Calçada dos Gigantes: como visitar essa atração na Irlanda do Norte

A Irlanda do Norte vai muito além de uma visita rapida a capital, Belfast. Na minha visita a este país, um dos locais que estava no meu checklist de viagem, era a Calçada dos Gigantes, ou (Giant’s Causeway, no original inglês).

Veja também
Nem todo mundo pode largar tudo para viajar
5 blogs com dicas para viajar sozinha

O local é um geossítio que faz parte da lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO no Reino Unido, composto por cerca de 40 mil colunas de basalto com formato prismático. Essas colunas foram formadas quando uma enorme quantidade de lava basáltica se resfriou após uma erupção vulcânica que aconteceu aproximadamente há 60 milhões de anos, segundo especialistas.

Neste artigo, convido você a embarcar em uma jornada de descoberta sobre como planejar e aproveitar ao máximo sua visita à deslumbrante Calçada dos Gigantes.

Giant’s Causeway
Calçada dos Gigantes

Onde fica e como visitar a Calçada dos Gigantes

Ela está situada em uma localização costeira, nas proximidades da encantadora vila de Bushmills.

Além disso, encontra-se ao longo da Causeway Coastal Route, um percurso cênico que abraça a deslumbrante Costa de Antrim, conectando as cidades de Belfast (a cerca de 95 km) e Londonderry (a cerca de 65 km).

Você pode alugar um carro para realizar o trajeto, já que a CNH Brasileira é aceita e válida para dirigir na região. É importante mencionar que na Irlanda do Norte eles dirigem do lado esquerdo da via, seguindo o sistema de mão inglesa. Portanto, é necessário avaliar se você se sente confortável dirigindo nesse tipo de tráfego. Como motorista experiente no Brasil, confesso que pessoalmente não me senti à vontade para alugar um carro lá.

Se essa for a sua opção você tem duas opções de rota: Se quiser desfrutar de uma vista cênica ao se deslocar até o monumento, pode optar por percorrer a estrada costeira de Antrim, o que levará cerca de 2 horas de viagem. Por outro lado, se estiver com pressa e quiser chegar ao monumento rapidamente, pode optar pela rodovia A2.

Se alugar um carro não faz parte dos seus planos, contratar um tour é a maneira mais conveniente e confortável de explorar  a Calçada dos Gigantes e os diversos pontos turísticos nas proximidades. Essa foi exatamente a opção que escolhi para a minha viagem.

Se você está em Belfast você pode contratar o Tour pelos cenários de Game of Thrones + Calçada do Gigante, no meu caso, como eu estava em Dublin eu contratei a Excursão à Calçada do Gigante, Castelo de Dunluce e Belfast.

Além do conforto de poder relaxar e dormir durante a viagem o guia ainda vai dando explicações (em inglês) dos pontos turísticos os quais você está visitando, o que acaba sendo muito enriquecedor.

A partir de Belfast também dá pra alcançar a Calçada dos Gigantes de transporte público. Para chegar à Calçada dos Gigantes de trem, você pode partir de Belfast até Coleraine e, em seguida, pegar o ônibus Ulsterbus 172. A viagem total levará cerca de 2 horas.

Já de ônibus  você pode pegar o ônibus Goldline 221, que parte de Belfast Pottingers Entry High Street, e vai diretamente até a Calçada dos Gigantes. A viagem de ônibus leva aproximadamente 1 hora e 30 minutos.

Veja no mapa abaixo a localização da Calçada dos Gigantes:

Como aproveitar sua visita na Calçada dos Gigantes

Você poderá de ver de pertinho essa peculiaridade da natureza. As colunas, em sua maior parte em formato hexagonal, se enfileiram uma atrás da outra formando degraus desde o nível do mar e alcançam até 12 metros de altura.

Partindo do Centro de Visitantes, você tem duas opções de rota para chegar à Calçada dos Gigantes. A Rota Azul é a opção mais rápida, onde você descerá por uma estrada asfaltada de 1,2 km até chegar à formação geológica. Essa mesma rota também pode ser percorrida com um micro-ônibus (disponível por uma taxa adicional), o que proporciona acessibilidade para todos os visitantes.

A Rota Vermelha garante vistas estonteantes, passando pelas falésias e permitindo uma vista panorâmica da costa, até que você desce pela Escada dos Pescadores em direção às famosas formações de pedra. O esforço para fazer a rota vermelha é um pouco maior, assim como a distância, de 2 km.

Rota Azul para a Calçada de Gigantes
Rota Azul para a Calçada dos Gigantes

Existem ainda duas rotas adicionais, a Rota Verde e a Rota Amarela, mas elas não levam necessariamente a Calçada dos Gigantes, mas permitem visitar as falésias nos arredores. A rota verde é mais curta e a amarela é mais longa. Recomendo essas duas rotas apenas se você tiver mais tempo para explorar a região.

Não há custo para visitar a Calçada dos Gigantes, assim como a área natural e trilhas do seu entorno. O local está aberto todos os dias desde o nascer do sol até ao anoitecer.

No entanto, é importante mencionar que o acesso ao Centro de Visitantes é pago. Por lá os visitantes podem desfrutar de um pequeno museu que explora a história, a geologia e os detalhes desse monumento natural.

Dentro do Centro de Visitantes também fica um Café e uma loja de souvenires e 90% dos artigos ali vendidos são fabricados localmente. O horário de funcionamento é de 9h às 17h.

Caso você vá de carro vale saber que o estacionamento também é cobrado à parte.

Rota Vermelha - Calçada de Gigantes
Rota Vermelha – Calçada dos Gigantes

A Calçada dos Gigantes definitivamente é um lugar belo e ímpar, mas saiba que existem outros lugares no mundo com esse tipo de formação geológica como a Rocha dos Bordões, nos Açores em Portugal, o Pico Ana Ferreira, na ilha de Porto Santo, também em Portugal, a Gruta de Fingal, na ilha de Staffa na Escócia e até as Pedras do Cambira, em Apucarana, no Paraná, aqui no Brasil, entre outros destinos.

Calçada de Gigantes
Calçada dos Gigantes, à beira mar

Onde comer próximo a Calçada dos Gigantes

Como comentamos, dentro do Centro de Visitantes, é possível encontrar um Café, mas para acessá-lo é necessário pagar o ingresso.

Caso não tenha interesse nessa opção, aqui estão outras duas alternativas: O The Nook oferece uma variedade de pratos de carne, sopas e até opções vegetarianas. Funciona das 11h às 18h durante os meses de novembro a fevereiro, e das 11h às 21h de março a outubro.

Dentro da área do parque também fica o Causeway Hotel. Seu restaurante é aberto ao público e serve almoço, jantar, além de vender alguns snacks.

The Nook
The Nook

Onde se hospedar próximo a Calçada dos Gigantes

Conforme mencionado anteriormente, o Causeway Hotel está situado dentro da área do parque e é uma boa opção de hotel 3 estrelas para quem quer ficar mais tempo na região.

Uma opção mais em conta é o Finn McCools Giants Causeway Hostel que além de dormitórios compartilhados, também possui quartos privativos.

Uma outra opção é o Carnside Guest House, uma pousada que fica a uma distância de 5 minutos de carro da entrada para a Calçada dos Gigantes.

Há ainda outras opções na vila Bushmills, que fica a aproximadamente 10 minutos de carro.

Causeway Hotel
Causeway Hotel

 A lenda de Finn McCool

Uma lenda da mitologia irlandesa conta sobre Finn McCool, um gigante lendário que habitava a região da Calçada dos Gigantes, na costa da Irlanda do Norte.

De acordo com a história, Finn McCool era conhecido por sua força e habilidades extraordinárias. Diz-se que ele construiu a Calçada dos Gigantes como um caminho para enfrentar seu rival, Benandonner, que vivia na Escócia. Os dois gigantes desafiaram-se mutuamente, mas quando Finn McCool percebeu que Benandonner tinha o dobro de seu tamanho, voltou para casa e bolou com a esposa uma estratégia para se livrar de Benandonner.

Finn McCool fingiu ser uma criança dormindo em um berço e quando Benandonner chegou à costa da Irlanda do Norte e viu a suposta criança, o gigante escocês ficou apavorado ao imaginar o tamanho de Finn McCool, seu pai.

Assustado, Benandonner fugiu para a Escócia, destruindo parte da Calçada dos Gigantes no processo. Curiosamente, do outro lado do mar fica a Gruta de Fingal na ilha escocesa de Staffa, que possui colunas de basalto idênticas às encontradas na Calçada dos Gigantes.

A lenda de Finn McCool certamente é uma versão adorável e interessante sobre a formação da Calçada dos Gigantes, não é mesmo?

Calçada de Gigantes
Calçada dos Gigantes

Arredores da Calçada dos Gigantes

Se você optou pela excursão que recomendamos acima, o tour também incluirá algumas paradas em locais que foram cenários de filmagem da famosa série Game of Thrones. Essas paradas são uma experiência interessante, mesmo para aqueles que não são fãs da série.

Veja abaixo quais são as paradas mais tradicionais desses tours:

Castelo de Dunluce

O tour que eu fiz fez uma parada panorâmica (apenas para fotos) no Castelo de Dunluce, uma ruína medieval impressionante situada à beira de um penhasco, proporcionando uma vista incrível.

Suas características mais antigas são duas grandes torres circulares, remanescentes de uma fortaleza. O castelo ganhou fama recentemente por ter sido usado na aclamada série Game of Thrones, servindo como sede da Casa Greyjoy, o imponente castelo de Pyke.

Castelo de Dunluce - Game of Thrones
Castelo de Dunluce

Ponte de Corda Carrick-a-Rede

Outra famosa atração turística localizada na Costa de Antrim é a Ponte Carrick-a-Rede. Uma estrutura suspensa feita de cordas e tábuas, que se estende por uma fenda rochosa e conecta a costa principal a uma pequena ilha chamada Carrick-a-Rede.

Originalmente construída pelos pescadores de salmão para acessar seus pontos de pesca em 1765, ela foi reformada e oferece uma experiência emocionante para os visitantes, com vistas belíssimas do mar e das falésias íngremes.

Carrick-a-Rede Bridge
Ponte Carrick-a-Rede

Dark Hedges

Um icônico trecho de estrada cercado por majestosas faixas de faia (ou beech tree, em inglês). As árvores altas e imponentes se encontram acima na estrada formando um túnel natural.

Outro ponto que ganhou destaque mundial por fazer parte das filmagens de Game of Thrones. O local aparece algumas vezes na série como no episódio intitulado “Dark Wings, Dark Words” (Asas Escuras, Palavras Escuras), onde é retratado como Kingsroad, a estrada principal do continente fictício de Westeros.

faça-me um resumo sobre Dark Hedge
Dark Hedge

Destilaria Bushmills

A Destilaria da Bushmills é uma opção interessante para quem está explorando a região de carro e aprecia whisky.

Embora geralmente não esteja incluída nos tours que levam até a Calçada dos Gigantes, essa destilaria familiar existe há mais de 400 anos. O passeio custa 15 libras e oferece a oportunidade de fazer um tour guiado e desfrutar de uma degustação. (Valor apurado em julho de 2023).

Outros artigos relacionados

– Lugares para conhecer na Irlanda: explore esses 6 destinos na ilha

– Bate e volta em Cliffs of Moher: como chegar e dicas para visitar

Como conhecer Dublin gastando pouco

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.