Parque Penhasco Dois Irmãos no Leblon está revitalizado: Como chegar e visitar

Parque Penhasco Dois Irmãos | Um parque que ainda é pouco conhecido pelos cariocas e que passou por um longo período de abandono, mas agora ressurge revitalizado e prontinho para receber visitantes.

O Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos, ou simplesmente Parque do Penhasco Dois Irmãos fica localizado no Leblon, Zona Sul da cidade, em uma área de preservação ambiental de 39,55 hectares. Nem dá pra imaginar que há um parque tão grande e belo nessa localidade.

Veja também
Descubra se você é viciado em viajar
Slow Travel – Aproveite um estilo de viagem mais lento

Neste artigo, vamos explicar como chegar ao parque, como aproveitar ao máximo a sua visita após a revitalização e fornecer algumas dicas adicionais sobre este local.

Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos
Parque do Penhasco Dois Irmãos

Como chegar no Parque Penhasco Dois Irmãos

O acesso é incrivelmente fácil para quem está de carro. Na rua Visconde de Albuquerque, sentido Niemeyer vire na última rua a direita (Rua Gabriel Mufarrej) e depois a primeira a esquerda (Rua Aperana) e siga até o final que já irá dar direto no parque.

De ônibus você pode pegar alguma linha que passe na Av. Visconde de Albuquerque ou na Praia do Leblon mesmo (Av. Denfim Moreira). A partir desse ponto, você pode seguir a pé até a entrada do parque ou optar por usar um serviço de transporte por aplicativo. Se optar pela caminhada, é importante notar que a Rua Aperana apresenta uma inclinação significativa, o que pode tornar a subida mais desafiadora, especialmente porque as trilhas que levam aos mirantes do parque também são em aclive.

Para quem vai de metrô, saiba que a estação mais próxima é a Antero de Quental. Da mesma forma, para aqueles que escolherem o transporte de ônibus, recomendo considerar a utilização de um serviço de transporte por aplicativo para concluir o percurso até a entrada do parque.

Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos
Mapa

Visita ao Parque Penhasco Dois Irmãos

Importante começar esse artigo esclarecendo que o Parque do Penhasco Dois Irmãos, não é o mesmo que leva até o topo do Morro Dois Irmãos. Se você está buscando informações sobre como acessar o cume do morro, sugiro que você leia o artigo Trilha do Morro Dois Irmãos no Rio de Janeiro – Como subir e aproveitar o mirante.

O parque foi criado em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente no Rio, a Eco-92, com o objetivo de proteger a área e preservar a fauna e a flora da região, no entanto, enfrentou um período de negligência de cuidados.

No final de setembro de 2023, a Prefeitura do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Carioca Cidade Criativa (ICCC), concluiu com sucesso a renovação do parque. Esse projeto abrangente abarcou a restauração da sede e instalações sanitárias com acessibilidade, o aprimoramento da paisagem, a instalação de mobiliário, bancos de plástico fabricados com o uso de 40 mil garrafas pet que foram retiradas do meio ambiente, uma nova sinalização bilíngue que inclui informações sobre espécies nativas e cuidados com os animais, a introdução de um novo parquinho infantil para atender os visitantes e também a população local, uma área de ginástica para a terceira idade e a criação do primeiro jardim de borboletas da Zona Sul da cidade.

O parque conta ainda com cinco esculturas do mestre da arquitetura Oscar Niemeyer (1907-2012), um dos maiores arquitetos da história do Brasil e do mundo. As cinco esculturas abstratas em ferro, medindo até quase oito metros de altura e pintadas de vermelho, foram criadas por Niemeyer aos 91 anos. Elas foram exibidas pela primeira vez ao público no pátio do Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói, em outubro de 1999. No ano seguinte, ficaram expostas na Praia do Leme, até serem transferidas definitivamente para o parque, em 2002. Foram as últimas esculturas criadas por Niemeyer, tornando-as ainda mais importantes.

Uma das esculturas de Oscar Niemeyer
Uma das esculturas de Oscar Niemeyer

O destaque principal do parque com certeza fica para seus 4 mirantes com vista privilegiada para alguns dos cartões postais da cidade maravilhosa. Lá é possível apreciar o Corcovado, as praias do Leblon e Ipanema, a Lagoa Rodrigo de Freitas, e até o morro que dá nome ao parque, o Morro Dois Irmãos, de um outro ângulo. Cada mirante com sua peculiaridade e descortinando vistas incríveis.

O acesso aos 4 mirantes pode ser percorrido inclusive de carro, de moto ou de bicicleta, o que torna o parque super acessível para crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. Além disso não é cobrado nada pelo estacionamento e nem pelo ingresso ao parque, ou seja, o acesso é gratuito, passeio ideal para quem está com a grana curta.

Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos
Primeiro Mirante

O primeiro mirante fica logo na entrada do parque, e é dividido em 3 níveis. De lá já se tem a primeira vista arrebatadora para as praias do Leblon e de Ipanema e também para o Corcovado.  Descendo uma escadaria que não é muito extensa você continuará tendo vistas das praias mencionadas acima e também uma perspectiva privilegiada das Ilhas Cagarras e uma parte da comunidade do Vidigal.

Nesse primeiro mirante você encontrará o Memorial Air France, em memória as vítimas no vôo da Air France AF447, que faria o trecho Rio x Paris em junho de 2009.

Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos
Segundo Mirante

Para quem está em forma ou para quem prefere o contato com a natureza eu recomendo fazer o percurso para o segundo, terceiro e quarto mirante a pé, pois você pode ter uma boa surpresa, como encontrar lindos micos no caminho, esbarrar com borboletas, pássaros e até esquilos. Com uma caminhada de aproximadamente 30 minutos (descontando o tempo parado que você vai passar apreciando a vista), é possível alcançar o último mirante.

Dentre as espécies de fauna e flora que você poderá encontrar no parque estão Ipê roxo, pau-brasil, embaúba e outras árvores nativas da Mata Atlântica são encontradas no parque, bem como tucanos, saíra-sete-cores, tiê-sangue, saracuras, jacupemba, gambá-de-orelha-preta, preguiça-de-três-dedos, caxinguelê, coruja-orelhuda, teiú-gigante, micos e macacos prego.

Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos

O segundo mirante fica próximo ao anfiteatro, mas a vista aqui está um pouco encoberta pela mata. Quando estive no parque estava rolando uma peça ao ar livre produzida por alguns artistas de rua que estavam no local. Lá também é possível apreciar o Morro Dois Irmãos por um outro ângulo.

Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos
Anfiteatro e peça ao ar livre

No terceiro mirante fica a sede do parque, que conta com infraestrutura de banheiros e bebedouros (assim como na entrada) e, perto dali, também há um campo de futebol, playground para crianças, academia ao ar livre, belos jardins, e mais uma vista encantadora da praia.

Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos
Terceiro Mirante

A partir da sede do parque, subindo a escadaria tem-se o acesso ao quarto e último mirante, que fecha o passeio com chave de ouro, pois proporciona uma vista incrível da Lagoa Rodrigo de Freitas, do Corcovado e das praias ao mesmo tempo, divididos em dois grandes decks de madeira.

Nesse ponto também é o início da trilha conhecida como Janela do Céu, de aproximadamente 1,5km de extensão que leva ao sopé do Irmão Menor, que compõe o Morro Dois Irmãos, podendo ser feita por iniciantes, com pontos de subida de curta distância. A trilha também recebeu revitalização com inclusão de sinalização, barras de apoio, abertura de mirantes incentivando, assim, o uso da trilha pelos turistas. As caminhadas podem ocorrer ao longo de toda a trilha, porém o uso de bicicletas fica restrito às vias pavimentadas do parque.

Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos
Primeiro Mirante – Vista para o Corcovado

Para quem gosta mesmo é de fazer passeios gratuitos na cidade, nossa dica antes de você continuar lento esse artigo é o nosso guia “102 atrações e passeios gratuitos no Rio de Janeiro, além das praias“. São ais de 100 opções de passeios na Cidade Maravilhosa reunidas em um único lugar:

O Parque do Penhasco Dois Irmão é perigoso?

Eu não considerei o parque como uma área perigosa, e no dia da minha visita, inclusive, até observei a presença de policiamento. Além disso, apesar de ser um destino turístico pouco reconhecido entre os cariocas, sempre há pessoas desfrutando do local, ou seja, não é um local deserto.

Após as atualizações de revitalização que ocorreram em setembro de 2023, o parque passou a ser amplamente promovido por influenciadores nas redes sociais. Portanto, é provável que ele receba cada vez mais visitantes. Esta é uma excelente oportunidade para explorar o local logo, então não perca tempo e vá conhecê-lo.

Informações úteis e dicas sobre o Parque Penhasco Dois Irmãos

Horário de Funcionamento: Terça a domingo, das 6h às 17h.

Tempo de Visitação: Livre, dentro de horário de funcionamento do parque.

Custo de entrada: Grátis

Infraestrutura: Há estacionamento gratuito (poucas vagas), banheiros, bebedouro, mas não há no parque nenhum serviço de lanchonete ou restaurante, então o ideal é levar um lanchinho. É muito comum as pessoas utilizarem os jardins do parque, inclusive, para realização de piqueniques (permitido em áreas determinadas: anfiteatro, parquinho infantil e Bosque da Amizade).

Contato: @parquedoisirmaosrj

Endereço: Rua Aperana, s/n – Leblon

Mapa do Parque Penhasco Dois Irmaõs

Clique na Imagem para ter acesso a um mapa digital do parque:Mapa Parque Penhasco Dois Irmãos

Outros artigos relacionados

– Como conhecer o Rio de Janeiro com a grana curta

– Rio de Janeiro: Do Leme ao Pontal

Parque da Catacumba, na Lagoa

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
7 respostas
  1. Estive no Parque este mês (Setembro/2020). Realmente, é muito tranquilo chegar. Os dois primeiros mirantes são incríveis, vistas lindas, tudo bem cuidado e limpo. Mas os terceiro e quarto mirantes, foram decepcionantes: estão em estado regular de conservação, faltando placas de madeira em partes do piso do deck e , no quarto mirante, além do piso, também falta algumas placas na barra de proteção. Nos dois, a vista é quase nula, devido à mata, que está muito alta. No geral, os dois primeiros mirantes já valem o passeio.

    1. Valeu Najla.
      É uma pena mesmo! Quando fui a vista no quarto mirante era estupenda, a mais bonita na minha opinião.
      Obrigada por compartilhar. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.