Como viajar de forma independente?

Se você já acompanha o blog há algum tempo sabe que aqui somos adeptos de viagem independente, mas isso não quer dizer que critico quem opta por fechar seus pacotes em agências de viagem, pois acredito que cada pessoa tem seu estilo de viajar e as opções que mais se adequam.

Mas se você chegou nesse post, pode ser que você esteja buscando informações para viajar de maneira independente pela primeira vez, ou seja, você está querendo mudar o seu estilo de viagem ou você já viaja de forma independente, mas acha que ainda precisa melhorar em alguns aspectos. Pois bem, tenho o prazer de dizer que você chegou ao post certo.

Viajar de Forma independente

Diferença entre pacote de viagens, excursão e roteiro independente

Antes de tudo vamos clarificar o que seria um pacote de viagens, uma excursão e um roteiro independente:

Pacote de Viagens

A grosso modo, um pacote de viagens inclui a passagem aérea, a hospedagem, um transfer in e out (transporte de ida e volta oferecido do aeroporto até o seu hotel) e um city tour (que em geral é um passeio panorâmico passando pelos principais pontos da cidade). Os pacotes de viagens são muito comuns para destinos como Buenos Aires, Santiago, nordeste do Brasil, Gramado, Foz do Iguaçu, entre outros destinos.

Normalmente não há um roteiro estabelecido, além do dia acordado para o city tour, mas também não há muitas opções de hotéis. Por outro lado, normalmente as opções de pagamento são facilitadas, muitas vezes oferecendo parcelamento em até 10x, além da segurança e ter alguém pra resolver tudo pra você caso algo dê errado. As chances de cair em algum tipo de golpe fechando um pacote com uma agência de viagens são ínfimas.

Em se tratando de destinos onde o turismo é mais complicado, ou por questões de religião, ou porque os nativos não falam inglês ou porque você não fala inglês, ou por qualquer outro motivo a agencia pode ser um facilitador, oferecendo por exemplo um guia para sanar esse tipo de necessidade. Imagine ir para o Jalapão e ter que se virar dirigindo um carro 4×4 por pelo menos 7 horas, por estradas em péssimas condições, sem qualquer sinalização? Contar com um guia que já saiba tudo sobre o local e que vá mostrando e contando detalhes sobre a região pode ser bem mais interessante.

O lado ruim é que essas agencias são comissionadas para vender esses pacotes, então elas repassam esse valor para o consumidor final, o que faz com que na maioria das vezes você pague muito mais caro por esses pacotes do que pagaria se montasse a sua viagem por conta própria.

Excursão

O modelo excursão ainda é muito utilizado para países da Europa, Ásia e alguns países da África. Muitas apelam para aquele famoso chamariz: “conheça 30 países em 20 dias”. Consiste basicamente em hospedagem + logística de deslocamento em um ônibus ou van formado por um grande número de pessoas + roteiro pré programado com raros momentos livres. A passagem aérea pode estar incluída ou não.

A grande questão da excursão é que muitas das vezes esses roteiros fazem o viajante passar mais tempo dentro do transporte do que efetivamente visitando os locais e aqueles 30 países viram apenas uma breve passagem (algumas vezes até panorâmica) pelos 30 países prometidos, além disso é preciso conviver com esse grupo fechado no qual inevitavelmente sempre vai ter uma figura engraçadinha demais ou um reclamão.

Mas a excursão é sempre ruim? Não, assim como o pacote, ela tem seus benefícios. Aliás, ela faz muito sentido em países difíceis como China, Marrocos, Egito, Índia, Russia, por exemplo, em que a língua não é um facilitador e os passeios normalmente são comercializados por agências.

O modelo de excursão também pode ser uma boa saída para aqueles que tem medo de viajar sozinho para o exterior, visto que algumas delas reúnem o grupo ainda no aeroporto no Brasil, e em alguns casos oferece todos os passeios com guia em português (apesar de esse último ser um fator encarecedor).

Roteiro independente

Planejar sua própria viagem é uma experiência única. Você conseguirá organizar o roteiro e o tempo a ser dispensado em cada atração de acordo com o seu interesse. Se você não curte museus, você pode montar um roteiro inteiro sem incluir qualquer museu. Você não precisará fazer o passeio “x” só porque ele já está incluído no pacote, além de poder mudar de ideia a qualquer momento e escolher as suas companhias de viagem ou até optar por viajar sozinho.

Gostou demais de algum atrativo em alguma cidade? Tudo bem ficar mais tempo do que o inicialmente planejado, pois no roteiro independente tudo é flexível.

É verdade que montar um roteiro próprio dá muito trabalho e requer muita pesquisa, mas também é muito recompensador. Você terá que ler blogs, fóruns, guias de viagens, revista ou qualquer material que você julgue importante. Também vale perguntar para amigos que já visitaram o destino e por aí vai.

Se você se divertir montando a sua viagem desse modo e no final ainda perceber que vai economizar uns bons trocados viajando por conta própria, dificilmente você viajará de outro jeito depois.

E não adianta já sair daqui achando que tudo irá dar errado, mas vale ter em mente que você será a única pessoa para resolver qualquer imprevisto, caso ocorra, pois viajando por conta própria, você não conta com um facilitador.

Se você se empolgou e já quer começar a planejar a sua viagem independente agora, não deixe de ler o post Como montar um roteiro de viagens que fala sobre duração de viagem, escolha do destino, principais documentos, pesquisa do meio de hospedagem, planejamento dos dias, custos, entre outras dicas.

perfil de viajante

Que opção escolher?

Eu mesma já viajei com pacotes de viagem e com excursão e mesmo que hoje a maior parte das minhas viagens sejam montadas de maneira independente, ou seja, pesquisando e fazendo minhas próprias escolhas a cada etapa, eu reconheço que há casos em que pacotes podem ser uma boa alternativa para alguns destinos e até a excursão tem o seu valor. No final das contas a escolha final sempre vai depender do destino, das circunstâncias de viagem e da personalidade do viajante.

Outros posts relacionados

– Checklist de viagem: O que levar na mala

– Qual o seu perfil de viajante?

– Como lidar com a ansiedade pré viagem

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Uma resposta
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.