11 parques gratuitos no Rio de Janeiro para curtir com a família

Procurando um lugar agradável e gratuito para passear com a família no final de semana? O Rio de Janeiro tem algumas opções de parques que podem render um ótimo passeio.

Veja nesse artigo nossa lista com 11 parques gratuitos no Rio de Janeiro para curtir com a família e monte a sua lista de preferidos.

Veja também:
40 atrações e passeios no Rio de Janeiro
15 dicas práticas para você viajar mais barato em 2021 [garantido]

Quinta da Boa Vista

Esse parque faz parte da história da cidade e do país. Foi residência oficial da família real de 1808 até a Proclamação da
República, em 1889.

Foi onde D. João VI se instalou quando veio de Portugal e teve seus dois filhos, D. Pedro II e a Princesa Isabel. Em 1922, foi fundado, no palácio o Museu Nacional (fechado após um incêndio no ano de 2018).

Faz jus ao nome “Quinta da Boa Vista”. É chamado assim porque se tratava de uma ‘Quinta’, ou seja, uma propriedade
rural de grandes dimensões em Portugal e em outros países lusófonos, normalmente com casa de habitação.

Lá do Museu se tem uma boa vista para a Baía de Guanabara, pois, a construção está instalada no topo de uma colina.

É um ótimo parque para fazer uma caminhada, um passeio de bicicleta ou um piquenique em família.

Lá também está localizado o Zóologico do Rio (agora BioParque do Rio). Esse porém é cobrado a parte. Atualmente está fechado para reformas e sem previsão de reabertura.



Parque Guinle

O Parque Guinle, localizado no bairro de Laranjeiras, abriga o palácio de mesmo nome: Palácio das Laranjeiras.  É lá a residência oficial do governador do Estado Rio de Janeiro.

A área verde do parque que é aberta ao público, foi construída na época para ser os jardins do palácio.

O parque tem o diferencial de funcionar 24 horas por dia e 7 dias por semana e  por ser a casa do governador conta com policiamento e costuma ser bem seguro, além de estar bastante preservado.

Com relação a infraestrutura do parque ele conta com um parquinho infantil que está super bem conservado, além de um grande lago artificial povoado por patos e cisnes, trilhas ecológicas que levam a lagos e cascatinhas menores, um desses pequenos lagos, inclusive, está cheio de carpas e até aparelhos de ginástica ao ar livre.

O parque permite a entrada de cães, desde que estejam na coleira. E caso o mesmo faça as suas necessidades no parque, não esqueça de fazer a coleta.

Parque Guinle

Quer conhecer outros locais gratuitos para visitar no Rio de Janeiro? Faça agora mesmo o download do nosso Ebook “102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias” e fique por dentro de uma centena de atrações com entrada franca na Cidade Maravilhosa.

Parque Chico Mendes

O Parque Chico Mendes, localizado na Zona Oeste da cidade, mais especificamente no Recreio dos Bandeirantes, é mais uma opção de passeio para quem quer fazer um piquenique, levar as crianças para brincar num playground infantil (apesar da parte do parquinho estar atualmente um pouco abandonada) e também fazer observação de animais silvestres.

O parque é uma área de preservação ambiental com uma área verde de 44.000m² e também educativa (com biblioteca e espaço para palestras) e conta com algumas trilhas ecológicas que passam por tanques de jacarés e tartarugas, então a observação desses animais fica garantida.

Também conta com um mirante de observação para a Lagoinha das Taxas que é o habitat do jacaré-de-papo-amarelo, além de outros animais e espécies vegetais raras.

Parque Chico Mendes
Parque Chico Mendes

Parque Marapendi

O Parque Marapendi fica bem próximo ao Parque Chico Mendes, também no Recreio dos Bandeirantes. Ele cerca a Lagoa de Marapendi e é uma ótima opção de passeio no final de semana.

Com uma estrutura de playground infantil sobre areia e brinquedos super conservados o espaço fica recheado de baixinhos no finais de semana, seja para curtir os brinquedos que o parque proporciona ou para brincar de bola, fazer um piquenique ou andar de bicicleta.

O destaque fica para o deck que de estende sob a Lagoa de Marapendi, onde se pode fazer observação de garças e eventualmente alguns jacarés e também uma torre de 13 metros de altura, com acesso apenas por escadas, de onde é possível apreciar toda a lagoa e região.

Há infraestrutura de banheiros, bebedouros, além de salas educativas que falam sobre a fauna e flora local e sobre o meio ambiente em geral.

Fique atento! Não há lanchonetes ou restaurantes no local, por isso caso vá ficar muito tempo é importante levar seu próprio lanche.

Parque Marapendi
Parque Marapendi

Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos

O Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos é um parque gratuito que fica aos pés do Morro Dois Irmãos. Esse parque escondidinho no Leblon revela quatro mirantes incríveis e quase desconhecidos do Rio.

Separar uma manhã ou uma tarde para passear pelo parque a pé ou de carro, irá revelar um passeio maravilhoso na cidade.

Os mirantes dão vista para as praias do Leblon e Ipanema, para a Lagoa Rodrigo de Freitas e para o Cristo Redentor.

Quer saber como chegar nesse parque e maiores detalhes sobre a visita? Não deixe de ler o nosso artigo Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos.

Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos
Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos

Bosque da Barra

O bosque, localizado na Barra da Tijuca, próximo ao Terminal Alvorada possui  50 hectares. Dentro desse espaço há playground infantil, trilhas ecológicas para a pratica de caminhada ou passeios de bicicleta. É comum avistar animais nativos como capivaras, saguis e até jacarés.

No local também há um grande lago com uma enorme área gramada, onde é possível fazer um prazeroso piquenique.

O parque ainda conta com infraestrutura de bebedouro e banheiros e a entrada é totalmente grátis.

O estacionamento, no entanto, é pequeno e lota bem rápido. Uma opção pode ser alcançar o parque através do sistema de BRT, pois bem na frente do parque fica a estação de mesmo nome.

Saiba mais sobre o Bosque da Barra no nosso artigo Faça um passeio relaxante no Bosque da Barra.

Parque da Catacumba

O Parque Natural Municipal da Catacumba, fica na Lagoa Rodrigo de Freitas. É um  bom local para admirar a beleza da Lagoa do alto e usufruir de um maior contato com a natureza.

No parque existem dois mirantes que dão vista para a Lagoa, além de outros pontos turísticos famosos do Rio como o Morro
dois Irmãos, a Pedra da Gávea e o Cristo Redentor.

Também é um museu a céu aberto pois há no local várias esculturas expostas e espalhadas pelo parque.

Com relação aos mirantes, são duas opções de início para uma trilha circular. Sugiro começar com a que vai para o Mirante do Sacopã e depois seguir para o Morro do Urubu, pois o segundo é o que possui a vista mais bacana.

Além disso a empresa Lagoa Aventura que fica no local oferece serviços de tirolesa e arvorismo, mas essa parte é paga com
preços a partir de R$ 20,00. Saiba mais no artigo Como chegar no Parque da Catacumba, na Lagoa.

Mirante do Urubu no Parque da Catacumba
Mirante do Urubu no Parque da Catacumba

Parque da Cidade, na Gávea

O Parque Natural Municipal da Cidade, também conhecido como Parque da Cidade ou Parque da Gávea, abrange uma área de 470 mil me se estende até o Parque Nacional da Tijuca.

Uma área cheia de verde, jardins e cortado pelo rio Rainha, possui uma área de play ground infantil, academia de ginástica a céu aberto, uma imensa área gramada, ideal para um piquenique, uma capela (Capela de São João Batista), um café-bistrô e casa que é hoje sede do Museu Histórico da Cidade.

O parque também possui uma trilha que leva a vista chinesa e que atualmente faz parte da rota da trilha transcarioca. Como alguns trechos passam por comunidades, é recomendável faze-los com guia.

Há banheiros e estacionamentos funcionando gratuitamente no local.

Parque da Cidade, na Gávea
Parque da Cidade, na Gávea

Parque Lage

O Parque Lage é um dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro, famoso pelo espelho d’água artificial que fica no pátio interno do palacete, com uma belíssima vista para o Cristo Redentor.

Localizado no bairro do Jardim Botânico, possui áreas de piquenique, uma capelinha, grutas, um aquário, playground infantil e a Cavalariça, além da Escola de Artes Visuais, que eventualmente oferece cursos a comunidade.

É possível desfrutar, também, dos serviços do famoso Café La Plage muito frequentado pelos residentes e turistas para tomar café nos finais de semana.

Saiba mais no post Parque Lage Rio de Janeiro | O que fazer, como chegar e aproveitar?

Parque Lage

Bosque da Freguesia

Em Jacarepaguá fica o Bosque da Freguesia (Nome original: Parque Natural Municipal Bosque da Freguesia) , uma área verde de 31 mil m².

Cheio de passeios arborizados, ideais para corridas, caminhadas e passeios de bikes, o bosque também conta com duas quadras para a prática de esportes, áreas de piquenique, biblioteca, auditório, um playground infantil simples com escorregador, balanço e gangorras.

O acesso pode ser feito tanto pela Av. Ten. Ce Muniz de Aragão, quando pelo Rio Shopping, na Est. do Gabinal. O diferencial do acesso pelo shopping para quem vai de carro é poder utilizar o estacionamento, apesar de ser pago, pois pode ser bem difícil achar vagas na Av. Ten. Ce Muniz de Aragão.

A Carolina Belo do blog Viajar correndo tem um post super completo contando mais detalhes sobre o Bosque da Freguesia.

Bosque da Freguesia em Jacarepaguá
Bosque da Freguesia

Parque de Madureira

Situado na Zona Norte, o Parque de Madureira é o terceiro maior da cidade.

Inaugurado em 2012 e ampliado em 2015, o parque conta com áreas para caminhada e pedalada e por lá também é possível alugar bicicletas através do sistema Bike Rio do Itaú.

Além disso, o parque ainda conta com quadras de vôlei, basquete e futebol, além de um campo de grama sintética para partidas de futebol que dividem o espaço com fontes, quiosques, pista de skate, parquinho infantil e espaços culturais como a Arena Carioca, a Nave do Conhecimento e a Praça do Samba, espaço dedicado ao gênero musical tão influente no bairro.

O parque funciona todos os dias das 5:00h às 22:00h e não cobra pelo acesso.

Onde se hospedar no Rio de de Janeiro?

Vai se hospedar na cidade? Não deixe de conferir o nosso artigo Onde se hospedar no Rio de Janeiro [por região]e escolha o melhor bairro pra você de acordo com a sua necessidade.

 

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.