Destinos para mulheres que viajam sozinhas

De acordo com uma reportagem da revista Forbes (de maio de 2022) e também especialistas “nos últimos três anos houve um aumento de 230% nas empresas de viagens dedicadas exclusivamente a mulheres e uma alta de 62% no volume do termo de pesquisa “viagem solo feminina”.

Se você está buscando destinos para a sua primeira viagem solo, ou mesmo destinos considerados mais seguros para mulheres, confira nossas indicações a seguir.

Veja também
5 blogs com dicas para viajar sozinha
Me tornei minha melhor companhia de viagem

Viajando sozinha por Valença, no Vale do Café RJ
Viajando sozinha por Valença, no Vale do Café RJ

Destinos para mulheres que viajam sozinhas

Montevideo

O Uruguai é um pequeno, com cerca de 3,5 milhões de habitantes no total. A capital, Montevideo, abriga quase metade da população, proporcionando uma sensação de cidade pequena e segura, onde não é comum encontrar multidões nas ruas.

Os uruguaios são muito amigáveis e se esforçam para entender o português, caso o espanhol seja um problema pra você.

Estive em Montevideo em setembro de 2022, assim como em outras cidades do Uruguai como Colônia do Sacramento e Punta Del Este (que também recomendo para quem está viajando sozinha), e me senti super segura caminhando mesmo nas ruas vazias, inclusive com meu telefone na mão.

Leia também: O que fazer em Montevidéu em 2, 3, 4 ou 5 dias na cidade

Viagem solo por Montevideo em setembro de 2022
Viagem solo por Montevideo em setembro de 2022

Dublin

Uma capital vibrante, amigável, fácil e segura. Cheia de bares e empreendimentos culturais que estão na lista de desejos de muitas pessoas, Dublin, na Irlanda é outro destino ideal para mulheres que viajam sozinhas, já que este é um país com baixos índices de criminalidade.

Dentre os pontos turísticos principais que precisam estar no roteiro estão Trinity College, Guinness Storehouse, Temple Bar, Christ Church Cathedral e St. Patrick’s Cathedral. Como complemento você pode esticar a viagem para conhecer os Cliffs of Moher e a Calçada de Gigantes, na Irlanda do Norte.

St. Patrick’s Cathedral em Dublin
St. Patrick’s Cathedral em Dublin

Lisboa

Se você quer ir para a Europa, mas o idioma é uma questão para você então Lisboa pode ser uma opção para salvar seus planos de viajar sozinha para a Europa. Uma vez que você se familiariza com o sotaque, a comunicação se torna muito fácil.

Por lá você pode conhecer a história de Portugal e também do Brasil. Entre os pontos turísticos mais famosos estão o Monumento Padrão dos Descobrimentos, Torre de Belém, Convento do Carmo, Elevador Santa Justa, Castelo de São Jorge, Museu do Fado e muitos outros.  A noite, o bairro Alto e Chiado é cheio de restaurantes e barzinhos, onde você poderá ouvir o típico Fado.

Buenos Aires

Destino que figura entre os escolhidos de brasileiros para a sua primeira viagem internacional, esse também pode ser um destino para a sua viagem solo. Os motivos são bem parecidos: a capital portenha fica a apenas 4h de vôo do Rio ou de São Paulo, a viagem pode ser feita sem problemas num final de semana prolongado, costuma ser uma viagem barata, comparada a destinos da Europa e uma repleta de parques, cafés, lojas e atrações turísticas que você pode explorar, independentemente do clima.

Entre os principais pontos turísticos estão a Casa Rosada, o Caminito, Puerto Madero, Teatro Colón, Livraria El Ateneo.

Veja aqui dicas para a sua Primeira vez em Buenos Aires.

Casa Rosada em Buenos Aires
Casa Rosada em Buenos Aires

Amsterdan

Muito além do lado polêmico da cidade, Amsterdã oferece uma variedade de atrações: desde prédios e bairros históricos até a Casa de Anne Frank, museus como o Van Gogh e o Rijksmuseum, a Heineken Experience, ou simplesmente passear pelas charmosas ruazinhas e se perder pelos inúmeros canais.

Devido ao seu tamanho compacto, é bem tranquilo e locomover de um ponto a outro na cidade, especialmente na região central. É possível explorar tudo a pé sem depender do transporte público, mas se quiser ter a experiência de um local, alugar uma bike também é uma boa opção.

Miguel Pereira, Rio de Janeiro

Além dos destinos internacionais, também da para achar destinos seguros aqui no Brasil para a sua primeira viagem solo. A minha, por exemplo, foi para Miguel Pereira, que fica no estado do Rio de Janeiro.

Miguel Pereira é considerada um dos municípios mais seguros do Rio de Janeiro. Os índices de crimes contra o patrimônio, como roubos e furtos, são baixos.

Além disso, o prefeito André Português quer transformar Miguel Pereira na “Gramado Carioca” e vários pontos turísticos estão em implementação

Entre os pontos turísticos que você já pode conhecer estão: a Terra dos Dinos, considerada como o maior parque de Dinossauros do mundo, o Lago de Barão de Javary, a Ponte férrea Engenheiro Paulo de Frontin, a Cachoeira do Poção, a Rua Torta e a Rua Coberta.

Recomenda-se evitar a cidade em épocas de grandes eventos, como carnaval e reveillon.

Ponte férrea Engenheiro Paulo de Frontin em Miguel Pereira
Ponte férrea Engenheiro Paulo de Frontin em Miguel Pereira

Outros destinos no Brasil que costumam ser seguros para mulheres

  • Foz do Iguaçu
  • Curitiba
  • Gramado
  • Florianópolis
  • Ouro Preto
  • Bonito

Fique atenta a questões de segurança

Embora nenhum destino turístico seja completamente seguro, alguns países possuem índices de violência mais baixos, reduzindo a probabilidade de incidentes como ataques terroristas ou assaltos à mão armada.

Um aspecto fundamental para todos os viajantes, especialmente para aqueles que estão sozinhos, é investir em um bom seguro de viagem. Isso garante assistência em caso de emergências médicas, perda de bagagem ou outros imprevistos.

Além disso, manter-se conectado à internet pode ser útil para evitar áreas isoladas à noite, acessar informações sobre segurança local, fazer ligações em casos de emergência e manter-se em contato com alguém de sua confiança.

Ao explorar novos lugares, é essencial permanecer atento aos seus pertences e confiar em seus instintos. Se algo parecer suspeito ou perigoso, não hesite em sair da situação e procurar ajuda.

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.