Lugares para conhecer na Irlanda: explore esses 6 destinos na ilha

Lugares para conhecer na Irlanda | Conhecida como “Ilha Esmeralda” a Irlanda é um destino encantador. Um país repleto de história, belas paisagens e um povo acolhedor. Ao explorar as terras irlandesas, você irá se deparar com uma rica herança cultural, desde a antiguidade celta até as lendas medievais, além de toda natureza exuberante.

Veja também
Qual o seu perfil de viajante?
5 blogs com dicas para viajar sozinha

Você poderá entrar em contato com penhascos dramáticos, castelos imponentes e vales verdejantes. Seus sentidos serão cativados e as memórias serão duradouras. Embarque conosco nesse artigo e conheça 6 lugares que valem a pena incluir na sua viagem para a Irlanda.

Nesse artigo vamos explorar tanto a República da Irlanda quanto a Irlanda do Norte. Já que os dois países compartilham a mesma ilha e é bem fácil se deslocar entre eles.

Castelo de Doonagore entrado na descida dos Cliffs of Moher
Castelo de Doonagore entrado na descida dos Cliffs of Moher

Lugares para conhecer na Irlanda

Dublin

A capital de um país conta muito sobre ele e Dublin não seria diferente. Dublin é a capital da Republica da Irlanda e possui uma energia contagiante, além de arquitetura impressionante, muitos parques e um patrimônio cultural significativo.

Os pontos turísticos mais famosos da cidade e que geralmente são incluídos nos roteiros de viagem são o Phoenix Park, o Temple Bar (bar e bairro), a Christ Church Catedral e a St. Patrick’s Cathedral, o Castelo de Dublin, o Saint Stephen’s Green Park, a Trinity College e a Fábrica da Guinness Storehouse.

Com três dias de roteiro você conseguirá percorrer os pontos mais emblemáticos da cidade e reservar outros dias para descobrir outras paisagens irlandesas.

Rio Liffey no centro de Dublin
Rio Liffey no centro de Dublin

Castelo e Parque Folclórico de Bunratty

O local onde hoje está localizado o Castelo e Parque Folclórico de Bunratty era originalmente um campo de comércio viking nos idos de 970.

Ao adentrar o parque você terá a experiencia de visitar a representação de uma antiga vila medieval do século 15 e ter uma ideia de como se vivia naquela época, além de conhecer também o Castelo de Bunratty, completo e autêntico com mobiliário e objetos decorativos de quando o castelo ainda era utilizado como moradia.

São mais de 30 construções que representam casas de fazenda, lojas e aldeias recriadas e mobiliadas como teriam aparecido naquela época de acordo com sua posição social, desde a habitação mais pobre de um cômodo até a Bunratty House, um belo exemplo de uma residência georgiana construída em 1804, lar dos Studdarts, o último família para ocupar o Castelo de Bunratty.

Além da vila e castelo o parque ainda conta com outros atrativos como fazendinha, play ground infantil, a trilha das fadas, um café e uma lojinha de souvenires.

Bunratty Castle & Folk Park
Parque Folclórico e Castelo de Bunratty

Cliffs of Moher

Os Cliffs of Moher estão classificados entre os pontos turísticos mais visitados da Irlanda. E não é para menos, os penhascos que se elevam a mais de 200 metros de altura e de estendem por cerca de 8km na costa oeste da Irlanda deixam qualquer visitante impressionado e estarrecido.

Uma maravilha natural que impressiona pela sua imponência e pelas vistas panorâmicas que é possível ter lá do alto do penhasco.

Lá você também poderá contemplar a Torre O’Briens, estrutura construída em 1835 por Cornelius O’Brien para ser um ponto de observação.

Fizemos um artigo completo sobre como chegar e aproveitar seu dia nos Cliffs Of Moher, confira nossas dicas no link a seguir: Bate e volta em Cliffs of Moher: como chegar e dicas para visitar

Cliffs of Moher
Cliffs of Moher

Galway

Galway é uma cidade portuária e universitária, o que garante a sua animação constante. Apesar disso, possui um clima interiorano, que pode atrair também aqueles que buscam tranquilidade, num roteiro que pode durar entre 1 e 2 dias.

É cortada pelo Rio Corrib, possui muitas ruazinhas medievais e pubs cheios de comida local e músicas tradicionais irlandesas. Dentre as principais atrações estão o Arco Espanhol, o Museu da Cidade de Galway, a Catedral de Galway e a The Quay Street, uma das ruas famosas da cidade, cheia de pubs e restaurantes irlandeses, lojinhas de lembrancinhas, galerias e comercio em geral.

Caso deseje ampliar seu roteiro, nos arredores de Galway você pode planejar uma visita ao Connemara National Park e, no caminho, explorar o castelo de Kylemore Abbey.

The Quay Street em Galway
The Quay Street em Galway

Calçada de Gigantes (ou Giant’s Causeway)

A Calçada de Gigantes é uma das atrações mais famosas da Irlanda do Norte. Ir até lá e vê-la com meus próprios olhos, poder tocar as pedras que compõem esse lugar mágico foi uma experiência verdadeiramente fascinante e inesquecível.

Declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1986, tratam-se de formações de colunas de pedras hexagonais encaixadas perfeitamente umas nas outras que se assemelham a um paralelepípedo. A explicação geológica por trás dessas mais de 4 mil rochas basálticas, algumas com até 6 metros de altura, remonta a erupções vulcânicas ocorridas há mais de 60 milhões de anos.

Localizado a pouco mais de 100 km de Belfast, é possível chegar à Calçada dos Gigantes de carro ou por meio de excursões que partem de diversos pontos da Irlanda do Norte ou da República da Irlanda, incluindo passeios de um dia com saída a partir de Dublin.

Calçada de Gigantes
Calçada de Gigantes

Belfast

Outra cidade que merece atenção no seu roteiro pela Irlanda é Besfast. Capital da Irlanda do Norte e também sua maior cidade e famosa por ter sido a cidade da construção do Titanic.

Por lá os visitantes têm a oportunidade de explorar o Titanic Experience, um museu construído para relatar a história do trágico naufrágio do navio em sua viagem inaugural.

Outros pontos turísticos que você pode incluir no seu roteiro de Belfast são a Grand Opera House, o Albert Memorial Clock, o St George’s Market, o Belfast City Hall (Câmara Municipal de Belfast), entre vários outros pontos turísticos que podem compor um roteiro de 3 a 5 dias por lá.

Belfast City Hall
Belfast City Hall

Nas paisagens deslumbrantes da Irlanda, você encontrará um verdadeiro banquete para os olhos. Desde os penhascos majestosos e praias intocadas até os campos verdes exuberantes e lagos serenos, cada cena é como uma pintura em movimento.

A rica herança cultural e histórica, aliada à hospitalidade calorosa do povo irlandês, completa a experiência de uma viagem inesquecível

Outros artigos relacionados

O que fazer em Dublin com chuva: Conheça mais de 10 atrativos

Como conhecer Dublin gastando pouco

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.