8 cidades românticas para curtir no Rio de Janeiro

Está procurando um local romântico para curtir com seu parceiro? Então você caiu no artigo certo. Se você mora no estado do Rio ou próximo você vai encontrar aqui dicas de 8 destinos para curtir a dois e assim animar ou reforçar os laços do amor.

Para ler em seguida:
Nem todo mundo pode largar tudo para viajar
Slow Travel – Aproveite um estilo de viagem mais lento

1 – Penedo

A cidade é um charme por si só. Tem fábrica de chocolate, restaurantes aconchegantes, inúmeras pousadinhas românticas com hidromassagem e vista para as montanhas, além de cachoeiras e até a vila do Papai Noel.

Penedo tem colonização finlandesa e faz parte do Município de Itatiaia, mas por ficar no pé da serra possui um clima ameno.

Dá pra rechear o dia de atividades e depois se esbaldar num rodízio de fondue. Outra especialidade da região são as trutas, servidas de várias maneiras.

Se você quer saber mais sobre as cachoeiras de Penedo, visite o artigo Bate e Volta nas Cachoeiras de Penedo.

2 – Itatiaia

É lá que fica o primeiro Parque Nacional a ser criado no Brasil. Destino ideal para os casais aventureiros, dá pra curtir o parque em dois ou mais dias (Parte Alta e Parte baixa) e até se hospedar dentro do parque, seja em camping ou pousada.

Do Parque de Itatiaia até Penedo são 17km. Você pode curtir o dia no parque e a noite em Penedo fazendo um combo entre esses dois destinos.

Se quiser saber mais sobre os atrativos do parque visite o post Parque Nacional do Itatiaia e Penedo.

cidades românticas no Rio de Janeiro
Parque Nacional do Itatiaia

3 – Visconde de Mauá, Maromba e Maringá

Outro combo de destinos que eu amo é o que une Visconde de Mauá e  Maromba no Rio de Janeiro e Maringá em Minas Gerais e ainda  dá pra curtir esses três destinos num único final de semana, pois apenas uma ponte de pedestres separa Maromba e Maringá.

A região é toda conhecida por Visconde de Mauá, mas tratam-se de três distritos diferentes, divididos entre dois estados (Rio e Minas). Localiza-se numa área de preservação ambiental na Serra da Mantiqueira a aproximadamente 1200 metros de altitude, fazem divisa com o Parque Nacional do Itatiaia.

Por lá os casais apaixonados encontram clima bucólico e relax trazido pela fartura de cachoeiras (visitadas inclusive no inverno), mirantes naturais e também prática de esportes radicais como rapel e escalada, além de pousadas charmosíssimas e restaurantes de tirar o chapéu.

Algumas dicas imperdíveis sobre a região:
09 cachoeiras do Vale do Alcantilado e a micro cidade de Mirantão e As surpresas que reservam a Vila de Maromba

cidades românticas no Rio de janeiro
Poção 7 metros em Maromba

4 – Ilha Grande

Para o casalzinho roots a dica é a belíssima Ilha Grande, tão grande que para conhecer cara cantinho dessa ilha seria necessário ficar por lá mais de uma semana. Por lá tem praia badalada, praia deserta e até uma praia considerada uma das mais belas do Brasil.

Dá pra fazer apenas um passeio de barco ou se hospedar por lá. As opções de hospedagens vão desde campings e aluguel de casa de temporada até pousadas chiquérrimas.

Veja dicas para quem vai ficar um final de semana na Ilha: Roteiro de Final de semana em Ilha Grande.

Praia de Grumichama - Ilha Grande
Praia de Grumichama – Ilha Grande

5 – Búzios

Se a vibe do casal é praia, água fresca e vida mansa, seu destino é Búzios. Passear de mãos dadas pela orla “Bardot”, hospedar-se num hotel boutique incrivelmente lindo e com vista pro mar e a noite caminhar pela Rua das Pedras até encontrar um restaurante aconchegante para tomar um bom vinho.

O destino tem seu preço, e não é barato, mas quem investe não se arrepende.

Veja mais sobre Búzios aqui!!

cidades românticas no Rio de Janeiro
Praia da Ferradurinha em Búzios

6 – Lumiar e São Pedro da Serra

Voltando para o clima serrano, Lumiar e São Pedro da Serra são pequenos paraísos escondidos na serra de Nova Friburgo. Por lá dá pra deliciar-se com cachoeiras, cervejas artesanais e boa comida. Além disso os casais também podem investir na prática de esportes radicais, como rafting, ou apenas ficar de boa na pracinha, ao som da musica ao vivo de um restaurante a escolha e vendo o movimento dos pedestres.

Post completo sobre o destino: Lumiar, São Pedro da Serra e Boa Esperança.

Pracinha de Lumiar

7 – Petrópolis e Itaipava

Clima de cidade europeia, muita natureza e até renovação espiritual podem levar um casal a Petrópolis e Itaipava.

Além dos vários restaurantes aconchegantes de boa gastronomia e que também servem rodízio de fondue, os cônjuges podem aproveitar um passeio pelo centro histórico passando pela Catedral São Pedro de Alcantara, Museu de Cera, Cervejaria Bohemia, Palácio Quitandinha e Museu Imperial.

Poderão ainda percorrer as trilhas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos ou renovar as energias no Vale do Amor.

Veja aqui todos os nossos posts de Petrópolis.

Vale do Amor em Petrópolis

8 – Paraty

Sonho de consumo dos amantes, Paraty é recheada de hotéis boutiques que prometem um final de semana intimista e acolhedor, além disso o centro histórico dá o clima perfeito para um final de semana a dois.

Boa comida, boa música e praias paradisíacas acessadas através de passeios de barco que podem ser reservados apenas para o casal completam o roteiro.

E pra fechar, que tal uma esticadinha até a Vila de Trindade ou Pouso da Cajaíba?

Veja aqui todos os nossos posts sobre Paraty.

Passeio de barco privativo em Paraty
Passeio de barco privativo em Paraty

Outros posts relacionados

7 cidades românticas na Serra da Mantiqueira

10 ótimas trilhas para fazer no Rio de Janeiro

Praias em Paraty: 7 paraísos secretos para você conhecer e curtir com exclusividade

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.