Como aproveitar o Rio de Janeiro com segurança

A segurança no Rio de Janeiro é uma preocupação constante para aqueles que têm o interesse em descobrir todos os encantos da cidade. Para garantir uma experiência genuinamente maravilhosa no Rio é importante adotar alguns cuidados adicionais. A boa notícia é que as medidas de segurança não são tão diferentes daquelas que você seguiria em qualquer grande cidade.

Veja também
Como viajar de forma independente
5 blogs com dicas para viajar sozinha

Aproveitaremos este artigo para esclarecer as principais dúvidas sobre o tema e oferecer dicas preciosas para que você desfrute ao máximo da sua estadia no Rio de Janeiro.

dicas de segurança no Rio
Cristo Redentor visto a partir da Urca

Visitar o Rio de Janeiro com segurança

O Rio de Janeiro é reconhecido como um dos principais destinos turísticos do país e frequentemente é mencionado e discutido na mídia devido às questões de segurança.

No entanto, é importante ressaltar que a desigualdade social e a violência afetam mais a vida dos moradores do que a dos turistas. Isso se deve em parte, ao fato de que muitos dos pontos turísticos da cidade estão localizados na Zona Sul, onde há um reforço na presença policial. Por outro lado, boa parte dos crimes que ganham destaque na televisão ocorrem, na maioria das vezes, em áreas mais carentes da cidade.

A Zona Sul do Rio é totalmente segura?

Não. Embora seja uma área que recebe um maior reforço policial, isso não garante ausência de incidentes de segurança. Assim como em qualquer grande cidade, é sempre importante estar atento e adotar medidas de precaução, independentemente da região em que você esteja.

No entanto, nessa região você poderá observar muitos bares e restaurantes com mesas nas calçadas, assim como um forte comercio de rua, praias lotadas em dias ensolarados e principalmente muitas pessoas transitando para lá e para cá.

Como é a questão da segurança no transporte público?

A Olímpiadas de 2016 deixaram um legado positivo no quesito transportes para o Rio.

O metrô que já atendia vários pontos turísticos da Zona Sula agora vai mais longe, permitindo que os passageiros cheguem até a Estação Jardim Oceânico, localizada na Barra da Tijuca, através da linha 4. O empresa Metrô Rio possui supervisão e vigilância, que dá a sensação de cuidado aos viajantes tanto dentro das estações quanto nos trens durante todo o percurso.

A implementação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na mesma época, permite agora que tanto os moradores quanto os turistas circulem pelo Centro da cidade com mais segurança.

No ônibus é recomendado evitar o uso do celular durante o trajeto e também não deixar a janela aberta para evitar casos de furtos repentinos. Além disso, é aconselhável que você não embarque em ônibus que estejam muito vazios, especialmente em regiões como o centro da cidade aos domingos.

Lagoa Rodrigo de Freitas Rio de Janeiro
Lagoa Rodrigo de Freitas

Táxis e carros de aplicativos são seguros?

Se você for utilizar táxi recomendamos o uso dos táxis legalizado para evitar golpes.

Minha sugestão são os carros de aplicativo como Uber e 99, pois além de serem mais baratos que os táxis, você pode orientar o motorista a seguir o GPS e reportar questões de segurança para as próprias prestadoras do serviço caso perceba algo estranho. Além disso, sempre é possível ir seguindo a rota com um mapa adicional, como o Google Maps ou Waze.

Quais são os crimes mais comuns na cidade?

No Rio de Janeiro, os crimes mais comuns incluem casos de furtos repentinos, assaltos e arrastões.

Os arrastões que são noticiados  na TV ocorrem com mais frequência nas vias expressas como a Linha Vermelha e Av. Brasil, enquanto na praia são mais raros.

Viajar sozinha pelo Rio de Janeiro é seguro?

Se você seguir as medidas de segurança que vamos recomendar no tópico a seguir, elas vão mitigar as possibilidade de você sofrer algum imprevisto ou incidente de segurança na cidade.

Uma outra dica é você buscar passeios em grupo, pois estando em mais pessoas o risco de sofrer algum trastorno é menor, além disso estar com um guia também é uma maneira de enriquecer as informações do passeio.

Uma sugestão de passeio no centro do Rio é o Free tour pelo centro histórico do Rio.

Parque Garota de Ipanema
Parque Garota de Ipanema

Dicas de segurança no Rio de Janeiro

Selecionamos algumas dicas para tornar sua estadia no Rio de Janeiro mais pacífica. Ao seguir essas orientações, você certamente se sentirá mais tranquilo e, de fato, estará reduzindo os riscos.

Leve para a rua apenas o essencial

Deixe no seu hotel objetos de valor como jóias, correntes, relógios e outros itens de valor que não serão essenciais no passeio. Leve um documento, um cartão e uma quantidade adequada de dinheiro para lidar com imprevistos.

Se você estiver se hospedando em hostel ou qualquer outro meio de hospedagem compartilhada, recomendamos que itens de valor nem sejam trazidos para a viagem.

Prefira bolsas as quais você possa usar de maneira transpassada, evite o uso de mochilas nas costas, bolsas de ombro ou de mão.

Se você precisa transportar grandes quantias de dinheiro, sugerimos utilizar uma doleira que fica escondida embaixo da roupa e não chama tanta atenção.

Uso do celular na rua

Evite usar o celular na rua, especialmente se estiver andando ou realizando atividades que possam distraí-lo. Se for chamar um uber ou consultar um mapa entre em algum estabelecimento como lojas, farmácias, padarias, etc.

Antes de usar seu celular para tirar fotos de pontos turísticos, é importante observar o ambiente ao seu redor e verificar se há pessoas com intenções duvidosas nas proximidades. Tire a foto de forma rápida para evitar chamar a atenção desnecessária e evitar expor seu celular por muito tempo.

Escolha da hospedagem

Pesquise detalhadamente sobre a  sua hospedagem e opte por hotéis ou pousadas localizados em regiões movimentadas, próximas a meios de transporte (preferencialmente o metrô) e com fácil acesso aos lugares que você pretende visitar. Além da facilidade de deslocamento durante a sua estadia, é válido considerar investir um pouco mais em prol da sua segurança.

Para facilitar a escolha da hospedagem você pode conferir as nossas dicas no artigo Onde se hospedar no Rio de Janeiro [por região]

Conclusão – É possível viajar pelo Rio com segurança

Ao adotar as precauções necessárias, é plenamente factível desfrutar de uma experiência segura no Rio de Janeiro, permitindo que você desfrute de todas as atrações e oportunidades que a cidade tem a oferecer.

Com medidas como evitar exibir objetos de valor, utilizar transporte seguro, estar atento ao entorno e seguir as dicas de segurança que comentamos nesse artigo, você poderá explorar as belezas e a cultura carioca com mais tranquilidade.

Lembre-se de buscar informações atualizadas sobre áreas de maior segurança e evitar locais mais suscetíveis a problemas. Assim, você poderá vivenciar momentos incríveis, apreciar as paisagens deslumbrantes, conhecer a rica história e desfrutar da vibrante atmosfera do Rio de Janeiro sem deixar de lado sua segurança pessoal.

Outros artigos relacionados

– 9 Mirantes para visitar no Rio de Janeiro

O que fazer no centro do Rio de Janeiro: Mais de 30 atrações

– 12 Opções de locais para fazer Day Use no Rio de Janeiro

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.