O que fazer em Montevideo domingo

O que fazer em Montevideo domingo | Em um primeiro momento você pode pensar que não há muito o que fazer em Montevidéu no domingo, visto que muitas das principais atrações próximas a Cidade Velha encontram fechadas.

Veja também:
Como lidar com regionalismo durante as viagens
Nem todo mundo pode largar tudo para viajar

Já na minha opinião, acredito que com um bom planejamento é possível curtir muitas atrações em Montevidéu neste dia. Eu mesma passei um domingo inteiro na cidade e não consegui realizar tudo que havia planejado.

O que fazer em Montevideo no domingo

Feira Tristan Narjava

Comece pela feira Tristan Narjava que funciona de 7h às 15h na rua homônima, mas se alarga por muitas outras ruas ao seu redor.

E eu que achei que era apenas uma feira de cacarecos, me surpreendi positivamente. Na verdade há de tudo por lá, desde legumes, frutas e verduras frescas, muitos artigos em couro, roupas (inclusive roupa íntima), suvenires do Uruguai ou dos times do Peñarol e Nacional, artigos exotéricos e artistas de rua como as estátuas vivas.

É um lugar muito musical, seja pelos rádios que tocam nas barraquinhas, seja pela sonoridade do sotaque dos uruguaios gritando para vender seus produtos.

Feira Tristan Narjava
Feira Tristan Narjava

Fortaleza Del Cerro

Tome um táxi ou um uber e vá até a Fortaleza ele Cerro. Esse é um dos poucos bairros de Montevidéu que não é considerado seguro, por isso é melhor optar uma opção de transporte que te deixe no portão da Fortaleza.

Por lá, aproveite para tirar foto no novo letreiro de Montevideo, instalado aos pés da fortificação.

Para entrar paga-se 50 pesos uruguaios ou R$ 10 (setembro de 2022). Depois de passar pela porta, dá para fazer um passeio tranquilo na parte externa observando os canhões que foram utilizados como proteção da fortaleza e também aproveitar a vista.

Depois você pode conhecer também o Museu General Artigas, um museu militar que funciona ali e que guarda documentos, mapas, uniformes e armamentos que foram utilizados na defesa das terras uruguaias.

Fortaleza Del Cerro
Fortaleza Del Cerro

Mercado Ferrando

Tome um uber de volta para almoçar no Mercado Ferrando. Um lugar com uma pegada moderna e Industrial, mas que também é super aconchegante.

As opções são variadas, desde petiscos, burgueses, pokes, pizzas, comida mexicana até cervejaria artesanal, loja de vinho, sorvetes e até uma livraria existe por lá.

Aproveite para tomar um drink (ou um “trago”, como dizem por lá), na área externa que é adorável.

Mercado Ferrando
Mercado Ferrando

Parque Rodó

Uma caminhada de 900 metros leva até o Parque Rodó. Um parque bem amplo que fica instalado no meio da cidade, bem conservado e cheio de entretenimento.

Há bancos estrategicamente posicionados à sombra de árvores, quadras esportivas, pessoas passeando com seus pets e tomando seus mates (espécie de chimarrão), além de lagos, pontes, chafarizes, banheiros públicos e muito mais.

Há empresas que fazem aluguel de pedalinho por hora e essa é mais uma opção de passatempo por lá.

Parque Rodó
Parque Rodó

Letreiro de Montevideo

Com um pouco de disposição você pode caminhar por cerca de 40 minutos (2,5 km) do Parque Rodó até o letreiro oficial de Montevideo. Se já estiver cansado você pode tomar um carro de aplicativo ou um táxi.

O letreiro “oficial” de Montevidéu fica na Praia de Pocitos, no canto esquerdo de quem olha de frente para o mar.

O letreiro, que incialmente surgiu para um evento temporário, acabou se tornando parte da cidade e claro, um ponto turístico que os visitantes adoram fotografar. Foi inaugurado em janeiro de 2014, mas passou por uma renovação no ano de 2018 e vem mudando de cor desde então.

Letreiro de Montevideo
Letreiro de Montevideo

Rambla de Pocitos

Você pode seguir caminhando pela agradável rambla de Pocitos, sentido centro, já que é pra lá que vamos no nosso próximo ponto turístico.

A Praia de Pocitos é banhada pelo Rio da Prata. Essa é uma região bem tranquila e agradável para uma caminhada, cheia de prédios residenciais e pontuada com alguns restaurantes e endereços comerciais ao logo da orla.

A rambla também é muito utilizada pelos locais para caminhada, corrida e para pedalar de bike. Alguns endereços por ali também oferecem o aluguel de bicicleta, caso seja do seu interesse.

Praia de Pocitos
Praia de Pocitos

Teatro Solis

Aproveite o domingo também para fazer uma visita no icônico Teatro Solis. Elas acontecem de quarta a domingo às 16h.

Sua construção foi iniciada em 1842, mas ficou parada por conta da Guerra Grande do Uruguai. Apenas em 1856 ocorreu a inauguração oficial do espaço.

Na visita você ficará por dentro das renovações e ampliações que ocorreram, bem como características de sua construção, observar detalhes de sua decoração e muito mais.

O blog vida de turista tem um artigo completo sobre o espaço, confira aqui: Visita ao Teatro Solís em Montevideo.

Teatro Solis
Teatro Solis

Mirante Panorâmico da Intendência

Para fechar o dia de domingo com chave de ouro suba até o Mirante Panorâmico da Intendência de Montevidéu. O acesso é gratuito e feito pela rua Soriano, paralela a Av. 18 de Julio.

Para chegar até o topo do prédio precisamos pegar um elevador panorâmico que já dá uma ideia do que vamos encontrar lá em cima. Uma das maia belas vistas, 360° da cidade, no terraço que circunda todo o prédio.

O espaço é todo bem cuidado e enquanto você caminha pelo mirante você encontra a marcação no vidro dos monumentos que estão a sua vista. É bem interessante ficar tentando localizar as construções indicadas lá do alto, e também descobrindo novos pontos turísticos da cidade.

Lá em cima também funciona uma lojinha com vendas de suvenires do Uruguai e uma cafeteria.

Mirante Panorâmico da Intendência
Mirante Panorâmico da Intendência

Agora você não tem mais desculpas para ficar entediado em Montevidéu num domingo. Com esse roteiro pronto você poderá preencher seu dia inteirinho de atividades, correndo o risco de não dar tempo de fazer tudo.

Tem mais dicas sobre o que fazer em Montevideo no domingo? Deixa pra gente nos comentários.

Outros artigos relacionados

Como conhecer Montevidéu gastando pouco

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.