10 principais atrativos na Floresta da Tijuca

O Parque Nacional da Floresta da Tijuca guarda a terceira maior floresta urbana do mundo. Um lugar para se encantar com a natureza, respirar ar puro, com entrada gratuita e que ainda oferece atividades para todos os gostos.

Esse paraíso carioca se estende por uma área de mais de 3.000 hectares, fazendo parte de vários bairros da cidade,  cheia de pura exuberância verde, muita fauna e paisagens que, com toda a certeza, são de tirar o fôlego.

Além disso, outro fato importante é que a Floresta da Tijuca é resultado de um extenso trabalho de reflorestamento após ter sido tomada por fazendas de café, causando o desmatamento da floresta nativa no século 19.

Se você gosta fazer caminhadas, corridas ou pedalar de bike, o local possui belas trilhas e pistas cênicas, também dá para pra praticar esportes, fazer piquenique ou apenas contemplar a sua grandiosidade.

Confira a seguir, 10 principais atrativos na Floresta da Tijuca para conhecer e se apaixonar.

Poço pra banho da Cascatinha Taunay
Poço pra banho da Cascatinha Taunay

Como chegar na Floresta da Tijuca

Como ela faz parte de vários bairros, há diversas opções para acesso. Contudo, a entrada que dá acesso a maior parte das atrações fica na Praça Afonso Viseu, no Alto da Boa Vista. A forma mais convencional é, sem dúvida, indo de carro. Assim, você tem  acesso ao parque com o seu veículo e pode estacionar no estacionamento interno, próximo às atrações.

Se você não for de carro, também é possível alcançar a praça de transporte público, táxi/uber, andando ou através de tours guiados.

Para quem prefere ir de ônibus, as linhas recomendadas são 301, 308, 309, 333 e 345.

10 atrativos da Floresta da Tijuca

Cascatinha Taunay

A Cascatinha Taunay é um dos principais atrativos da Floresta da Tijuca. Ela recebeu esse nome em homenagem ao famoso pintor e naturalista francês Nicolas-Antoine Taunay, que fez parte da Missão Artística Francesa no Brasil no século XIX e era conhecido por suas paisagens deslumbrantes.

Seu acesso é bem fácil e tranquilo. O primeiro estacionamento do parque fica praticamente de frente para ela. Se você conseguir estacionar nesse ponto, a caminhada leve não levará 3 minutos.

A cachoeira tem uma queda d’água imponente, com águas cristalinas que deslizam sobre as pedras. Sem dúvida, é um ótimo local para tirar fotos.

Não é permitido banho na queda principal da Cascatinha Taunay, mas pegando uma trilha que leva a parte baixa da cachoeira você encontrará um poço delicioso onde é permitido refrescar-se.

Cascatinha Taunay
Cascatinha Taunay

Capelinha Mayrink

Uma charmosa e histórica capela cor-de-rosa localizada no meio da floresta. Construída em 1855 por Visconde Antônio Alves Souto, proprietário da Fazenda Boa Vista. Inicialmente, recebeu o nome de Nossa Senhora de Belém.  Em 1896, passou a se chamar Capela Mayrink após a área ser vendida ao Conselheiro Francisco de Paula Mayrink.

Não é necessário fazer nenhuma trilha para acessar a capela, ela fica a beira da Estrada da Cascatinha, e há estacionamento próximo.

A construção é modesta e pequena, mas muito encantadora e no altar, há réplicas de telas de Cândido Portinari.

Capela Mayrink
Capelinha Mayrink

Trilha do Mirante da Cascatinha

Essa trilha leva os turistas a uma vista panorâmica espetacular, onde é possível apreciar toda a grandiosidade da Cascatinha Taunay. A trilha é curta e para ela há vários pontos de acesso espalhados pelo parque.

A caminhada até o Mirante da Cascatinha é considerada de nível leve a moderado. Para saber mais sobre como acessar você pode conferir o nosso artigo completo Mirante da Cascatinha na Floresta da Tijuca – Como é a trilha.

Trilha do Mirante da Cascatinha na Floresta da Tijuca
Mirante da Cascatinha

Vista Chinesa

Outro mirante na Floresta da Tijuca que vale a pena conhecer é a “Vista Chinesa”. Contudo, ele não fica no acesso do parque que é feito pelo Alto da Boa Vista, e sim na Estrada da Vista Chinesa, próximo a Mesa do Imperador.

Ele foi construído entre 1902 e 1906 e trata-se de um pagode em estilo oriental que faz homenageia os chineses que trouxeram o cultivo do chá para o Brasil no início do século XIX. Lá do alto, é possível avistar parte da zona sul da cidade e a Lagoa Rodrigo de Freitas.

É muito comum que os turistas visitam a Vista Chinesa é durante o nascer ou o pôr do sol pois, nesses momentos do dia, o espetáculo de cores que se forma no céu é simplesmente magnífico e deixa toda a paisagem ainda mais especial. Se essa for a sua escolha, apenas fique atento as questões segurança na localidade.

Pedra Bonita

Existem dois pontos de acessos para a trilha da Pedra Bonita, pela Estrada das Canoas, na Gávea ou a Estrada da Pedra Bonita, pelo Alto da Boa Vista.

A trilha para o topo leva cerca de 40 minutos e é classificada como de nível fácil. Ao final do percurso há um trecho descampado com vegetação baixa, por isso, em dias ensolarados não esqueça o protetor solar.

Ao alcançar o cume, somos recompensados com um imenso platô que oferece uma vista deslumbrante da cidade do Rio de Janeiro, especialmente da Pedra da Gávea. Dali, podemos contemplar também a praia da Barra da Tijuca, a praia de São Conrado, o Morro Dois Irmãos e o Corcovado. Para recarregar as energias, é possível fazer um lanche no tranquilo ambiente do cume e desfrutar da paisagem.

O percurso total da trilha é de 1.257 metros, alcançando uma altura máxima de 696 metros no topo. Além disso, no mesmo ponto de partida da trilha do incio da trilha também fica a rampa de voo livre do Rio, onde os mais corajosos podem se aventurar em voos duplos de asa delta ou parapente, ou simplesmente apreciar a incrível vista para a praia de São Conrado.

Veja nosso artigo completo Trilha da Pedra Bonita.

trilha da pedra bonita
Vista a partir da Pedra Bonita

Cachoeiras do Horto

As Cachoeiras do Horto são um refúgio escondido no meio Floresta da Tijuca. Muitos acessos podem levar até lá, porém o melhor deles é pegar a Rua Pacheco Leão, que fica no bairro do Jardim Botânico.

O circuito de cachoeiras é aberto para visitação e banho. A primeira queda, Cachoeira do Quebra, é facilmente acessível da Estrada Dona Castorina, a 2 km da portaria. Há um circuito com outras quedas e poços até a Cachoeira do Chuveiro, considerada por muitos a favorita, com uma ducha de 5 metros em formato de “box”.

A trilha para a Cachoeira do Chuveiro é curta, mas possui trechos desafiadores com escalada e uso de cordas. Pelo caminho, há poços para se refrescar antes de chegar à cachoeira principal.

Veja nosso artigo que conta todos os detalhes sobre a Cachoeira do Horto e Cachoeira do Chuveiro.

Cachoeira do Chuveiro - Cachoeira do Horto
Cachoeira do Chuveiro

Pico da Tijuca

O Pico da Tijuca é o ponto mais alto do Parque Nacional da Tijuca e ele não poderia faltar na lista dos principais atrativos na Floresta da Tijuca.

Com uma altitude de aproximadamente 1.022 metros acima do nível do mar, esse pico oferece uma vista espetacular do Rio de Janeiro, alcançando inclusive pontos da região serrana como o Dedo de Deus em Teresópolis.

Comparando o Pico da Tijuca com a Pedra da Gávea, apesar de ser mais alto, o cume do Pico da Tijuca é mais facilmente alcançado devido à trilha bem demarcada e com poucos pontos de dificuldade.

A maior parte da caminhada ocorre sob uma vegetação densa, protegendo os caminhantes do calor intenso. A trilha é de dificuldade leve a moderada, levando de 1 a 2 horas, dependendo do preparo físico. Há uma bifurcação no percurso, mas as placas ajudam a evitar que as pessoas se percam.

O trecho de maior dificuldade é a escadinha de 117 degraus cavada na própria rocha que existe antes de alcançar o topo. Há uma corrente para apoio, e para vencer esse obstáculo de 120 metros é só evitar de olhar pra trás.

Leia o artigo na íntegra: Trilha do Pico da Tijuca.

trilha do Pico da Tijuca
Pico da Tijuca

Pedra da Gávea

A trilha da Pedra da Gávea é para quem gosta de aventura e desafios. Estamos falando de uma das trilhas mais desafiadoras do Rio.

O acesso mais comum para a trilha é pelo Bairro do Itanhangá. Se optar por ônibus, procure por linhas que passem pela Praça Desembargador Araújo Jorge, onde se encontra o Bar do Oswaldo. A partir dali, siga caminhando pela Estrada do Joá até a Avenida Fleming e, em seguida, chegará à Praça Professor Velho da Silva. Saia pela segunda saída, uma rua sem nome que se assemelha a um condomínio e possui uma guarita. No final dessa rua, encontrará o início da trilha.

A trilha tem 1670m de extensão e é íngreme com muitos obstáculos. Leva em média 3 a 4 horas para subir até os 844m de altitude. Requer escalaminhada e o uso de correntes e cordas. Recomendamos acompanhamento de guia.

A vista é espetacular e a sensação de chegar ao topo é gratificante. Acesse o artigo completo para obter mais detalhes: Como subir a Pedra da Gávea.

como subir a pedra da gavea
Pedra da Gávea

Museu do Açude

O museu que no passado foi uma propriedade Castro Maya, está atualmente adaptada para receber o museu e que relaciona de maneira graciosa o patrimônio cultural e também natural ali existente.

O passeio pode começar pela mansão ou pelos jardins, estes últimos com trilhas cheias de obras contemporâneas integradas à paisagem. Os jardins de inspiração portuguesa possuem diversos terraços ligados por escadarias, além de fontes e espelhos d’água.

Um diferencial é que o local, apesar de antigo, é pouco conhecido pelos turistas, proporcionando uma visita tranquila e sem aglomerações. As obras ao ar livre lembram o Museu do Inhotim em Brumadinho.

Na mansão e seus arredores, é possível apreciar coleções de azulejaria francesa, holandesa, espanhola e, principalmente, portuguesa dos séculos XVII ao XIX, de grande delicadeza. Além disso, a mansão abriga a mais significativa coleção pública brasileira de Arte Oriental, com cerca de 400 peças do Japão, China, Índia e Tailândia.

Veja o conteúdo completo no nosso artigo: Museu do Açude no Rio de Janeiro | Um ponto de cultura na Floresta da Tijuca.

Museu do Açude no Rio de Janeiro
Museu do Açude na Floresta da Tijuca

Bico do Papagaio

O Bico do Papagaio, está a 989 metros de altitude e é uma trilha famosa na Floresta da Tijuca.  Seu nome é inspirado na sua forma, que se assemelha a um bico de papagaio.

Do seu topo, é possível desfrutar de uma vista espetacular da cidade, com destaque para as praias da Barra e Recreio, e toda a baixada de Jacarepaguá ao fundo.

Bônus: Floresta da Tijuca – Outros atrativos

Se você já conhece todos os pontos que citamos acima saiba que ainda há muito o que explorar por lá. Coloque aí na sua lista de lugares para visitar a Estrada das Paineiras, o Lago das Fadas, o Açude da Solidão, o Circuito das Grutas e o Mirante do Excelsior.

Seja para relaxar, se exercitar, contemplar a vida ou se conectar com a natureza em busca de novas emoções, sem dúvida, a Floresta da Tijuca tem tudo a oferecer e está pronta para encantar.

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.