O Embalse El Yeso em Cajón Del Maipo

A atração da vez nas proximidades de Santiago com certeza é o Embalse el Yeso, que fica em Cajon del Maipo, próximo a cidade de San José del Maipo. São cerca de 100km de distancia entre o Embalse e capital do Chile e fica a uma altitude de 2500 m.

Esse belo lago na verdade trata-se de uma represa artificial construída pelo homem através da contenção da água do rio Yeso. Ela levou quase 10 anos para ser concluída e foi inaugurada em 1964. Esta represa é a principal fonte de água potável de Santiago na atualidade.

Como chegar no Embalse el Yeso?

Existem duas maneiras práticas de se chegar no Embalse, uma delas é alugando um carro e a outra é através de tour com as agencias de viagens receptivo. Fiz meu passeio com a agencia Nosso Chile. A van da agencia pega e deixa o cliente na porta do hotel reservado e o tour vai não só ao Embalse, mas também faz uma paradinha na cidade de San Jose del Maipo e no Tunel del Tinoco.

Os valores costumam variar de agencia para agencia, então pesquise bastante. Com a agencia citada acima eu paguei o valor de 30 mil pesos chilenos e paguei com cartão de crédito. Além disso a agencia é especializada em tour para brasileiros, o guia fala português e no final do passeio ainda oferece um piquenique aos participantes.

Cidade de San José del Maipo

Aproveitando o tour para o Embalse el Yeso

A saída de Santiago ocorre por volta de 6h e 7h e a primeira parada é na cidade de San José del Maipo para um cafézinho visto que muitos participantes são pegos no hotel muito cedo e não tem tempo de fazer esta refeição. O ideal é fazer compra de água e lanches nessa parada.

De lá seguimos para o local onde é possível fazer a locação de roupas de neve. Como não estava frio nesse dia, não foi necessário fazer a locação. Consulte com seu guia as condições do tempo e se recomenda a locação da roupa ou não.

A próxima parada é no Tunel del Tinoco. Um túnel de 1910, atualmente desativado. É possível atravessar o túnel de 600 m na escuridão total (ou usando a lanterninha do celular). No final do túnel há um memorial para um estudante chamado Willy, que teria se suicidado dentro do túnel nos anos 90 por conta de um amor.

Túnel del Tinoco

A parada final, é claro que é, o ponto alto do passeio: o Embalse el Yeso, e que visual impressionante: a cor da água, o ar gelado tocando a pele, o silencio e a imensidão daquele lugar. Realmente uma experiencia fantástica.

A explicação para aquela cor de água tão azul são os minerais que ficam no fundo da represa, incluindo o “yeso”, que em português significa gesso e que dá nome ao rio responsável pela água represada no local.

Depois da parada de quase 1h para muitas fotos, a maioria das agencias oferece aos participantes um piquenique que normalmente envolve queijo, snacks, sucos e quando possível, vinho. Visto que no Chile não é permitido beber bebida alcóolica na rua.  O retorno para Santiago acontece por volta das 14hs.

É importante ressaltar que a visita ao Embalse pode ocorrer durante o ano todo, inclusive com nevasca, mas caso visite nessa época do ano é bom ir bem preparado, de preferencia com veículo 4×4  e correntes nas rodas. Caso não vá através de uma agencia, vale saber também que a entrada é franca.

Não esqueça! Vá com roupas confortáveis. Ideal é ir de óculos, pois no local venta bastante e esse vento levanta muita poeira. Uma touca também é uma opção recomendável, visto que o vento gelado pode causar incomodo no ouvido de algumas pessoas (o que aconteceu no meu caso).

Embalse el Yeso

Caso você visite a localidade na primavera ou no verão é possível estender o passeio estender o passeio as Termas del Plomo ou ao Banho Colina (Nessa época do ano, muitas agencias já oferecem o passeio de maneira combinada). Tratam-se de piscinas naturais com água termal que brotam do fundo da terra em temperaturas que variam entre 37ºC e 63ºC.

Está procurando hotel em Santiago? Verifique as opções do Booking.com

Outros posts sobre o Chile

One Comment on “
O Embalse El Yeso em Cajón Del Maipo

Deixe uma resposta