7 cidades românticas na Serra da Mantiqueira

O que faz uma cidade ter “cara” de romântica e atrair casais apaixonados? Seria a sucessão de bares e restaurantes charmosos que servem pratos elaborados acompanhados de um bom vinho? Ou aquela pousadinha “luxo” com hidro na varanda e vista para as montanhas? Ou ainda o clima frio e a névoa no começo da manhã ou no fim da tarde que deixa os casais em polvorosa para agendar logo uma viagem para aquele destino tão romântico?

Seja o que for que define uma cidade como romântica o fato é que a Serra da Mantiqueira, uma cadeia de belíssimas montanhas que se estende pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais é cheia desse tipo de cidadezinhas. Nesse artigo vamos falar sobre 7 cidades românticas na Serra da Mantiqueira pra você curtir com o seu parceiro(a).

Campos do Jordão

É claro que Campos do Jordão não poderia ficar fora dessa lista. Destino certo dos casais apaixonados com certeza esse é um dos primeiros locais que pensamos quando falamos de viagem pra casal. E não é para menos, a cidade oferece opções diversificadas de roteiro incluindo gastronomia rica, baladas, comprinhas, eventos culturais, hotéis boutique e pousadas super charmosas.

Na “Suíça Brasileira” (apesar de a maior influência por lá ter sido germânica) o clima é bem frio, inclusive reconhecido como um dos mais frios do país. No inverno o termômetro bate a máxima de 18ºC e raramente chove. Para saber mais sobre o que fazer em Campos do Jordão visite o nosso artigo Roteiro de 2 dias em Campos do Jordão.

Santo Antônio do Pinhal

Bem pertinho de Campos do Jordão, a apenas 20km, fica a cidade de Santo Antônio do Pinhal, especialmente interessante para aqueles que buscam um destino charmoso, aconchegante e com opções diversificadas de roteiros. Muito menos famosa e consequentemente muito mais tranquila do que Campos do Jordão, para mim, Santo Antônio do Pinhal foi uma grata descoberta!

Dentre as sugestão de passeio estão o Pico Agudo, uma montanha com vista privilegiada para o Vale do Paraíba e pedra do Baú, o centrinho sedutor com lojinhas, igrejinha, restaurantes, bares e é claro muita experiência gastronômica envolvida, um parque com jardins temáticos e uma incrível experiência sensorial além de muito mais. Saiba mais sobre Santo Antônio do Pinhal no post Descubra as belezas de Santo Antônio do Pinhal.

Centrinho de Santo Antônio do Pinhal
Centrinho de Santo Antônio do Pinhal

São Bento do Sapucaí

Com um esquema bem parecido com o de Santo Antônio do Pinhal, a cidade de São Bento do Sapucaí também está pertinho de Campos de Jordão, a 40km, mas por aqui as noites são ainda mais tranquilas. Apesar das belas igrejinhas espalhadas pela cidade, inclusive a linda capelinha de mosaico, obra de Ângelo Milani, que você não pode deixar de visitar, o apelo turístico da cidade é mais voltado para as atividades ligadas a natureza. Os casais que amam cachoeiras, caminhadas e escaladas vão ficar bem satisfeitos em conhecer a cidade. A famosa Pedra do Baú inclusive fica em São Bento do Sapucaí.

Pedra Ana Chata em São Bento do Sapucaí
Pedra Ana Chata em São Bento do Sapucaí

Gonçalves

Colada a São Bento do Sapucaí está a cidade de Gonçalves. São apenas 20km de distância entre elas. Apesar de tê-la visitado durante o carnaval eu soube que fora dos feriados a cidade costuma ter finais de semana tranquilos, ideias para aqueles casais que buscam o sossego. O centrinho conta com igreja matriz, cafés, lojinhas e restaurantes somado ao convite ao ecoturismo, instiga os visitantes a conhecerem inúmeras cachoeiras, trilhas e mirantes. Para saber mais sobre São Bento do Sapucaí e Gonçalves visite o artigo O que fazer em São Bento do Sapucaí e Gonçalves.

Cachoeira do Cruzeiro em Gonçalves
Cachoeira do Cruzeiro em Gonçalves

São Francisco Xavier

A cidade de São Francisco Xavier é apaixonante. Na Rua 15 de novembro concentram-se os principais bares e restaurantes. Estendem-se ao longo dessa rua bistrôs, hamburguerias, padarias, restaurantes de comida internacional entre lojinhas de artesanato, ateliês, galerias, mini mercado e outras opções. No final da rua a pracinha da cidade tem igrejinha e coreto pra “compor” o cenário sedutor.

Nos arredores do centro o visitante ainda pode desfrutar de mirantes, passeios a cavalo, trilhas, travessias, cachoeiras e muitos outros esportes de aventuras, além de, claro, muitas pousadas charmosas estarem a disposição dos casais apaixonados.

cidades românticas na Serra da Mantiqueira
Pracinha em São Francisco Xavier

Passa Quatro

Outro local que adorei conhecer foi Passa Quatro, uma pacata cidadezinha no topo da Serra da Mantiqueira. Que tal um passeio num trem Maria Fumaça? Em Passa Quatro tem. Uma locomotiva que data de 1925 conduz os passageiros até a Estação Coronel Fulgêncio e no caminho ainda há uma parada na Estação Manacá onde é possível adquirir doces e artesanato local.

No centrinho que ainda preserva ruas de paralelepípedo e casario colonial do século 19, também ficam espalhados restaurantes, bares, pousadas, lojinhas e o resto da infraestrutura da cidade como bancos, farmácias e etc.

Cachoeiras, fazendas e pesqueiros também fazem parte dos atrativos de Passa Quatro. Saiba mais ao ler o artigo Passa Quatro – Terras Altas da Mantiqueira.

Maria Fumaça em Passa Quatro
Maria Fumaça em Passa Quatro

Aiuruoca

Uma cidade de nome indígena e que pouca gente já ouviu falar mas é a cidade natal da atriz Isis Valverde. Totalmente fora da rota do turismo de massa, aqui os casais encontrarão muito sossego e tranquilidade.

A pracinha principal tem igrejinha, coreto e é rodeada de barzinhos e restaurantes. O arredor da cidade contém uma gama de belas cachoeiras praticamente intocadas. Vale a ressalva para a Cachoeira dos Garcia, totalmente imponente com seus 30 metros de altura. Veja o nosso roteiro completo de Aiuruoca.

Gostou das dicas? Veja a dica do blog Vou no mundo sobre 13 lugares românticos para viagem de casal em Minas Gerais.

Onde se hospedar na Serra da Mantiqueira?

Vai se hospedar em alguma dessas cidades? Reserve seu hotel através do Booking.com, que é parceiro aqui do blog, assim ganhamos uma pequena comissão para manter o blog ativo e você não paga nada a mais por isso.

Veja opções de hospedagem em cada um dos destinos citados:

Campos do Jordão

Santo Antônio do Pinhal

São Bento do Sapucaí

Gonçalves

São Francisco Xavier

Passa Quatro

Aiuruoca

Outros posts relacionados

10 cidades para fazer bate e volta a partir do Rio de Janeiro

Parque Nacional do Itatiaia & Penedo

Veja aqui outras opções de cidades para conhecer no Rio de Janeiro, em São Paulo ou em Minas Gerais.

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
2 respostas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.