Bate e volta a partir de Florianópolis: 8 cidades para você conhecer

Bate e volta de Florianópolis | Santa Catarina é realmente um incrível destino para os turistas que desejam admirar belas paisagens. Se você já conhece a capital, trouxemos aqui, 8 cidades perto de Florianópolis, para te ajudar a montar o seu roteiro.

Veja também:
Vai de avião? Veja o que levar na mala de mão
Como viajar de forma independente?

De praias a cidades com clima de montanha, com badalação ou com ar romântico, as cidades ao entorno da “Ilha da Magia”, são excelentes opções para que turistas e cidadãos locais possam explorar um pouco mais o Estado catarinense.

A seguir, veja ótimas opções de cidades perto de Florianópolis, para incluir no roteiro. Confira!

Praia de Lagoinha em Bombinhas
Praia de Lagoinha em Bombinhas

Cidades perto de Florianópolis para fazer um bate e volta

Balneário Camboriú

É a segunda cidade mais visitada por turistas em Santa Catarina. Unindo o estilo de uma cidade urbana, e o clima de uma cidade praiana, Balneário Camboriú é surpreendente pela quantidade de praias que oferece, bem como pela beleza exuberante de cada uma.

Na hora de montar seu roteiro esqueça de incluir a Praia Central, o parque Unipraias e o Cristo Luz no alto do Morro da Cruz, ou ainda o Barco Pirata.

Veja nosso artigo completo sobre a cidade O que fazer em Balneário Camboriú.

Letreiro Eu amo BC
Letreiro Eu amo BC

Penha

Ao visitar Penha, sem dúvida, não há como esquecer da maior atração da cidade, o grandioso Parque Beto Carrero World.

O Beto Carrero está a, aproximadamente, 120 km de Florianópolis, e pela rodovia BR-101 é possível chegar em aproximadamente 1 hora e meia de carro.

Considerado o maior parque temático da América Latina, o Beto Carrero oferece diversão a crianças e adultos.

Com brinquedos radicais, como montanha russa, elevador Big Tower, brinquedos aquáticos a brinquedos infantis destinados aos pequenos. Estão entre as atrações a roda-gigante, o carrossel, xícaras malucas, entre outros.

Além disso, o parque funciona das 9h às 18h, todos os dias da semana durante as férias, e de quarta a domingo em épocas de baixa temporada.

Temos um artigo muito interessante e com muitas dicas sobre o parque. Confira: Muita diversão no Beto Carrero World.

Joinville

Outro bate e volta imperdível é para a cidade de Joinville, curiosamente a maior cidade de Santa Catarina, proporcionando aos turistas boas experiências culturais e gastronômicas, principalmente na área central da cidade.

Para os turistas que preferem uma viagem mais próxima da natureza, o ideal é aproveitar as redondezas da cidade, onde fica a maior quantidade de parques e rotas turísticas.

O Mirante de Joinville, que está localizado no Morro da Boa Vista é, sem dúvida, a melhor vista panorâmica da cidade. Afinal, está a 250 metros acima do nível do mar.

A entrada do Mirante está bem ao lado do Zoobotânico Joinville. Portanto, é possível conhecer as duas atrações pelo mesmo caminho. O detalhe importante, e que todo turista deve saber, é que não é permitido ir de carro até o mirante.

Existem estacionamentos no início do acesso, e os visitantes deverão seguir a pé ou com ônibus público por, aproximadamente, 2 km de subida. Mas, felizmente, é asfaltado (o que facilita a caminhada), e ainda é rodeado de árvores.

Outra atração muito famosa em todo o mundo, é o Teatro Bolshoi de Moscou, que é a única filial existente no mundo.

Uma das melhores e maiores escolas de ballet, a Escola Bolshoi, decidiu alocar-se na cidade de Joinville em razão do tradicional Festival de Dança de Joinville que, em 2005, entrou para o Guinness Book por receber o maior número de participantes em todo o planeta.

Ademais, outras atrações que merecem o tempo dos visitantes são o centro da cidade, os museus, o pórtico da cidade, entre outros. Veja mais em Joinville – A Cidade da Dança

Escola do Teatro Bolshoi em Joinville
Escola do Teatro Bolshoi em Joinville

São Francisco do Sul

São Francisco do Sul carrega praias de tirarem o fôlego, e muita história do Brasil. Esta é a 3ª cidade mais antiga do País, com registros de ocupação dos espanhóis em 1553. Um destino que agrada aos praianos e aos historiadores, as atrações se dividem ente o mar e os antigos monumentos e construções.

A 195 km de Florianópolis, é possível acessar esta pequena cidade através da BR-101. Ela é uma ilha,  ligada ao continente apenas através de uma ponte pequena e um aterro.

O centro da cidade, localizado às margens da Baía de Bapitonga, deve estar na lista dos visitantes. Com aproximadamente 150 construções históricas, desde casarões, igrejas e museus, a história do Brasil é contada bem à frente dos olhos do turista.

Além disso, também devem estar no roteiro, o Museu Nacional do Mar, que possui o objetivo de preservar embarcações e instrumentos navais.

A Igreja Matriz é, sem dúvida, um charme. Foi construída em 1793 e abriga a famosa imagem de Nossa Senhora da Graça, toda trabalhada em madeira, e foi trazida pelos espanhóis em 1553.

Outras atrações desta cidade são o Parque ecológico Celso Amorim Salazar Pessoa, o Museu Histórico, o Forte Marechal Luz, o Arquipélago da Baía de Babitonga, os passeios de barco pela Baía de Babitonga e claro, a Praia da Enseada e a prainha de São Francisco do Sul.

Temos um guia sobre a cidade que você pode acessar aqui: Conheça São Francisco do Sul

Mercado Municipal de São Francisco do Sul
Mercado Municipal de São Francisco do Sul

Corupá

Corupá é o destino certeiro para os que gostam de aventura e contato com a natureza. Fortes em ecoturismo, esta cidade esbanja o charme interiorano, proporcionando belezas naturais e ar de tranquilidade.

Localizada na região do Vale do Itapocu, a cidade de Corupá está entre montanhas e cachoeiras e oferece uma riqueza enorme de biodiversidade.

O principal atrativo desta cidade é a Rota das Cachoeiras, uma Reserva Particular de Patrimônio Natural, que conta com 14 cachoeiras de beleza rara.

A maior delas é a cachoeira Salto Grande, com mais de 125 metros de altura.

Outra atração é o Parque Ecológico Braço Esquerdo, que abriga cachoeiras e cavernas, proporciona trilhas, camping, rapel e escalada.

O Seminário Sagrado Coração de Jesus, construído em 1932 é um museu que, além de sua capela exuberante e seus maravilhosos jardins, é berço de uma história religiosa centenária.

O Curioso é que Corupá é conhecida como a capital catarinense das orquídeas. Por isso, o passeio ao Orquidário Alvim Seidel é imperdível! Este local soma mais de 100 anos de cultivo das flores, e possui uma enorme diversidade de plantas ornamentais.

Rota das Cachoeiras em Corupá
Rota das Cachoeiras em Corupá

São Bento do Sul

São Bento do Sul está localizada no Vale do Rio Negro a, aproximadamente, 259 km de Florianópolis.

Esta cidade não faz parte dos roteiros tradicionais de turistas, mas merece a visita pelas incríveis construções antigas da cidade, e as belezas naturais que envolvem São Bento do Sul.

No alto do morro, a Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria, é a maior arquitetura da cidade, e está localizada no centro da cidade, em frente a praça central.

De origem Pomerana e por isso, com tradição luterana, a Igreja Luterana de São Bento do Sul, simboliza a cultura dos imigrantes alemães da região da Pomerâmia, representando a arquitetura do final do século XIX.

O Museu Municipal Dr. Felippe Maria Wolff é curioso pelo fato de que abrigou parte do Governo de Santa Catarina, e do Quartel General dos Revolucionários. Atualmente, este museu preserva artigos de guerra e instrumentos religiosos e musicais.

O Mirante da Cidade, também conhecido como Parque 23 de Setembro, surpreende pela vista única da cidade, e coloca os visitantes muito perto do topo de muitas árvores.

Saiba mais no artigo Conheça São Bento do Sul.

Praça Getúlio Vargas em São Bento do Sul
Praça Getúlio Vargas em São Bento do Sul

Blumenau

Blumenau é, sem dúvida, uma parte da Europa, embora localizada no Brasil. E esta é uma cidade obrigatória para quem visita Santa Catarina.

Conhecida como a Capital Brasileira da Cerveja, Blumenau é 3ª cidade mais populosa e movimentada do Estado de Santa Catarina.

Dentre as diversas atrações da cidade, a Vila Germânica não pode faltar nos roteiros. Esta é uma mini réplica de uma cidade alemã e oferece uma grande diversidade de cafés, restaurantes e lojas de souvenires.

A Rua XV de Novembro é outro ponto turístico de Blumenau, apresentando a simpática arquitetura alemã como o relógio das flores, o Teatro Carlos Gomes, a Prefeitura da cidade, a Catedral São Paulo Apóstolo.

Não coincidentemente, Blumenau conta com o Museu da Cerveja e explica todo o processo de fabricação da bebida, bem como apresenta peças das Cervejarias Feldmann e Brahma.

Além disso, outro interessante ponto turístico é o Museu da Família Colonial, que preserva 6.200 itens do fundador da cidade e das famílias colonizadoras.

Não deixe de conhecer também o Parque Ecológico Spitzkopf, a Rua Beira Rio, o Parque das Nascentes, o Parque São Francisco de Assis e o Recanto Paraíso do Miguel.

Veja aqui nossas dicas sobre O que fazer em Blumenau.

Rua XV de Novembro em Blumenau
Rua XV de Novembro em Blumenau

Bombinhas

Super perto de Balneário Camboriú – apenas 36 km – Bombinhas abriga alguma das praias classificadas entre as mais lindas do país.

Um destino muito democrático, já que oferece passeios de barcos, mergulhos, trilhas, snorkeling, os turistas radicais e os mais conservadores se divertem igualmente.

Uma ótima opção de passeio em Bombinhas é a caminhada pelo circuito de passarelas que margeiam o mar até a Praia do Ribeiro, aproveitando para usufruir das orlas das praias de Bombas e Bombinhas.

Outra atração são os passeios de buggy e o Safari de Bombinhas que possuem itinerários parecidos. Ademais, também podem comportar estilos de viagem e orçamentos diferentes. O passeio é pelas principais praias que não estão na área central com foco em caminhadas e fotos, não necessariamente pausas para banhos no mar.

As praias centrais, como a praia de Bombas e a praia de Bombinhas, não deixam a desejar na beleza e na estrutura para receber os visitantes. Por isso, são as praias onde os visitantes optam por ficar mais tempo.

Se o desejo do visitante é conhecer a profundeza da vida marinha, o mergulho e o snorkeling pelos arredores da Praia da Sepultura e da Ilha do Arvoredo são deslumbrantes.

Além disso, outros pontos turísticos imperdíveis são: o Mirante ECO 360, o Morro do Macaco e a Trilha da Costeira de Zimbros.

Veja nosso Guia Completo sobre o que fazer em Bombinhas.

Praia da Sepultura em Bombinhas
Praia da Sepultura em Bombinhas

Gostou das nossas sugestões? Que cidades de Santa Catarina você acrescentaria nessa lista?

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.