Rio de Janeiro Secreto – Roteiro exclusivo por uma carioca

Rio de Janeiro Secreto | O Rio continua lindo, é verdade… especialmente nos lugares não tão turísticos, na minha opinião.

Se você chegou nesse post, das duas uma: ou você já visitou o Rio, e consequentemente os pontos turísticos mais badalados: Corcovado, Pão de Açúcar, Maracanã, Lapa, Jardim Botânico e Copacabana, ou você é o tipo de turista que procura o “algo a mais” de cada cidade. Pois bem, você caiu no post certo.

Sempre que viajo busco saber os lugares que são frequentados pelos locais, pois esses lugares são os que expressam a cultura local de uma maneira mais pormenorizada, ainda que eu pare para fazer a foto no ponto turístico mais badalado, são esses lugares que realmente me encantam.

Então, sem mais delongas, vamos falar do que é bom no Rio mas está totalmente fora da rota dos roteiros tradicionais:

Forte do Leme

O Forte famoso é o de Copacabana, mas o forte do Leme (nome oficial: Forte Duque de Caxias), que também fica em Copacabana é um passeio incrível. Lá não há um abarrotamento de turistas, da pra fazer o passeio com calma, mesmo no final de semana. Além disso, o forte fica no alto de uma colina o que proporciona uma vista incrível do mar, da orla de Copacabana e uma vista do Pão de Açúcar por um outro ângulo. Se você já quer programar seu passeio pra lá não deixe de ver o nosso artigo Conheça a trilha do Forte do Leme.

Pão de Açúcar visto a partir do Forte do Leme
Pão de Açúcar visto a partir do Forte do Leme

Parque das Ruínas

Localizado no bairro de Santa Teresa, o Parque das Ruínas atualmente é um espaço cultural que foi a casa de Laurinda Santos Lobo, uma grande patrocinadora da belle époque carioca. A casa foi restaurada pela prefeitura da cidade, mantendo aparente seus tijolos originais.

O espaço atualmente conta com jardins, lanchonete e uma vista incrível para o Pão de Açúcar e para a Baía de Guanabara. Além disso é um espaço que promove atividades culturais com uma programação variada de exposições de arte, dança, cinema, teatro e música. Você pode passar uma manhã ou uma tarde por lá ou apenas algumas horas, mas vale a pena incluir o parque das ruínas no seu roteiro exclusivo do Rio de Janeiro.

Vista do Parque das Ruínas para o Pão de Açúcar
Vista do Parque das Ruínas para o Pão de Açúcar

Barra de Guaratiba

O Rio é uma cidade tão incrível que dá pra viajar entre bairros. Da minha casa, por exemplo, até o bairro de Barra de Guaratiba já é uma viagem e tanto (são mais de 30 km). E o bairro de Barra de Guaratiba é um dos meus queridinhos na cidade. Lá tem Praias desertas, polo gastronômico, passeio cultural e passeios na natureza como trilhas e Stand Up Paddle. Um dos passeios “famosinhos” de Barra de Guaratiba é a Trilha da  Pedra do Telégrafo, mas como estamos falando de opões fora da rota a minha sugestão é que você conheça no bairro a Praia do Perigoso e a Pedra da Tartaruga ou você pode ver o artigo completo sobre Barra de Guaratiba e todos os seus atrativos.

Vargem Grande

Esse é outro bairro que eu amo no Rio, e dependendo de onde você morar na cidade também é uma viagem chegar até lá. Assim como em Barra de Guaratiba a oferta de passeios é farta, então dá pra passar um final de semana por lá se divertindo, descansando e comendo. O bairro conta com parque aquático, polo gastronômico, igrejinha e muito mais. Veja aqui o que fazer em Vargem Grande.

Háras Pégasus em Vargem Grande
Háras Pégasus em Vargem Grande

Ilha da Gigóia

Mais um bairro querido e é por isso que eu amo essa cidade, apesar dos pesares. Sempre que eu vou até a Ilha da Gigóia eu me transporto pra fora do Rio. Pra chegar lá você tem que atravessar num barquinho e logo na chegada da de cara com ruas estreitas com calçamento de paralelepípedo (algumas nem são calçadas) e lá não passa carro. Sempre que vou até lá me sinto numa cidadezinha litorânea e bucólica, o clima é incrível.

Contudo, muita gente que vai até lá é movido pela oferta gastronômica oferecida na ilha. São muitos bistrôs, bares e até restaurantes renomados que levam os turistas até lá. Entre os nomes mais famosos estão o Restaurante Laguna, Bar do Cícero e o Bar Caiçara.

Se você se apaixonar pelo local, como eu, você pode passar o final de semana por lá pois estão a disposição do visitante uma série de pousadinhas charmosas pra você escolher.

Ilha da Gigóia
Rua da ilha da Gigóia

Pedra do Pontal

Se a sua vibe é fazer trilha, além da Pedra da Tartaruga recomendada acima, o Rio conta com outras opções de trilhas que não são tão famosas e dá pra fazer sem ter que ficar disputando lugar com ninguém pra tirar aquela foto no final. É o caso da Pedra do Pontal que fica entre a Praia do Recreio da Praia do Pontal (ou Praia da Macumba). A trilha, de dificuldade leve, leva em torno de 20/30 e ao chegar ao topo você poderá admirar de cima a vista pra Pedra da Gávea, Praia do Recreio e outros atrativos naturais da região.

Como chegar na Pedra do Pontal
Pedra do Pontal

Mirante do Caeté

Outra trilha interessante e tranquila no Rio de Janeiro é a Trilha do Mirante do Caeté. Ela fica dentro do Parque Municipal Natural da Prainha, é de dificuldade leve e você conseguirá percorrê-la em aproximadamente 30/40 minutos. Quando chegar no cume você se deparará com a vista da Praia da Macumba, a Pedra do Pontal, a Praia do Recreio, Paia da Barra da Tijuca e da Pedra da Gávea.

O melhor dessa trilha e que se você descer e ainda estiver morrendo de calor dá pra dar um “tchibum” nas águas da Prainha e ainda aproveitar o resto do dia por lá. Veja aqui o artigo completo Mirante do Caeté no Parque Municipal Natural da Prainha.

Museu do Açude

Um ponto ponto de cultura encrustado na Floresta da Tijuca, que além da sua ampla área envolta por muita natureza, traz para o visitante a mais significativa coleção pública brasileira de arte oriental, além de uma belíssima coleção de coleções de azulejaria com painéis, sobretudo portugueses.

Quem sobe a estrada do Alto da Boa Vista e visita o Museu do Açude, descobre um pouco mais sobre essa propriedade Castro Maya que foi adaptada para receber o museu e que relaciona de maneira graciosa o patrimônio cultural e também natural ali existente.

Percorra trilhas cheias de obras coloridas e contemporâneas e que estão integradas a paisagem e contemple a coleções de azulejaria com painéis franceses, holandeses, espanhóis e sobretudo portugueses dos séculos XVII ao XIX, de uma delicadeza inexplicável.

Museu do Açude na Floresta da Tijuca
Museu do Açude na Floresta da Tijuca

The Maze Rio

Você pode achar que o The Maze é um ponto turístico novo, mas está enganado. A casa que  já foi um bar de jazz super descolado na cena carioca além de um agradável restaurante indiano já funciona há mais de 40 anos na cidade.

Atualmente a estrutura está funcionando apenas como um mirante e para visitação guiada, mas só isso já faz valer a visita por conta da história em tanto que esse lugar possui.

O espaço colorido e cheio de mosaicos que lembra as obras de Antoni Gaudí fica na comunidade Tavares Bastos, no Catete é um lugar seguro e pacificado.

Depois de ficar dois anos fechado (de 2019 a maio de 2022) o The Maze reabre suas portas para que você possa admirar a cidade de um ângulo belíssimo. Saiba mais no artigo The Maze : Onde fica, como chegar e visitar o mirante.

The Maze Rio
The Maze Rio

Mirante do Joá e Praia da Joatinga

Confesso, eu gosto de descobrir lugares novos! Fico me sentindo uma desbravadora. Quando vi as primeiras fotos do Mirante do Joá e pouquíssimos sites falando sobre o assunto eu quis ir até lá pra ver como era e claro, admirar a vista, afinal esse é o objetivo dos mirantes, não é mesmo? Valeu super a pena! Veja o artigo completo sobre Como chegar e aproveitar o Mirante do Joá.

Na região também fica a Praia da Joatinga, escondidinha entre os costões do bairro do Joá e São Conrado, e ainda pouco explorada pelos cariocas é um refúgio em meio as praias lotadas e famosas da cidade.

Mirante do Joá
Mirante do Joá

Não saia desse artigo ainda. Conheça o nosso e-book “102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias“. Reunimos mais de cem locais na cidade maravilhosa que possuem entrada franca, dentre eles trilhas, museus, fortes e muito mais. Baixe agora mesmo! É só clicar na imagem:

Lugar para relaxar fora da cidade Rio

Se o que você está buscando mesmo é uma cidade tranquila fora do Rio para passar o final de semana, dá uma olhada nessas opções:

Onde se hospedar no Rio de Janeiro?

Vai se hospedar no Rio? Temos um post completo de Onde se hospedar no Rio de Janeiro [por região], ou você pode escolher seu hotel no Booking.com que é parceiro aqui do blog, assim você ajuda a manter o blog ativo sem pagar nada a mais por isso.

Outros posts relacionados

10 cidades para fazer bate e volta a partir do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro: Do Leme ao Pontal

5 destinos no Rio de Janeiro para fugir do calor

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Uma resposta
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.