Me tornei minha melhor companhia de viagem

Eu tive e fiz questão durante muito tempo de ter companhia pra viajar. Por longos anos meu companheiro de relacionamento esteve comigo, por tantos destinos que nem consigo enumerar, e foram momentos incríveis de serem compartilhados.

Até que veio a separação e com isso algumas amigas começaram a fazer esse papel de “melhor companhia de viagem“. Compartilhar uma viagem com uma amiga é diferente de compartilhar com um par romântico, mas está aí, a palavra que não deixa de fazer parte dessa frase quando você está viajando com alguém é “compartilhar”.

Compartilhar, dividir, repartir, rachar… tudo isso, em algum momento, também pode se tornar complicado. Viajar com alguém é estar propenso a abrir mão de coisas que nem sempre estamos dispostos.  A escolha do destino já pode ser impasse, o tipo de hospedagem também. Se você gosta de ficar em hostel e sua companhia em hotel de luxo, talvez aqui já exista um problema.

melhor companhia de viagem
Primeira viagem solo em Miguel Pereira – RJ

E você pode dizer: “Mas Débora, se estou falando da “melhor companhia de viagem”, claro que teremos gostos parecidos”. E pode ser, mas os momentos de vida podem ser diferentes. Você pode estar com muita grana e seu amigo com pouca ou vice versa e aí, até na hora de escolher o restaurante pra comer haverá aquela sinuca de bico, pois um pode preferir a aquele bistrô gourmet super caro, mas que será “a experiência da viagem” enquanto o outro só poderá investir alguns trocados no fast food.

A vida passa e a gente amadurece e muda, e nossos gostos mudam junto e alguém que cumpriu esse papel durante algum tempo ou durante muito tempo, pode já não se enquadrar tão bem. E foi aí que descobri que sou a minha melhor companhia de viagem.

Viajando Sozinha em Porto Alegre
Viajando Sozinha em Porto Alegre

Viajando sozinha sou eu quem decido o destino, a hora que vou acordar pra começar meu roteiro, que passeios vou fazer no dia, onde vou comer, se vou gastar muito ou pouco, se me permito fazer amigos pelo caminho, se vou sair a noite ou dormir cedo e até se chegou o momento de voltar pra casa antes da data marcada.

Contudo, viajar sozinha não é um mar de flores e não é pra qualquer um, há muitas desvantagens que precisam ser colocadas em questão: você não vai ter ninguém pra tirar sua foto e seu “melhor amigo” precisará ser um tripé ou pau de selfie, você não terá ninguém para rachar a conta do bar e se for mulher muitas vezes poderá se sentir insegura na hora de sair a noite ou mesmo de frequentar um lugar mais deserto.

Viajando Sozinha em Valença no Vale do Café
Viajando Sozinha em Valença no Vale do Café

Se você tem vontade de embarcar numa viagem solo pois ficou sem nenhuma companhia pra viajar com, eu recomendo que você comece fazendo passeios sozinha pela sua cidade, indo a uma cafeteria e até ao cinema para entender como você se sente estando só e vá aumentando a proporção aos pouquinhos.  Que tal começar como eu? Indo pra uma cidade vizinha que te permita voltar pra casa rapidamente caso se sinta desconfortável?

No mais, carregue um bom livro e mantenha o grupo de mensagem das amigas mais chegadas ativo no celular, assim, você pode não compartilhar os momentos pessoalmente, mas poderá compartilhar virtualmente mandando fotos e vídeos ou apenas batendo um papo descompromissado sobre qualquer assunto.

Gostaria de fechar esse texto reflexivo com a frase de um pensador popular: “Seja você a sua melhor companhia. Todas as outras são passageiras“.

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.