O que fazer em Mirantão MG: pequeno vilarejo isolado na serra

O que fazer em Mirantão MG |Um lugar calmo, com casinhas que ainda conservam o estilo colonial, sequenciadas ao longo de uma pequena rua que termina em uma pracinha charmosa: esse lugar é Mirantão. 

Veja também
Slow Travel – Aproveite um estilo de viagem mais lento
Como lidar com a ansiedade pré viagem

Se você está em busca de dias tranquilos, conexão com a natureza e contato com a simpatia dos mineiros, você chegou ao destino certo.

O que fazer em Mirantão MG

Em Mirantão ainda se chega por estrada de terra e pelo caminho se avista o Pico do Itatiaia, a mais de 2.700 metros de altitude.

Quanto mais perto se está, mais você nota o ritmo lento do vilarejo. São apenas 1.100 habitantes (dados da prefeitura de Bocaina de Minas) que levam a vida num ritmo bem lento.

Se você está procurando um lugar com uma excelente infraestrutura turística, hotéis confortáveis, restaurantes renomados você caiu no lugar errado, nesse caso a minha sugestão é que você visite Visconde de Mauá, Maromba e Maringá. Quem visita Mirantão não quer se sentir um turista, quer de fato se isolar na natureza.

Centrinho de Mirantão

Em Mirantão você encontra um mini mercadinho singelo, que nem possui abastecimento diário, uma padaria simples, uma cantina e uma praça bucólica (Praça Salgado). Não há estrutura para o turismo e os estabelecimentos fecham cedo. Há também uma igrejinha (Capela de Bom Jesus dos Pobres), que fica num morrinho e de onde é possível avistar parte do casario do distrito de cima.

Praça Salgado em Mirantão
Praça Salgado em Mirantão

Cachoeira da Prata

Na verdade não é uma, mas quatro quedas que ficam dentro de uma propriedade privada. Há cobrança de ingresso de R$ 10,00 por pessoa (crianças são cobradas a partir de 5 anos) que ajudam na conservação do espaço e das trilhas do local.

No espaço também funciona o Restaurante da D. Palmira, que serve pratos feitos de uma comida caseira deliciosa com valores a partir de R$ 35,00. Também há opções de bebidas e petiscos. A porção de batata frita é o carro chefe da casa, com uma receita diferenciada e que ninguém oferece igual na região.

Além do restaurante da D. Palmira também há um novo quiosque bem próximo as duas primeiras cachoeiras,  que serve porções como batata frita, truta, queijos, pastéis (incluindo pastel de truta), além de variedades de sucos e outras bebidas. Vale provar os sabores de pinga diferenciados como as opções de pinga com mel e pinga com laranja.

Há espaço para fazer churrasco onde o visitante pode trazer suas carnes e apetrechos para o churrasco, desde que o consumo da bebida seja feito no quiosque. Caso opte pelo churrasco não esqueça da conservação do espaço, de levar consigo seu lixo e de deixar tudo limpo no final da utilização.

Do restaurante da D. Palmira até a primeira queda é uma caminhada leve que não leva nem 5 minutos. Algumas das quedas tem poços disponíveis para banho, outras são apenas contemplativas.

Mirantão
Cachoeira da Prata – Mirantão

Toca da Bruxa

A Toca da Bruxa é um lugar diferenciado para visitar em Mirantão, especialmente se você é daqueles que curte esoterismo e souvenires. O espaço é um misto de antiquário, com ateliê e empório místico que vende desde plantas e itens de vestuário até cachaças, chocolates, vinhos e artesanato.

Toca da Bruxa em Mirantão – Foto: divulgação

Onde comer em Mirantão

Além do almoço no Restaurante da D. Palmira que já recomendamos acima você também pode comer uma pizza no Minero Manero Uai.

Na Taberna de Minas o ambiente é simples, mas estão divididos em área interna e externa. Você pode comer hambúrgueres artesanais acompanhados de bons drinks ou cervejas variadas.

Para uma experiencia diferenciada vale a pena conhecer o Espaço Koyro Bier. Eles possuem no cardápio itens da culinária mineira e alemã e fabricam a sua própria cerveja artesanal, a Koyro Bier. Quem disse que em Mirantão não ia ter turismo cervejeiro? São três rótulos distintos: uma Belgian Blond Ale, outra Irish Red Ale e a Indian Pale Ale. O espaço conta ainda com uma área de hospedagem. Para visitar o restaurante recomenda-se a reserva antecipada.

Cerveja Artesanal em Mirantão
Koyro Bier de Mirantão

Melhor época para visitar Mirantão

Se você está procurando a época que chove menos é o inverno, mas não quer dizer que você não vá pegar frio. Aliás, o inverno nessa região da Serra da Manriqueira costuma ser bem rigoroso.

Essa é uma boa época para fazer trilhas, pois estão mais secas e menos escorregadias, contudo, as águas das cachoeiras costumam ficar ainda mais geladas.

No verão as temperaturas da região sobem, mas há mais incidência de chuva. Como a região de Mirantão ainda não é tão famosa, mesmo no verão é possível curtir os ambientes sem uma super lotação de pessoas.

Mirantão  
Cachoeira da Prata

Quantos dias ficar em Mirantão

Se você quer conhecer apenas os atrativos da cidade, dá pra fazer um bate e volta, especialmente se você estiver em Visconde de Mauá ou Penedo e já conhece bem esses destinos e está em busca de novos horizontes.

Mas se você está em busca de relaxamento e sossego, coloque vinhos e bons livros na bagagem e escolha um lugar aconchegante para passar um final de semana inteiro.

Onde se hospedar em Mirantão

Chalé da D. Palmira

Para quem busca hospedagem dentro de Mirantão a D. Palmira (a mesma do restaurante da Cachoeira da Prata) também tem um chalé com cozinha que funciona como hospedagem. Para maiores informações contate a Brenda  no número (24) 99838-1988.

Espaço Koyro Bier

O espaço Koyro Bier também possui um chalé que atende até 4 pessoas, além de um quarto com banheiro privativo na casa principal. Quem se hospeda por lá pode desfrutar de um delicioso café da manhã com especialidades alemãs e mineiras. Para reservar entre em contato no whatsapp (32) 99810-8520 e fale com o Clério ou a Bettina, proprietários do espaço.

Atiaia Jungle River Retreat

Essa é uma novidade no Booking.com e uma opção romântica e diferenciada. Localizado na Estrada Mirantão x Vale das Flores, oferece aos hospedes jardim, wi-fi gratuito, além de hidromassagem e uma vista incrível das montanhas. O valor da diária já inclui o café da manhã. Clique aqui para consultar valores e reservar.

Atiaia Jungle River Retreat - Foto: divulgação Booking.com
Atiaia Jungle River Retreat – Foto: divulgação Booking.com

Como chegar e como circular em Mirantão

Mirantão fica na Serra da Mantiqueira e é um distrito de Bocaina de Minas. Fica a 25 km de Bocaina de Minas (sede).

O distrito está, de fato, mais perto de Santo Antônio do Rio Grande, são apenas 10 km de distância e apenas 13 km de Visconde de Mauá.

Para chegar até lá é necessário percorrer uma estrada de terra. Nossa sugestão é que você se dirija até o destino de carro, já que, você também vai precisar dele para visitar os atrativos locais.

Quem sai do Rio de Janeiro deve seguir pela Via Dutra (BR 116) sentido São Paulo e quem vem de São Paulo pode pegar a mesma rodovia, só que no sentido do Rio. O tempo médio de viagem é de 3 horas de carro do para quem sai do Rio e 4h para quem sai capital paulista.

Se precisa alugar um carro para a sua viagem eu sugiro que você utilize a RentCars. Trata-se de uma comparadora de preços que trabalha com as principais locadoras do mercado, assim você pode comparar vários preços e escolher a que lhe oferecer o melhor custo x benefício. Eu sempre utilizo a RentCars quando alugo carro nas minhas viagens.

Arredores de Mirantão

Já falamos que Visconde de Mauá, Maromba e Maringá ficam bem pertinho de Mirantão. Você também pode complementar seu roteiro fazendo a trilha do Vale do Alcantilado, caso você tenha dois dias para conhecer os arredores.

Que está em Penedo (45km), Itatiaia (53km), Resende (50km) ou Serrinha do Alambari (40km) também poderá explorar o espaço com facilidade. Todos esses destinos ficam a menos de 60km de distância de Mirantão.

Mapa de atrativos de Mirantão

Veja abaixo a localização dos pontos turísticos, restaurantes e pousadas citados nesse artigo:

Outros artigos relacionados

5 destinos no Rio de Janeiro para fugir do calor

Vale do Alcantilado

Melhores hotéis fazenda do Rio de Janeiro: 11 opções para conhecer no estado

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.