O que fazer em Blumenau: 2, 3 ou mais dias na cidade

O que fazer em Blumenau | Um lugar para se conectar com a cultura germânica aqui mesmo no Brasil, com arquitetura enxaimel, comida típica alemã e onde acontece a maior Oktoberfest do mundo fora da Alemanha.

Veja também
Destinos turísticos e outros locais que sumiram do mapa
Descubra se você é viciado em viajar

Mas Blumenau vai além e também trás oferta de passeios culturais como museus, opções para relaxar em parques ou fazer trilhas e também é ótima para quem gosta de degustar chopes e cervejas, já que é considerada Capital Nacional da Cerveja desde 2017, quando foi assinada a lei número 13.418/2017, que conferiu o título à cidade.

Se interessou? Então siga conosco nesse artigo que é um GUIA COMPLETO para quem vai conhecer a cidade de Blumenau.

O que fazer em Blumenau

Rua XV de Novembro

A Rua XV de Novembro fica no centro histórico da cidade e concentra boa parte dos pontos turísticos como a Catedral São Paulo Apóstolo e o Teatro Carlos Gomes, os quais daremos mais detalhes a seguir.

Por lá você poderá observar várias casas que ainda possuem arquitetura enxaimel, reconhecidas e tombadas como Patrimônio Histórico e Cultural, além de outras que imitam a técnica.

É nesta rua que ocorre também o desfile inaugural da Oktoberfest durante o mês de outubro, além de em algumas outras datas ao longo do mesmo mês. Falaremos mais adiante sobre detalhes da Oktoberfest.

Dá da caminhar de uma ponta a outra da rua, que também concentra bares, restaurantes, lojas e comércio em geral.

Catedral São Paulo Apóstolo

Construída com granito vermelho e vitrais que criam belos jogos de luz, a Catedral, erguida em 1958, apresenta uma imponente torre de 45 metros e três sinos eletrônicos, sendo um ícone de Blumenau, substituindo a igreja original que ali existia anteriormente.

Catedral São Paulo Apóstolo na Rua XV de Novembro
Catedral São Paulo Apóstolo

Castelinho da XV (Castelinho da Havan ou Castelinho da Moelmann)

Um ótimo ponto da Rua XV de Novembro para fazer uma boa fotografia com as construções enxaimel ao fundo é parando em frente o Castelinho da Havan.

Em 1978 um empresário de Blumenau teve a ideia de construir um prédio na avenida principal que celebrasse a herança alemã na cidade. Ele se inspirou na prefeitura antiga de Michelstadt, na Alemanha, que data de 1484.

Até 1999, esse lugar abrigou as Lojas Moelmann (lojas de departamento que oferecia uma ampla gama de produtos, incluindo roupas, eletrônicos, utensílios domésticos e muito mais, mas a mesmo veio a encerrar suas atividades por questões financeiras). Desde 2007 o prédio funciona como uma Loja da Havan, outra loja de departamentos fundada por Luciano Hang em 1986, na cidade de Brusque, Santa Catarina.

Castelinho da Havan na Rua XV de Novembro
Castelinho da Havan

Teatro Carlos Gomes

Se continuar andando pela Rua XV de Novembro, você encontrará o Teatro Carlos Gomes, que foi construído em 1939.

Este teatro é amplamente reconhecido como o principal da cidade, onde ocorrem diversos eventos, apresentações e até mesmo pequenos festivais.

Teatro Carlos Gomes em Blumenau
Teatro Carlos Gomes

Museu da Cerveja de Blumenau

Blumenau é oficialmente a Capital Nacional da Cerveja no Brasil. Em 9 de março de 2017, foi assinada a lei  Blumenau foi colonizada majoritariamente por imigrantes alemães que instalaram na região diversas fábricas de cerveja. Para se inteirar ainda mais sobre a bebida, você pode visitar o Museu da Cerveja.

O Museu da Cerveja de Blumenau é um local que mergulha na história de mais de 6 mil anos da cerveja em todo o mundo, apresentando um rico acervo que abrange a indústria e a cultura cervejeira, além de memórias relacionadas à bebida.

A visita ao museu oferece diversas atrações, desde objetos utilizados no processo de fabricação da cerveja até explicações detalhadas sobre o processo em si.

Mesmo para aqueles que não são entusiastas da cerveja, a experiência é interessante. O museu também exibe maquinários que fizeram parte da extinta Cervejaria Feldmann, além de rótulos e garrafas antigas de diversas marcas.

Museu da Cerveja de Blumenau
Museu da Cerveja de Blumenau

Mausoléu Dr. Blumenau

O mausoléu está aberto ao público todos os dias, das 10h às 16h, e abriga os restos mortais do fundador da cidade, Hermann Bruno Otto Blumenau, bem como os de seus familiares. A entrada é gratuita.

“Nos fundos do mausoléu fica o Horto Botânico, uma pequena floresta que era usada por Blumenau para pequenos experimentos. Dentro do próprio horto fica o famoso Cemitério dos Gatos, local onde a atriz e sobrinha do fundador da cidade, Edith Gaerthner, costumava enterrar seus felinos, com direito até à funeral.”

Mausoléu Dr. Blumenau
Mausoléu Dr. Blumenau

Prédio da Prefeitura Municipal

Ao fim da Rua XV de Novembro, na Praça Victor Konder, chega-se ao prédio da Prefeitura Municipal, também em estilo enxaimel e construído na década de 1980.

Ela foi construída no terreno onde ficava a antiga estação de trem da cidade. Atualmente, na frente da prefeitura também fica o letreiro “Ich ❤️ Blumenau”, onde você pode aproveitar para tirar uma foto.

Nova Locomotiva e Estrada de Ferro

Localizada no pátio da loja Tex Cotton (Rua Itajaí, 881) a nova locomotiva foi fabricada em 1940 nos Estados Unidos. Veio de Pindamonhangaba (SP), onde prestou importantes serviços em décadas passadas.

A locomotiva em si, nada tem a ver com Blumenau, mas o local onde ela está instalada foi recém descoberto (em 2022) e trata-se de parte da ferrovia que teve importância vital para Blumenau. A intenção é valorizar o pouco que resta da estrada de ferro que cruzou a cidade e a região até 1971. Afinal, era pelo trem que chegavam e partiam cargas e pessoas que mantinham a roda da economia girando. Ali ainda estão cravados os trilhos e dormentes que guiavam o comboio de ferro.

Nova Locomotiva e Estrada de Ferro de Santa Catarina
Nova Locomotiva e Estrada de Ferro

Ponte de Ferro

Ponte de Ferro (Ponte Aldo Pereira de Andrade), marco histórico da cidade que foi construída em 1929, com material importado da Alemanha, possui uma arquitetura que se destaca na paisagem e rende belas fotos.

Ela liga as margens do Rio Itajaí-Açu e é um ponto de referência icônico na cidade.

Vila Itoupava

A Vila Itoupava, o espacinho mais alemão da cidade, é um local fascinante que apresenta uma arquitetura peculiar. Suas casas são construídas com a técnica do enxaimel, um método de construção que se assemelha a um quebra-cabeças, utilizando encaixes de vigas de madeira, sem a necessidade de pregos ou parafusos, com os vãos preenchidos por pedras, tijolos ou taipa.

Por lá você poderá explorar restaurantes, como o Restaurante Fridolin, e cervejarias populares, como a Cervejaria Bierland. Não deixe de visitar o Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava (antiga Cervejaria Feldmann), uma encantadora construção em tijolos que narra a história e os costumes locais.

Durante sua visita, há inúmeros locais interessantes a conhecer, como a Schluck Licores, o Restaurante e Padaria do Hotel Ruvias, o Restaurante Abendbrothaus, e a Cervejaria Container, que se destaca por sua cerveja artesanal inglesa.

A Vila Itoupava oferece uma experiência imperdível para quem deseja explorar a cultura, a arquitetura e a gastronomia alemã em Blumenau.

Oktoberfest

A Oktoberfest de Blumenau é a segunda maior Oktoberfest do mundo, uma celebração épica que acontece tradicionalmente em outubro, trazendo também um pedacinho da Alemanha para o Brasil.

Após os tradicionais desfiles que acontecem na Rua XV de Novembro, a diversão continua na Vila Germânica. Lá, você encontrará três pavilhões com bandas, shows, praças de alimentação e também áreas ao ar livre.

E não vamos esquecer da bebida dourada, já que Blumenau é conhecida como a capital nacional da cerveja. Você poderá saborear cervejas de marcas famosas, artesanais locais e opções sem glúten para todos os gostos.

Para encher a barriga, ficam a disposição para compra nas barraquinhas e restaurantes uma deliciosa variedade de pratos típicos da culinária alemã.

Se você está indo para a Oktoberfest não deixe de conferir o nosso artigo Oktoberfest Blumenau: Planejamento para a festa.

Outros pontos turísticos de Blumenau

  • Av. Beira Rio
  • Museu da Água
  • Museu de Hábitos e Costumes
  • Museu da Família Colonial
  • Museu de Ecologia Fritz Muller
  • Museu Hering
  • Museu de Arte de Blumenau
  • Parque das Nascentes
  • Parque Ramiro Ruediger
  • Parque São Francisco de Assis
  • Parque Ecológico Spitzkopf
  • Paraíso Recanto do Miguel
  • Parque Aquático Portal do Sol
  • Rua das Palmeiras (Alameda Duque de Caxias)
  • Museu do Cristal de Blumenau Mozart Crystal
  • Glaspark – Museu do Cristal

Onde comer em Blumenau

Existem excelentes opções de restaurantes em Blumenau, como o Moinho do Vale e o Norden, que tem um lindo Bierganten para aproveitar nos dias mais quentes.

Dentro da Vila Germânica há variadas opções gastronômicas que envolvem comida alemã, como o Alemão Batata e Choperia e o Choperia Bier Vila, além de ser um bom lugar para comprar lembrancinhas da cidade.

Quem está procurado um lugar para tomar um café colonial, degustar algum doce, fazer um lanchinho ou mesmo tomar um café simples a Cafehaus Glória e a Senhora Farinha Bakery irão atender as suas necessidades.

Aqueles que buscam as cervejarias de Blumenau para fazer degustações harmonizadas ou provar diversos tipos de chopes podem procurar a Cervejaria Bierland, Eisenbahn Bierhaus ou a Container British Beer Cervejaria – Fábrica e Pub. 

Restaurante Norden

O que fazer em Blumenau a noite – Vida Noturna

Para quem está procurando uma boate pode ir até a recém inaugurada Trezze rooftop, no centro. Perto de lá tem o Seu Porco e outros barzinhos que enchem final de semana. Aliás, recentemente reformaram a região do centro que ficou mais animada especialmente na Rua Curt Hering até a interseção com a Rua Floriano Peixoto, com vários barzinhos que disponibilizam mesas e cadeiras nas calçadas.

A Rua Antônio da Veiga também é um point bem movimentado, inclusive durante a semana, por conta dos alunos da FURB (Universidade Regional de Blumenau). Nessa região a boate dos millennials (galera mais jovem) é a Factoring.

Se você desejar experimentar uma cerveja que tem aroma de cannabis (observe que não contém cannabis em sua composição), você pode fazê-lo no bar Balburdia.

Quem tá procurando cerveja barata, mas com bar super lotado a pedida é o Okto’s.

Onde se hospedar em Blumenau

Confira a nossa seleção de hotéis e pousadas na cidade:

Ibis Blumenau
Classificação dos usuários do booking: 8,6
Valor médio da diária: R$ 221,oo para um casal em quarto duplo
Oferece: Lounge compartilhado, parquinho infantil, recepção 24 horas, wi-fi grátis, bar, restaurante e estacionamento privativo (pode ser cobrado à parte) , além de ser pet friendly.

Ibis budget Blumenau
Classificação dos usuários do booking: 8,1
Valor médio da diária: R$ 255,00 para um casal em apartamento standard
Oferece: Café da manhã incluído no valor da diária, recepção 24h, lanchonete/bar, wi-fi, estacionamento privativo (pode ser cobrado à parte) e é pet friendly.

Pousada Casa da Pedra
Classificação dos usuários do booking: 8,9
Valor médio da diária: R$ 280,00 para um casal em quarto grande
Oferece: Café da manhã incluído no valor da diária, lounge compartilhado, estacionamento e wi-fi gratuitos e é pet friendly.

Plaza Blumenau Hotel
Classificação dos usuários do booking: 8,4
Valor médio da diária: R$ 311,00 para um casal em quarto duplo superior
Oferece: Piscina ao ar livre, restaurante, bar, recepção 24h, serviço de quarto, lounge compartilhado, wi-fi grátis e é pet friendly.

Villa do Vale Boutique Hotel
Classificação dos usuários do booking: 9,8
Valor médio da diária: R$ 1400,00 para um casal em quarto com cama king size e varanda
Oferece: Café da manhã incluído no valor da diária, academia, estacionamento privativo gratuito, jardim, lounge compartilhado, wi-fi grátis, espaço kids , serviço de quarto, sauna, hidro, 2 restaurantes, recepção 24h e serviços de spa (podem ser cobrados à parte).

Veja abaixo mais algumas opções:

Atenção! Durante a Oktoberfest, que ocorre no mês de outubro, os hotéis têm suas vagas preenchidas com rapidez. Portanto, se você planeja uma viagem para Blumenau durante este período, é aconselhável fazer sua reserva com considerável antecedência, pois há o risco de não encontrar disponibilidade de hospedagem.

Eventos em Blumenau

Além da Oktoberfest, Blumenau também realiza outros eventos importantes para a cidade ao longo do ano. A Sommerfest é a Oktoberfest do verão. Outro festival dentro do universo cervejeiro é o Festival Brasileiro de Cerveja que ocorre no primeiro semestre do ano e reúne as principais cervejarias do país. São quase 3000 rótulos de cerveja envolvidos, além de claro, muita gastronomia e a programação artística e cultural de shows e palestras

Outros eventos famosos em Blumenal são a Osterdorf (durante a Páscoa), a Blumenkuchen (festival da cuca, em setembro) e Magia de Natal (durante as festividades natalinas).”

A Festitália, que ocorre no meio do ano convida todos a celebrar a riqueza da cultura italiana em todas as suas versões.

Quando ir para Blumenau – Melhor época para visitar

Blumenau é uma cidade que pode ser visitada o ano todo. Para aproveitar as atividades ao ar livre, os meses mais secos são de junho, julho e agosto, mas também é o inverno da cidade, então as temperaturas podem estar mais baixas e dias encobertos.

Caso você esteja indo para algum festival (especialmente para a Oktoberfest, Páscoa ou Natal), prepare-se para encarar a cidade cheia de turistas.

O que fazer em Blumenau com chuva

Caso você pegue chuva na sua viagem, você pode pode fazer um roteiro pelas as atividades cobertas como a Catedral São Paulo Apóstolo, o Museu da Cerveja de Blumenal, passear pela Vila Germânica, conhecer os museus existentes na cidade, além de visitar os bares e restaurantes e aproveitar a gastronomia local.

Quantos dias ficar em Blumenau

Nossa sugestão de roteiro ideal seria ficar na cidade de 3 dias, para conseguir conhecer as atrações com calma e sem correria. Contudo, se você tem apenas 2 dias (um final de semana), escolha as atrações que mais lhe agradam e parta rumo a cidade.

Muitas pessoas inclusive, acabam fazendo apenas um bate e volta e ficando apenas 1 dia na cidade. Se esse é o seu caso e você está buscando um roteiro express, confira nosso artigo O que fazer em Blumenau em 1 dia

O que fazer em Blumenau em 2 dias

Se você tem dois dias para conhecer a cidade, sugerimos que no primeiro dia você se dedique as atrações do centro histórico, já que ficam próximas uma das outras, você pode conhecer as atrações da Rua XV de Novembro e os arredores da mesma, incluindo a Catedral São Paulo Apóstolo, o Castelinho da XV, o Teatro Carlos Gomes, o Museu da Cerveja, o Mausoléu Dr. Blumenau, o Prédio da Prefeitura e o letreiro que fica na frente dele, além de atrações no entorno como a Ponte de Ferro, a Beira Rio, o Museu de Hábitos e Costumes, o Museu da Família Colonial e o Museu do Cristal de Blumenau Mozart Crystal.

No segundo dia você pode se conhecer o Parque Ramiro Ruediger, depois se dirigir a Vila Germânica para conhecer seus espaços e almoçar por lá. Na parte da tarde pode partir para Vila Itoupava para conhecer seus atrativos e na volta ainda dar um pulinho no Museu Museu Hering.

O que fazer em Blumenau em 3 dias

Tem 3 dias na cidade? Além das atrações já comentadas no primeiro dia, agora você pode explorar outros atrativos menos conhecidos da cidade como o Parque Ecológico Spitzkopf, o Glaspark – Museu do Cristal, a Rua das Palmeiras (Alameda Duque de Caxias) ou ainda voltar em algum dos atrativos que você tenha gostado muito.

Não deu tempo de conhecer alguma coisa nos dois primeiros dias? Um dia extra na viagem também serve para redistribuir o roteiro em caso de imprevistos, por isso que por aqui, cada vez mais incentivamos as viagens slow travel.

Lembrando que essa é apenas uma sugestão de roteiro e as dicas que você encontrará nesse artigo são apenas uma sugestão de como dividir seus dias na cidade, mas você pode sempre adaptar excluindo atrações que não lhe interessam ou, ao contrário, incluindo outros atrativos caso tenha mais tempo ou mesmo passeios que lhe parecerem mais interessantes. .

Onde fica e Como chegar em Blumenau

A cidade fica localizada no Vale do Itajaí e é o terceiro município mais populoso do estado de Santa Catarina, segundo dados do Censo de 2022. As informações foram divulgadas pelo IBGE em junho de 2023.

Como chegar em Blumenau de Avião

Por lá não há aeroportos. Contudo, existem quatro aeroportos próximos que podem servir como base para quem vai visitar Blumenau, e são eles: Navegantes (o mais próximo), o de Florianópolis (a capital do Estado), o de Joinville e até o de Curitiba, que apesar de bem mais distante, pode ser uma opção caso você não encontre voos interessantes ou acessíveis para os outros dois aeroportos mencionados.

O Aeroporto de Navegantes está a aproximadamente 54 km de distância, o que equivale a aproximadamente uma hora de viagem.

Já o aeroporto de Florianópolis fica um pouco mais longe (164 km), mas costuma oferecer opções de voos mais em conta de várias partes do país.

As opções são ainda o aeroporto de Joinville (103 km) e o de Curitiba (210 km) que podem ser opções para quem vai a Oktoberfest e já não está mais encontrando opções de voos interessantes para os primeiros dois aeroportos que mencionamos.

Como chegar em Blumenau de Carro

Quem sai de São Paulo pode optar pela BR 116 até chegar em Curitiba e depois seguir pela BR 101 até Joinville, seguindo pela SC-108 até alcançar o destino final.

Quem vai de Florianópolis ou se outra cidade mais ao sul do país pode optar pela BR 101 até a altura de Volta Grande e depois seguir pela BR 470.

Caso você esteja chegando pelos aeroportos de Joinville, Florianópolis ou Curitiba você pode optar por alugar um carro para deixar a sua viagem mais livre e confortável, sem ter que se preocupar com horários de ônibus e o incômodo de transportar suas malas entre aeroportos e rodoviárias.

Inclusive, nós recomendamos que você compare os preços na Rentcars. A empresa é um excelente comparador, buscando nas principais locadoras para oferecer a melhor opção disponível. Eu sempre utilizo a Rentcars nas minhas viagens quando preciso alugar um carro.

Na minha última viagem a Blumenau, na qual eu havia chegado pelo aeroporto de Curitiba, eu precisei alugar um carro para completar o trajeto.

Como chegar em Blumenau de Ônibus

Quem prefere se deslocar de ônibus e está chegando por Navegantes, pode procurar pelo guichê da empresa Transportes Executivos no desembarque, que faz o trajeto direto do aeroporto até Blumenau. O valor da passagem fica em torno de R$ 60 só ida, ou R$ 110 ida e volta (valores em outubro de 2023).

Se você está chegando por Florianópolis saiba que duas empresas fazem o trajeto até Blumenau: a Reunidas e a Catarinense. A passagem varia de acordo com a data, mas em outubro de 2023 conseguimos encontrar valores a partir de R$ 55. Você pode conferir valores e adquirir sua passagem aqui.

De Joinville quem faz o trajeto é a Catarinente, com valores a partir de R$ 48 (valores em outubro de 2023).

Já de Curitiba há opções com a empresa Nordeste e com a Catarinense a partir de R$ 62 (valores em outubro de 2023). Para essas duas cidades  você pode adquirir o ticket no mesmo link que indicamos acima.

Como chegar em Blumenau de Transfer

Está em cidades como Bombinhas ou Balneário Camboriú e está procurando um transfer para passar apenas um dia em Blumenau? Existem opções.

Veja Excursão a Blumenau e Pomerode saindo de Balneário Camboriú ou Excursão privada saindo de Bombinhas.

Como se locomover em Blumenau

Se você se hospedar próximo a Rua XV de Novembro, consegue percorrer boa parte dos pontos turísticos das redondezas a pé e pode visitar os outros pontos turísticos recorrendo aos táxis ou carros de aplicativos.

Alugar um carro, contudo, pode trazer mais agilidade e liberdade para a sua viagem. Sempre que viajo faço os meus orçamentos através da Rentcars.com, que também é parceiro aqui do blog. Trata-se de um dos principais sites de comparação de preços de aluguel de carro, presente em mais de 60 países. Através da comparação de preços você consegue garantir a melhor tarifa, fazer o pagamento em reais e parcelar em até 12 vezes.

Mapa de atrações de Blumenau

Confira a localização das atrações que mencionamos nesse artigo:

Arredores de Blumenau

Se você está se perguntando se Blumenau fica perto de outras cidades turísticas, eu te digo que sim, e de várias.

Caso você tenha tempo sobrando na sua viagem você pode aproveitar para conhecer Pomerode, que está a apenas 3o km de distância. Você também pode visitar Brusque, conhecida por ser um pólo de moda, ou ainda Joinville, Bombinhas, Balneário Camboriú, Florianópolis e até o Beto Carreiro, ótima pedida se estiver viajando com crianças.

Confira um short vídeo da nossa experiência na Oktoberfest de Blumenau

Outros artigos relacionados

– Melhores Praias de Florianópolis: Veja nossa lista

– Bate e volta a partir de Florianópolis: 8 cidades para você conhecer

– Curitiba além do obvio: passeios secretos e lugares fora da rota

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.