Como aproveitar a visita

Após a revitalização o espaço agora exibe um cenário onde estruturas de ferro e vidro dialogam de forma marcante com os tijolos à mostra, essa fusão permite a entrada da luz natural na edificação, mas também cria um contraste visual cativante.

As passarelas, escadarias e demais estruturas adicionadas não apenas reforçam a integridade da construção, proporcionando aos visitantes uma exploração segura dos ambientes da casa, como também faz uma referência ao passado deixando viva a memória histórica do período de abandono.

Atualmente o espaço conta com um teatro, duas galerias, um palco externo, dois pátios, um quiosque/café com mirante, jardins e um parquinho infantil em uma área total de 563 m² que contempla uma vista sensacional para o Pão de Açúcar e para a Baía de Guanabara.

Estamos falando de um espaço que promove atividades culturais com uma programação variada de exposições de arte, dança, cinema, teatro e música.

Parque das Ruínas em Santa Teresa
Mirante com vista para o Pão de Açúcar

Além disso o Parque das Ruínas é interligado com o Museu Chácara do Céu, o que pode enriquecer ainda mais sua visita, visto que é possível organizar os dois passeios para o mesmo dia. O Museu, que fica logo ao lado, já pertenceu ao colecionador de arte Castro Maya, possui amplos jardins e um legado de muitas obras de arte.

Outro benefício é que tanto o Parque das Ruínas quanto o Museu Chácara do Céu possuem entrada gratuita.

Informações úteis sobre o Parque das Ruínas

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h.

Ingresso: Grátis

Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa.

Contato: (21) 2215-0621 e (21) 2224-3922 / Email: parquedasruinas.cultura@gmail.com

Como chegar no Parque das Ruínas

O parque está a 350 metros do Largo do Curvelo, que tem uma estação do bonde de Santa Teresa.

Entre as opções recomendadas para chegar de transporte público a partir do Centro é, na estação Carioca, pegar a linha 014 do ônibus (Santa Teresa) ou a estação terminal do bonde de Santa Teresa, que também fica na região. Ele funciona de segunda a sábado das 11h às 16h.

Para quem vai de carro, pode ser difícil achar vaga nas proximidades do parque nos dias de maior movimento (finais de semana e feriados), por isso o ideal seria dar preferência aos taxis ou transporte de aplicativo.

Mapa de localização – Parque das Ruínas

Veja abaixo a localização do parque das ruínas:

Você curte fazer passeios gratuitos? Pois saiba que temos uma lista com mais de 100 opções e todas reunidas em um só lugar. Baixe agora mesmo o nosso guia “102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias” e tenha acesso a todas as opções:

Outros artigos relacionados

Santa Teresa: Raiz da boemia na Cidade Maravilhosa

O que fazer no centro do Rio de Janeiro: Mais de 30 atrações

Real Gabinete Português de Leitura

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
3 respostas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.