Vai de avião? Veja o que levar na mala de mão

Se você chegou nesse post porque está querendo saber tudo o que você pode precisar na sua viagem então sugiro a leitura do post Check list: o que levar na mala. Nesse post falaremos especificamente dos itens que não podem faltar na sua mala de mão, aquela que leva com você dentro do avião, especialmente em voos mais longos.

Veja mais informações nesse artigo que eu chamo de “Guia da Mala de Mão”:

o que levar na mala de mão

As medidas e o peso da mala variam de acordo com cada companhia, mas em geral ficam em torno de 55cm x 40cm x 20cm e peso de 10kg (confira essa informação direto na cia aérea escolhida antes de preparar a sua mala de mão). Depois que a ANAC estabeleceu novas regras para despachar bagagens em março de 2017, a maioria das cias aéreas brasileiras sequer permite que você despache uma bagagem, a não ser pagando a mais por isso, nesse caso você terá que fazer tudo caber na sua mala de mão.

Contudo, pensando num voo internacional, onde é permitido despachar um volume entre 23kg e 32kg – de acordo com a cia e destino – é importante que você leve itens chaves junto com você para além de tornar o seu voo mais confortável, que você também consiga “se virar” melhor no caso de ter algum imprevisto com a sua bagagem.

Documentos

É imprescindível que você leve seus documentos junto de você. Até porque para você entrar no avião você terá que apresentar seu RG ou passaporte, por isso prepare uma pastinha e deixe todos os documentos importantes da viagem juntos na sua bagagem de mão: cartões de embarque, reserva da passagem, de hotel, do carro, ingressos, apólice do seguro viagem – especialmente nos países onde o mesmo é obrigatório – certificados de vacina. Vale juntar também o roteiro da viagem e qualquer outro documento que você ache importante ter a mão.

Itens de higiene e de saúde básicos

Também costumo levar junto comigo minha necessarie de higiene e medicamentos básicos. Os itens que costumo incluir são shampoo, condicionador, sabonete pequeno (daqueles que são oferecidos em hotéis), escova de dente e creme dental também pequenos (facilmente adquiridos em farmácias), fio dental, pente ou escova de cabelos pequenos, absorvente (para as mulheres), desodorante e perfume pequenos.

Atenção aos itens como shampoo e condicionador, apesar de nunca terem implicado comigo quando fui com aquela embalagem maior, é importante ressaltar que o limite de volume para os líquidos é de 100 ml, nesses casos o que eu recomendo é adquirir aquelas embalagens miniaturas específicas pra viagem que podem ser encontradas em farmácias.

Com relação aos medicamentos sugiro também incluir na necessaire os medicamentos de uso contínuo e/ou controlado em quantidade suficiente para todo período da viagem, assim como a receita médica, remédios para dor de cabeça, antitérmico, antigases e qualquer outro que você acredite que seja necessário.

Para as mais vaidosas também vale a pena incluir os itens essenciais de maquiagem: hidratante labial, batom, lápis de olho, rímel e demaquilante.

Muda de roupa extra

A bagagem de mão pra mim acaba sempre sendo um preparo pra qualquer imprevisto. Imagina chegar no destino e ter a sua bagagem extraviada e não poder nem tomar um banho e pôr uma roupa limpa? Por isso eu sempre incluo uma muda de roupa limpa na mala, incluindo inclusive roupas de baixo.

E é nesses momentos que lembramos a importância de contratar um seguro viagem antes do embarque. Se a sua bagagem for declarada como perdida pela cia aérea além de receber uma indenização pela mesma, o seguro viagem contratado te dá suporte para localização da bagagem e oferece uma indenização adicional caso ela não seja encontrada. O valor varia de acordo com o seguro contratado.

Antes de viajar eu sempre consulto os preços na Real Seguros. Além de ser parceiro aqui do blog, o site apresenta informações de todas as seguradoras e possui um comparador de coberturas e preços, onde você define a melhor opção para as suas necessidades. E fique ligado na hora de fechar sua compra, pois o site sempre oferece algum cupom para um desconto adicional.

o que levar na mala de mão

Eletrônicos

Também não é aconselhável que você despache itens de valor como celular, tablet, câmera ou computador. Esses itens devem ser levados com você na bagagem de bordo além de servir como parte da distração durante a viagem.

Também é bom lembrar de colocar o carregador na mala de mão, assim dá pra recarregar o celular numa conexão a espera de um voo ou até mesmo em aeronaves que possuem entrada USB.

Aproveite para ler essa dica do blog Mapa na mão: Furto de malas na área restrita dos aeroportos: saiba como evitar

Distrações para o voo

Além dos eletrônicos eu sempre carrego comigo uma distração extra, seja um livro ou uma revista que estou lendo. Se você estiver viajando com bebês/crianças num voo longo então, é super recomendável colocar na mala de mão aqueles brinquedinhos que vão entreter os pimpolhos em pelo menos parte do caminho.

Outras distrações podem ser aquelas revistas de palavras cruzadas, um jornal ou até fazer uma playlist off line das suas músicas favoritas.

Conforto a bordo

Isso não vai entrar dentro da sua bagagem, mas é sempre bom lembrar que quanto mais confortável seu sapato, melhor você vai se sentir dentro do avião, então vale investir naquele que vai te deixar a vontade mesmo.

Lembre-se também que a maioria das pessoas costumam sentir frio dentro do avião, por isso vale levar a tiracolo um casaco ou mantinha para enfrentar temperaturas mais baixas a bordo da aeronave.

O resto das coisas eu costumo mandar na bagagem despachada mesmo, mas se você lembrar de mais algum item imprescindível não deixa de compartilhar com a gente nos comentários.

Outros posts relacionados

Gol oferece internet wi-fi durante o do vôo

Como montar um roteiro de viagens?

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
2 respostas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.