Pôr do sol no Rio de Janeiro: 10 lugares para assistir esse espetáculo

Que o Rio de Janeiro é belíssimo isso muita gente sabe, mas é inegável que ele fica ainda mais belo ao entardecer, quando as cores do pôr do sol pintam todo o céu de tons que variam do rosa ao alaranjado.

Veja nesse artigo nossa seleção com lugares para ver o pôr do sol no Rio de Janeiro

Para ler em seguida:
40 atrações e passeios no Rio de Janeiro
15 dicas práticas para você viajar mais barato em 2021




Pedra do Arpoador

Vamos começar pelo Arpoador, ponto que é considerado um dos melhores lugares da cidade para assistir ao espetáculo do pôr do sol.

Com vista para as praias de Ipanema e Leblon é até difícil conseguir um espacinho com uma vista bacana para sentar nos finais de semana de verão, já que muitas pessoas vão ao local com a mesma intenção.

A tradição, que acontece desde os anos 60, é bater palmas assim que o sol se esconde por trás do Morro dos Irmãos, um jeito perfeito para finalizar um dia quente e ensolarado na cidade.

pôr do sol no Arpoador
Pôr do sol no Arpoador (Foto: Pixabay)

Lagoa Rodrigo de Freitas

Um outro local muito agradável para ver o cair do sol é a Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul da cidade.

Você pode locar uma daquelas bikes do Itaú para dar uma volta na Lagoa e escolher o local mais agradável para sentar e assistir o astro rei se despedindo, com a Pedra da Gávea emoldurando a paisagem.

Outra opção pode ser andar de pedalinho para apreciar o visual.

Lagoa Rodrigo de Freitas

Mureta da Urca

Mais um programa tradicional do Rio é um tomar um chopp na mureta da Urca, que fica bem ao lado do Pão de Açúcar.

Com o Cristo Redentor e a Baía de Guanabara de pano de fundo esse também é um local muito procurado na cidade para ver a noite chegar.

Apesar de ser um passeio muito sugerido nos guias e blogs de viagem esse também é um programa dos locais. Os cariocas frequentam a mureta, especialmente ao fim do dia, acompanhados claro, de cerveja gelada e um pastelzinho delicioso, servido, por exemplo, no Bar da Urca.

Mureta da Urca
Mureta da Urca

Forte do Leme

Se você está procurando um local menos famoso para ver o pôr do sol no Rio, coloque na sua lista o Forte do Leme (ou Forte Duque de Caxias).

O local, ainda pouco conhecido na Cidade Maravilhosa, desbrava vistas do Pão de Açúcar, da Praia de Copacabana, do Corcovado e até de Niterói.

Para saber mais sobre o como chegar e desfrutar, acesse nosso artigo Forte do Leme.

Pôr do sol no Forte do Leme

Morro da Urca

O Morro da Urca é muito famoso por ser a primeira parada do bondinho do Rio, antes de alcançar o segundo pico: o Pão de Açúcar.

Apesar de ser um dos pores do sol mais concorridos do Rio, você pode fazer o acesso através da trilha gratuita que começa na Pista Claudio Coutinho.

Lá do alto a vista dispensa comentários, sendo possível de ver pontos como Copacabana, Ipanema, Leblon, o Cristo Redentor, a Baía de Guanabara e também o Morro Dois Irmãos.

Por do Sol no Morro da Urca
Morro da Urca (Foto: Pixabay)

Rooftop do Marriot

Opção alternativa para ver o pôr do sol no Rio é escolher um Rooftop de hotel.

Localizado na praia de Copacabana o hotel JW Marriot conta com um food truck na cobertura, onde sua experiência será ainda melhor, já que você poderá desfrutar de algumas opções de petiscos, hambúrgueres e drinks enquanto se despede do sol.

Do Moonlounge é possível ver o Pão de Açúcar além de toda a orla de Copacabana. Veja nosso artigo contando toda a experiência no local: Moonlounge Truck: o Food Truck no Roof Top do JW Marriott

Food Truck no Rooftop do Marriot
Food Truck no Rooftop do Marriot

Mirante do Morro Dona Marta

Mas um local para ver o sol colorir o céu em tons dourados é o Mirante do Morro Dona Marta, que fica próximo ao bairro de Santa Teresa.

Muitos turistas vão ao local no nascer ou no pôr do sol para apreciar a belíssima vista que se tem do Pão de Açúcar e da Baía de Guanabara.

No lado oposto do Mirante Dona Marta há um heliporto com vista para o Cristo Redentor que também pode ser visitado.

Bares com vista na Ilha da Gigóia

Menos famosa que a maioria dos lugares citados, a Ilha da Gigóia é um dos meus lugares favoritos na cidade.

Para ver o pôr do sol você poderá optar por vários bares com vista para a Lagoa da Tijuca, dentre eles o Deck Bar, o Spot Lab, o Cais Bar, o Bay Beach Lounge P21 e o Bar Caiçara, esse último é um dos meus favoritos.

Bar Caiçara na Ilha da Gigóia

Restaurante com vista em Barra de Guaratiba

No mesmo estilo da Ilha da Gigóia, em Barra de Guaratiba também tem algumas opções de restaurantes com vista pra Restinga da Marambaia, onde você poderá ver o sol se pôr de um ângulo privilegiado.

Dentre as opções vale dar uma checada no Point de Grumari, Bira de Guaratiba, Céu Beach Club e o Marambaia Café.

Marambaia Café (Foto: divulgação)

Passeio de barco na baía de Guanabara

Para fechar as opções descritas nesse artigo nada como ver o Rio de várias perspectivas a partir da Baía de Guanabara.

Separe um tempo para velejar ao pôr do sol e curtir essa Cidade Maravilhosa cheia de encantos mil, berço do samba e das lindas canções que vivem na alma da gente.

E se você é um grande admirador do Rio baixe agora mesmo o nosso e-book 102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias e fique por dentro de centenas de locais para visitar na cidade que possuem entrada franca.

Outros posts relacionados

05 Rooftops no Rio de janeiro pra você curtir

Restaurante Don Pascual, requinte e romantismo em Vargem Grande- Review

Onde se hospedar no Rio de Janeiro [por região]

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.