5 Museus para visitar no Rio de Janeiro

Museus no Rio de Janeiro | O Rio é um destino imperdível, e todo mundo sabe disso.  Mas o que muita gente não sabe ou se esquece, é que a cidade não vive só das belas praias e pontos turísticos como Cristo Redentor e Pão de Açúcar.

Veja também
Descubra se você é viciado em viajar
Dicas de como perder o medo de avião

O Rio de Janeiro oferece um interessante roteiro de museus que podemos visitar. Aliás, alguns deles têm entrada gratuita, e oferecem um passeio incrível, instrutivo, e você não precisará gastar nada a mais para isso.

Por isso, inclua na sua próxima viagem ao Rio de Janeiro, a visita a alguns museus da capital fluminense. Conheça mais sobre a história da capital e, consequentemente, sobre a história do país.

Enfim, para te ajudar a montar o roteiro de visitas aos museus na sua próxima viagem ao Rio de Janeiro, separamos uma lista com 5 museus interessantes para visitar no Rio de Janeiro, que não podem faltar na sua programação. Confira!

5 museus para visitar no Rio de Janeiro

Museu Casa do Pontal

O Museu Casa do Pontal conta com um acervo extenso com mais de 10 mil obras. Nesse acervo, são contemplados mais de 200 artistas. Ele é considerado o maior e mais importante museu de arte popular do Brasil.

Dentre as obras expostas, é possível observar um retrato das manifestações culturais brasileiras, mostrando expressões culturais religiosas, de festas tradicionais, do imaginário do povo brasileiro e até mesmo de seu cotidiano.

Ademais, além das obras de arte, o museu ainda conta com mais de 12 mim m² de área verde. Essa área verde contempla jardins capazes de integrar a experiência do visitante, entre as galerias de arte e a vegetação natural.

Esse museu passou por uma recente mudança de endereço. Sua sede histórica ficava na Estrada do Pontal no Recreio dos Bandeirantes, que inclusive, foi responsável pelo seu nome.

Contudo, todo o seu acervo foi transferido para a nova sede, que fica na Barra. A inauguração do novo endereço do museu foi no dia 09 de outubro de 2021.

Museu Casa do Pontal em seu novo endereço na Barra da Tijuca

Museu da Seleção Brasileira

Também na Barra da Tijuca, é possível visitar o Museu da Seleção Brasileira. Este é o passeio perfeito para quem ama futebol.

O museu usa tecnologia e inovação para apresentar aos seus visitantes a história da seleção brasileira.

É um museu interativo que oferece uma experiência muito agradável. Os recursos tecnológicos dão essa possibilidade de interação e imersão no mundo do futebol.

Além disso, você vai encontrar fotos, imagens e troféus que contam a história da seleção. As estátuas de cera em homenagem a grandes nomes do futebol nacional, também são destaque no museu e rendem muitas fotos de seus visitantes.

Veja um artigo completo sobre o Museu da Seleção Brasileira na Barra da Tijuca.

Museu da Seleção Brasileira
Museu da Seleção Brasileira

Museu do Açude

Situado na estrada do Açude, no Alto da Boa Vista, o Museu do Açude faz parte do grupo de museus Castro Maya.

Esta antiga propriedade é composta por quatro edifícios e está alocado dentro da floresta da Tijuca. Ele adota a perspectiva de patrimônio cultural aliado ao patrimônio natural desde 1990, embora tenha sido criado bem antes, em 1964.

Na sua extensa área, os visitantes podem observar uma grande diversidade de espécies tanto da flora quanto da fauna local. Além das obras de arte expostas nos seus jardins, que são capazes de oferecer um cenário paisagístico maravilhoso.

As coleções presentes no Museu do Açude contemplam as ideias de museu, natureza e cidade de maneira integrada, entregando uma experiência única.

O acervo é extenso, e se destaca por coleções como a de artes aplicadas, que apresenta cristais e pratarias francesas, e móveis coloniais que remontam aos séculos XVII ao XIX.

Assim como a de arte oriental, que é composta por porcelanas, louças e até esculturas da Companhia das Índias. E a de azulejaria, que conta com louças do Porto e painéis portugueses.

Saiba mais no nosso artigo Museu do Açude no Rio de Janeiro | Um ponto de cultura na Floresta da Tijuca.

Museu do Açude no Rio de Janeiro
Museu do Açude

Instituto Moreira Salles

O Instituto Moreira Salles fica no bairro da Gávea, e oferece vários horários de visitas de forma totalmente gratuita.

O acervo do instituto é bem diverso, e conta com obras de literatura, fotografia, iconografia, música, dentre outros.

Ademais, também é possível agendar visitas mediadas, que podem ser feitas presencialmente e, em alguns casos, até online.

Essas visitas são pensadas para exposições que estão em cartaz no instituto e têm como proposta, que seja feita uma conversa sobre os contextos e especificidades dos conteúdos das mostras.

Aproveite para conhecer a famosa parede de Cobogós, que fica logo na entrada, e os jardins acolhedores. Lá também funciona um delicioso café, que também serve almoço.

Instituto Moreira Salles

 Museu da República e Palácio do Catete

O Museu da República possui uma localização privilegiada, no boêmio bairro do Catete, fato que leva o museu a receber o nome de Palácio do Catete.

Anteriormente conhecido como Palácio de Nova Friburgo, ele foi construído entre os anos de 1858 e 1867, e foi a sede da Presidência da República entre os anos de 1897 e 1960, tendo recebido 18 presidentes nesse período.

A parte interna do palácio apresenta obras de arte, mobiliários e também objetos que pertenceram aos presidentes que passaram por lá.

Um dos locais que mais atraem a atenção dos visitantes é o quarto que pertenceu e onde morreu o polêmico presidente Getúlio Vargas. Ele fica no terceiro andar do prédio. Sem dúvida, é um dos grandes destaques do museu.

Além disso, o museu tem livraria, biblioteca, cinema, lojas, restaurantes e até brinquedoteca que ficam abertos para atender ao público visitante.

Um outro grande destaque do Museu da República é a sua área externa, que possui um lago artificial com cascata e três pontes rústicas, além de uma gruta e esculturas.

Os jardins do palácio contam com mais de 250 metros de extensão, e chamam a atenção de quem passa por lá por sua beleza e imponência. É uma visita que alia história e natureza de uma maneira incrível.

Jardins do Museu da República
Jardins do Museu da República

Antes de finalizar esse artigo, gostaríamos de indicar para você, que gosta de viajar de maneira econômica, o nosso guia “102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias“. Essa é uma maneira de conhecer muitos pontos turísticos da cidade, porém sem gastar uma fortuna. Clique na imagem abaixo para saber mais.

Por fim, agora que você já sabe que o Rio de Janeiro possui muito mais que belas praias, você já pode decidir quais desses passeios você irá incluir na sua próxima visita ao Rio.

Sem dúvida, isso oferece uma experiência de imersão incrível na cidade. Portanto, não deixe de aproveitar essas dicas de passeio na sua próxima viagem!

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.