O que fazer em Montevidéu em 2, 3, 4 ou 5 dias na cidade

O que fazer em Montevidéu | Essa cidade não costuma ser a primeira opção de destino para quem sai no Brasil pela primeira vez. Esse título é de Buenos Aires. Contudo, quem subestima Montevidéu perde a oportunidade de conhecer uma cidade segura, com um povo amável, belíssima e cheia de história pra contar.

Veja também
– Como conhecer Montevidéu gastando pouco
O que fazer em Montevideo num domingo

Nesse artigo vamos falar sobre os principais atrativos de Montevidéu e porque é uma transgressão depreciar o potencial turístico da capital uruguaia.

O que fazer em Montevidéu

Plaza Independencia

Essa praça localizada na região central de Montevidéu é um  ícone e um dos principais cartões postais da cidade.

Está rodeada de edifícios importantes como a Torre Executiva, o Palácio Estevez (Museu da Casa do Governo) e o Palácio Salvo, que falaremos mais adiante.

Decorada com jardins preservados e bancos para descanso ela também mantem em seu centro a estátua de General Artigas, um importante líder político para a história do Uruguai. Abaixo da estátua, num espaço subterrâneo, fica um mausoléu com os restos mortais do mesmo. O espaço pode ser visitado.

Dividindo a Cidade Velha da Plaza Independencia está a Porta de La Ciudadela, outro ponto turístico o qual abordaremos mais detalhes a seguir. No contraponto da Porta de La Ciudadela é onde se inicia a Av. 18 de Julio. Essa importante avenida de Montevideo se estende por 3km e concentra lojas, restaurantes, farmácias, mercados, bancos e o comercio em geral.

Você pode optar por fazer um free walking tour gratuito pela Plaza Independencia e Ciudade Vieja. Reserve com antecedência nesse link para garantir a sua vaga. Caso goste do passeio, você opta contribuir com o que quiser.

Eu fiz o free tour  minha durante a minha visita e ele me ajudou a decidir os pontos turísticos em que gostaria de voltar e também a conhecer mais a história não só da cidade, mas de todo o Uruguai. O tour leva de 3h a 4h. Separe um bom espaço da sua manhã para fazê-lo. Esse é um passeio que recomendo bastante.

O que fazer em Montevideo
Plaza Independência

Porta de La Ciudadela

Originalmente construída como parte da fortificação que cercava a Cidade Velha e a protegia a mesma contra os invasores, a Porta de La Ciudadela acabou sendo desmontada após a independência do Uruguai, quando o restante das fortificações também foram demolidas.

Contudo, as pedras que faziam parte de sua estrutura foram preservadas. Ela chegou a ser remontada na Escola de Artes e Ofícios em 1892 e lá permaneceu por 67 anos, mas em 1958 foi elaborado um plano para devolver a “porta” para seu local original como uma forma de destacar sua importância histórica e simbólica para a cidade e também ser um legado para gerações futuras. 

Essa transferência apenas foi concluída entre 1959 e 1960, mas houve uma pequena diferença em sua localização. Ela ficou mais alinhada com o que é hoje a Peatonal Sarandí.

Porta de La Ciudadela em Montevidéu
Porta de La Ciudadela

Palacio Salvo

Esse antigo edifício que fica de frente para a Plaza Independencia contribuiu de muitas formas para a história de Montevidéu e do Uruguai, que eu diria que fazer uma visita por lá é quase uma obrigação, apesar os 400 pesos que é preciso desembolsar para participar da experiência.

Inaugurado no ano de 1928, possui 27 pisos, 95 metros de altura e foi por muitos anos a edificação mais alta da América do Sul. Construído para ser um hotel de luxo, passou por um longo período de decadência e atualmente mistura apartamentos residenciais e escritórios e, a sua reintegração com o turismo está sendo proposta pelos próprios moradores.

Seu estilo é eclético, mas é possível ver traços neogóticos e art decó, além disso alguns afirmam (sem comprovação) que o a construção está inspirada na divina comédia de Dante Alighieri, onde a parte mais baixa do edifício teria elementos decorativos com características relacionadas ao inferno, a parte mediana do prédio arranjada para que desse a ideia de purgatório e a parte mais alta dele possuindo adereços relacionados ao paraíso.

Ao fazer esse tour você será conduzido até o 25º andar, onde há um mirante secreto e pouco conhecido, mas com uma vista deslumbrante para a Plaza Independencia.

Depois de tudo isso que já te contamos vale saber que o Palacio Salvo ainda tem outras duas curiosidades interessantes: para que fosse possível a construção do mesmo foi necessário a demolir as edificações que antes ali estavam, isso englobou o bar conhecido por “La Giralda”, onde foi concebido o tango “La Cumparsita“, interpretado por Carlos Gardel e tantos outros artistas, esta é considerada uma das músicas mais versionada da história.

Ao fazer o tour guiado no Palacio Salvo você também terá acesso ao Museu do Tango onde terá a possibilidade de conhecer mais sobre esse estilo musical.

A segunda curiosidade do Palacio Salvo é que ele tem um edifício considerado gêmeo, mas ele fica localizado na Argentina, mas especificamente na Avenida de Maio em Buenos Aires. Ele foi construído pelo mesmo arquiteto, contudo o prédio que fica na capital portenha é chamado Palácio Barolo.

Mirante no 25º andar do Palácio Salvo
Mirante no 25º andar do Palácio Salvo

Palácio Estevez (Museu da Casa do Governo)

Durante as minhas pesquisas de roteiro para Montevidéu não li muito sobre o Palácio Estevez (atual Museu da Casa do Governo), mas se você se interessa por história, mais uma vez, esse museu irá compor e enriquecer seu passeio pela Plaza Independência.

O espaço funcionou por muitos anos como sede da presidência uruguaia até que a mesma foi transferida para Torre Ejecutiva, que também fica na Plaza Independencia.

Após essa transferência o espaço passou a funcionar como o Museu da Casa do Governo, homenageando a história da democracia uruguaia através de suas figuras mais representativas, os presidentes da república que ocuparam o cargo desde o ano de 1830.

Por lá você irá poder observar objetos, vestuário, móveis, obras de arte, além de outros itens que faziam parte da vida desses presidentes, assim como de seus familiares. A entrada é franca.

Teatro Solís

O teatro foi inaugurado em 1856 e em 1937 foi adquirido pela Intendência de Montevidéu para ser convertido em um espaço público.

Considerado um dos principais teatros da América Latina, sua construção foi financiada pelo governo uruguaio e por doações de cidadãos locais. Sua fachada foi inspirada no estilo neoclássico e é decorada com colunas coríntias.

Com interior imponente possui uma grande escadaria de mármore, cúpula de vidro colorido, ornamentos em ouro e sede de veludo vermelho. A sala de espetáculos tem capacidade para 1.200 pessoas.

Até hoje em funcionamento, o espaço recebe uma variedade de eventos, incluindo óperas, balés, musicais, concertos e espetáculos de teatro.

Ao longo de sua história, o Teatro Solís passou por várias reformas e renovações, incluindo uma importante reforma no início dos anos 2000 para restaurar a sua beleza original e melhorar as instalações. Hoje, ele é considerado um patrimônio nacional e é aberto ao público para visitas guiadas.

Teatro Solís
Teatro Solís

Peatonal Sarandí

Começa a explorar a Cidade Velha a partir da Calle Sarandí, uma rua que é exclusiva para pedestres, repleta de museus, restaurantes, lojas, cafés, lanchonetes e livrarias, incluindo a famosa Más Puro Verso.

Lá também é o endereço do Museu Torres Garcia, dedicado ao artista plástico uruguaio. A Peatonal Sarandí se estende até a Plaza de la Constitución.

Peatonal Sarandí
Peatonal Sarandí

Plaza de la Constitución e Igreja Matriz

Ao chegar na Praça da Constituição pode-se admirar vários prédios históricos. Destacam-se a Catedral Metropolitana e o Cabildo.

A Catedral Metropolitana é a principal igreja da cidade. Sua construção iniciou-se em 1790, mas obra foi concluída apenas em 1804. Ela possui estilo neoclássico espanhol e seu interior é de pedra branca, com detalhes em dourado.

Já o Cabildo já funcionou como sede para o governo colonial , além de também ter abrigado o Poder Legislativo, o Conselho Nacional de Administração e o Ministério de Relações Exteriores e durante 1829 foi palco da discussão e sanção da Constituição do Uruguai.

Ele também foi declarado Monumento Histórico Nacional em 1975 e desde 1958 funciona como o Museu Histórico do Cabildo abriga o arquivo histórico da cidade.

Catedral Metropolitana na Praça da Constituição em Montevideo
Catedral Metropolitana na Praça da Constituição

Plaza Zabala e Museu de Artes Decorativas

Em uma caminhada rápida a partir da Praça da Constituição você chega a Praça Zabala, bem arborizada, com bancos para descanso e com uma estátua de General Bruno Mauricio de Zabala, fundador de Montevidéu.

Lá também fica o Museu de Artes Decorativas, também conhecido como Palacio Taranco, considerado a expressão mais representativa da arquitetura residencial do século XX na cidade, tendo servido de moradia à família Ortiz de Taranco de 1910 a 1943.

A construção foi encomendada aos arquitetos franceses Charles-Louis Giralut e Jules-Leon Chifflot, os mesmos autores do Petit Palais, Museu de Belas Artes de Paris, o que explica todo o requinte da construção que também é um Monumento Histórico Nacional.

Seu acerco é composto principalmente pelo mobiliário e pelas obras de artes da antiga residência, entre pinturas, esculturas, porcelanas e cristaleiras.

Praça Zabala em Montevidéu
Praça Zabala

Mercado del Puerto

O Mercado del Puerto é pequeno não é grande, mas é jeitosinho e organizado. Atua como se fosse um polo gastronômico, mas também possui lojas de souvenires.

Ainda que pratique preços inflacionados acaba sendo opção de muitos turistas para o almoço. A maioria dos restaurantes servem a famosa parrillada (prato com variadas carnes assadas na parrilla, que é, em resumo, uma  churrasqueira à base de lenha), mas fique atento se você tem paladar sensível, pois a parrillada normalmente inclui partes do boi como os rins, intestino e entranhas, que não são tão comuns ao paladar dos brasileiros. Se for seu caso, peça sem!

Um dos restaurantes mais famosos é o El Palenque mas lá também é possível encontrar opções de restaurantes que servem peixes e frutos do mar.

Ali também é uma opção para tomar provinhas gratuitas do medio y meio, uma tradicional bebida de Montevideo que é uma mistura de vinho branco e espumante.

Mercado do Porto

Mirante da Intendência de Montevideo

A visita já começa quando o elevador panorâmico sai do chão e não para de subir. Ao chegar lá no alto nos deparamos com uma das mais belas vistas da cidade, um mirante de 360° que alcança quase todos os pontos turísticos de Montevidéu.

Além do ambiente elaborado com uma decoração de muito bom gosto, uma das coisas que eu achei bem interessante é que enquanto você caminha pelo mirante você encontra a marcação no vidro dos monumentos que estão a sua vista.

Ele está localizado na Av. 18 de Julio, mas a entrada em efetivo se dá pela pela rua Soriano, que é paralela a Av. 18 de Julio.

Lá também funciona uma lojinha com vendas de suvenires do Uruguai e uma cafeteria. Esse é um dos melhores locais para assistir o pôr do sol na cidade e a entrada é gratuita.

Mirantes em Montevideo
Mirante Panorâmico da Intendência

Parque Rodó

Uma vasta área no meio da cidade, super bem conservado (diferente de relatos que havia lido antes de embarcar) e cheio de entretenimento: esse é o Parque Rodó.

Há banquinhos de descanso posicionado na sombra de árvores, área gramada para realização de piqueniques, quadras esportivas, lagos, pontes, chafarizes, banheiros públicos e pessoas passeando com seus pets, tomando seus mates ou fazendo as duas coisas simultaneamente.

Por lá ainda existem algumas empresas que realizam aluguel de bicicleta ou aluguel de pedalinhos por hora para fazer passeio pelo lago.

Me arrependo de não ter dedicado mais tempo a caminhar sem pressa pelo parque Rodó.

Letreiro

O letreiro de Montevidéu incialmente surgiu para um evento temporário, mas acabou se tornando parte da cidade e claro, um ponto turístico que os visitantes amam fotografar. Foi inaugurado em janeiro de 2014, mas passou por uma renovação no ano de 2018 e vem mudando de cor desde então.

Esse letreiro “oficial” de Montevidéu fica na Praia de Pocitos, no canto esquerdo de quem olha de frente para o mar.

Letreiro de Montevidéu
Letreiro de Montevidéu

As Ramblas

As ramblas da cidade funcionam como um calçadão que margeia a área da praia. As praias de Montevidéu são formadas pelo Rio da Prata e as ramblas permitem uma agradável caminhada.

A rambla da Praia de Pocitos, por exemplo é cheia de prédios residenciais e pontuada com alguns restaurantes e endereços comerciais ao logo da orla.

Elas também são muito utilizadas pelos locais para caminhada, corrida e para pedalar de bike. Alguns endereços por ali também oferecem o aluguel de bicicleta, caso seja do seu interesse.

Praia de Pocitos
Praia de Pocitos

Feira Tristán Narvaja

Ir até a Feira Tristán Narvaja foi de fato uma grata surpresa. Essa que acontece apenas aos domingos e que eu achei que era apenas uma feira de cacarecos me surpreendeu positivamente.

Por lá há de tudo, desde artigos em couro como cintos, sapatos, carteiras, suvenires do Uruguai (especialmente dos times de futebol Nacional e Peñarol), roupas, legumes, frutas, verduras, estátuas vivas, roupa íntima. É um lugar muito musical, seja pelas músicas que tocam nos rádios espalhados pelas barraquinhas, ou pelos vendedores gritando seus produtos com aquele sotaque “ecoante”.

Ela se estende por muitas ruas além da principal, é um lugar para se perder, mas também entender sobre a cultura uruguaia.

Feira Tristán Narvaja
Feira Tristán Narvaja

Estádio Centenário

O estádio é obra do arquiteto Juan A. Scasso e o mesmo foi construído em um tempo recorde de nove meses. Foi inaugurado em 1930 para ser a sede da primeira Copa do Mundo. No ano de 1983 o estádio foi declarado pela FIFA como um monumento histórico do futebol mundial.

O nome do estádio “Centenário” é uma à celebração do 100º Aniversário da Primeira Constituição do Uruguai.

No mesmo local também fica o Museu do Futebol que pode ser visitado, assim como uma área na arquibancada. O ingresso em setembro de 2022 custava 300 pesos para estrangeiros e 150 pesos para os uruguaios.

Estádio Centenário

Faro de Punta Carretas

Construído em 1876 e com uma altura de 21 metros esse farol é até hoje um ponto de referência para barcos que navegam em direção ao Porto de Buceo ou para a entrada do rio de Santa Lucía.

Desde 1948 ele dispara um flash vermelho a cada 10 segundos para se diferenciar dos outros faróis e bóias. É uma região um pouco erma, mas nos seus arredores você poderá desfrutar da bela vista da região.

Fortaleza del Cerro

Localizada no bairro mais alto de Montevideo, esse é um ótimo local para admirar a cidade de cima.

Tome um taxi ou uber para chegar até lá, pois esse é um dos poucos bairros da cidade que não é considerado seguro, por isso é melhor optar por uma opção de transporte que te deixe bem na porta do monumento.

Antes de entrar na fortificação aproveite para tirar uma foto no novo letreiro que foi instalado bem na sua frente, com a cidade servindo de pano de fundo para a sua foto.

Para entrar na Fortleza você terá que desembolsar 50 pesos uruguaios, algo em torno de R$ 10 (valor em setembro de 2022).

Dá para fazer um passeio tranquilo pela área externa observando os canhões utilizados na proteção da fortaleza, e claro, admirar a vista.

Na sequencia você também pode conhecer o Museu General Artigas, que funciona dentro da fortaleza, cheio de documentos, fotos e armamentos que foram utilizados na defesa das terras uruguaias.

Apesar de estar um pouco fora de mão e ser uma atração um tanto isolada para ser combinada por outros passeios eu curti a experiência de visitar a fortaleza. Esse é um dos passeios considerados “fora da rota” na cidade.

Veja também 5 mirantes em Montevideo para admirar a cidade de cima

Fortaleza Del Cerro
Fortaleza Del Cerro

Torre de Telecomunicações

A torre é a sede da companhia estatal de telefonia Antel. O prédio, inaugurado em 2002, é um edifício futurista e possui 160 metros de altura.

Sua estrutura se assemelha a outro edifício famoso que existe em Dubai, o hotel o Hotel Burj Al Arab, e isso não é por acaso, pois o arquiteto uruguaio Carlos Ott esteve envolvido nas obras tanto do prédio que fica em Montevidéu, tanto do outro que fica lá nos Emirados Árabes.

Há um mirante no 26º piso que proporciona uma vista diferenciada para a cidade.

Palacio Legislativo

O prédio desenhado pelo arquiteto Vittor Meano possui estilo neoclássico com inspiração grega. Ele foi inaugurado em 25 de agosto de 1925 em homenagem aos 100 anos da declaração da independência do país e é sede do poder legislativo.

Uma belíssima e imponente construção, decorada com muitos tons de mármore além de mosaicos importados de Veneza.

Na visita guiada é possível visitar vários ambientes, dentre eles a Biblioteca del Poder Legislativo, a segunda biblioteca mais importante do país com um acervo de cerva de 250 mil livros e uma réplica da Vênus de Milo.

Cerrito de la Victoria

Esse é o segundo ponto natural mais alto da cidade, ficando atrás do bairro de Cerro, onde fica a fortaleza de mesmo nome e que comentamos nesse texto. Já foi um local de vigilância militar e seu nome faz referência a vitória revolucionária frente as tropas espanholas no ano de 1812.

No ponto mais alto desse cerro encontra-se o Santuário Nacional do Sagrado Coração de Jesus, com sua cor avermelhada e que data de 1919. É um ponto turístico que fica fora da rota de passeios tradicionais na cidade, mas vale a pena ser visitado caso você tenha um período mais prolongado de visita a cidade.

Shoppings de Montevidéu

Shopping é sempre algo que deixo de fora dos meus roteiros e não faço questão de conhecer nas cidades que visito pelo mundo afora. Contudo, se você é um apaixonado por shoppings, vale saber que os mais comentados de Montevidéu são: Shopping Punta Carretas, que funciona num prédio que já foi um presídio e o Shopping Montevideo.

Outros atrativos de Montevidéu

– Jardim Botânico no bairro do Prado
– Cassino Carrasco
– Museu do Carnaval
– Mercado Agrícola de Montevidéu
– Museu Andes 1972
– Museu Torres García
– Bus Turístico

O que fazer em Montevideo a noite – Vida Noturna

Baar Fun Fun

Um dos passeios recomendados é fazer uma visita ao Baar Fun Fun (com som de “u” mesmo). Apesar de ser um daqueles tipos de shows para turistas é uma oportunidade de conhecer um pouco da musica popular uruguaia como o tango e o camdombe.

Como o espaço é pequeno recomenda-se fazer reserva ou chegar cedo.

Onde comer em Montevidéu

Mercado Ferrando

Uma espécie de mercado gourmet com uma pegada moderno-industrial, mas que também é super fotogênico e aconchegante. Esse um lugar bacana para visitar na hora do almoço ja que lá dentro estão concentradas opções variadas de restaurantes, desde petiscos, burgueres, pokes, pizzas, comida mexicana, até cervejaria artesanal, loja de vinhos, sorveteria, confeitaria e até uma livraria existe por lá.

Há opções de mesas individuais e compartilhadas e ao fundo há uma área com ventilação natural onde estão concentradas outras mesas, espaço ideal para um drink descompromissado.

Mercado Ferrando
Mercado Ferrando

Cafe Brasilero

Está buscando um lugar para tomar um café? Saiba que o Café Brasileiro é considerado o café mais antigo de Montevidéu e em atuação desde 1877 ele tem grande importância para a cidade sendo declarado patrimônio arquitetônico.

É um local pequeno com estilo art nouveau e que mantém seu charme. Em seus tempos áureos era frequentado por escritores famosos como Juan Carlos Onetti e Eduardo Galeano.

O Café Brasileiro fica na Rua Ituzaingó, 1447, na Cidade Velha.

Café Brasileiro
Café Brasileiro

Restaurante Arcadia

Localizado dentro do hotel Radisson Montevideo Victoria Plaza, que fica na Plaza Independência, funciona o Restaurante Arcadia, que é aberto também aos não hóspedes.

Ele funciona nos pisos superiores e de lá você poderá desfrutar de uma vista especial para a cidade. O funcionamento é diariamente de 12h às 15h para o almoço e o serviço é no esquema buffet. Já aos sábados eles também tem o serviço de brunch.

Quando ir a Montevidéu – Melhor época para visitar

As estações do ano no Uruguai são bem definidas, e o clima é muito parecido com as cidades do sul do Brasil.

A alta temporada do turismo acontece nos meses de verão, quando as temperaturas estão mais quentes e consequentemente, os pontos turísticos mais cheios e o preço dos serviços turísticos mais altos (dezembro a março). Entre meados de dezembro até o fim do carnaval é o período mais crítico.

Entre abril e novembro as atrações turísticas estarão mais tranquilas e os preços dos serviços mais baixos, mas as temperaturas também, sendo a temperatura mínima na casa dos 11º.

Eu viajei para Montevidéu no mês de setembro, e apesar das temperaturas variando entre 9º e 18º eu peguei dias lindos, como vocês podem observar nas fotos ao longo desse artigo.

Plaza Independencia vista do Palacio Salvo
Plaza Independencia vista do Palacio Salvo

Quantos dias ficar em Montevidéu

Já deu pra notar a quantidade de atrativos que a cidade tem, não é mesmo? Eu adorei conhecer a capital do Uruguai e inclusive sai de lá com gostinho de quero mais, com vontade de fazer muitas outras coisas.

Penso que ficar de 1 a 2 dias é muito pouco, mas se você tem apenas esse tempo, é possível fazer um roteiro adaptado.

Um roteiro de 3 dias talvez seja o ideal para maioria dos viajantes. Já eu, como gosto de viajar no estilo slow travel, decidicaria de 4 a 5 dias para passear por lá, ou voltaria outras vezes.

Abaixo fizemos uma sugestão de roteiro de como você pode dividir seus dias em Montevidéu.

Ruas da Cidade Velha
Ruas da Cidade Velha

Roteiro dia a dia em Montevidéu

O que fazer em Montevidéu em 1 dia

Se eu tivesse apenas 1 dia para visitar a cidade focaria em conhecer as atrações da Plaza Independencia (Palacio Salvo, Porta de la Ciudadela, Teatro Solis), depois pegaria a Peatonal Sarandí para caminhar pela Cidade Velha até o Mercado do Porto. Para fechar o dia subiria ao Mirante da Intendência para assistir ao pôr do sol

O que fazer em Montevidéu em 2 dias

Com um segundo dia na cidade começaria passeando pelo Parque Rodó e de lá seguiria para o Letreiro de Montevideo e depois faria uma caminhada pela Rambla.

A partir daí você pode almoçar no Mercado Ferrando e depois visitar o Estádio Centenário ou o Faro de Punta Carretas, o que fizer mais o seu estilo.

Você pode finalizar o dia vendo a cidade de um outro ângulo do alto da Torre de Telecomunicações.

O que fazer em Montevidéu em 3 dias

Com três dias em Montevidéu você pode aproveitar alguns passeios com mais calma, como visitar a Fortaleza del Cerro, fazer uma visita guiada no Palacio Legislativo ou mesmo no Teatro Solís.

Se algum dos dias da sua viagem cair num domingo você poderá caminhar com calma pela Feira Tristán Narvaja e também tirar um tempo para conhecer o Mercado Agrícola de Montevidéu ou outros museus como o Museu do Carnaval, Museu Andes 1972 ou Museu Torres García.

O que fazer em Montevidéu em 4 dias

Essa é uma oportunidade de conhecer os pontos turísticos fora da rota como ir até o Bairro do Prado para conhecer o Jardim Botânico ou ainda o Cerrito de la Victoria. Se você é uma pessoa que gosta de fazer compras que tal incluir aqui uma visita aos shoppings famosos como o Shopping Punta Carretas ou o Shopping Montevideo?

O que fazer em Montevidéu em 5 dias

Essa é uma oportunidade de conhecer as famosas bogedas de vinho que ficam nos arredores de Montevidéu como a Bodega Bouza, a Vinicóla Pizzorno, a Bodega Carrau, adega Familia Dardanelli, entre outras.

Mercado do Porto - Área externa
Mercado do Porto – Área externa

Onde ficar em Montevidéu

Durante a minha viagem por Montevideo tive a oportunidade de ficar hospedada em 2 hostels: o Che Lagarto Hostel Montevideo e no Destino26 Hostel.

Che Lagarto Hostel Montevideo, apesar de ficar bem perto da Av. 18 de Julio e da rodoviária da cidade, eu não gostei tanto da localização. Ele está classificado no Booking com nota de 7,6 e possui tanto quartos compartilhados quando suítes privativas. O café da manhã não está incluído no valor da diária, mas custa 200 pesos (cerca de R$ 25) e é simples.

O valor da diária para uma pessoa em quarto compartilhado sai por R$ 65. A limpeza é boa, e mesmo que no Brasil a rede “Che Lagarto” seja considerada uma rede de hostels mais festeiras, não foi o caso dessa unidade que fica em Montevideo. Não ocorreu nenhuma festa ou baderna enquanto estive por lá. O Che Lagarto possui cozinha compartilhada e wi-fi grátis.

Já o Destino26 Hostel está localizado na região de Pocitos e perto da praia de mesmo nome, que é uma das favoritas de Montevideo na opinião dos turistas.

Está classificado no Booking com uma boa nota de 8,8 e também possui quartos duplos ou compartilhados. O valor da diária em dormitório compartilhado sai por R$ 86,00 por pessoa e aqui o pessoal costuma ficar mais aninado a noite, conversando e trocando experiencia nas áreas comuns.

O hostel disponibiliza café da manhã simples já incluído no valor da diária, wi-fi gratuito, cozinha compartilhada, lounge de uso comum, jardim e churrasqueira. A limpeza dos banheiros não é excelente, mas também não é uma decepção, é ok.

Veja outras opções de hospedagem em Montevidéu:

Pocitos Plaza Hotel
Classificação dos usuários do booking: 8,1
Valor médio da diária: R$ 324,00 para um casal em quarto duplo
Oferece: Café da manhã incluído no valor da diária, sauna, bar, serviço de praia (guarda-sóis, cadeiras e toalhas), área kids, serviço de quarto, academia, restaurante, estacionamento privativo (pago à parte) e wi-fi gratuito.

Ibis Montevideo Rambla
Classificação dos usuários do booking: 8,2
Valor médio da diária: R$ 354,00 para um casal em quarto duplo
Oferece: Restaurante, bar, recepção 24h, estacionamento privativo (pode ser cobrado à parte) e wi-fi gratuito.

Vivaldi Hotel Loft Punta Carretas
Classificação dos usuários do booking: 8,3
Valor médio da diária: R$ 368,00 para um casal em quarto standard
Oferece: Café da manhã incluído no valor da diária, piscina ao ar livre,  academia, lounge compartilhado, serviço de quarto, restaurante e wi-fi gratuito.

Dazzler by Wyndham Montevideo
Classificação dos usuários do booking: 8,0
Valor médio da diária: R$ 374,00 para um casal em quarto clássico
Oferece: Café da manhã incluído no valor da diária, piscina ao ar livre, academia, spa (com sauna, banho turco e banheira),  jardim, lavanderia (custo adicional), serviço de quarto, bar, wi-fi gratuito e é pet friendly.

Nenhuma das opções acima te agradou? Nós podemos te ajudar a encontrar a melhor opção de hospedagem para o seu perfil de viajante. Envie um email para contato@odiariodeumaviajante.com.br e conte conosco para encontrar o seu hotel ideal.

Como chegar em Montevidéu

De avião

Próximo a Capital fica o Aeroporto Internacional de Carrasco (cerca de 20 km de distância).  Há voos do Brasil saindo a partir de várias cidades.

De ônibus

A empresa TTL faz o trajeto saindo de várias cidades do Brasil como por exemplo Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, entre outras. As saídas de Porto Alegre custam em torno de R$ 400 – R$ 500 o trecho para uma viagem de aproximadamente 12h (valores pesquisados em fevereiro de 2023).

De carro

Você também pode ir para o Uruguai de carro, caso queira, mas deve estar atento para algumas regras:

– É necessário levar o documento de propriedade do carro impresso.

– Se o veículo estiver em nome de terceiros (sejam eles pessoas físicas ou jurídicas) ou ainda alienado pelo sistema de leasing, será necessário providenciar uma autorização que conste os os dados do proprietário e do autorizado (nome, identidade, CNH) e do carro (marca, modelo, placa e chassi). Essa autorização precisa ter a assinatura reconhecida e apostilada em cartório.

– Para quem viaja com seu carro próprio é necessário possuir o seguro carta verde, que pode ser feito em seguradora, banco ou consulado do Uruguai. Se você vai alugar um carro dentro do Uruguai o seguro não se faz necessário.

Se você pretende alugar um carro para fazer o trajeto Montevidéu x Colonia del Sacramento ou Montevidéu x Punta del Este eu sugiro que você utilize a RentCars. Trata-se de uma comparadora de preços que trabalha com as principais locadoras do mercado, assim você pode comparar vários preços e escolher a que lhe oferecer o melhor custo x benefício.

Eu utilizei a RentCars para alugar um carro e fazer o trajeto Montevidéu x Punta del Este durante essa viagem e deu tudo certo. O carro inclusive já vem com a tag do pedágio, que dá desconto no valor a ser pago e você pode acertar tudo no final, junto a locadora.

Como circular em Montevidéu

Se você se hospedar no centro você conseguirá percorrer boa parte dos pontos turísticos a pé.

A cidade é bem servida com relação ao transporte público, e você pode usar o app da Moovit para encontrar os ônibus que passan perto da sua hospedagem e como funciona a frequência e a rota.

O preço da passagem varia de acordo com a distância percorrida. Um dos trajetos que realizei para descer a Av. 18 de Julio em direção a Plaza Independencia custou 36 pesos, enquanto outro ônibus que peguei do bairro de Pocitos até o Aeroporto de Montevidéu custou 84 pesos.

Um coisa que vale levar em consideração é o horário da sua chegada no aeroporto. Como meu voo chegou por volta de 22h e eu ainda não conhecia nada na cidade achei perigoso ficar andando de ônibus, com mala e dinheiro sozinha. Fechei com antecedência pela Civitaltis e deu tudo certo.

Optei pelo transfer ao invés do carro de aplicativo pois pela Civitaltis eu podia pagar com antecedência com o preço garantido em reais. Todos os orçamentos que eu fiz pela uber estava dando mais de 800 pesos, ou seja, mais de R$ 115, só que além desse valor ser cobrado em pesos no cartão com o adicional do IOF, ele ainda poderia variar por conta do horário da minha chegada. Avalie a melhor opção pro seu caso.

Carro alugado em Montevideo no trajeto para Punta del Este
Carro alugado em Montevideo no trajeto para Punta

O que fazer em Montevidéu com chuva

Caso você pegue chuva durante a sua viagem ainda dá pra adaptar o seu roteiro em Montevidéu. Você pode fazer o tour guiado no Palácio Salvo, no Teatro Solís e também no Palácio Legislativo.

Você também pode aproveitar para conhecer alguns museus como o Museu da Casa do Governo, o Museu de Artes Decorativas e o Museu Histórico do Cabildo (entre outros), além de visitar com calma a Igreja Matriz.

Passar um tempo petiscando no Mercado do Porto acompanhado de uma garrafa de medio y meio ou ainda caminhar pelos shoppings de Montevidéu.

Como ultima opção você também pode visitar o Museu do Futebol dentro do Estádio Centenário.

Eventos em Montevidéu

Gran Prêmio Ramirez

Acontece em janeiro o principal evento de turfe uruguaio (corrida de calavos) no Hipódromo de Maroñas.

Carnaval

Acompanha o calendário nacional, geralmente em fevereiro e é considerado um dos carnavais mais longos do mundo. Apesar disso as festas costumam acontecer em ambientes fechados como arenas e teatros.

As festas nas ruas costuma ser apenas na abertura do carnaval (em geral ainda em janeiro) e no Desfile de Llamadas (a maior e mais famosa festa de candombé uruguaio) já em fevereiro.

Semana Criolla

Um evento organizado pela Intendência de Montevidéu desde 1925 que inclui uma ampla variedade de atividades como shows artísticos, concursos de habilidades, exposições de arte plástica e artesanato, gastronomia, produtos típicos e outros.

Esse evento abriga as mais antigas tradições da área rural do país, aproximando a cultura pecuária da capital, onde se destaca a figura do gaúcho, a payada como representação da arte repentista e os espetáculos de dança e folclore.

Geralmente acontece entre os meses de março e abril.

Festival do Tannat e do Cordeiro

Tradicionalmente no mês de junho as bodegas uruguaias convidam a todos (uruguaios e estrangeiros) a experimentarem uma de suas combinações mais deliciosas: o cordeiro uruguaio junto ao vinho tannat.

Noite da Nostalgia

Não só em Montevidéu, mas em todo o país, no dia 24 de agosto se comemora a Noite da Nostalgia. Na ocasião os bares, baladas e restaurantes abrem suas portas para as músicas antigas da década de 70 e 80 e promovem festas com temas nostálgicos.

Dia do Patrimonio

Evento que ocorre durante dois dias do mês de outubro. Na ocasião os espaços mais emblemáticos de Montevidéu (sejam públicos ou privados), ficam abertos para o turismo. Muitos deles inclusive oferecem visita guiada.

Museu en la noche (Noite no Museu)

Quase todos os museus de Montevidéu abrem suas portas drante a noite para serem descobertos de uma maneira diferente. O evento acontece em dezembro e em geral na segunda sexta-feira do mês.

Parque Rodó
Parque Rodó

Documentos, visto e vacinas contra covid

Brasileiros precisam ter passaporte ou identidade (RG) com foto condiga com a atual fisionomia do titular. Além disso agora é necessário apresentar comprovante de vacinação contra covid em espanhol, que pode ser obtido através do site CONECTE SUS. Caso você não tenha se vacinado terá que apresentar PCR ou teste de antígeno negativo, realizado até 72 horas antes da viagem. Crianças menores de seis anos estão isentas.

Agora também é necessário apresentar um seguro viagem com cobertura Covid-19, que falaremos mais detalhes na seção a seguir.

Entre os documentos que não são mais exigidos está a Declaração Juramentada do Uruguai. Desde agosto de 2022 a apresentação da mesma não se faz mais necessária.

Mirador da Intendencia
Mirante da Intendencia

Seguro viagem com cobertura Covid-19

Dentre as exigências para entrar no Uruguai, agora é obrigatório apresentar seguro viagem com cobertura covid.

Em parceria com a Real Seguros garantimos para os nossos leitores o melhor preço de seguro viagem.

Faça um orçamento sem compromisso e fique ligado na hora de fechar sua compra, pois o site sempre oferece algum cupom para um desconto adicional.

Câmbio e Moeda em Montevideo

Para quem opta por levar reais para trocar em Montevideo vale saber que os valores que as casas de câmbio estavam oferecendo para trocar reais por pesos não variavam muito, de qualquer modo, os melhores locais que encontrei para fazer troca de moeda foram as casas de câmbio pela Av. 18 de Julio que ficavam mais próximas da Plaza Independência, especialmente uma que fica para o lado esquerdo da Porta da Cidadela, na Rua Juncal.

De todo modo aconselho já sair do Brasil com algum dinheiro trocado em pesos uruguaios, para o caso de alguma emergência e a dica que sempre vale relembrar é pra evitar ao máximo de fazer conversões do aeroporto, pois o câmbio costuma ser sempre bem desfavorável.

Um outra dica importante é que para quem usa cartões de crédito ou débito emitidos fora do Uruguai para consumo de alimentos e bebidas terá direito a reembolso a do Imposto IVA, assim como desconto na locação de veículos que não tenham motoristas (o desconto é apenas para estrangeiros não residentes).

O reembolso gira em torno de 18% a 22% e já vem abatido automaticamente na fatura do cartão. Então mesmo que você tenha que pagar o IOF de 6,38% em cima do valor cobrado o valor reembolsado ainda valerá a pena.

Caso você não tenha interesse em usar seu cartão de crédito e também esteja com medo de levar muito dinheiro em espécie, uma solução viável pode ser abrir uma conta na Wise.

A Wise é uma plataforma de envio de dinheiro para o exterior. Uma conta denominada multimoeda na qual você pode receber, enviar e guardar dinheiro em 50 moedas diferentes, incluindo pesos uruguaios.

Com a ativação na conta você também receberá um cartão para fazer sua movimentação de valores e pagamentos no destinos com um custo muito mais em conta do que os “travel cards” tradicionais, sem tarifa de manutenção ou sem assinatura. Abra sua conta!

Dicas de Montevidéu

– Montevidéu é considerada uma cidade muito segura. Ela ficou no no terceiro lugar na lista de cidades latino-americanas com maior qualidade de vida no mundo, pela The Economist. É um bom lugar para quem está cogitando uma viagem solo.

– Atente-se aos feriados, pois boa parte dos pontos turísticos fica fechado nessas datas. Foi nessa de não conferir o calendário que perdi um dia inteiro no Chile.

O que eu faria diferente se estivesse montando um novo roteiro pra Montevidéu

Depois de conhecer a cidade preciso dizer que com certeza eu faria algumas coisas diferentes no meu roteiro. Resolvi trazer esses pontos aqui para que talvez você possa adaptá-los em sua viagem e aproveitar melhor os seus dias.

Contudo, as dicas que você encontrará nesse artigo são apenas uma sugestão de como dividir seus dias na cidade, mas você pode sempre adaptar excluindo atrações que não lhe interessam ou, ao contrário, incluindo outros atrativos caso tenha mais tempo ou mesmo passeios que lhe parecerem mais interessantes.

Começaria passando mais tempo no Parque Rodó. Eu fiquei pouco tempo por lá e não pude explorar o parque como um todo. Se tivesse mais tempo no meu roteiro teria alugado uma bike para conhecer cada cantinho desse parque, afinal, esse foi um lugar que eu amei visitar em Montevidéu.

Outra coisa que teria feito era a visita guiada pelo Teatro Solís. Depois de fazer o free walking tour e também pesquisar mais sobre a história do teatro, fiquei com vontade de adentrar suas altas portas altas e ver a beleza da construção também por dentro.

Passaria mais tempo caminhando na Cidade Velha. Minha passagem por ela também foi rápida, apenas durante a realização do free walking tour. Fiquei com vontade de me perder por aquelas ruas encantadoras que pareciam paradas no tempo.

Também não deu tempo de fazer a visita guiada no Palácio Legislativo, algo que não deixaria de fora se estivesse montando agora meu roteiro.

Também não tive tempo de conhecer de pertinho o Faro de Punta Carretas e visitar o Jardim Botânico no Bairro do Prado. Outros dois atrativos que terão que ficar para outra oportunidade.

Por fim, não me hospedaria do centro e dormiria todos os dias num bairro mais turísticos, para aproveitar os atrativos noturnos como bares e restaurantes.

Chip de Internet para celular

Para quem gosta de viajar conectado como eh vale saber que você pode pegar um chip de celular da Antel grátis no balcão de informações turísticas no momento do seu desembarque.

Esse chip ainda não virá carregado com nenhum valor, mas você pode obter crédito para ele nas casas de câmbio.

Durante a minha viagem eu fiz uma carga de 250 pesos (aproximadamente 32 reais) que valia por de 10 dias, mas como eu uso bastante a internet ela durou apenas 3 dias, quando tive que fazer uma nova carga de ais 250 pesos, ou seja, meus gastos com internet para 7 dias de viagem foram de R$ 64.

Se você não quiser se preocupar com a retirada desse chip, instalação e mesmo ficar parando para fazer recargas durante a sua viagem, uma opção é já sair da sua casa com um chip internacional de internet. Já chegar no destino com um chip internacional no meu celular garante que eu acesse mapas de localização, me comunique pelo whatsapp com meus parentes no Brasil, acesse e poste fotos online em minhas redes sociais sem ter que depender de wi-fi alheio e ainda utilize aplicativos de transporte como Uber e Cabify.

AmericaChip é um dos chips internacionais que recomendo. Você receberá o chip no conforto da sua casa, antes mesmo de sair do Brasil  e já embarca com o chip em mãos (no celular) e com as instruções para ativar quando chegar no exterior.

AmericaChip funciona em vários países espalhados pelo mundo (compre de acordo com o destino visitado), o suporte funciona 24 por dia em português e pelo Whatsapp e você ainda pode pagar parcelado no cartão de crédito.

Mapa de Atrações de Montevideo

Veja aqui o mapa com a localização das atrações que mencionamos ao longo desse artigo:

Arredores de Montevidéu

Dois destinos comuns de serem visitados a partir de Montevidéu são Colonia del Sacramento, que fica a 179 km de distância e Punta del Este, a 135 km de distancia, além dos circuito de enoturismo que pode ser feito nas bodegas de vinho dos arredores. Conheça alguns:

Custos da viagem ao Uruguai

Passagem: Emitida com milhas na Gol + R$ 332 de taxas de embarque
Seguro viagem para todo o período da viagem com cobertura covid: R$ 59,27
Aluguel de carro duas diárias: R$ 402,00
Carga para chip de internet: R$ 64
Montante gasto com carro de aplicativo, alimentação, transporte urbano, entrada em museus e passeios, gasolina e deslocamentos entre cidades: média de R$ 2.900 (R$ 414,28 por dia para uma pessoa). Já falei que o Uruguai é um país caro, né?

Hospedagens:
24 a 26/09 – Montevidéu – Che Lagarto – R$ 63 dia – R$ 126 total
26 a 27/09 – Colonia – El Viajero Colonia Hostel & Suites – R$ 82
27 a 28/09 – Montevidéu – Destino 26 Hostel (Pocitos) – R$ 85
28 a 30/09 – Punta – TAS D VIAJE Suites – Hostel Boutique  – R$ 97,37 dia – R$  194,75 total

Média de valores com alimentação:

Sanduíche de queijo e presunto no mercado – 40 pesos (aproximadamente R$ 5)
Água de 500ml – 53 pesos (aproximadamente R$ 7)
Promoção de duas empadas e um refrigerante de 600ml –  225 pesos (aproximadamente R$ 28)
Combos de lanches – média de 400 pesos (aproximadamente R$ 50)
*Todos os valores descritos referente a setembro de 2022

Outros artigos relacionados

Como conhecer Montevidéu gastando pouco

O que fazer em Montevideo domingo

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
4 respostas
  1. Excelente compilação, Débora! Parabéns pelo post tão completo e que será muito útil na organização da minha próxima viagem. Já estou empolgada em ver as coisas que você descreveu com tantos detalhes!
    Beijo grande,
    Regina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.