O que fazer no Rio de janeiro com chuva?

Quem se programa para visitar o Rio de Janeiro logo fica decepcionado se chega na cidade e o tempo está fechado. Afinal de contas, ninguém quer visitar a famosa praia de Copacabana na chuva, ou qualquer outra praia da cidade. Além disso, é inviável conhecer os dois mais famosos cartões da cidade com tempo nublado ou chuvoso, sobretudo porque o principal atrativo do Pão de Açúcar e do Corcovado é a indescritível vista para a cidade do Rio de Janeiro.

Já dizia Adriana Calcanhoto que “Cariocas não gostam de dias nublados” e eu, como boa carioca que sou, vou disponibilizar aqui uma lista do que fazer na cidade em dias de chuva ou tempo fechado. Dá uma olhada!

Rio de Janeiro com chuva

Curtir o Centro do Rio

O centro do Rio de Janeiro reserva muitos atrativos que são ótimas opções de passeios, cheios de riqueza cultural para esses dias nublados ou chuvosos.

Biblioteca Nacional

Você pode começar seu roteiro pela Biblioteca Nacional. Se você gosta de ler, saiba que ela conta com uma coleção com mais de nove milhões de peças e que está em contínuo crescimento pois qualquer livro publicado no Brasil tem que ter uma cópia enviada para lá. Se você não gosta de ler vale a visita pelo apelo histórico e artístico do edifício, pois essa é considerada pela UNESCO a sétima maior biblioteca nacional do mundo e a maior biblioteca da América Latina.

Quem conta mais detalhes sobre a visita guiada na Biblioteca Nacional é o blog Casa de Doda.

Igreja da Candelária

Para fugir dos pingos de chuva você pode conhecer por dentro a igreja que é um símbolo da cidade do Rio de Janeiro, a Igreja Nossa Senhora da Candelária. Essa, que é uma das mais famosas e belas igrejas da cidade, que dirá do país, fica no fim da Avenida Getúlio Vargas, mirando a Baía de Guanabara, que na época de sua construção era a principal via de entrada da cidade.

Sua arquitetura foi inspirada em outros templos portugueses, como a Basílica da Estrela que fica em Lisboa e na Igreja do Convento de Mafra e ela, apesar de algumas reformas e restauros, ainda mantém sua fachada original criada por Francisco Roscio, um importante engenheiro militar português que se destacou na era do Brasil colonial.

Rio de Janeiro com chuva
Igreja da Candelária

Confeitaria Colombo

Para saciar a fome sem se molhar, uma paradinha na Confeitaria Colombo cai muito bem. A casa é muito mais que uma simples confeitaria, foi fundada em 1894 e está localizada no coração do Rio, além de fazer parte do patrimônio cultural e artístico da cidade.

A Laura do blog Maquiadora Viajante que já foi várias vezes ao local compartilha conosco sua experiência “A Colombo é realmente um lugar incrível de se visitar num passeio no centro do rio. A comida é deliciosa e tem o tradicional chá da tarde com os biscoitos de leque que vem na latinha! Tudo isso aliado ao charme do local é um passeio imperdível.”

Já a Ester do blog Mapa na Mão conta “Eu adorei a Confeitaria Colombo! Acho que é um verdadeiro ponto turístico do Rio. Além de ficar maravilhada com a arquitetura e a história do local, a comida é muito saborosa e as opções do menu são ótimas. Eu experimentei o cheesecake com coulis de açaí, o chocolate quente e o waffle com Nutella. Só recomendo ir com paciência, porque a chance de enfrentar filas grandes existe! Mas acho que vale a pena.”

Além das opções de doces a tradicional casa também oferece opções de café da manhã, almoço e lanche e conta com duas filiais, uma no forte de Copacabana e outra no Centro Cultural Banco do Brasil, o CCBB.

CCBB

E por falar em CCBB, esse é outro local a ser incluído no seu roteiro. O Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro foi apontado em março de 2017 pela revista britânica The Art Newspaper como uma das instituições culturais mais visitadas no mundo. Ele ficou em 18º lugar num ranking liderado pelo Museu do Louvre, em Paris.

O prédio histórico construído em 1906 abriga o CCBB desde 1989 e fica ao lado da Igreja da Candelária, que já falamos lá em cima.

A entrada é franca e além dos espaços de exposições, o prédio abriga salas de cinema, teatro, biblioteca, cafeterias, livraria, guarda-volumes, restaurantes além de uma exposição permanente que conta a história do Banco do Brasil.

Theatro Municipal

Ainda no Centro da cidade, outro prédio histórico e considerado uma das 7 maravilhas do Rio de Janeiro é o prédio do Theatro Municipal. Inaugurado em 1909, a principal casa de espetáculos do Brasil tem recebido a mais de um século os maiores artistas internacionais, assim como os principais nomes brasileiros, da dança, da música e da ópera.

Com um estilo arquitetônico de sua área externa considerado eclético e muito ouro 23 quilates que adornam a sua fachada e cúpula, o edifício convida o passante a conhecer a sua área interna em plena Cinelândia.

Como só é possível visitar o espaço interno se você adquirir ingressos para algum espetáculo ou através de uma visita guiada, eu sugiro a você a segunda opção. A Klécia, do blog Fui ser viajante conta como foi a experiencia dela por lá.

Rota dos Museus (Museu do amanhã, Museu Histórico Nacional e Museu de Arte do Rio – MAR)

Na zona portuária um combo de museus podem ser visitados num mesmo dia. O Museu do Amanhã, que recentemente ganhou uma das categorias do prêmio LCD Awards, considerado o Oscar dos Museus, conta um pouco do passado e explora o presente e o futuro, contando fatos da origem do universo e fazendo o visitante pensar no que será possível construir e mudar para um amanhã melhor. Veja neste post como foi a experiência da Aline, do blog Vem que te Conto, no museu.

Um pouco mais tradicional o Museu Histórico Nacional, fica numa construção que já foi uma fortaleza, uma prisão, a “Casa do Trem” que serviu para guardar armas e munições, além de um quartel. Atualmente o museu abriga salas de exposições de longa duração, temporárias e itinerantes, além de um acervo com cerca de 258 mil itens, entre objetos, documentos e livros.

Já o Museu de Arte do Rio, também conhecido como MAR, é dividido em dois prédios de arquiteturas distintas e narra a história da cidade através das obras lá expostas. Há também espaço para exposições temporárias, entretanto o grand finale fica por conta do terraço que tem vista para a Baía de Guanabara.

Rio de Janeiro com chuva
Terraço do Museu de Arte do Rio – MAR

Veja também uma opção de passeio em Botafogo na Casa Daros, sugerida pelo Blog Let’s Fly Away.

AquaRio

Ainda na Zona Portuária está o AquaRio, o maior Aquário da America do Sul. Entre várias atrações como possibilidade de dormir no aquário e visita aos bastidores, o prédio possui um circuito de 28 tanques totalizando 4,5 milhões de litros de água e abriga mais de 350 espécies de peixes e outras espécies marinhas. Veja o post completo sobre o AquaRio.

Outras atrações para altinhos e baixinhos

Tour no Maracanã

Partindo para Zona Norte, saiba que é possível fazer um tour por um dos mais famosos estádios do mundo, o estádio Jornalista Mário Filho, também conhecido como Maracanã.

Inaugurado em 1950, foi palco da final da Copa do Mundo de futebol deste mesmo ano e também recentemente, no ano de 2014, além de ter sediado partidas dos Jogos Olímpicos de 2016.  A visita que pode ser guiada, ou não, leva o visitante a conhecer os bastidores do estádio, passando por vestiários, sala de aquecimento dos jogadores, sala de coletiva de imprensa, camarotes e a possibilidade de chegar bem pertinho do gramado. Também é possível ver de perto alguns itens relacionados a jogadores que marcaram seus nomes na história do estádio, como Pelé, Garrincha e Zico.

A visita guiada tem duração de 40 minutos e acontece todos os dias, a cada hora, entre 9h às 17h.

Boliche Social Clube

Ainda na Zona Norte, no Norte Shopping que fica no bairro do Cachambi, um passeio super familiar e indoor é o Boliche Social Clube. O local conta com 26 pistas profissionais, área de game e sinuca e também um bar e restaurante.

HotZone

No Barra Shopping, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade, fica um pequeno parque coberto denominado HotZone. Com vídeo games, simuladores, mini carrossel e outras atrações, as crianças e adolescentes vão adorar passar algumas horas no local sem se preocupar se o tempo está ruim.

Rio de Janeiro com Chuva
HotZone (Foto: Divulgação)

Estação Turma da Mônica no Shopping Metropolitano

Uma nova atração (inaugurada em novembro de 2019) é opção que atende os papais e os filhos que vai trazer a memória muitas lembranças boas, afinal o parque é inspirado nos personagens dos quadrinhos de Maurício de Souza, a Turma da Mônica. Na maioria dos brinquedos adultos e crianças podem brincar juntos. Entre as opções estão piscina de bolas, tobogã, locomotiva elétrica, corrida de carrinhos além de lanchonete, espaço para eventos e lojinha de souvenires com itens inspirados nos personagens.

Terminal do Limoeiro
Terminal do Limoeiro, a locomotiva elétrica da Estação Turma da Mônica

Escape 360

Ainda na Barra da Tijuca, desta vez no Shopping Downtown, mais uma opção que fica em ambiente fechado é o Escape 60. Segundo a descrição do site “trata-se de uma experiência indoor entre amigos, colegas de trabalho ou familiares, vivenciado em um ambiente de mistério e especialmente desenvolvido para aguçar suas habilidades e sua inteligência. Vocês serão trancados em uma sala e terão uma hora para decifrar códigos, achar itens escondidos, resolver enigmas e conseguir encontrar a saída”. Veja maiores informações no site oficial.

Você sabia que no Rio de Janeiro tem pelo menos uma centena de passeios gratuitos? Eu fiz uma lista e criei o guia “102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias”? Ela é justamente para quem está buscando passear sem gastar muito e ainda assim reunir ótimas fotos pro feed. Quer baixar agora? É só clicar na imagem abaixo:

Outros posts relacionados

– Veja aqui uma lista com mais de 30 atrações na cidade do Rio de Janeiro

– 6 Mirantes para visitar no Rio de Janeiro

– Santa Teresa: Raiz da boemia na Cidade Maravilhosa

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Uma resposta
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.