Real Gabinete Português de Leitura: Uma das bibliotecas mais bonitas do mundo

O Real Gabinete Português de Leitura é uma relíquia que encanta os cariocas e também os turistas que visitam a cidade. Fundado em 14 de maio de 1837, essa instituição é um símbolo de gratidão dos portugueses ao Brasil, e nos foi dada como um presente pelos que migraram para esta terra em busca de novas oportunidades.

Veja também
Como viajar barato? 20 dicas para você viajar mais barato esse ano
15 aplicativos para otimizar sua viagem

Trata-se de um patrimônio cultural de valor inestimável. Sua história, arquitetura magnífica, acervo notável e até o  impacto que exerce nas redes sociais por conta de sua beleza fazem dele um lugar único e imperdível.

Te convidamos a leitura desse artigo para embarcar junto conosco nesta jornada pela história e importância desse icônico espaço literário.

Real Gabinete Português de Leitura
Real Gabinete Português de Leitura

Um pouco de história

Antes de abordamos o que você irá encontrar dentro do Real Gabinete Português de Leitura, vamos contextuar com um pouco da história do lugar.

O edifício foi construído no final do século XIX, em estilo neomanuelino e na fachada você poderá observar uma riqueza de detalhes além de estátuas de Camões, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral e do Infante D. Henrique e são de autoria do escultor Simões Lopes.

Como já comentamos, a instituição foi foi fundada em 1837 por 43 imigrantes portugueses, mas funcionava em outro local. O prédio onde funciona atualmente só começou a ser construído em 1880, e a inauguração apenas em setembro de 1887 e contou com a presença da Princesa Isabel e do Conde D’Eu.

No salão nobre do Real Gabinete foram realizadas as primeiras sessões solenes da Academia Brasileira de Letras, sob a presidência de Machado de Assis.

A biblioteca foi oficialmente aberta ao público em 1900, tornando-se um importante centro cultural e de estudos para a comunidade luso-brasileira.

Lustre do Real Gabinete Português de Leitura
Lustre do Real Gabinete Português de Leitura

Visita ao Real Gabinete Português de Leitura

O Real Gabinete Português de Leitura figura nas listas das bibliotecas mais bonitas do mundo, recebendo reconhecimento de publicações renomadas, como a revista Time em 2021, a Civitatis em 2023, além de outros canais de turismo.

Adicionalmente abriga a maior e mais valiosa biblioteca de obras de autores portugueses fora de Portugal, com um acervo de 350 mil volumes, inteiramente informatizado, o que já seriam dois motivos muito interessantes para fazer a visita.

Ao entrar no salão nobre você será impactado pela arquitetura deslumbrante e repleta de detalhes. Aproveite para observar as belas estantes que abrigam os livros e os 36 brasões de cidades portuguesas da época da construção do edifício que ornam o friso que delimita as paredes do teto.

Você também poderá observar uma vitrine que guarda alguns livros preciosos. Dentre esses a biblioteca guarda várias outras obras raras como exemplar da edição “princeps” de “Os Lusíadas”, de 1572, que pertenceu à “Companhia de Jesus” as “Ordenações de D. Manuel, por Jacob Cromberger, editadas em 1521 entre outras. Possui ainda os manuscritos autografados do “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco, e o “Dicionário da Lingua Tupy”, de Gonçalves Dias.

A biblioteca está de portas abertas ao público, porém a consulta ao acervo para pesquisa deve ser previamente agendada por e-mail.  Os visitantes não podem pegar os livros diretamente nas estantes, porém pelo site você consegue acessar a versão digitais das obras.

O Real Gabinete Português de Leitura no Rio organiza seminários, congressos e publica uma revista literária, além de oferecer cursos de literatura, história, antropologia, artes e linguística.

Uma dica valiosa, compartilhada pelos funcionários do local, é que os dias mais movimentados para visitar o espaço são segundas-feiras, sextas-feiras e emendas de feriados. Por outro lado, a quarta-feira costuma ser o dia mais vazio, ideal para fazer uma visita mais tranquila e sem grandes aglomerações.

Como esse costuma ser um passeio rápido, você pode aproveitar para combiná-lo com outros atrativos que ficam no centro do Rio.

Real Gabinete Português de Leitura
Real Gabinete Português de Leitura

Informações Úteis sobre o Real Gabinete Português de Leitura

Horário de Funcionamento: Segunda a sexta de 10h às 17h
Tempo de Visitação: Livre a partir do momento da entrada.
Custo de entrada: Grátis
Infraestrutura: Banheiros e uma lojinha de souvenir na parte externa. Caso queira visitar a loja de lembrancinhas, estando de frente para o prédio entre na porta de vidro a sua direita.
Contato: (21) 2221-3138  – realgabinete.com.br

Vitrine com exposição de algumas obras raras
Vitrine com exposição de algumas obras raras

Onde fica e como chegar no Real Gabinete Português de Leitura

O endereço do Real Gabinete Português de Leitura é  Rua Luís de Camões, nº 30 no centro do Rio de Janeiro.

A melhor maneira de chegar é de metrô. Você pode descer na estação Uruguaiana ou Carioca e depois fazer uma pequena caminhada. São 500 metros a partir do Largo da Carioca (cerca de 6 minutos) ou 350 metros a partir da estação Uruguaiana (cerca de 4 minutos).

Outras opções de trajeto são o VLT ou pegar um ônibus que passe na Praça Tiradentes.

Não recomendamos visitar o centro do Rio de carro, além dos custos altos com estacionamentos escassos e também por conta da dificuldade de locomoção nas ruas da região.

Se você está procurando por outros passeios no Rio de Janeiro que não tenham custo de entrada, convido você a conhecer o nosso guia “102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias”. Nele, você encontrará uma variedade de opções de atrações gratuitas na Cidade Maravilhosa. Clique no banner abaixo para conhecer.

Conclusão

O Real Gabinete Português de Leitura é muito mais do que uma biblioteca. É um marco cultural que preserva a história, a literatura e a herança luso-brasileira.

Sua arquitetura deslumbrante, seu acervo valioso e toda a sua importância histórica tornam esse espaço uma parada obrigatória para aqueles que desejam mergulhar na riqueza da cultura portuguesa no coração do Rio de Janeiro.

Outros artigos relacionados

5 Museus para visitar no Rio de Janeiro

O que fazer no Rio de Janeiro: 3, 4 ou 5 dias de viagem

11 parques gratuitos no Rio de Janeiro para curtir com a família

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.