Conheça a trilha do Forte do Leme / Forte Duque de Caxias RJ

O forte Duque de Caxias, também conhecido como Forte do Leme está localizado ao final da Praia de Copacabana, no bairro do Leme, no Rio de Janeiro.

Um passeio pelo forte pode ser uma agradável caminhada num dia de sol na Cidade Maravilhosa, já que o local não é tão famoso como o Forte de Copacabana, na outra ponta da praia. Lá não tem tantos visitantes o que permite uma maior interação com a natureza e uma vista maravilhosa do mirante que há no alto da fortaleza.

Veja também:
Trilha da Pedra Bonita – Como chegar e fazer o percurso
O que fazer no Rio de Janeiro gastando pouco

Uma das belas vistas do Forte do Leme é o Pão de Açúcar
Uma das belas vistas do Forte do Leme é o Pão de Açúcar

Como fazer a trilha do Forte do Leme

Alocado em cima da Pedra do Leme, o forte Duque de Caxias  data do fim do século XVIII, e apenas em 2010 ele foi aberto a visitação, após uma obra de revitalização.

É necessário um pouco de disposição pra chegar ao topo. A trilha de 800 metros, na verdade é uma caminhada leve por uma rua calçada com paralelepípedos (onde só passam pedestres), que leva cerca de 20 minutos para ser concluída A medida que avançamos pelo caminho já podemos desfrutar de uma vista incrível do Pão de Açúcar e mar azul no horizonte.

trilha do Forte do Leme

Nessa caminhada muito provavelmente você irá esbarrar com alguns saguis, muito encontrados na mata atlântica. Observe-os de longe, mas não os alimente-os.

trilha do Forte do Leme
Sagui e Pão de Açúcar ao fundo

Antes de alcançar o topo há um espaço fechado onde ficam as exposições e peças de canhões antigos. A 124m acima do nível do mar fica o mirante, com vista para a Praia de Copacabana, o Corcovado, a Pedra da Gávea, a orla de Niterói e outras fortificações. O por do sol de lá é um momento incrível.

trilha do Forte do Leme
Vista para o Corcovado

Depois do passeio você ainda pode aproveitar para conhecer o Caminho dos Pescadores, que não só oferece uma vista magnífica das praias do Leme e de Copacabana, mas também dispõe de quiosques convidativos, que chamam os visitantes para fazer uma pausa para desfrutar de uma bebida enquanto apreciam a paisagem, como o Quiosque Pedra do Leme.

Informações Úteis sobre o Forte do Leme

Horário de funcionamento: de terça a domingo, de 09h30 às 16h30.

Tempo de Visitação: Livre, desde que dentro do horário de funcionamento.

Custo de entrada: Há cobrança de uma taxa simbólica no valor de R$ 4,00 por pessoa inteira e R$ 2,00 a meia (valor aplicado em março de 2024). A entrada é franca na terça-feira.

Infraestrutura: No local não há nenhuma lanchonete, por isso o ideal é levar um lanche, mas não há local para sentar e comer. Há banheiros e bebedouro no local. Pode-se também aproveitar os quiosques na beira da praia no final do passeio.

Estacionamento: Não há. É necessário estacionar no entorno da praia ou em algum estacionamento rotativo.

Contato: Site Oficial

Atenção! É proibida a entrada e/ou permanecer sem camisa, em traje de banho ou descalço, assim como de bonés, camisetas e quaisquer materiais que contenham propagandas políticas partidárias. Também não está permitida a entrada de animais de estimação, bicicletas, patins, skates e coolers.

Esse arigo ainda não acabou, mas para conhecer outros pontos turísticos que possuem entrada franca algum dia da semana ou que são grátis todos os dias baixe agora mesmo o nosso guia “102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias“. É só clicar na imagem abaixo:

Perguntas frequentes sobre o Forte do Leme

A trilha do Forte do Leme RJ é segura?

Essa é uma das trilhas mais seguras do Rio de Janeiro, já que está dentro de uma área pertencente e monitorada pelo Exército Brasileiro.

Como chegar no Forte do Leme

A entrada do Forte se dá pela Praça Almirante Júlio de Noronha, no canto esquerdo da praia do Leme, bem próximo ao Posto 1. Colocando “Forte Duque de Caxias” na configuração do seu GPS, ele te leva certinho até o local.

Para quem vai de ônibus saindo do Centro do Rio a Linha 472 faz ponto final bem perto da entrada do Forte. Para quem vem de Ipanema ou Copacabana pode pegar a linha 539.

De metrô, a estação mais próxima é a Cardeal Arco Verde, a aproximadamente 2km de distância (uns 25 minutos de caminhada).

Se você vai visitar o Forte do Leme depois de pegar alguma dica que a gente deu por aqui, não esqueça de marcar a gente no instagram @odiariodeumaviajante.

Um pouco da história do Forte do Leme

Erguido originalmente entre 1776 e 1799 por ordens do Marquês do Lavradio, durante o período em que o Brasil ainda fazia parte do Império Português, este forte já teve diversos nomes. Inicialmente conhecido como Forte do Vigia ou da Espia, sua função era de alertar outras fortificações sobre a chegada de navios à costa do Rio de Janeiro, e era desprovido de artilharia em sua construção inicial.

Seus guarnecidos participaram de diversos acontecimentos marcantes, incluindo a Revolta do Forte de Copacabana (1922), a Revolta do Encouraçado São Paulo (1924), a intervenção contra o navio mercante Baden (1930), a Revolução de 1932, a Intentona Comunista (1935), o Movimento Integralista (1938), além de contribuições durante a Segunda Guerra Mundial (1945) e a Intervenção do Cruzador Tamandaré (1955).

Outros artigos relacionados

– Tudo sobre o Forte de Copacabana

– Fortaleza de São João, na Urca

– Faça uma visita à Ilha Fiscal

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.