11 Mirantes para visitar no Rio de Janeiro

Que a cidade do Rio de Janeiro é rodeada de belas montanhas que revelam uma vista incrível da cidade isso quase todo mundo já sabe, por isso o post de hoje traz uma lista com 11 pontos de contemplação que revelam as melhores vistas da cidade.

Mirante do Caeté

O Mirante do Caeté fica na Prainha, depois da praia da Macumba no Recreio dos Bandeirantes, mais precisamente dentro do Parque Natural Municipal da Prainha. Um trilha de aproximadamente 40 minutos leva até o mirante, que tem vista para a Praia da Macumba, a Pedra do Pontal, a Praia do Recreio, Praia da Barra da Tijuca, Pedra Bonita e até a Icônica Pedra da Gávea. Para saber mais detalhes sobre como chegar e como aproveitar o local, visite o post Mirante do Caeté no Parque Municipal Natural da Prainha.

Mirantes no Rio de Janeiro
Mirante do Caeté no Parque Natural Municipal da Prainha

Mirante do Pasmado

Um mirante interessante no bairro de Botafogo é o Mirante do Morro do Pasmado. Apesar da vegetação que cerca o local atrapalhar um pouco a apreciação da vista, é possível sentar-se num banquinho e tomar uma água de coco admirando os barquinhos estacionados na da Praia de Botafogo e até o Corcovado.

Mirante do Pasmado em Botafoto
Mirante do Pasmado

Parque Garota de Ipanema

Dentro do Parque Garota de Ipanema, coladinho com o Arpoador há uma área duas pistas de skate que foram revitalizadas com as artes do @coletivomuda, os mesmos que fizeram a revitalização do Mirante do Joá, que falaremos a seguir.

O local dá uma vista incrível para as praias de Ipanema e Leblon e também para o Morro Dois Irmãos.

De lá é possível seguir uma trilha e cair direto na Praia do Diabo, já no Arpoador.

Parque Garota de Ipanema

Mirante do Joá

Na subida do Alto do Joá e recentemente restaurado fica o Mirante do Joá. O pequeno espaço de 40 metros quadrados é um mirante no mínimo diferente e fora da rota na cidade. Longe das muvucas e revelando uma outra perspectiva do Rio, pode ser combinado com uma ida até a praia da Joatinga. Quer saber como chegar e mais detalhes sobre esse mirante? Visite o post Como chegar no Mirante do Joá.

Mirante do Joá
Mirante do Joá

Parque da Catacumba

Localizado na Lagoa Rodrigo de Freitas o Parque da Catacumba revela dois mirantes para a Lagoa Rodrigo de Freitas que são alcançados através de uma trilha curta e sem muita dificuldade. O parque ainda conta com outros atrativos como tirolesa, arvorismo, escalada e rapel organizados pela empresa Lagoa Aventura e opções de lazer como eventos infantis, espaços para piqueniques e museu a céu aberto.

Se ficou interessado, veja aqui Como chegar no Parque da Catacumba, na Lagoa.

Mirante do Urubu no Parque da Catacumba
Mirante do Urubu no Parque da Catacumba

Mirante Dona Marta

É possível acessar o mirante a partir do bairro de Santa Teresa e de lá ter uma vista privilegiada para os pontos turísticos mais famosos do Rio. De um lado do mirante a vista é para o Corcovado e de outro é para o Pão de Açúcar. O observatório de 362 metros de altitude ainda dá vista para outros pontos turísticos como o Maracanã, a Baía de Guanabara e a Lagoa Rodrigo de Freitas.

Mirantes do Rio de Janeiro
Mirante Dona Marta

Vista Chinesa

O mirante construído em homenagem aos chineses fica no bairro do Alto da Boa Vista, dentro da Floresta da Tijuca. Lá do alto dos 380 metros de altura do “pagode” a vista também é para o Cristo Redentor, Baía de Guanabara, Pão de Açúcar, Lagoa Rodrigo de Freitas, Praias de Ipanema e Leblon e o Morro Dois Irmãos. O local, apesar de estar sempre cheio, faz jus a uma visita. Melhor ainda se a visita for combinada com um passeio no Jardim Botânico que fica a cerca de uns 15 minutos de distância, de carro.

Parque do Penhasco Dois Irmãos

Esse parque escondidinho no Leblon revela quatro mirantes incríveis e quase desconhecidos do Rio. Separar uma manhã ou uma tarde para passear pelo parque irá revelar um passeio maravilhoso na cidade.. Os mirantes dão vista para as praias do Leblon e Ipanema, para a Lagoa Rodrigo de Freitas e também para o Cristo Redentor. Mais detalhes no post Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos.

Mirantes do Rio de Janeiro
Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos

The Maze Rio

Você pode achar que o The Maze é um ponto turístico novo, mas está enganado. A casa que  já foi um bar de jazz super descolado na cena carioca além de um agradável restaurante indiano já funciona há mais de 40 anos na cidade.

Atualmente a estrutura está funcionando apenas como um mirante e para visitação guiada, mas só isso já faz valer a visita por conta da história em tanto que esse lugar possui.

O espaço colorido e cheio de mosaicos que lembra as obras de Antoni Gaudí em Barcelona, fica na comunidade Tavares Bastos, no Catete e atualmente é um lugar seguro e pacificado.

Depois de ficar dois anos fechado (de 2019 a maio de 2022) o The Maze reabre suas portas para que você possa admirar a cidade de um ângulo belíssimo. Saiba mais no artigo The Maze : Onde fica, como chegar e visitar o mirante.

The Maze Rio
The Maze

Mirante das Canoas

Quem sobe a estrada das Canoas a partir de São Conrado encontra do Mirante das Canoas 3km após iniciar a subida. Há um estacionamento onde é possível parar o carro para conhecer o mirante.

Infelizmente a mata alta e fechada não permite apreciar a bela vista da região da praia de São Conrado a partir do mirante, contudo, logo ao lado do mirante, na estrada, há uma um viaduto com guarda corpo (viaduto Bertha Schneiderman) onde a mata é aberta e dali é possível admirar não só a praia como também a Pedra Bonita, a Pedra da Gávea, a Pista de voo livre e aqueles que se aventuram descendo de asa delta ou parapente.

Vista a partir do viaduto Bertha Schneiderman
Vista a partir do viaduto Bertha Schneiderman, ao lado do Mirante das Canoas

Mirante no Botafogo Praia Shopping

Não ache estranho encontrar um shopping figurando entre essa lista de Mirantes no Rio de Janeiro. Apesar dessa dica “esquisita”, no 8º piso do Botafogo Praia shopping, dividindo espaço com vários restaurantes abertos numa praça de alimentação, fica um mirante gratuito com uma vista esplêndida para a Praia de Botafogo e também para o Pão de Açúcar. O único “se não” é que a vista é envidraçada com janelas que vão do chão ao teto.

Mais recentemente, em dezembro de 2022, foi inaugurado no 9º andar do mesmo shopping, o Terraço Botafogo que recebe uma filial do Brewteco descortina a mesma vista, só que dessa vez ao ar livre, e o bar ainda oferece a seus visitantes mais de 20 torneiras para diferentes estilos de cervejas e também sua coleção de pratos e petiscos.

Vista do Terraço Botafogo - no 9º andar do shopping
Vista do Terraço Botafogo

Quer mais dicas de passeios grátis na Cidade Maravilhosa? Conheça o nosso guia “102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias” e descubra centenas de atrativos reunidos em um só lugar. Clique na imagem para baixar:

Outros artigos relacionados

– Como conhecer o Rio de Janeiro gastando pouco

– 10 ótimas trilhas para fazer no Rio de Janeiro

– 10 cidades para fazer bate e volta a partir do Rio de Janeiro

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
2 respostas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.