Conheça o Forte do Leme

O forte Duque de Caxias, também conhecido como Forte do Leme está localizado ao final da Praia de Copacabana, no bairro do Leme, no Rio de Janeiro.

Um passeio pelo forte pode ser uma agradável caminhada num dia de sol na Cidade Maravilhosa, já que o local não é tão famoso como o Forte de Copacabana, na outra ponta da praia. Lá não tem tantos visitantes o que permite uma maior interação com a natureza e uma vista maravilhosa do mirante que há no alto da fortaleza.

O forte data do fim do século XVIII, e apenas em 2010 o forte foi aberto a visitação, após uma obra de revitalização. A entrada do Forte se dá pela Praça Julio de Noronha, e há cobrança de uma taxa simbólica no valor de R$ 4,00 por pessoa (valor aplicado em setembro 2014). É necessário um pouco de disposição pra chegar ao topo, a caminhada a pé por uma rua calçada com paralelepípedos leva em torno de 20 minutos, e a medida que avançamos pelo caminho já podemos desfrutar de uma vista incrível do Pão de Açúcar e mar azul no horizonte.

 

Nessa caminhada muito provavelmente você irá esbarrar com alguns saguis, muito encontrados na mata atlântica. Observe-os de longe, mas não os alimente-os.

 

Antes de alcançar o topo há um espaço fechado onde ficam as exposições e peças de canhões antigos. A 124m acima do nível do mar fica o mirante, com vista para a Praia de Copacabana, o Corcovado, a Pedra da Gávea, a orla de Niterói e outras fortificações. O por do sol de lá é um momento incrível.

 

O Forte funciona de terça a domingo, de 09h30 às 16h30. No local não há nenhuma lanchonete, por isso o ideal é levar um lanche, mas não há local para sentar e comer. Pode-se também aproveitar os quiosques na beira da praia no final do passeio.

Período da visita: setembro de 2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *