Conheça os diferentes tipos de hospedagem que você pode optar na sua viagem

Um dos principais pontos na hora de montar um roteiro de viagens é a reserva da hospedagem. Logo depois de reservar a passagem eu já sigo pesquisando qual a melhor localização para me hospedar, o que tem nas proximidades (bares, restaurantes, metrôs, etc) e o que aquele meio de hospedagem irá me oferecer. Mas antes de escolher, é preciso entender os tipos de hospedagem existentes e qual se enquadra no seu perfil de viagem.

Conheça os principais tipos de hospedagens

Camping

Muito utilizado em destinos de praia ou natureza, os campings são locais onde os proprietários locam um espaço de terra ao ar livre para que o hóspede possa montar a sua barraca, tenda ou até mesmo um trailer. Também é comum acampar em praias desertas ou florestas, onde não há nenhuma infraestrutura hoteleira e sem ter que pagar nada por isso. Mas esteja sempre atento se no local escolhido para “estacionar” sua barraca é permitido acampar para não acabar infringindo nenhuma lei local.

Albergue ou Hostel

Os albergues, atualmente também conhecidos como hostels, são um meio de hospedagem econômico onde o hóspede paga por uma cama num quarto compartilhado, e esses quartos podem ser mistos ou separados por gênero (masculino e feminino). Em geral nos quartos também não há banheiros, eles ficam numa área comum e são compartilhados com todos os hóspedes do estabelecimento.

Os hostels tem um perfil jovem e prezam pela socialização, por isso tem áreas comuns como cozinha, jardins, salas de TV e bares.

Quem escolhe esse tipo de hospedagem deve contar com um baixo nível de privacidade e também vale a pena pesquisar se o albergue escolhido costuma promover muitas festas, pois esse pode ser um grande inconveniente para quem está buscando descanso.

Embora seja menos comum, alguns albergues costumam oferecer quartos privativos, porém os valores ficam um pouco mais caros.

tipos de hospedagem para viagem
Exemplo de quarto coletivo em um albergue

Pousada

As pousadas são um meio de hospedagem com poucos quartos, muito comuns em destinos de praia, serra e campo e em geral tem administração familiar, poucos funcionários e ambiente intimista. Os serviços também variam de acordo com o tamanho do empreendimento, mas a maioria das pousadas no Brasil costumam incluir o café da manhã no valor da diária.

Os preços costumam ser um pouco mais caros do que em albergues, entretanto mais barato que em hotéis de categorias 3 estrelas.

Hotel

É o meio de hospedagem mais conhecido entre os viajantes. Eles podem ser únicos ou fazer partes de grandes redes como é o caso da Starwoods e da AccorHotels. A classificação no Brasil varia de 1 a 5 estrelas, sendo os hotéis de 1 estrela os mais mais econômicos e os de 5 estrelas os mais luxuosos que oferecem maior conforto e maior número de serviços agregados.

Em geral possuem recepção funcionando pelo mínimo de 12 horas, banheiros privativos e outras facilidades podem ou não estar incluídas no valor da diária como café da manhã, internet, estacionamento, serviço de quarto, entre outros.

Os valores também variam de acordo com os serviços que o hotel oferece e muitas vezes pode-se conseguir pagar mais barato por um quarto de hotel privativo do que por uma cama num quarto compartilhado de hostel no caso de estar viajando em 2 ou 3 pessoas, por isso vale a pena pesquisar bastante e estabelecer os critérios importantes para seu conforto.

Imagine que está viajando com mais dois amigos e cada um vai pagar R$ 65 por uma cama de hostel num quarto compartilhado, o valor total gasto será de R$ 195, e com esse dinheiro é possível encontrar quartos triplos em pousadas ou hotéis e ter maior conforto e privacidade, dependendo do destino.

Para pesquisar hotéis e pousadas eu sempre utilizo o Booking.com, que é nosso parceiro aqui no blog e ainda disponibiliza a opinião de viajantes que já estiveram no local. Assim fica até um pouco mais fácil decidir por uma hospedagem ou outra quando estiver em dúvida.

tipos de hospedagem para viagem

Exemplo de quarto de hotel

Apart-Hotel (ou Flat)

Se parece com um apartamento pois em geral possui quarto, sala, cozinha, banheiro e área de serviço mas possui as comodidades de um hotel, com serviço de recepção, camareira para limpeza do espaço, lavanderia, entre outros e são muitos utilizados tanto por moradores permanentes como por viajantes a trabalho que costumam reservar por longos períodos.

Casas ou apartamentos para temporada

Essa opção é para quem busca vivenciar a típica experiencia de ficar na casa de um local. É possível alugar um quarto ou até um apartamento ou casa inteiros só para você e sua família. É uma ótima opção para quem viaja em grupos, pois os valores das diárias costumam ser super acessíveis quando dividido pelo total de hóspedes, além de oferecer muita privacidade.

Resort

Um resort é um tipo de hospedagem que oferece uma infraestrutura completa de lazer e entretenimento para seus hóspedes, que se não quiserem nem precisam sair da propriedade para curtir as férias e ter opções de entretenimento para todos os dias. Em geral possuem restaurantes, piscinas, spa, academia, recreação para adultos e crianças e muitas outras atividades dependendo de sua localização.

Os resorts all inclusive são aqueles que incluem todas as refeições no valor da diária, como café da manhã, almoço, jantar, bebidas e em alguns caso até bebidas alcóolicas.

tipos de hospedagem para viagem
Exemplo de infraestrutura de um resort

Couchsurfing

Para finalizar gostaria de falar também do Couchsurfing, um meio de hospedagem totalmente gratuito. Nesse site você pode oferecer ou procurar acomodação num sofá ou num colchão na casa de pessoas que estão dispostas a receber outros viajantes. A troca de experiência nesse tipo de hospedagem é fundamental, por isso não espere luxo e seja muito gentil com o seu anfitrião, oferecendo-se para fazer um jantar ou mesmo levando algum tipo de lembrancinha da sua cidade. Não use o local apenas para dormir pois quem oferece esse tipo de hospedagem está interessado também numa interação e intercambio cultural. O blog Tire a Bunda do Sofá tem um post super completo sobre esse tema: O que é Couchsurfing: Um guia prático de como conseguir hospedagem de graça.

Outros posts relacionados

– Onde se hospedar em Lumiar?

– Destinos para continuar viajando mesmo com o dólar alto

– Slow Travel – Aproveite um estilo de viagem mais lento

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
6 respostas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.