Santa Teresa: Raiz da boemia na Cidade Maravilhosa

A boemia que rodeia os bares e restaurantes na região dos aquedutos da Lapa sobe para o bairro de Santa Teresa, que começa por ali mesmo, nas Escadaria Selarón. Essa famosa escadaria de duzentos e quinze degraus medindo 125 metros de comprimento, coberta com mais de dois mil azulejos recolhidos entre mais de sessenta países espalhados pelo mundo já leva muitos turistas até a região para uma tradicional foto no local, mas Santa Teresa vai muito além disso.

Para ler em seguida:
Como conhecer o Rio de Janeiro com a grana curta
Como viajar de forma independente?

Pensando nisso preparamos um roteiro para quem quer aproveitar um final de semana no bairro que até hoje inspira tantos artistas e descortina vistas avassaladoras dos principais pontos turísticos da Cidade Maravilhosa.

Onde ficar/Onde comer em Santa Teresa?

Um das opções de hospedagem no bairro de Santa Teresa é o hotel Mama Shelter. Despojado e jovial o hotel entende do que é receber bem. Conta com 55 apartamentos, divididos em 04 categorias distintas e valores de diárias começando a partir de R$ 215,00 para o quarto duplo.

+ Faça agora sua reserva no hotel Mama Shelter

O hotel conta ainda com uma estrutura de restaurante e bar que é aberto a não hóspedes que conta com preços muito justos e cardápios deliciosos inspirados na comida brasileira.

Para saber todos os detalhes da minha experiencia no hotel Mama Shelter visite o post: Hotel Mama Shelter Rio de Janeiro: Review

Hotel Mama Shelter em Santa Teresa
Hotel Mama Shelter

Claro que o bairro conta ainda com inúmeras outras opções de bares e restaurantes, como o famoso restaurante Aprazível, o Espirito Santa e o renomado Bar dos Descasados.

O que fazer em Santa Teresa?

Passear nas ruas do bairro

Passear pelas ruas do bairro observando casarões históricos que remontam a década de 40, época que o bairro era um dos mais nobres da cidade, já seria de grande valia para aqueles que gostam de história. Mas além disso o ar boêmio encanta aqueles que o visitam, seja pelos seus moradores tomando cerveja nas varandas e ouvindo MPB ou bossa nossa, seja pela quantidade de ateliês de artistas locais, seja pela quantidade de bares e restaurantes “arrumadinhos” que são um convite para um almoço delicioso, ou ainda só pra ver o bonde passar. Todos esses motivos unidos a muitos outros, já valeriam pelo menos passar um dia desvendando o bairro.

Uma ótima dica sobre o bairro é o post da Gisele, do blog Destinos por onde andei. Ela visitou a Escadaria Selarón e trouxe todos os detalhes nesse artigo.

Fazer um passeio de Bonde

Um famoso atrativo turístico de Santa Teresa é o Bonde que sai do centro do Rio e leva até alguns bairros de Santa Teresa. Para os moradores ele serve como meio de transporte e para alguns turistas que vão visitar o bairro também. Ele compõe o charme do bairro e é um dos cartões postais para quem visita a região.

O passeio começa na Rua Lélio Gama, número 2, próximo ao metro da Carioca e para os turistas tem um custo de R$ 20,00 incluindo ida e volta e as saídas acontecem a cada 30 minutos.

Bonde - o que fazer em Santa Teresa
Bonde em Santa Teresa

Visitar o Parque das Ruínas

Outro ponto que vale a visita em Santa Teresa é o Parque das Ruínas. Prédio que foi casa Laurinda Santos Lobo, posteriormente adquirido pela prefeitura e reinaugurado como centro cultural em 1997.

Além de funcionar como espaço cultural, o local ainda conta com jardins, lanchonetes e um mirante maravilhoso com vista para o Pão de Açúcar. Para saber mais detalhes visite o post Parque das Ruínas em Santa Teresa.

Mirante Dona Marta

A partir do bairro de Santa Teresa também é possível chegar no Mirante Dona Marta. Confesso que apesar de muito falado eu (até o dia da visita) não tinha visto nenhuma foto do local que até me gerava certo desinteresse. Pois bem, nesse final de semana curtindo Santa Teresa tive a oportunidade de conhecer o mirante e foi só surpresa.

O morro de 350 metros de altura faz parte do Parque Nacional da Tijuca e contempla vistas incríveis do Rio de Janeiro incluindo o Pão de Açúcar, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Cristo Redentor. O local é muito mais tranquilo que os pontos turísticos “famosinhos” da cidade, e o melhor de tudo é que é totalmente grátis.

Mirante Dona Marta - o que fazer em Santa Teresa
Mirante Dona Marta

Você gosta de passear na Cidade Maravilhosa? Imagina conhecer uma centena de atrativos, além das praias, que possuem entrada franca? Baixe agora mesmo o nosso e-book “102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias” e tenha acesso a essa lista. É só clicar na imagem abaixo:

Outros posts relacionados:

– AquaRio – O maior aquário da América do Sul

– Um passeio pelo Jardim Botânico do Rio

– Fortaleza de São João, na Urca

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
5 respostas
  1. Debs, eu adoro Santa Tereza. Acho o bairro mais icônico do Rio. Ele tem história, tem bossa, tem ginga! Quando morei em Terê sempre que descia para o Rio dava uma passadinha por lá. Tenho amigos que moram no Bairro e que dizem só sair dali (mesmo com todos os problemas que têm aparecido ultimamente) no dia em que forem dessa pra melhor. Adorei as dicas! Beijos

    1. Que máximo Márcia. Eu confesso que não vou lá tanto quanto gostaria, mas também amei o final de semana que passei por lá. Obrigada pelo comentário. :*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.