Bate e volta em Cliffs of Moher: como chegar e dicas para visitar

Se você está em Dublin ou em algum outro lugar da Irlanda, não deixe de considerar um bate e volta nos Cliffs of Moher (ou Falésias de Moher). Essa é uma oportunidade imperdível para os amantes da natureza que desejam conhecer uma paisagem estarrecedora e estar em contato direto com a grandiosidade da natureza.

Veja também
Nem todo mundo pode largar tudo para viajar
A importância do Seguro Viagem

Estamos falando de um dos destinos mais populares da Irlanda e uma das atrações naturais mais impressionantes do mundo. Com suas falésias imponentes que se estendem por cerca de 8 quilômetros, atingindo alturas impressionantes de até 214 metros, essas formações rochosas oferecem vistas panorâmicas de tirar o fôlego.

Prepare-se para um dia repleto de maravilhas naturais, fotografia incrível e uma experiência que ficará gravada na memória para sempre.

como visitar os Cliffs of Moher
Cliffs of Moher ou Falésias de Moher

Onde fica e como visitar os Cliffs of Moher

Os Cliffs of Moher estão localizados na costa oeste do país, no condado de Clare. Apesar de ser possível visitá-los de transporte público isso não é muito recomendável, devido ao tempo de deslocamento.

Você também pode alugar um carro para realizar o trajeto, já que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Brasil é suficiente e válida para dirigir por lá. É importante mencionar que na Irlanda eles dirigem do lado esquerdo da via, seguindo o sistema de mão inglesa. Portanto, é necessário avaliar se você se sente confortável dirigindo nesse tipo de tráfego. Eu mesma dirijo há muito tempo no Brasil e não me senti confortável de alugar um carro por lá.

A maneira mais prática e econômica de realizar o bate e volta nos Cliffs of Moher é contratando uma excursão de dia inteiro. Além de poder relaxar durante o trajeto de ida e volta no ônibus e também ter com acompanhamento de guia, as excursões geralmente incluem paradas em outros pontos interessantes ao longo do caminho, além da visita principal aos penhascos. Isso proporciona uma oportunidade única para enriquecer sua viagem com experiências adicionais.

Existem tours disponíveis a partir de várias cidades para visitar as falésias e essas costumam ter preços tabelados, mas se você estiver em Dublin recomendamos Excursão aos penhascos de Moher, que além de ir até os Cliffs ainda inclui parada em Doolin, Burren e Galway. O tour inclui transporte, ingresso para os Cliffs e motorista e guia em inglês.

Veja no mapa abaixo a localização dos Cliffs of Moher:

Como aproveitar os Cliffs of Moher

Você já pode começar a aproveitar a viagem no caminho. Nas estradas da Ilha Esmeralda você poderá contemplar a  paisagem rural celta, seus vilarejos pitorescos e as ruínas de castelos.

No entanto, ao chegar ao nosso destino principal, você ficará absolutamente maravilhado com a imponência dos penhascos e as vistas panorâmicas do Oceano Atlântico. A natureza realmente presenteou essa região com uma beleza incomparável.

Dentro do parque que abrange as falésias, você encontrará duas trilhas claramente demarcadas, uma que segue para a direita e outra que segue para a esquerda. Se você estiver viajando com uma excursão, provavelmente terá pouco tempo para explorar ambas as trilhas e precisará escolher apenas um lado, mas se tiver viajando por conta própria, isso não será um problema.

A trilha que segue para o lado esquerdo também leva a Torre de O’Brien, estrutura construída em 1835 por Cornelius O’Brien para ser um ponto de observação.

Além disso, no local também funciona um Centro de Visitantes que oferece exposição autoguiada sobre os Cliffs e um teatro que oferece a possibilidade de adentrar numa aventura de realidade virtual em uma falésia.

Torre de O’Brien
Torre de O’Brien

Informações Uteis sobre os Cliffs of Moher

Horário de Funcionamento

O horário de funcionamento dos Cliffs of Moher varia de acordo com a época do ano. De novembro a fevereiro o parque funciona de 9h às 17h. Nos meses de março, abril, setembro e outubro o funcionamento é de 8h às 19h. Já nos meses entre maio e agosto o funcionamento é de 8h às 21h.

É sempre bom consultar os horários atualizados no site oficial antes de sua visita para garantir uma experiência tranquila. O tempo de visitação é livre a partir do momento da entrada.

Custo de entrada

O valor do ingresso pode variar de acordo com a época do ano. Normalmente fica entre € 7 e € 12 para um adulto. (Valores em abril de 2023). Cartões e dinheiro são aceitos como forma de pagamento e fazer a sua reserva online geralmente garante descontos adicionais.

Infraestrutura

Dentro do Centro de Visitantes há infraestrutura de banheiros, lanchonete, wi-fi e lojinhas de souvenires.

Na área externa há outras lojas de souvenires, além de estacionamento.

O parque possui acessibilidade para todos.

Excursão Cliffs of Moher
Cliffs of Moher

Quando ir aos Cliffs of Moher

Embora os Cliffs of Moher estejam abertos o ano todo, é importante considerar que a visita durante os meses de inverno pode não ser tão agradável devido ao frio intenso e aos fortes ventos que afetam a região.

Mesmo em outras épocas do ano é bom estar bem preparado com roupas potentes para o clima altamente imprevisível. O frio lá é ainda mais gelado do que em Dublin, por exemplo.

Se você está numa viagem longa pela Irlanda monitore as c0ndições climáticas com antecedência através de um ou mais sites de serviços de meteorologia e escolha o dia mais ensolarado para fazer a sua visita.

Cliffs of Moher e Torre de O’Brien
Cliffs of Moher e Torre de O’Brien

Vale a pena visitar os Cliffs of Moher

Os Cliffs of Moher são verdadeiramente o principal cartão postal da Ilha da Esmeralda. Com sua imponência e beleza natural, essas formações rochosas que existem há pelo menos 300 milhões de anos são um tesouro geológico.

Além de serem um espetáculo da natureza em todo seu esplendor, vale saber que os penhascos que já foram cenário para muitos filmes e séries, adicionando um toque de magia ao local.

Esta será uma experiência que ficará gravada na memória e nas fotografias como um momento de conexão com a história e a beleza da Irlanda.

Falésias de Moher
Cliffs of Moher

Outros artigos relacionados

Como conhecer Dublin gastando pouco

O que fazer em Dublin com chuva: Conheça mais de 10 atrativos

Lugares para conhecer na Irlanda: explore esses 6 destinos na ilha

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.