Tudo sobre o Forte de Copacabana

O mais famoso forte da cidade do Rio de Janeiro fica na praia de mesmo nome, na altura do posto 6. Uma visita até o forte pode ser despretensiosa, apenas para passear e apreciar a vista ou tomar um delicioso café da manhã, ou ainda conhecer um pouco mais sobre a história da nossa cidade.

A construção nos foi deixada de herança pelos portugueses e data de 1914 e já foi considerada a fortificação mais poderosa da América do Sul. As características originais são bem conservadas, mas o forte deixou de exercer sua função bélica em 1987. Nos jardins é possível encontrar canhões alemães fabricados no início do séc. XX e dentro do forte também fica o Museu Histórico do Exército com uma exposição permanente sobre a história do Brasil, cheio de armas, manequins de personagens históricos, quadros e painéis explicativos.

 

Na área externa é possível encontrar duas salas de exposições temporárias e dois cafés, sendo um deles uma filial da Confeitaria Colombo, muito famoso e tradicional na cidade. Porém o lugar é muito disputado principalmente no horário do café da manhã aos finais de semana, por isso pegar uma mesa por lá pode demorar até mais de uma hora.

Mesmo não conseguindo uma mesa, a vista do local para a praia de Copacabana é incrível e privilegiada, então considere o local para uma visita. A entrada custa R$ 6,00 por pessoa e os horários de funcionamento são distintos: Para quem quer visitar o museu, ele funciona de 10h às 18h30, já na área externa você poderá permanecer até às 20h. Para qualquer uma das opções é preciso pagar o valor da entrada.

No local há infraestrutura de banheiros mas não há estacionamento, por isso, se for de carro será necessário procurar uma vaga na praia. Então já sabe, em dias de sol forte ou na alta temporada (verão), chegue cedo.

 

Período da visita: Julho de 2008

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *