5 motivos para não abandonar seu blog de viagens agora

Com tudo que vem acontecendo no mundo, além de outros fatores que já vinham abalando muitos produtores de conteúdo do segmento das viagens, um dos tópicos que mais se fala nessa blogosfera é sobre o possível abandono dos blogs.

Veja também:
Como deixar a casa mais aconchegante em tempos de isolamento social
Destinos turísticos e outros locais que sumiram do mapa

Fato é que muitos blogueiros já vinham desanimados, seja pela falta de reconhecimento dos parceiros, pelo mau trabalho de alguns colegas da área ou ainda pela dificuldade de monetização x quantidade de trabalho e, a crise do covid-19 só veio pra aumentar a desmotivação geral.

Os acessos despencaram. Por aqui caímos em quase 90% e entrar nas ferramentas que medem as visualizações diárias das páginas no blog geram para qualquer blogueiro uma profunda tristeza.

abandonar seu blog de viagens

Em contrapartida somos companhias virtuais de pessoas que não conhecemos e que estão do outro lado da tela buscando qualquer informação que não seja sobre mortos ou quantidade de infetados.

Neste artigo, trago para vocês que estão pensando em “fechar as portas” do blog de vez, 5 motivos para refletirem, e quem sabe, talvez, mudem de ideia sobre abandonar seus blogs agora.

Conteúdo inapropriado

Estimular as viagens num cenário atual é totalmente inapropriado e isso faz com que muitos blogueiros de viagens se sintam desmotivados a continuar produzindo conteúdo. Como continuar escrevendo sobre viagens se a gente nem sabe como vai ser o segmento no futuro?

Mas podemos pensar fora da caixa e estimular os leitores a “viajar” dentro de casa. Seja através de livros, filmes, ou até fazendo um prato típico de uma outra cidade ou país. Já tem muitos blogs abrindo espaço pra um conteúdo além das viagens, afinal de contas, o blog é do autor, e ele tem que se sentir livre pra escrever sobre o que quiser, mesmo que o conteúdo prioritário sejam as viagens.

Pensando nisso, um post muito interessante que li recentemente no blog Viajar Correndo e que vale a leitura é o Criatividade, como pensar fora da caixa.

Use-o como uma distração

Pense no principal motivo que te levou a criar o blog. Se o seu motivo for o mesmo que o meu, criar o blog como um hobby, você pode continuar usando ele para os mesmos fins, ou seja, se divertir/distrair.

Você pode fazer posts mais reflexivos, crônicas, posts sobre dicas do que fazer na quarentena, como já falamos acima e vale até rever posts antigos que estavam precisando daquela atualização ou deixar posts prontos pro futuro.

Veja Mais:
8 livros de viagem para te inspirar

Mesmo que você não publique novos posts agora (ou publique sem divulgar), com o conteúdo pronto fica mais fácil adaptar ao novo cenário ainda enigmático que vamos ter pela frente.

Pense nos seus leitores assíduos

Pense na sua audiência.

Você construiu um público, cativou um leitor e tem uma platéia que volta ao seu site em busca de novos conteúdos, seja porque ela se identificou com o tipo de texto que você produz ou porque acredita na verdade das informações que você escreve.

Pelo instagram, nos famosos “stories” eles se sentem íntimos e te mandam direct, respondem as suas perguntas, enquetes e alguns até devem ter virado seus amigos, por que ter um blog também traz muitos amigos. Deixe que eles virem a sua força pra continuar.

Hora da reforma

Cansou da cara da sua logomarca ou do seu layout? Então aproveite essa “pausa” para uma reforma. Você pode deslocar a sua atenção temporariamente para outras coisas que não envolva a produção de texto. Você pode estudar sobre como melhorar a sua escrita, sobre produção e edição de vídeos para o seu canal do youtube, sobre a nova paleta de cores que você vai escolher para o seu novo layout, sobre fotografia, entre outros temas.

Você pode se envolver em muitas outras ações que não te deixe esgotado, pelo contrário, que te deixe entusiasmado.

Outra questão é que você pode não estar mais se identificando com o tipo de conteúdo que produz e consequentemente ao propósito do seu blog. Então porque não mudar seu segmento?

Você pode virar um blogueiro de moda, de decoração, ou qualquer outro segmento que te atraia. O de lifestyle, ainda permite que você mescle o tema viagens com assuntos do dia a dia e pode manter todo o conteúdo já produzido até então.

Seu blog é uma rica fonte de consulta

Os leitores utilizam seu blog para planejar suas viagens e depois que tudo isso passar, e vai passar, tudo o que você produziu até aqui ainda pode ser uma rica fonte de consulta.

Se você quer mesmo abandonar seu blog pois nada nele te dá mais prazer, pense em alocá-lo num domínio/servidor gratuito e fazer um post final aos seus leitores. De qualquer modo, os arquivos ainda poderão ser encontrados nas pesquisas do google e ainda poderão ajudar em muitos roteiros futuros.

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
8 respostas
  1. Ótimo post. Tenho usado o meu para falar as receitas que estou fazendo, dar dicas de como viajar mesmo de dentro de casa, entre outros. Precisamos nos adaptar e ser fonte de informação positiva 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.