Confeitaria Colombo no centro RJ: Mais de 120 anos de história

Confeitaria Colombo | Localizada no centro da cidade e tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado do Rio de Janeiro, essa confeitaria é um ponto turístico muito tradicional e que encanta cariocas e turistas que visitam a Cidade Maravilhosa.

Foi fundada por imigrantes portugueses no ano de 1894, possuindo hoje mais de 120 anos de história. Ao entrar, você será quase que transportado para uma época de elegância e sofisticação.

Veja também
8 livros de viagem para te inspirar

Slow Travel – Aproveite um estilo de viagem mais lento

O loca preserva toda a arquitetura e estilo art nouveau.  Prepare-se para se encantar com os lustres tchecos, a claraboia em vitrais trazida da França e os grandiosos espelhos belgas com molduras de madeira entalhadas à mão. Cada detalhe, desde as mesas de mármore até o uso de louças antigas, foi cuidadosamente preservado para manter o mesmo espírito daqueles tempos.

Não é à toa que a Confeitaria Colombo conquistou reconhecimento internacional. O site U City Guides a elegeu como um dos 10 mais belos cafés do mundo. Mas ela não é apenas um lugar para ser admirado, é também um destino gastronômico de primeira categoria. Os apaixonados por doces encontrarão doces e salgados de qualidade desde bolos, tortas e pastel de Belém até coxinha de galinha, sanduíches e quiches. Todas opções deliciosas para acompanhar um bom café da manhã ou chá da tarde.

Este é apenas o começo da jornada. Continue a leitura e descubra mais sobre os segredos e encantos dessa confeitaria centenária, um lugar onde a graciosidade e legado histórico se encontram.

Confeitaria Colombo
Confeitaria Colombo

Aproveitando a Confeitaria Colombo

A Confeitaria Colombo foi frequentada por visitantes ilustres ao longo dos anos, incluindo a visita do rei da Bélgica em 1920 e da rainha Elizabeth da Inglaterra em 1968. Além disso, personalidades brasileiras renomadas também passaram por lá. O local foi ponto de encontro de artistas, políticos e intelectuais, tais como Rui Barbosa, Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Olavo Bilac, e muitos outros.

Logo na entrada você será recebido por um charmoso balcão repleto de uma variedade de doces e salgados. Se você está apenas pensando em fazer um pedido para viagem pode fazê-lo ali mesmo. No entanto nossa sugestão é que você se acomode em uma das mesas de mármore dos diversos salões e aprecie com calma o serviço à la carte, aproveitando também para desfrutar desse ambiente centenário.

Vitrine de doces logo na entrada da Confeitaria Colombo
Vitrine de doces logo na entrada da Confeitaria Colombo

Os doces portugueses são verdadeiras especialidades da casa e não podem ser deixados de lado. Mas a Confeitaria Colombo não se limita apenas a doces, salgadinhos e sanduíches. Você encontrará uma variedade de opções para refeições, incluindo pratos de carne e aves saborosos, e até mesmo opções vegetarianas para atender a todos os gostos.

Algumas coisas que se deve saber antes de ir até a Confeitaria Colombo é que as filas são frequentes (podendo chegar a mais de 1h de espera especialmente nos finais de semana, feriados ou quando a cidade está cheia), além disso os valores não são muito amigáveis. O meu pedido foi um coxinha, um suco de laranja de 300 ml e um pastel de Belém que sairam por R$ 48. Aliás, vale saber que ao sentar na mesa também é cobrado o serviço do garçom. (Valores em junho de 2023). Você pode ter acesso a todos os preços do cardápio 2023 através desse link.

Na Confeitaria Colombo, você também pode realizar eventos particulares, desde festas corporativas até casamentos.

Lanche na Confeitaria Colombo
Lanche na Confeitaria Colombo

Informações úteis sobre a Confeitaria Colombo

Horário de Funcionamento: Segundas, terças, quartas, quintas e sextas das 11h às 18h | Sábados e feriados das 11h às 18h | Domingos: Fechado
Tempo de Visitação: Livre a partir do momento da entrada
Custo de entrada: Grátis. Paga-se apenas pelo consumo.

Formas de pagamento aceitas:
CARTÕES DE CRÉDITO: VISA / MASTER / AMEX / DINERS / ELO / AME DIGITAL
CARTÕES DE DÉBITO: VISA ELECTRON / MASTERCARD / ELO
TICKETS REFEIÇÃO: SODEXO / ALELO / TR / VR
Aceitam pelas reais. Não aceitam cheque.

Contato: (21) 2505 1500 – www.confeitariacolombo.com.br
Endereço:
Rua Gonçalves Dias, nº 32 • Centro – Rio de Janeiro/RJ

Antes de continuar lendo esse artigo conheça o nosso guia “102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro além das praias“, e desfrute da Cidade Maravilhosa em passeios onde você não precisará pagar pelo ingresso. Clique no banner abaixo para adquirir o seu.

Como chegar na Confeitaria Colombo

Veja abaixo algumas maneiras de chegar na Confeitaria Colombo:

Metrô: Estação Carioca
VLT: Estação Confeitaria Colombo
Ônibus: Qualquer linha que passe na Av. Rio Branco.
Fachada da Confeitaria Colombo
Fachada da Confeitaria Colombo

Filiais da Confeitaria Colombo no Rio de Janeiro

Além da histórica unidade localizada na Rua Gonçalves Dias, a Confeitaria Colombo expandiu suas fronteiras e atualmente possui várias filiais espalhadas pelo Rio de Janeiro. São mais 4 unidades onde você poderá aproveitar a qualidade dos quitutes servidos na casa. Confira abaixo os endereços:

Confeitaria Colombo – CCBB-RJ – 2º andar:
Endereço: R. Primeiro de Março, 66 – 2º andar – Centro
Quarta a Segunda das 12h às 18h
Confeitaria Colombo – Ipanema:
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 330, Ipanema.
Segunda a Sexta das 10h às 19h
Sábado das 10h as 14h
Confeitaria Colombo – CCBB-RJ – Espaço Conceito Banco do Brasil:
Endereço: R. Primeiro de Março, 66 – Térreo – Centro
Quarta a Segunda das 9h às 19h
Terças-feiras: Aberto todos os dias
Confeitaria Colombo – Copacabana – Café do Forte:
Endereço: Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6 – Copacabana.
De Terça a Domingo: das 10h às 19h30

Muitos viajantes optam por conhecer a unidade da confeitaria que fica no Forte de Copacabana quando fazem uma visita a esse ponto turístico. Mas vale saber que apesar da unidade receber as guloseimas direto da sede, ela apresenta um espaço mais compacto e não possui a mesma imponência que você encontra na unidade do centro. O diferencial da unidade que fica no Forte acaba sendo a vista para a Orla de Copacabana.

 

Vai se hospedar no Rio de Janeiro? Descura qual o melhor bairro para se hospedar de acordo com o seu roteiro no artigo Onde se hospedar no Rio de Janeiro [por região].

Você também pode conciliar sua ida a Confeitaria Colombo com outros pontos turísticos do centro como o Boulevard Olímpico, o Theatro Municipal ou o Real Gabinete Português de Leitura.

E você, já conheceu alguma unidade da Confeitaria Colombo? Conta pra gente o que você achou nos comentários.

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.