Esportes de Aventura e Esportes Radicais no Rio de Janeiro

Talvez você nunca tenha pensado no Rio de Janeiro como um polo para a prática de esportes radicais e esportes de aventura, mas a cidade (e o Estado) tem sim muito a oferecer nesse quesito.

Neste artigo, exploraremos os tipos de esportes de aventura e radicais que podem ser praticados no Rio, fornecendo orientações sobre local onde você poderá praticá-los.

Veja também
Slow Travel – Aproveite um estilo de viagem mais lento
Nem todo mundo pode largar tudo para viajar

Rafting em Lumiar
Rafting em Lumiar

Esportes de Aventura e Esportes Radicais no Rio de Janeiro

Cascading na Cachoeira do Mendanha

O cascading, também conhecido como cachoeirismo, consiste na aplicação das mesmas técnicas e equipamentos do rapel, porém realizados em ambientes de cachoeira.

Aqui no Rio é muito comum a prática de Cascading na Cachoeira do Mendanha, que fica localizada em Campo Grande, Zona Oeste da cidade.

Cachoeira do Mendanha
Cachoeira do Mendanha – Foto gentilmente cedida pelo @viajanderia

Trilha da Pedra da Gávea

Uma trilha para quem gosta de aventura e desafios. Estamos falando de uma das trilhas mais desafiadoras do Rio, a trilha da Pedra da Gávea.

O acesso mais comum para a trilha é pelo Bairro do Itanhangá. Se optar por ônibus, procure por linhas que passem pela Praça Desembargador Araújo Jorge, onde se encontra o Bar do Oswaldo. A partir dali, siga caminhando pela Estrada do Joá até a Avenida Fleming e, em seguida, chegará à Praça Professor Velho da Silva. Saia pela segunda saída, uma rua sem nome que se assemelha a um condomínio e possui uma guarita. No final dessa rua, encontrará o início da trilha.

A trilha tem 1670m de extensão e é íngreme com muitos obstáculos. Leva em média 3 a 4 horas para subir até os 844m de altitude. Requer escalaminhada e o uso de correntes e cordas. Recomendamos acompanhamento de guia.

A vista é espetacular e a sensação de chegar ao topo é gratificante. Acesse o artigo completo para obter mais detalhes: Como subir a Pedra da Gávea.

Passeio de Canoa Havaiana

Nos últimos anos, os passeios de canoa havaiana têm ganhado popularidade no Rio de Janeiro. Também reconhecida como va’a ou outrigger canoe, é uma embarcação ancestral que, por séculos, foi empregada pelos povos polinésios como meio de exploração dos oceanos.

Guiados por uma equipe de remadores, que fomenta um espírito de camaradagem e colaboração, além de incentivar a socialização e a conexão entre as pessoas, você desliza suavemente pelas águas do Recreio, da Barra da Tijuca ou da Baía de Guanabara apreciando paisagens de tirar o fôlego, além de estar fazendo uma atividade e promovendo seu bem-estar corporal.

Desde passeios curtos pela costa até expedições mais longas, a canoagem é uma atividade de baixo impacto, o que significa que pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de habilidade.

Se você é um entusiasta de esportes aquáticos você irá adorar fazer um passeio ou uma aula de canoa havaiana, mas é importante se preocupar também com as práticas de segurança adequada, por isso, por aqui indicamos o Clube Bravus VA’a que oferece não só os passeios turísticos de canoa polinésia no nascer do sol e pôr do sol, mas também as aulas que acontecem todos os dias (de segunda à sexta às 5h30 e 7h e no sábado às 7h30), nas bases do Flamengo, da Barra da Tijuca (Praia da Reserva) e no Recreio dos Bandeirantes (Posto 12).

Caso seja do seu interesse você também pode fazer uma aula experimental gratuita e vale saber que eles também aceitam Total Pass ou Gympass. Você também pode acompanhá-los através do instagram @bravusvaa.

Canoa Havaiana
Canoa Havaiana

Saltar de Asa Delta ou Parapente

Outra atividade radical que você pode fazer no Rio é o voo livre. Os mais comuns são os saltos de Asa Delta ou Parapente que podem ser feitos a partir da pista de voo livre acessada pela Estrada das Canoas, a mesma que você irá pegar caso queira fazer a trilha da Pedra Bonita.

Voo de Asa Delta em São Conrado
Voo de Asa Delta em São Conrado

Rapel no Morro da Urca

Dentro do rol de atividades radicais que você pode fazer no Rio também está o rapel que pode ser praticado dentro do complexo turístico do Pão de Açúcar, mais especificamente na face norte do Morro da Urca.

O trecho percorrido na descida por cordas é de aproximadamente 20 metros e deve ser feito com acompanhamento de guia, que passa para o participante as noções básicas de descida.

Nessa atividade você será brindado com uma visão cativante da Zona Sul do Rio.

Passeio de Jet Ski na Barra da Tijuca

Quem tem interesse em fazer um passeio de Jet Ski também encontra oportunidade de realizar essa atividade no Rio.

Na Barra da Tijuca vários clubes oferecem passeios para realizar essa atividade náutica com valores a parir de R$79,90 (valor em março de 2023).

Caso tenha interesse em fazer, o Jet Barra, o Jet Paradise e o Rio Beach Club são opções de casas que oferecem esse passeio.

Arvorismo na Floresta Aventura

Essa dica para quem tem filhos ou adolescentes aventureiros. Na Floresta Aventura eles (e adultos também) poderão praticar arvorismo em circuitos variados, além de outras atividades de recreação.

Essa aventura trás vários benefícios seus pequenos e também para você. O circuito de Arvorismo com tirolesa trabalha força, concentração, equilíbrio, resistência e bem estar, afastando o sedentarismo de forma lúdica e divertida.

A atividade é recomendada para crianças maiores de 6 anos. Maiores informações no instagram @florestaventura.rio.

Voo duplo de Paramotor no Recreio dos Bandeirantes

Outra experiência cheia de adrenalina e que proporciona uma vista espetacular da região para todos os corajosos.

Para fazer o voo, que dura entre 20 e 30 minutos, eu indico o instrutor Thiago do @mais.aventuras que é super gente fina e me deixou muito a vontade. Os valores estão sob consulta através do Whatssap (21) 96494-9103.

Verifique valores para incluir fotos e vídeos e não deixa de mencionar que viu essa dica aqui no blog!!

Voo duplo de Paramotor no Recreio
Voo duplo de Paramotor

Sup em Barra de Guaratiba

Quem curte esse clima praiano e esportes aquáticos pode aproveitar para praticar o Stand Up Paddle. Independentemente do seu nível de habilidade, há opções para todos, desde iniciantes até praticantes experientes.

Lá em Barra de Guaratiba, bairro que fica escondido na Zona Oeste do Rio de Janeiro e cercado por natureza, o esporte é praticado no mangue, ao invés de no mar, como é costume aqui no RJ, o que é ótimo para os iniciantes, pois o esforço é menor do que remar contra a correnteza do mar aberto.

A paisagem é surpreendente, são bancos de areia, vegetação rasteira e túneis de árvores. A combinação de todos esses elementos tornam o visual espetacular.

Existem vários locais onde você poderá praticar esse esporte aquático por lá, mas a minha escolha foi a Casa do Remo.

Aulas de Kite Surf e Surf

Ainda na “onda” dos esportes aquáticos você também pode fazer aulas de surf ou de kite surf no Rio. Na Barra da Tijuca várias escolinhas se estendem ao longo da orla oferecendo a atividade.

Escalada no Morro do Corcovado

A atividade de escalada livre em rocha é destinada aqueles que já possuem alguma experiência prévia e, de certa forma, dominam a técnica. Aqui no Rio ela é feita pela via K2 oferece uma escalada bastante variada, alternando trechos verticais com travessias em diagonal e horizontal.

Voo de Balão em Xerém

E você não precisa ir pra Capadócia ou Napa Valley para voar de balão. Aqui mesmo, em Xerém, você pode fazer um voo cativo de balão (atividade em que o balão de ar quente permanece preso ao solo por meio de cordas ou cabos).

O Xerém Aero Clube oferece a atividade onde o balão sobre de 20 a 25 metros, mas não navega, descendo exatamente no mesmo ponto. Também é possível fazer rapel no balão.

Os valores iniciam em R$ 90 por pessoa, mas os voos estão sujeitos a condições climáticas. (Valor em agosto de 2023).

Rafting em Lumiar

Saindo um pouco da cidade do Rio e da região metropolitana, mas mantendo-se no estado, você pode praticar Rafting em Lumiar, serra de Nova Friburgo.

Por lá, a prática do rafting se dá no rio Macaé. Antes de começar o percurso o monitor passa para os participantes informações detalhadas relativas a conduta e a segurança, como por exemplo como reagir caso você caia do bote.

O percurso 1, por exemplo, tem uma média de 40 minutos de atividade incluindo a parte do treinamento e é recomendado apenas para quem tem acima de 10 anos.

Também é recomendado o uso de roupas leves e roupas de banho, e calçados que não desprendam do pé, como sandálias e tênis. Sugerido também levar uma roupa extra para troca ao final da atividade pois você estará totalmente molhado. Organizamos tudo com a empresa Lumiar Aventura.

Veja mais dicas sobre o destino no artigo O que fazer em Lumiar – RJ: roteiro para um final de semana na cidade.

Rafting em Lumiar
Rafting em Lumiar

Salto duplo de Paraquedas em Resende

Para os que gostam de aventura nível hard, em Resende é possível saltar de paraquedas. No Aeroporto de Resende há diversas empresas oferecendo os pacotes para o salto.

Após assinar o termo de responsabilidade e receber as orientações sobre como se portar durante o salto, os aventureiros embarcam no avião para depois saltar em queda livre quando o mesmo atingir uma altitude aproximada de 4000 metros.

Mergulho com cilindro em Arraial do Cabo

Se a natureza do oceano é o que te deixa entusiasmado, então prepare-se para embarcar numa aventura no fundo do mar. Em Arraial do Cabo, Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro, é possível realizar seu batismo em mergulho de cilindro e ver de perto peixinhos, tartarugas, cardumes inteiros, moreias, corais e outros animais marinhos.

No artigo Mergulho em Arraial do Cabo eu conto foi a minha experiência por lá.

Mergulho com cilindro em Arraial do Cabo
Mergulho com cilindro em Arraial do Cabo

E você, quais desses esportes de aventura ou radicais já praticou no Rio? Fez algum que não está na lista? Conta pra gente nos comentários.

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.