Mirante da Cascatinha na Floresta da Tijuca – Como é a trilha

Mirante da Cascatinha | Pouco conhecida no roteiro das tradicionais trilhas do Rio de Janeiro, o Mirante da Cascatinha é uma grata surpresa presenteia os visitantes com uma vista encantadora.

Veja também:
10 Melhores praias do Rio de Janeiro
O que fazer no Rio de Janeiro: 3, 4 ou 5 dias de viagem
7 polos gastronômicos do Rio de Janeiro que talvez você não conheça

Vale muito a pena explorar esse roteiro que vai além das praias e circuitos da Zona Sul do Rio de Janeiro. Um roteiro perfeito para queles que desejam experimentar algo diferente ao se conectar com a natureza da Cidade Maravilhosa numa trilha de nível fácil.

Mirante da Cascatinha na Floresta da Tijuca
Mirante da Cascatinha

Onde fica a trilha do Mirante da Cascatinha

O Mirante da Cascatinha está localizado dentro do Parque Nacional da Tijuca, a terceira maior floresta urbana do mundo.

Como o parque Nacional é gigante e possui várias entradas é importante saber que para realizar essa trilha você precisa se dirigir ao setor A, que fica no Alto da Boa Vista.

No setor A você encontrará muitos outros atrativos que vão além dessa trilha. Alguns exemplos são: a Cascatinha Taunay, a cachoeira que vemos ao alcançar o mirante que inclusive tem poço liberado para banho; a Trilha do Pico da Tijuca , a Trilha do Bico do Papagaio, o circuito das Grutas, além de outras trilhas, áreas com churrasqueiras e espaços para piquenique, o aconchegante Restaurante dos Esquilos, centro de visitantes e outros atrativos.

Poço da Cascatinha Taunay - Poço Job de Alcântara
Poço da Cascatinha Taunay – Poço Job de Alcântara

Trilha do Mirante da Cascatinha

A trilha do Mirante da Cascatinha, como o próprio nome já sugere, leva até um mirante que nos faz conseguir ver a Cascatinha Taunay lá do alto. Essa cachoeira recebe o nome de Cascatinha Taunay em homenagem a Nicolas-Antoine Taunay, um renomado pintor francês que fez parte da Missão Artística Francesa no Brasil em 1816.

Existem vários pontos de partida dentro do parque que podem te fazer alcançar o Mirante da Cascatinha. Contudo, os trechos mais comuns de serem feitos são: a partir do estacionamento onde está localizada a Cascatinha Taunay e outro ponto que fica após a Capelinha Mayrink indicado como “Circuito do Vale Histórico”. Além disso trata-se de uma trilha circular, ou seja, você pode começar por um ponto e terminar em outro.

Cascatinha Taunay na Floresta da Tijuca
Cascatinha Taunay

Independente do ponto do parque que você escolha para percorrer a trilha, você encontrará uma sinalização adequada. Além disso, como mencionado anteriormente, essa trilha é de nível fácil, com muitos trechos de caminhadas sob proteção da mata e poucas inclinações, tornando-a adequada até para crianças.

Comecei a trilha de fato a partir da subida que fica próxima ao Restaurante dos Esquilos e a uma área conhecida como Recanto dos Pintores, próxima ao Centro de Visitantes. Desse ponto a trilha possui 1,2 km de extensão e é possível alcançar o mirante com mais ou menos 25 minutos de caminhada.

Ao chegar no Mirante da Cascatinha, você pode ser surpreendente não encontrar o deck que costumava estar lá, proporcionando belas fotos. Ele foi desativado devido à falta de manutenção adequada. No entanto, há um projeto para reconstruí-lo e trazê-lo de volta ao local.

Lá de cima, além da cascata você conseguirá observar o Morro do Conde, o Pico da Tijuca e o Andaraí Maior.

Trilha do Mirante da Cascatinha na Floresta da Tijuca
Mirante da Cascatinha

Dicas e Informações úteis sobre a trilha do Mirante da Cascatinha

  • O parque abre às 8h e fecha às 17h.
  • Há estacionamento, mas se você for carro chegue cedo pois o número de vagas dentro do parque é limitado.
  • Não é cobrado ingresso para entrar no Parque Nacional da Tijuca. Também não há cobrança de estacionamento.
  • Há infraestrutura de bebedouros (naturais) e banheiros no parque.
  • O centro de visitantes funciona aos finais de semana de 8h às 17h.
  • Não esqueça de passar protetor e repelente, levar água, um lanche, usar roupas leves e sempre levar com você o seu lixo.
Trilha do Mirante da Cascatinha
Mirante da Cascatinha

Quer conhecer outros passeios gratuitos no Rio de Janeiro? Baixe agora mesmo o nosso guia “102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias“, é só clicar na imagem abaixo:

Como chegar no Parque Nacional da Tijuca – Setor A

Para fazer a trilha do Mirante da Cascatinha você precisa se dirigir a entrada que fica na Praça Afonso Viseu, no Alto da Boa Vista. É possível chegar de carro, uber, táxi e pelas linhas de ônibus 302 e 645 – LECD38.

Uma ultima dica para quem visita o parque de carro é que para sair do parque você terá que passar pelo Açude da Solidão. Esse é outro atrativo do parque, um local onde também há mesas de piquenique e um ambiente bonito para fotos. Vale a parada!

Açude da Solidão na Floresta da Tijuca
Açude da Solidão

Onde se hospedar no Rio de Janeiro

Procurando por acomodações na Cidade Maravilhosa? Confira nosso artigo com opções de hospedagem separadas por bairro, para ajudá-lo a escolher o hotel perfeito de acordo com seu itinerário. Clique no link abaixo para acessar. Onde se hospedar no Rio de Janeiro [por região]

Tem alguma outra dica sobre o Mirante da Cascatinha ou ficou com alguma dúvida? Compartilha com a gente nos comentários.

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.