7 polos gastronômicos do Rio de Janeiro que talvez você não conheça

A tarefa de decidir onde comer no Rio de Janeiro pode ser bem difícil, especialmente por conta da geografia da cidade. Mas o recente “boom” dos Polos Gastronômicos pode facilitar a sua vida, especialmente se estiver em visita a cidade e quiser sair do roteiro tradicional, que geralmente envolve os restaurantes da Zona Sul e os bares da Lapa.

Para ler em seguida:
50 atrações e passeios no Rio de Janeiro
Quanto vai custar minha viagem

Para os cariocas que estão procurando algo mais “fora da rota” esse artigo também se fará super útil para descobrir restaurantes além do óbvio.

Veja a nossa lista de polos gastronômicos do Rio de Janeiro.

7 polos gastronômicos do Rio de Janeiro que talvez você não conheça

Polo Gastronômico do Jardim Oceânico

Localizado na Barra da Tijuca e concentrando as ruas Olegário Maciel e Érico Veríssimo, esse polo gastronômico é um dos mais antigos citados nesse artigo.

A rua Olegário Maciel sempre foi ponto de encontro da galera no pós praia do verão. Porém, com a inauguração de vários novos bares e restaurantes as duas ruas viraram um polo super badalado na cidade, não só no verão mais durante o ano inteiro.

Tem comida para todos os gostos e bebidas também. Muitas cervejarias artesanais, hamburguerias, bares tracionais, lojas especificas de sobremesas, restaurante japonês, açaiteria e muito mais.

TT Burguer na Olegário Maciel
TT Burguer na Olegário Maciel

Polo Gastronômico de Barra de Guaratiba

Outro polo gastronômico mais antigo na cidade é o que fica em Barra de Guaratiba. Nessa região, os restaurantes que compõem o polo servem pratos a base de frutos do mar, em sua maioria, a preços acessíveis.

Se você gosta de peixe, polvo, caranguejo, lula, siri, camarão e moqueca, você irá encontrar nesse polo algo para te satisfazer. A maior parte dos restaurantes se encontram em sequência na Estrada Roberto Burle Marx. Dentre os mais famosos estão o Tropicana, o Tia Penha, o Point de Grumari e o Restaurante do Bira.

Para saber mais sobre o que fazer no Bairro visite O que fazer em Barra de Guaratiba

Restaurante Point de Grumari

Polo Gastronômico de Vargem Grande

Quem já é leitor antigo do blog sabe que Vargem Grande é um dos meus bairros favoritos no Rio, junto com Barra de Guaratiba e a Ilha da Gigóia. O polo gastronômico do bairro não poderia então ficar de fora dessa lista.

Com vários empreendimentos espalhados entre a Estrada dos Bandeirantes, a Estrada do Pacuí e a Estrada do Sacarrão, um bistrô ou um novo empreendimento surge com uma decoração aconchegante e pratos deliciosos a todo momento.

Dentre os restaurantes mais famosos estão o Alpendre, o Gepetto, o GuGut, o Skunna, o Quinta e o Tô na Boa. Mas o meu favorito definitivamente é o Dom Pascual, que funciona não só como restaurante, mas também como pousada e é um dos restaurantes mais românticos do Rio de Janeiro.

Saiba mais sobre o bairro no artigo Vargem Grande – Aproveite um final de semana por lá

Restaurante Dom Pascual em Vargem Grande
Restaurante Dom Pascual em Vargem Grande

Polo Gastronômico de Vista Alegre

Esse é o polo gastronômico da Zona Norte da cidade. Relativamente jovem, criado no ano de 2016, concentra os bares e restaurantes da Av. Brás de Pina (parte da avenida que fica no bairro de Vista Alegre) e recentemente também vem se estendendo até a rua Padre Roser.

Dentre os mais de 30 estabelecimentos estão os famosos Vizinhando, Bar do Adão, O Burguês, Barraca da Chiquita,
Gigante Nordestino e Espeto Carioca.

Entre as opções menos famosas, mas que valem a visita são Trio Bar & Restaurante, Tableau Cafe E Bistro, Boteco Bendito Jamon, Choperia Jacques, TK Burgues e Vikings Steak & Sandwiches.

O mais novo empreendimento é a BHAR! Ginteria Descolada, filial da marca já existente no bairro da Tijuca. A especialidade da casa são os Drinks com gin, claro.

Gosta de realizar passeios gratuitos? Baixe agora mesmo o nosso Guia 102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias e fique por dentro de centenas de pontos turísticos que você poderá visitar sem gastar nada.

Polo Gastronômico da Freguesia

Esse polo concentra os bares e restaurantes que ficam na Estrada do Bananal e na Rua Araguaia.

Um dos pioneiros da região é o Badalado Bar, mas junto com ele também fazem parte do polo nomes como o temático Jokers Sport Bar, o Baixo Araguaia, o Tizzo Gastronomia e o Serpentina Bar Artesanal.

Se você está procurando um restaurante japonês, vale dar uma olhada no Koi e no Saikoo.



Polo Gastronômico da Taquara

Ao redor da Praça Orleans se formou o Polo Gastronômico da Taquara, que hoje envolve várias ruas da região: área da Praça Jauru, Rua Relvado, Rua Lagamar, Avenida dos Mananciais e a Rua Salinópolis

São muitos os restaurantes pioneiros no local como a Sorveteria do Otto, o Bar Papo Sadio, a Pastelaria da Mananciais e o 1030 Snooker Bar, entre outros.

Polo Gastronômico do Vogue Square

O mais recente de todos os polos citados aqui: o polo gastronômico do Vogue Square. Um shopping na Barra da Tijuca onde a maior parte dos empreendimentos tenho cunho alimentício.

O  complexo de gastronomia conta com o famoso Bar do Zeca Pagodinho, que tem levado o público jovem a frequentar o espaço e também opções mais requintadas para noites românticas como o Heaven Cucina, o Nonna Per Heaven e o Tragga.

Para opções mais descontraídas visite o Boteco do Amaral, o Curadoria, a dB House e a Tasca do Filho D’mãe.

Para apreciar pratos italianos o Gatto Pardo Trattoria e Pizzaria pode ser uma opção.

O espaço ainda conta o um mini mercado da rede Deli Delícia, e o que existe no local também serve comida à quilo (uma das opções mais em conta para almoçar no Shopping).

 

E você, gostaria de indicar um polo gastronômico pra participar do nosso artigo? Deixa nos comentários a sua sugestão.

Outros artigos relacionados

Restaurante Don Pascual, requinte e romantismo em Vargem Grande- Review

Moonlounge Truck: o Food Truck no Roof Top do JW Marriott

8 locais para tomar café da manhã na Barra da Tijuca – RJ

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.