Melhores Praias de Florianópolis: Veja nossa lista

A capital de Santa Catarina é uma cidade encantadora e cheia de opções para curtir praia e mar. Então, continue aqui para conferir quais são as Melhores Praias de Florianópolis para conhecer e se apaixonar!

A cidade tem muitas opções de praias que agradam a diferentes perfis, e que proporcionam passeios calmos em família, ou para os mais aventureiros, trilhas e praias com ondas grandes e ideais para a prática do surf.

Veja também
15 dicas práticas para você viajar pagando mais barato
Qual o seu perfil de viajante

Por isso, é até difícil criar uma lista de melhores praias da cidade. Mas nós encaramos este desafio, criando uma seleção das 15 melhores praias de Florianópolis para você curtir dias incríveis.

Contudo, antes de apresentarmos esta lista, destacamos que cada região de Floripa oferece um estilo de praia.

Praias de Florianópolis por região

Para quem se interessa por praias rústicas, como as vilas de pescadores que, apesar de terem menos infraestrutura turística, oferecem momentos muito acolhedores e de contato com a cultura local, as melhores praias são da região sul da cidade.

Já para quem viaja com a família, principalmente com crianças, as praias mais procuradas são as da região norte da ilha, pois são praias de águas calmas, de fácil acesso pela proximidade das áreas urbanas, e que oferecem maior infraestrutura para o turismo.

Agora, as pessoas que curtem um mar mais agitado e propício para a prática de esportes, como o surf, costumam preferir as praias situadas na região leste da ilha. O mar aberto permite a formação de fortes e grandes ondas, sendo as suas praias muito frequentadas pelos jovens.

Se você quer saber detalhes de Florianópolis além das praias veja nosso guia com dicas completas: O que fazer em Florianópolis. 

15 Melhores Praias de Florianópolis

Depois de conhecer melhor as reiões de praia da cidade, confira agora a lista com as 15 melhores praias de Florianópolis.

Jurerê Internacional

Situada a 25 Km do centro da cidade, Praia Jurerê possui uma extensão total de 3,5 Km. Esta área se divide em duas partes: uma delas recebe o nome de Jurerê e a outra de Jurerê Internacional.

A Praia Jurerê Internacional conta grande planejamento e infraestrutura, cercada de residências luxuosas, com shopping ao ar livre, parques e uma ampla opção de bares e restaurantes.

Por tudo isso, é a parte da praia mais frequentadas por pessoas de alto poder aquisitivo e famosos que estão na região.

O mar tem águas tranquilas e esverdeadas, a areia é fina e clara, proporcionando um excelente passeio em família.

Lagoinha do Leste

A praia da Lagoinha do Leste, é menos frequentada e de natureza mais preservada. Ideal para quem quer fugir do agito das áreas urbanas.

Há uma trilha que leva a um mirante natural de onde é possível ter uma vista deslumbrante, local chamado de Morro da Coroa. Quem visita Lagoinha do Lestle a classifica como uma das praias mais lindas de Florianópolis.

Vale saber que só é possível chegar de trilha ou barco.

Praia Mole

Para quem gosta de mar aberto e ondas fortes, a Praia Mole é uma das melhores da região.

Ela é apreciada por quem pratica esporte no mar, como o surf. Aliás, é conhecida mundialmente por surfistas.

Além disso, por ser muito frequentada por jovens, é o lugar de encontrar amigos, e também fazer novas amizades. Possui quiosques que costumam ficar animados ao longo de sua orla.

Joaquina

A Praia Joaquina também está entre as praias mais conhecidas por surfistas de todo o mundo, pois ali se realizam alguns campeonatos da modalidade.

Ela é indicada para a prática do esporte e por isso sempre reúne a galera do surf e também quem gosta de contemplar o esporte.

Além disso, ela não deixa a desejar no quesito beleza. A areia clara cercada de vegetação e águas esverdeadas, são um espetáculo para os olhos. Possui boa infraestrutura de restaurantes, barracas e chuveiros.

Um diferencial da Praia da Joaquina são as dunas que ficam antes de sua chegada. Por ali é possível praticar o sandboard, um esporte que se assemelha ao snowboard, porém, praticado com uma “prancha” de madeira que desliza sobre a areia.

Matadeiro

A Praia Matadeiro fica na região sul da ilha. É o tipo de praia tranquila, longe da agitação da cidade. Apesar de longe da cidade e do comércio, existem alguns bares e restaurantes por perto para atender aos banhistas.

Além disso, é uma praia para quem gosta de surfar, pois tem ondas fortes. Por isso, banhistas devem ter mais cuidado por lá.

O mar é de águas claras e limpas. É o tipo de praia para quem gosta de apreciar espaços naturais com pouca intervenção humana.

Praia do Forte

Situada no lado norte de Floripa, a Praia do Forte está entre a Praia Daniela e famosa Praia Jurerê Internacional. O local é considerado um refúgio natural, com águas tranquilas e mornas. A praia atrai desde pessoas mais simples até as famosas.

Embora os restaurantes da praia não sejam tão requintados quanto os de seus arredores, a comida de lá é muito fresca e saborosa. São muito comuns restaurantes mais simples, localizados na beira da praia, que atendem muito bem seus visitantes.

Uma dica é aproveitar para apreciar a culinária local, consumindo mariscos e peixes frescos que chegam a todo momento, diretamente das mãos dos pescadores locais.

Por ali também fica a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, que possui mais de 300 anos e pode ser acessada a partir de uma trilha que fica no canto direito da praia.

Praia dos Ingleses

A Praia dos Ingleses é uma das maiores da ilha, com 5 Km de extensão. É uma das praias mais procuradas por turistas por causa da infraestrutura que oferece, cercada de restaurantes, hotéis e diversos serviços e por isso, não poderia faltar na nossa lista com as melhores praias de Florianópolis!

Esta praia que possui um bom número de construções em suas imediações. Apesar de estar a 32 Km do centro da cidade, a praia oferece tudo o que o turista precisa.

Além disso, apesar do mar aberto com ondas médias, ela tem um lado com água mais calma (o lado direito), que é mais propício para os banhistas aproveitarem.

Praia dos Ingleses
Praia dos Ingleses

Ilha do Campeche

A Ilha do Campeche é um dos lugares mais lindos de Florianópolis. O mar calmo, com água transparente e de um tom verde lindíssimo, é um lugar para aproveitar com a família, tomar banho de mar e apreciar toda a beleza local.

A calmaria do mar proporciona uma verdadeira piscina natural e verde. É tão incrível, que a ilha chega a receber o título de Caribe brasileiro. A areia é clara e bem fina, completando a experiência paradisíaca.

Para chegar na Ilha do Campeche é preciso pegar um barco.

Praia do Santinho

Situada ao norte, a Praia do Santinho é umas das melhores para os surfistas. O mar é aberto, agitado e forma ondas bem fortes, principalmente do lado esquerdo. Já no lado direito, as condições para banhistas são melhores.

A praia é muito conhecida por oferecer ser localidade do famoso Resort Costão do Santinho e além disso, a praia também dá acesso a trilhas, e tem formação das famosas dunas.

Barra da Lagoa

A Praia Barra da Lagoa fica 26 Km do centro. Embora a infraestrutura turística seja simples, a região oferece hospedagem e alimentação de qualidade.

Um diferencial dessa praia é a presença do Projeto Tamar, em seu lado norte. Lá, é possível conhecer o projeto e ver as tartarugas marinhas, que são encantadoras.

É um momento para estar ainda mais perto da natureza e da fauna. O local também abriga um núcleo de pescadores.

Também é nela que o canal da Barra deságua no mar. Por cima do canal, existe uma ponte que permite a travessia de pedestres, dando acesso a uma trilha que leva a uma enseada com belas piscinas naturais que convidam para um banho refrescante.

Praia do Gravatá

Entre as movimentadas praias Mole e Joaquina, fica a deserta Praia do Gravatá. É uma praia pequena e totalmente preservada, tendo como sua única construção, um rancho de pescadores.

Essa calmaria se dá pelo difícil acesso, pois essa praia fica tão escondida, que pode até passar despercebida. Afinal, fica em um costão entre as duas vizinhas famosas.

Para acessar essa praia, é necessário encarar uma trilha ou fazer o acesso de barco.

Praia de Ponta das Canas

A Praia de Ponta das Canas fica no extremo norte da ilha. A praia agrada tanto turistas quanto moradores locais, pois oferece conforto e tranquilidade ao mesmo tempo.

Ela é bem atendida em serviços, tendo opções de hospedagem e alimentação por perto, mas não abriu mão de suas características locais.

Dessa forma, ainda há uma colônia de pescadores em estilo tradicional nessa praia, guardando características históricas do lugar.

É um excelente local para passear com crianças, pois as águas são calmas e convidam para um banho de mar. Além disso, é uma praia grande, o que permite mais conforto para seus visitantes.

Praia de Naufragados

A Praia de Naufragados fica no sul da ilha e é mais uma das opções indicadas para surfistas. Para chegar até ela é necessário caminhar em uma trilha ou chegar de barco.

O mar aberto forma ondas fortes, a água é bastante fria e não há muita infraestrutura de turismo, mas ainda assim o lugar é muito agradável, sem barulho de trânsito nem poluição.

Embora não tenha muitas opções para alimentação, alguns moradores comercializam bebidas e pratos regionais para os visitantes, portanto, é possível passar o dia mesmo sem levar as refeições na mochila.

Praia da Solidão

A Praia da Solidão também fica no Sul e, como característico da região, tem mar aberto e agitado. Contudo, as ondas não são tão fortes, pois é uma enseada. Mas mesmo assim é possível surfar nessa praia.

Como é distante do centro, é um lugar tranquilo, silencioso, ideal para descansar e relaxar, mas o distanciamento não deixa o seu visitante sem um bom atendimento, pois existem excelentes bares.

Mesmo sendo afastada o acesso a ela nao é difícil. Dá para ir de carro, e até mesmo de ônibus.

Na segunda opção, é necessário desembarcar na última parada, e caminhar um pouco até chegar à praia. É possível também usar carros de aplicativos para fazer o percurso.

Praia de Pântano do Sul

Vizinha da Praia da Solidão, a Praia do Pântano do Sul também tem a sua natureza muito preservada.

É uma ótima opção para quem viaja em família, pois suas águas são mais calmas, e os restaurantes no estilo pé na areia oferecem excelentes frutos do mar.

É possível chegar a essa praia de carro, em uma viagem com um percurso 25 Km do centro da cidade, mas também existem pousadas e casas para temporada nas proximidades, o que permite se instalar perto dessa praia, e aproveitar mais tempo a tranquilidade da região.

A praia é muito frequentada por moradores, por causa do menor movimento turístico. É um lugar para contemplar, descansar e, caso goste de mais adrenalina, se aventurar nas trilhas disponíveis.

Gostou da nossa lista com as 15 melhores Praias de Florianópolis? Não se esqueça de voltar aqui nesse artigo, e nos contar como sua experiência por lá e quais praias você mais gostou.

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.