A importancia do Seguro Viagem

Um ponto muito importante na hora de planejar a nossa viagem e que muitas vezes não levamos em consideração ou simplesmente esquecemos, é o seguro viagem. É algo que acaba passando despercebido para muitos, até a hora em que precisamos dele. Isso porque a maioria das pessoas já conta com o próprio plano de saúde, mas o que deve ser levado em consideração é que a maioria dos planos de saúde tem vigência apenas no Brasil.

Para entrar na Europa por exemplo, de acordo com o tratado de Schengen que é válido em 26 países, o seguro com cobertura mínima de 30 mil euros para garantir assistência em caso de acidente ou doença é obrigatório. Os únicos países europeus que atualmente não participam do tratado são: Reino Unido, Irlanda, Croácia, Romênia e Bulgária. (Consulte a lista atualizada dos países participantes no site oficial).

Vale saber que o seguro viagem não cobre somente os gastos com acidentes ou doença, além disso, atrelado ao seguro o viajante também tem assistência em caso de extravio de bagagem, reembolso de gastos caso essa mesma bagagem demore para ser encontrada (ou nunca seja encontrada), reembolso de despesas com dentista ou despesas com farmácia, além de seguro por morte, seguro de invalidez por acidente, reembolso de gastos por atraso ou cancelamento de voo, entre outras facilidades.

Alguns cartões de crédito oferecem seguro viagem, mas o ideal é sempre entrar em contato com a central de atendimento do cartão para verificar se a cobertura atende as suas necessidades. Os planos de cartão normalmente tem uma validade menor (em geral de 30 dias) e só cobrem despesas relacionadas a doenças ou acidentes, ou seja, não incluem as outras facilidades do seguro viagem, mencionadas acima.

Outro ponto importante a ser observado é se você vai fazer uma viagem que envolva alguma prática esportiva como surf, ski, maratonas, ou qualquer outro tipo de esporte. Nesse caso é necessário fazer um seguro específico pois nem todos os planos possuem cobertura em caso de acidente durante o esporte, e alguns planos possuem limites baixos de cobertura para este tipo de evento. Esteja então sempre atento aos tipos de esportes que estão cobertos no plano que você está contratando.

Além disso, mulheres grávidas também devem ter uma atenção especial na hora de fazer a contratação do seguro, pois o mesmo também deve ser específico. Mesmo os planos que cobrem gestantes restringem o período da gestação e a idade da mulher (a maior parte possui o limite de 40 anos). Algumas seguradoras também solicitam o aval por escrito do médico.

Se você quer minimizar qualquer situação desconfortável que possa surgir ao longo da viagem, não deixe de contratar um seguro viagem. Não deixe pra tentar se virar contando com a sorte num país onde você não conhece ninguém, onde pode haver uma restrição por conta da língua, onde a saúde pública pode não estar disponível para estrangeiros e as despesas médicas podem ser exorbitantes.

Minha sugestão é que você consulte os preços na Seguros Promo. O site apresenta informações de todas as seguradoras, e possui um comparador de coberturas e preços, onde você define a melhor opção para as suas necessidades. E usando o cupom UMAVIAJANTE5 na hora de fechar a compra o site ainda gera 5% de desconto adicional na compra do seguro de viagem.

Caso você precise utilizar o seguro, entre em contato com os telefones de emergencia indicados no guia no seguro. A maioria deles possui central de atendimento no Brasil e a ligação pode ser feita a cobrar. 

Isso não quer dizer que eu nunca arrisquei viajar sem usar um seguro viagem, mas tenho certeza que depois de ler esse texto você vai saber que esse é o único gasto que você irá fazer para sua viagem, mas que você não vai querer utilizar de jeito nenhum E que assim seja!

Atenção!

  • Para que o seguro cubra as despesas com extravio de bagagem, você deve comprar o seguro colocando a data de saída do país (e não a data de chegada no destino) e o mesmo vale para a volta.
  • Doenças pré existentes e doenças crônicas como doenças do coração, do sistema circulatório ou do sistema respiratório, além de câncer, entre outras doenças, não são cobertas pela maioria das empresas que oferecem seguro viagem.
  • Quando adquirimos pacotes em agências de viagem, algumas delas já incluem o seguro de maneira automática se a sua viagem for a nível América do sul ou Brasil. Informe-se para não fazer a contratação duplicada do serviço.

Outras dicas para sua viagem:

Tudo o que você precisa saber sobre milhas aéreas

15 aplicativos para otimizar sua viagem

– 15 dicas para viajar barato

Planeje sua Viagem:

Tá precisando de ajuda pra preparar o seu roteiro de viagem? Usando os links aqui do blog você não irá pagar nada a mais por isso e você ainda ajuda o blog a continuar ativo.

Hotel: Booking.com, Trivago ou TripAdvisor

Aluguel de Carro: Rentcars.com

Aluguel de Casas ou apartamentos: Ganhe R$ 100,00 de desconto na sua primeira reserva pelo Airbnb.

Seguro viagem: Seguros Promo

Passagens Aéreas: Skyscanner ou 123 Milhas.

 

Imagem Destacada: Pixabay

PLANEJE SUA VIAGEM UTILIZANDO DOS PARCEIROS DO BLOG:

Tá precisando de ajuda pra preparar o seu roteiro de viagem? Usando os links aqui do blog você não irá pagar nada a mais por isso e você ainda ajuda o blog a continuar ativo.

Hotel Booking.com

Aluguel de Carro: Rentcars.com

Aluguel de Casas ou apartamentos: Ganhe R$ 130,00 de desconto na sua primeira reserva pelo Airbnb

Seguro viagem: Seguros Promo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *