Staycation – Entenda e experimente essa nova tendência do turismo

Você já passou pela situação de um amigo ou parente enviar uma mensagem dizendo que vai visitar a sua cidade e que gostaria de dicas para aproveitar o passeio, mas você percebe que mesmo morando lá há tanto tempo, não conhece quase nada para indicar aos visitantes?

Pois bem! Não é só com você que isso acontece, viu? A rotina às vezes é tão atribulada que não conseguimos mesmo ir além da nossa casa, trabalho e alguns espaços de lazer da nossa preferência.

Mas nesse artigo vamos te ensinar tudo sobre uma prática que pode te ajudar a nunca mais passar por esse constrangimento e, de quebra, ainda ser super prazerosa para a sua vida! Ela se chama “Staycation” e significa, em resumo, tirar férias ou curtos períodos de descanso, aproveitando esse tempo para “turistar” dentro da sua própria
cidade.

Veja também
Turismo de Base Comunitária (TBC): Entenda do que se trata
Como lidar com a ansiedade pré viagem

Staycation

Staycation – O que é essa nova tendência do turismo?

Afinal, o que é Staycation? Vamos contextualizar com pouco de história pra você entender melhor!

A ideia de descanso e folga sempre existiu na história da humanidade, pois o trabalho e as obrigações sempre foram uma parte essencial da vida, embora sua interpretação tenha variado ao longo do tempo.

Os aspectos culturais desempenharam um papel importante na forma como diferentes sociedades encararam a relação entre trabalho e descanso ao longo da história. No entanto, a partir do século XIX, com a Revolução Industrial, esses conceitos se tornaram mais definidos e claros.

Com as mudanças na produção, educação e economia nas sociedades ocidentais, os trabalhadores, especialmente da classe média, passaram a ter a oportunidade de desfrutar de períodos mais longos de descanso para compensar o cansaço acumulado fora de suas rotinas de trabalho.

As férias rapidamente viraram sinônimo de viagem, ou de deslocamento. No entanto, a partir dos anos 2000, com diversos países enfrentando crises financeiras, sendo 2008 o ano auge do colapso econômico global, os viajantes
precisaram adaptar seus planos de férias às circunstâncias e reinventar maneiras de usufruir dos seus momentos de paz.

Viagens curtas pela própria região ou até mesmo tours pela própria cidade de residência tornaram-se uma tendência atrativa para evitar grandes gastos e ainda assim poder aproveitar o tempo de descanso com experiências prazerosas.

Staycation foi então o neologismo criado pela língua inglesa, unindo as palavras “Stay” e “Vacation”, que na tradução para o português significa o que seria equivalente a “Férias em casa”.

Em 2020, o movimento ganhou vários adeptos em virtude das restrições provocadas pela Pandemia de COVID-19, e permaneceu em crescente ascensão devido às suas inúmeras vantagens.

staycation

Vantagens do Staycation

Sem dúvidas a facilidade está no TOP 1 das vantagens de incluir essa prática na sua agenda! Você não precisa se preocupar com horários de voos, com o estresse das burocracias de longas viagens e irá lidar com uma cultura conhecida e familiar, o que também pode ajudar a relaxar.

Economia pode ser um ótimo ponto a se considerar. Quem nunca gastou o dobro do que planejou nas viagens de férias, né? Aproveitar as oportunidades locais vai evitar os gastos com passagens aéreas, às vezes com hospedagem dependendo de como você escolher passar por essa experiência (tema que abordaremos no próximo tópico), além daqueles gastos extras que adoramos justificar com um bom “Eu mereço!” quando viajamos.

Conhecer o lugar em que vivemos pode nos aproximar da cidade e permitir que possamos ressignificar a relação com a nossa cultura, além de nos empoderar de conhecimento!

Usar o nosso dinheiro comprando serviços e produtos de empreendedores da região incentiva o seu crescimento econômico e estrutural, melhorando as condições de vida de toda a população local.

Como fazer Staycation?

Você deve estar pensando… Certo, adorei a ideia e quero fazer Staycation! Mas como faço para começar? Ok! Agora vamos para a parte prática! A seguir vamos te dar um passo a passo simples para dar o pontapé inicial nessa jornada, combinado?

Escolha o seu formato preferido

O primeiro passo é compreender quais as suas possibilidades! Não existe um formato “engessado” ou regras a serem seguidas. Você pode escolher ficar na sua cidade, fazer uma curta viagem para regiões próximas, que demande pouco tempo de deslocamento, ou mesclar as duas coisas dependendo do tempo que você tiver disponível.

Defina o tempo de duração

O segundo passo é justamente esse! Definir o tempo que você irá dedicar para explorar seus arredores. 30 dias, 15 dias, 7, 2 dias, vai passar apenas o dia fora de casa num day use de hotel? Não importa o quanto irá durar sua temporada de descanso! Contanto que ela seja realmente proveitosa e te proporcione momentos memoráveis, mesmo estando pertinho de casa!

Planeje a experiência

Não é porque você decidiu esse ano não passar férias no exterior, e sim desbravando sua terrinha, que você vai fazer isso de qualquer jeito né? Por isso vamos te dar algumas dicas de opções a considerar na hora do planejamento do seu cronograma!

Day Use

Você já ouviu falar sobre “Day Use”? Basicamente é uma expressão usada para a utilização diurna de serviços e atividades propostas por algum espaço turístico, geralmente pousadas e hoteis, sem a necessidade de hospedagem ou
pernoite. Pode ser um dia inteirinho no SPA, massagens relaxantes, um bom banho de piscina ou experimentar comidas diferentes naqueles buffets deliciosos de hotel.

E se você está se perguntando se Day Use e Staycation podem ser considerados a mesma coisa, a resposta é não, já que a segunda expressão está relacionada a períodos de descanso/lazer. No entanto, a experiência do Day Use pode estar contida dentro da sua programação do Staycation.

No blog Day Use No Rio você pode conferir dicas de vários lugares no Rio de Janeiro para fazer Day Use!

Hospedagem em pousadas e hotéis da cidade

Sem o custo de passagens aéreas e gastos exorbitantes que geralmente acompanham aquela boa e velha viagem de férias, é possível investir em uma estadia naquele hotel ou pousada da sua cidade que você nunca tinha pensado antes em se hospedar!

Você pode imaginar: Tá, mas eu posso ficar em casa e não gastar nada! Sim, e você tem razão! Essa também é uma opção válida. Mas se você tem como objetivo viver experiências diferentes das mesmices da rotina, se divertir um pouco e relaxar nas suas férias, por que não incluir essa ideia na sua programação?

Você pode estabelecer conexões com outros hóspedes do hotel e “turistar” pela sua própria cidade de um novo jeito. Temos certeza de que isso irá lhe render boas histórias pra contar.

E como nem só de férias prolongadas é constituído um bom Staycation, você também pode utilizar essa dica para aproveitar um final de semana de descanso com o seu amor de uma maneira romântica e diferente para renovar as
energias e o casamento!

Veja 13 Hotéis românticos no Rio de Janeiro: Opções para curtir a dois.

Tour por bairros desconhecidos ou afastados

Já pensou em fazer aquele “360” em um bairro da sua cidade que você praticamente só ouviu falar?

Você pode explorar museus, cafés e pontos turísticos de outros bairros, já que no dia a dia acabamos por escolher os mesmos lugares e opções de lazer, geralmente optando por localizações mais próximas da nossa residência, deixando de conhecer uma boa parte da cidade!

Vale a pena fazer Staycation?

Aqui nesse blog somos grandes entusiastas do Turismo como uma forma de ajudar as pessoas a expandir seus horizontes através dos aprendizados que as experiências turísticas podem proporcionar, seja dentro ou fora da sua região.

Financeiramente, a depender do seu planejamento e das atividades que decidir incluir na sua programação, é sim possível que o Staycation seja bem mais viável do que grandes viagens, apesar de a gente também amá-las né?

Então podemos dizer que com certeza VALE A PENA fazer Staycation!

E se ao final desse artigo você já estiver com o seu bloquinho de notas planejando tudo para também fazer parte dessa tendência turística, conta aqui nos comentários como será sua programação!

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.