10 Melhores praias do Rio de Janeiro

Melhores praias do Rio de Janeiro | O Rio de Janeiro é uma maravilha da natureza e abençoados são aqueles que podem desfrutar dessa cidade, que mistura mar e montanha numa trama perfeita.

Veja também
Quanto vai custar minha viagem?
Nem todo mundo pode largar tudo para viajar

Separamos nesse artigo as 10 praias mais lindas do Rio de Janeiro na nossa opinião e o que cada uma delas tem a oferecer. Fique conosco e descubra!

10 Melhores praias do Rio de Janeiro

1 – Ipanema

Tão famosa quanto Copacabana e eternizada na canção de Tom Jobim “Garota de Ipanema” essa é uma praia para ver e ser visto. Dividindo a sua extensão com as areias do Leblon, fica difícil saber onde uma começa e outra termina.

O Posto 9 é o point do povo mais “hippie”, enquanto o Posto 10 é famoso pelos frequentadores do público LGBTQIA+.

Depois de todos os mergulhos ainda dá pra ir caminhando até a Lagoa Rodrigo de Freitas, e conhecer outro ponto turístico famoso que fica a uma curta distância.

Praia de Ipanema e Leblon e Morro Dois Irmãos ao fundo
Praia de Ipanema e Leblon

2 – Arpoador

Famosa por aqueles que vão até lá apreciar o pôr do sol a partir de suas pedras e tem o Morro Dois Irmãos de pano de fundo para deixar esse cenário ainda mais perfeito.

Por ali você pode não só apreciar o lado conhecido como Praia do Arpoador, mas também a Praia do Diabo.

Praia do Arpoador e Praia do Diabo
Praia do Arpoador e Praia do Diabo

3 – Praia da Joatinga

Dessa lista, a Praia da Joatinga é uma das minhas preferidas no Rio. Escondida no meio do cenário urbano e com acesso pelo bairro do Joá, essa praia só pode ser desfrutada num curto período do dia, já que quando a maré sobe e toma conta das areias a pequena praia desaparece.

Nossa recomendação é que você chegue cedo, o mais cedo que puder, pois o estacionamento ao ar livre que há por lá lota bem rápido.

Na ida ou na volta da pequena trilha, aproveite a vista do Mirante. Saiba mais sobre Como Chegar na Praia da Joatinga.

praias no Rio de Janeiro fora da Zona Turística
Praia da Joatinga

4 – Praia do Perigoso

Com acesso apenas por trilha ou barco a Praia do Perigoso e as outras praias selvagens (dos Búzios, do Meio, Funda, e do Inferno) tem como seu ponto de partilha o bairro de Barra de Guaratiba, que por si só já vale a visita.

Como o acesso é complicado, essas praias ficam desertas na maioria dos dias, mesmo nos finais de semana. As trilhas que levam até elas variam em torno de 30 minutos até 2 horas e variam de dificuldade moderada a difícil.

A Praia do Perigoso, como seu próprio nome sugere, tem mar agitado, areia fofa e nenhuma infraestrutura. Ela também serve de ponto de partida para as trilhas da Pedra da Tartaruga e da Pedra do Telégrafo.

Praia do Perigoso
Praia do Perigoso

5 – Prainha

A Prainha é considerada uma praia de surfista, possui uma curta extensão e pouquíssimas opções de lugares para estacionar, mas é a paixão de muitos cariocas e muitos turistas que a conhecem.

Cercada pelo Parque Municipal Natural da Prainha e por um complexo de montanhas verde esmeralda é uma praia de aparência selvagem.

De lá ainda é possível fazer a trilha do Mirante do Caeté, que fica dentro do parque e desbrava uma bela vista para as praias da Zona Oeste.

Prainha
Prainha

6 – Grumari

Ao longo dos seus 2,5 km de extensão há barracas espalhadas na areia da praia e alguns quiosques. Localizada logo depois da prainha ela fica na mesma área de preservação ambiental e mantem uma paisagem natural bem rústica, com costões rochosos e morros cobertos de verde ao seu redor.

Antes de finalizar esse artigo conheça o nosso e-book “102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias“. Reunimos mais de cem locais na cidade maravilhosa que possuem entrada franca, dentre eles trilhas, museus, fortes e muito mais. Baixe agora mesmo! É só clicar na imagem:

7 – Barra da Tijuca

Essa é a praia mais extensa do Rio de Janeiro, com quase 18 km de extensão ela possui águas geladas e mar geralmente agitado além de areia branca e fofa.

Um calçadão acompanha sua orla e é bem comum que os locais usem o espaço para a prática de esportes ao ar livre, como caminhada, corrida, ciclismo.

Seus quiosques e beach clubes também atendem os gostos dos mais variados clientes. As opções de hospedagens, restaurantes, bares e comercio em geral nos arredores é bem farta.

o que fazer na barra da tijuca
Barra da Tijuca

8 – Praia da Reserva

A praia do Recreio se estende desde a  Reserva Biológica da Barra da Tijuca até a Praia do Pontal. O melhor ponto dessa praia, ou pelo menos cheio é a área conhecida como Praia da Reserva.

Por ali há pouco espaço para estacionamento de carros, por isso a praia costuma ficar mais vazia. Essa praia acaba sendo uma extensão da Barra da Tijuca, por isso o mar é igual, ou seja, agitado.

Contudo, um quesito que se difere da praia da Barra é a falta de comercio e construções no entorno. Existem apenas alguns quiosques espaçados.

9 – Praia do Secreto

Esse ponto que na verdade é a formação de uma piscina natural com água do mar ficou conhecido nas redes sociais como Praia do Secreto.

Ela fica entre a Praia da Macumba e a Prainha, mas não é visivel a partir da estrada. Para encontrar a Praia do Secreto é preciso fazer uma descida por um costão considerado perigoso.

No local já foram reportados acidentes graves, por isso para visitar a praia tenha certeza que tem capacidade física para alcançar o local ou contrate um guia. Preze sempre pela sua segurança.

como chegar na praia do secreto
Praia do Secreto

10 – Praia do Abricó

A pequena praia do Abricó fica entre a Prainha e o Grumari, mas ela é bem reservada e protegida por pedras. Ela tem cerca de 300 metros e é muito famosa entre os naturistas.

A praia do Abricó acabou se tornando a única praia da cidade do Rio onde é praticado o nudismo.

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.