Dicas para alugar um carro para viajar

Se você deseja ter mais autonomia e flexibilidade para fazer seu roteiro, seja ele num destino único ou numa road trip, alugar um carro pode ser uma ótima opção para não ter que depender de transporte público, transfer ou táxi no destino.

Claro que não é toda cidade que você vai querer alugar um carro e vai conseguir ficar tranquilo, como por exemplo Londres ou Nova York que além de ter um transito caótico o transporte público funciona muito bem. O aluguel de carro funciona melhor e facilita a sua locomoção em cidades onde as atrações principais ficam distantes uma das outras e onde o transito é razoável. Também funciona para fazer um roteiro incluindo várias cidades ou ainda para fazer vários “bate e volta” a partir de uma cidade base.

É fato que o aluguel de um carro pode sim sair mais caro que os outros meios de transporte, dependendo do seu destino final, entretanto o preço da locação pode ser divido entre o número de viajantes envolvidos e nada irá pagar a facilidade de fazer o seu horário de chegada e saída, ou uma paradinha em vilarejos escondidos para uma foto que passariam totalmente despercebidos numa viagem de avião ou trem, por exemplo.

Levando isso em consideração, reunimos neste post algumas dicas para você alugar seu carro pela internet e desfrutar a sua próxima viagem na maior calmaria e com a liberdade que você merece.

alugar um carro

Reserve o carro com antecedência

Se você deixa para reservar o seu carro em cima da hora da viagem ou mesmo no balcão da locadora você provavelmente irá pagar preços mais caros. É a lei da oferta e da demanda, pois a essa altura do campeonato os carros mais econômicos já terão sido reservados e você ficará sujeito a escolher entre carros de categorias superiores, e consequentemente muito mais dispendiosas. Por isso, para garantir a categoria que você deseja, sempre faça a sua reserva com antecedência, especialmente se estiver viajando na alta temporada, onde a procura será ainda maior.

Aqui vale um adendo: os carros sempre são reservados pela categoria, e não por um modelo específico. Por isso na hora de reservar você deve estar atendo ao que está incluído na categoria escolhida para ver se atende as suas necessidades. Algumas categorias de carro são: econômica, SUV, executiva, entre outras. O mais importante é que, se no momento da retirada a sua categoria não estiver disponível por algum motivo, você será agraciado com um up grade, ou seja, um carro de categoria superior. 🙂

Quilometragem livre x Quilômetro rodado

A ideia de alugar um carro é poder rodar bastante e a vontade, por isso a opção de quilometragem livre costuma ser mais vantajosa do que a opção em que se paga por quilometro rodado, mas se você vai rodar pouco vale a pena calcular e comparar o que será mais benéfico no seu caso.

Eu costumo escolher a opção de quilometragem livre, pois não preciso ficar analisando de tempos em tempos quantos quilômetros ainda tenho disponíveis para rodar. Vale a pena salientar que na opção em que se paga por quilometro rodado, após extrapolar a sua cota de quilômetros contratados, o valor a pagar pelo quilômetro excedente geralmente é BEM caro.

Pesquise em sites comparadores de tarifas

Uma ótima maneira de reservar um carro barato é fazer uma comparação de preços através da internet, da mesma maneira que funciona para reservar o seguro viagem. Os sites comparadores trazem os preços das principais locadoras do Brasil e do mundo como a Unidas, a Movida, a Alamo, a Hertz, entre outras.

Aqui no blog somos parceiros da RentCars, um dos principais sites de comparação de preços, presente em mais de 60 países. Através da comparação de preços você consegue garantir a melhor tarifa, fazer o pagamento em reais e parcelar em até 12 vezes, além de não pagar o IOF (o que acontece quando a contratação é feita no balcão de uma locadora no exterior, onde a cobrança é feita em dólares ou outra moeda e é preciso utilizar o cartão de crédito internacional).

+ Reserve um carro agora mesmo através da RentCars e garanta as melhores tarifas

Contrate um seguro

Para os carros contratados aqui no Brasil, em geral eles já vem com um seguro básico que inclui cobertura contra roubo, furto e colisão. Além desses, é muito interessante contratar também um seguro extra que cubra sinistros com terceiros.

Por mais que a gente sempre ache que nada irá acontecer conosco, é sempre melhor prevenir do que remediar. Eu mesma já loquei um carro em Florianópolis e tive o mesmo quebrado 250 quilômetros depois, em Corupá. Muita coisa deu errado nessa viagem, minha sorte foi que o seguro contratado cobria a substituição do veículo, e após a troca do mesmo eu pude seguir viagem, então esteja sempre atento as cláusulas do seguro que você está contratando.

Vale salientar que, por mais que você tenha contratado um seguro, assim como nos carros particulares, em caso de sinistro ainda haverá uma franquia a pagar, por isso, fique ciente do valor além de outras cláusulas que podem fazer o seguro perder a validade, como por exemplo dirigir sem habilitação.

Avalie custos extras

Tem muita coisa boa em alugar um carro para fazer uma viagem, mas os custos extras também devem ser avaliados para saber se a viagem vale a pena. Além do custo com o combustível, outros custos também precisam ser avaliados como custos com estacionamento, pedágios e além disso é importante cuidar do carro como se fosse seu e respeitar as leis de transito, pois todas as multas chegarão caso você dirija como um louco.

Requisitos mínimos e os documentos necessários

Para alugar um carro Brasil é necessário ter pelo menos 21 anos além de ser habilitado a pelo menos 2 anos. Já para alugar um carro no exterior é necessário ter no mínimo 25 anos. Algumas locadoras permitem que o carro seja alugado a partir dos 18 anos, desde que seja contratado um seguro específico.

Para alugar um carro no exterior, alguns países exigem, além da carteira de habilitação, a PID – Permissão internacional para dirigir. Veja aqui como tirar a sua PID.

Outro requisito importante é ter um cartão de crédito com limite suficiente para passar o caução (valor que a locadora irá bloquear no seu cartão para garantia de que você devolverá o carro intacto, e esse valor é estornado no momento da devolução). Em caso de locação no exterior é necessário que o cartão de crédito seja internacional. O cartão precisa ser do próprio locatário, e não de terceiros.

Caso você pretenda ter mais de um motorista ao volante, é necessário informar a locadora e pagar a taxa referente ao motorista adicional. O seguro cobre apenas os motoristas informados, no caso de sinistro com um motorista não informado ao volante, todos os seguros ficam anulados.

alugar um carro

Na retirada, faça a vistoria no veículo

Quando for retirar seu carro locado observe a lataria, os acessórios como step, triangulo e macaco e observe o interior do veículo, caso você note algo de errado, informe ao agente da locadora. O documento que a locadora irá lhe entregar deve constar qualquer defeito que o veículo possua. Se achar necessário, fotografe. Isso vai prevenir qualquer problema na devolução, caso a locadora cobre de você qualquer avaria pré existente.

Encha o tanque antes da devolução

Normalmente, na retirada do veículo o tanque do carro costuma estar cheio e é assim que você deve devolver o mesmo. Se você entregar o carro com menos combustível do que ele tinha no momento da retirada a locadora irá cobrar pelo abastecimento, só que por um preço muito maior do que o valor cobrado nos postos de abastecimento.

Devolução do veículo

Tente sempre devolver o veículo na mesma agência em que fez a locação, pois as taxas para entregar o veículo em unidades diferentes em geral são bem caras, isso ocorre por que essas taxas precisam cobrir o custo da devolução do veículo.

Caso o carro seja entregue muito sujo a locadora também poderá cobrar uma taxa pelo custo da higienização do veículo, nesse caso, avalie se não vale a pena passar num lava jato antes da devolução. Informe-se antes sobre o valor que a locadora cobra por esse serviço.

E não menos importante, não esqueça de conferir se a agencia fez o estorno do caução no seu cartão de crédito.

Em caso de qualquer problema durante a locação entre em contato com o número que a locadora lhe deu e siga todas as orientações da mesma.

Outros posts relacionados

– A importância do Seguro Viagem

– Como montar um roteiro de viagens?

– Conheça os diferentes tipos de hospedagem que você pode optar na sua viagem

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
6 respostas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.