Seguro viagem internacional – Qual deles é o melhor? Dicas para comprar e viajar protegido

O seguro viagem internacional é uma maneira de viajar tranquilo e sem preocupações.

Mas, quando se fala em viagem internacional, a atenção deve ser redobrada. Afinal, imprevistos podem acontecer e quando se está fora do país, é fundamental contar com apoio e atendimento para essas situações.

Contudo, mesmo sabendo de sua importância, nem todo mundo sabe como escolher um seguro saúde internacional.

Se você quer saber mais sobre esse assunto, continue lendo até o final e aproveite as dicas que vamos dar sobre esse serviço tão importante.

Você saberá como é o funcionamento, as coberturas que os principais seguros oferecem e dicas valiosas para usar o seguro viagem contratado para uma viagem internacional com tranquilidade. Confira nossas dicas!

O que é e como funciona um seguro viagem internacional?

Trata-se de um serviço de suporte que oferece proteção extra para viagens internacionais.

Dessa forma, se a pessoa tem algum imprevisto durante a viagem internacional, a empresa que oferece o serviço será a responsável por oferecer suporte ao cliente para solucionar o problema.

O seguro é o responsável também por cobrir os gastos decorrentes do imprevisto, evitando que a pessoa tenha despesas não planejados no período em que está viajando para o exterior.

Além da cobertura em casos de imprevistos ou problemas durante a viagem, o serviço inclui também o seguro saúde internacional. Ele cobre gastos médicos caso a pessoa precise de um atendimento urgente no exterior.

A cobertura médica do seguro é fundamental, pois os serviços médicos em países estrangeiros costumam ser muito caros, principalmente para quem viaja para países que não oferecem um bom serviço de saúde pública e que tem uma moeda que vale mais do que o real.

No que se refere ao funcionamento do seguro, é como se você contratasse alguém para te ajudar no período em que estiver viajando para fora do país.

Então, se você perder algum documento, tiver sua bagagem extraviada, seu voo cancelado, for assaltado ou furtado, o seguro oferecerá todo o suporte para te auxiliar na resolução do problema.

Nos casos de cancelamento de voo ou extravio de bagagem, a empresa do seguro te ajuda a reaver seus pertences, remarcar seu voo e ainda receber uma indenização pelos transtornos causados.

Em contrapartida, se precisar de um atendimento médico no país em que está durante a sua viagem, você não terá gastos extras com isso, pois é a empresa do seguro viagem quem deverá arcar com as despesas decorrentes do atendimento médico.

Seguro viagem internacional é obrigatório para viajar?

Depende do destino para o qual você esá indo. Existem alguns países da Europa, por exemplo, que fazem parte do tratado Schengen. Nesses países, o turista deve ter uma cobertura de, no mínimo, 30 mil euros para entrar no país.

Já em países como os Estados Unidos, por exemplo, o seguro viagem internacional não é uma exigência para entrar.

Contudo, o atendimento de saúde no país é privado e cobra valores muito altos até mesmo para consultas de baixa complexidade. Além disso, a moeda oficial do país é o dólar, com o valor bem mais alto que o real.

Por isso, a recomendação é sempre contratar um seguro viagem internacional, mesmo que o país de destino não o exija.

Afinal, isso te ajudará a não ter prejuízos e gastos para os quais não se planejou. O serviço é importante mesmo se for viajar para um país vizinho, como a Argentina, por exemplo.

Coberturas recomendadas em seguro viagem internacional

Para ter uma viagem sem grandes imprevistos, é necessário contratar um seguro viagem internacional que ofereça pelo menos algumas coberturas mínimas.

Dessa forma, o ideal é que o seguro ofereça as seguintes coberturas:

  • Coberturas mínimas para viajantes de até 40 anos;
  • Cobertura odontológica a partir de 500 dólares;
  • Além de cobertura de atendimento médico e despesas hospitalares de pelo menos 30 mil dólares;
  • Cobertura de reembolso com gastos em medicamentos em farmácias de pelo menos 500 dólares;
  • Cobertura para repatriações de pelo menos 35 mil dólares: traslado médico, traslado de corpo, regresso sanitário;
  • Atendimento em português com suporte telefônico;
  • Cobertura de suporte para perdas de documentos ou cartões de crédito;
  • Cobertura de bagagem extraviada de pelo menos 500 dólares.
  • E também coberturas mínimas de seguro viagem internacional para viajantes com mais de 40 anos.

Para os viajantes com mais de 40 anos, o ideal é dobrar os valores das coberturas que listamos acima.

Apesar de oferecermos essas recomendações mínimas de atendimentos cobertos pelo seguro viagem internacional, é importante que cada viajante também avalie o seu perfil e suas necessidades, para escolher os serviços que devem estar presentes no seu seguro.

O importante é manter, no mínimo, as coberturas básicas para não correr riscos desnecessários.

Dicas importantes para usar o seguro viagem no exterior

Agora que você já sabe da importância de contratar um seguro viagem internacional, anote estas dicas de como usá-lo corretamente:

Envie a apólice do seu seguro para uma pessoa de confiança

Sempre envie uma cópia da apólice do seguro que você contratou para alguém de sua confiança.

Assim, você terá alguém para te ajudar na hora de contatar a seguradora, caso esteja em alguma situação que te impossibilite de fazer isso.

O ideal é sempre enviar a cópia da apólice para alguém que estará no Brasil, mesmo nos casos em que a viagem for em família e todos os viajantes tenham o acesso.

Agora, com as facilidades dos aplicativos de mensagens, uma dica é enviar o documento em um grupo de família.

Preencha dos dados da apólice em caso de atendimento médico

No caso de precisar de um atendimento médico, tenha muita atenção ao preencher a ficha do hospital.

Coloque na ficha o endereço que está na apólice e não o seu endereço pessoal. Com isso, as cobranças serão direcionadas direto para a seguradora e você evita a dor de cabeça de ficar recebendo as cobranças em casa.

É muito comum que pessoas que viajam para os Estados Unidos enfrentem essa situação. Quando isso acontece, é necessário enviar vários documentos para a seguradora para provar que você estava viajando no período do atendimento.

Escolha o seguro pelo seu perfil e não pelo preço

Pode ser tentador buscar o seguro viagem internacional pelo preço, mas a dica é escolher o seguro conforme o seu perfil e evitar ter que gastar ainda mais em caso de imprevistos.

Por exemplo, pessoas idosas ou com intolerâncias alimentares têm mais chances de precisar de um atendimento médico. Por isso, a cobertura hospitalar terá um valor mais alto.

Esperamos te ajudar com nossas dicas! Se você ainda ficou com alguma dúvida, não deixe de compartilhar aqui com a gente!

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.