O que fazer em Caxias do Sul – conheça os pontos turísticos

O que fazer em Caxias do Sul | Por ter um aeroporto que recebe voos regulares do Rio de Janeiro e São Paulo, a cidade costuma ser porta de entrada para viajantes que vão conhecer outros destinos da Serra Gaúcha como Garibaldi, Bento Gonçalves e Carlos Barbosa.

Veja também:
Comparativo entre Buser, Wemobi, Clickbus, Quero Passagem e Flixbus
Glamping – O que é e como acampar com conforto e glamour

Mas engana-se quem pensa que Caxias do Sul é uma cidade de passagem. Também há muitos pontos turísticos para visitar na cidade como parques, vinícolas e passeios culturais. Conheça nesse textos os atrativos de Caxias do Sul e considere se vale ou não incluí-la na sua próxima viagem a Serra Gaúcha.

Casa Zinani - Museu e Pousada
Casa Zinani – Museu e Pousada

O que fazer em Caxias do Sul

Igreja de São Pelegrino

Para quem gosta de visitar templos religiosos, a Igreja de São Pelegrino é imperdível. Tanto sua parte interna quanto externa são belíssimas.

A história da igreja remonta aos primórdios da imigração italiana e à fundação da cidade. Suas portas de bronze, inclusive foram criadas por Augusto Murer, escultor de Belluno, na Itália, e ilustram cenas da imigração. A concepção das portas iniciou-se em 1969 e consumiu 14 anos de trabalho até a inauguração em outubro de 1983. Da Itália elas vieram sob forma de moldes de gesso, e a fundição em bronze foi realizada na própria Caxias do Sul, pela Siderúrgica Tomé Ltda.

No interior da igreja você irá encontrar várias obras de arte , com destaque para os painéis de Aldo Locatelli (como o mural da Santa Ceia, de 90 metros quadrados de área, a Criação do Cosmo, a Criação da Mulher, a Expulsão do Paraíso o Juízo Final, entre outros).

Praça Dante Alighieri

Uma praça que, embora esteja precisando de um pouco mais de cuidado e conservação, abriga alguns pontos interessantes da cidade. Lá estão a Catedral Santa Teresa, a Casa da Cultura, o Teatro Pedro Parenti.

Ela também abriga um grande chafariz no seu espaço mais central, o busto de Dante Alighieri (autor de A Divina Comédia), além de um centro de informações turísticas, onde você pode retirar um mapa gratuito ou se informar sobre passeios e atrações da cidade.

Praça Dante Alighieri em Caxias do Sul
Praça Dante Alighieri

Catedral Santa Teresa

Catedral de Santa Teresa fica na Praça Dante Alighieri, que falamos anteriormente. Sua pedra fundamental foi lançada e abençoada em 5 de dezembro de 1895. Seu nome homenageia a Imperatriz Dona Teresa Cristina, incentivadora da imigração italiana no Brasil.

Com arquitetura neogótica, seu interior preserva relíquias artísticas da história da cidade, incluindo altares entalhados, estatuária, vitrais e objetos litúrgicos.

Você pode visitá-la de segunda a sexta-feira de09h às 19h30min, sábados: 09h às 11h e domingos, nas missas das 09h, 11h e 19h.

Catedral Santa Teresa
Catedral Santa Teresa

Parque de Eventos da Festa da Uva

O Pavilhão da Festa da Uva originalmente chama-se Parque Mário Bernardino Ramos, e além de ser um dos maiores e mais completos espaços para eventos do país e receber a famosa Festa da Uva, além outros eventos da cidade, também possui uma ampla área verde.

Um outro atrativo interessante que você encontrará por lá são as casinhas réplicas de Caxias do Sul no ano de 1885 e o Monumento Jesus Terceiro Milênio, que falaremos a seguir.

Essas casinhas buscam reproduzir duas quadras da histórica Rua Grande (Av. Júlio de Castilhos e Rua Dr. Montaury) em 1885, apresentando a arquitetura característica da Itália nos primeiros tempos da colonização. O complexo inclui 17 casas de madeira, destacando-se o campanário, a capela em homenagem à antiga Igreja Santa Teresa e o coreto.

No parque, ainda ficam a  disposição da população um espaço para caminhadas, parquinho infantil, e diversos espaços arborizados. Ele funciona todos de das 07h às 20 (horário de funcionamento do Parque da Festa da Uva)

Parque de Eventos da Festa da Uva
Parque de Eventos da Festa da Uva e réplicas de Caxias de 1885

Mirante Jesus do Terceiro Milênio

Outro atrativo do Parque Mário Bernardino Ramos é o Mirante Jesus do Terceiro Milênio.

Como o parque fica numa região elevada, ele oferece uma belíssima vista panorâmica da cidade.

O escultor caxiense Bruno Segalla, renomado artista do Rio Grande do Sul, foi o idealizador do monumento. Segundo ele, o “Cristo se encontra em posição meditativa”, pois acredita que “a reflexão é o caminho para a sabedoria”. Inaugurado em 2004, cerca de três anos após o falecimento do escultor, a monumental obra tem mais de 27 metros de altura, incluindo a estátua de 9 metros.

Mirante Jesus do Terceiro Milênio
Mirante Jesus do Terceiro Milênio

Parque Cinquentenário

Um parque frequentado por moradores da cidade, mas que também rende um bom passeio é o Parque Cinquentenário. Localizado no bairro de mesmo nome ele oferece a quem decide conhecê-lo encontra parquinho infantil, quadras esportivas, pista para prática de exercício, área coberta pata jogadores de bocha, entre outros.

Parque Cinquentenário
Parque Cinquentenário

Parque Getúlio Vargas

Apelidado carinhosamente como Parque dos Macaquinhos, o Parque Getúlio Vargas é apreciado pelos moradores da cidade, além de oferecer áreas para caminhadas, exercícios físicos e um parque infantil, o espaço conta com ciclovia, pistas de skate, quadras de vôlei de areia e de futsal. Ele fica aberto 24h.

Destaca-se ainda que cerca de 80% do parque é composto por uma exuberante mata nativa, proporcionando um ambiente naturalmente preservado.

Parque Getúlio Vargas
Parque Getúlio Vargas

Gruta Nossa Senhora De Lourdes da Terceira Légua e Cachoeira

Um local de religiosidade e fé erguido abaixo de uma gruta, mas para acessá-la é necessário descer uma escadaria com 150 degraus.

Por lá você irá encontrar uma espécie de “capela” com imagens sacras e vários bancos, onde são realizadas missas no segundo domingo de cada mês.

Fazendo uma trilha de 120 metros você alcançará uma bela cachoeira com 40 metros para contemplação, mas não há poço para banho.

Não recomendado em dias de chuva, pois além de não haver sinal no local para casos de emergência, a trilha fica bem escorregadia. Gruta Nossa Senhora De Lourdes da Terceira Légua

Gruta Nossa Senhora De Lourdes da Terceira Légua

Vinícola Grutinha

Bem próximo da Gruta Nossa Senhora De Lourdes fica a Vinícola Grutinha, responsável pela fabricação dos Vinhos Tradição. 

A visita à loja é gratuita, e, se desejar, é possível agendar uma exploração no local para descobrir mais sobre a rica história iniciada pelo Sr. Clélio Sirtoli na década de 90. Além disso, os visitantes têm a oportunidade de degustar os distintos vinhos produzidos.

Anualmente, aproximadamente 400 mil quilos de uvas passam pela vinícola, transformando-se em 30% de vinhos finos e 70% de vinhos de mesa, sendo os Vinhos Tradição os Vinhos de entrada.

Os 400 mil quilos de uva que passam por ali por ano (em média) se transformam em 30% de vinhos finos e 70% de vinhos de mesa.

O agendamento da degustação pode ser feito com a Aline no Whatssap (54) 99945.82.04.

Cantina Tonet

Uma das vinícolas que mais gostei de conhecer em Caxias do Sul e também uma das que considerei mais bonitinhas.

Ela está localizada bem próxima ao centro da cidade, na Linha 40, sendo possível, inclusive conhecê-la de transporte por aplicativo e voltar em segurança para seu hotel e pousada após a degustação.

Atualmente o Sr. Ivo continua o legado do seu pai, produzindo bebidas feitas a partir da uva. A partir de 1950, a produção da Cantina Tonet começou a crescer e os negócios prosperaram. Mesmo assim, a empresa continua sendo uma empresa familiar. Com o passar dos anos, eles abriram um restaurante e têm uma loja de varejo que recebe semanalmente muitos turistas de diferentes partes do mundo.

Na visita, junto as parreiras, você descobre um pouco sobre a história da família, sobre as uvas que são cultivadas ali, bem como os métodos de produção. Uma passagem para conhecer os fermentadores e pela belíssima cave, e em seguida vamos para a área de vendas no varejo, onde serão apresentados os produtos produzidos no local. Lá, você poderá degustar as diferentes variedades de vinhos, sucos e espumantes da casa.

A visita com a degustação tem duração de aproximadamente 45 minutos a 1 hora e custa R$40,00 por pessoa acima de 10 anos (incluindo uma taça de acrílico). Menores de 18 anos só podem participar acompanhados de seus responsáveis e a degustação inclui apenas produtos não alcoólicos. É necessário agendar pelo WhatsApp (54) 98112-4877.

Funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30, e aos sábados e domingos, das 8h00 às 12h00 e das 13h30 às 16h30.

Parreiras da Cantina Tonet
Parreiras da Cantina Tonet

Vinícola Zanrosso

Você também pode agendar para conhecer a vinícola que produz os vinhos Zanrossso e vinhos Do Nono, que possui uma área externa bem instagramável e também uma sala de degustação.

Os vinhos de garrafão são o carro-chefe da Vinhos Zanrosso, mas eles também se dedicam à produção de vinhos de mesa e finos em garrafas. Caso queira fazer a visitação com degustação há um custo de R$ 20 por pessoa e deve ser agendada no WhatsApp: (54) 3211.0730. 

Funcionam de segunda a sábado de 8h30 a 11h55 e 13h30 a 17h55, mas fecham aos domingos e os horários de visita são às 10h ou as 15h. 

Vinícola Zanrosso em Caxias do Sul
Vinícola Zanrosso

Vinícola Lovatel

Em Caxias do Sul também é possível conhecer a Vinícola Lovatel que a mais de quatro décadas, fabrica vinhos, espumantes e sucos de uva com qualidade reconhecida.

A Vinícola Lovatel está se preparando para receber os turistas e abrir sua loja de varejo em breve. Enquanto isso, eles estão felizes em receber visitantes para degustar seus rótulos. Recomendamos agendar sua visita pelo whatsapp (54) 9906-3387.

Funcionam de segunda a sexta de 7h30 a 11h30 e 13h30 a 18h30, aos sábados de 9h00 as 11h30 e fecham aos domingos.

Vinícola Lovatel
Vinícola Lovatel

Vinícola Casa Onzi e Cafe Terroair 29

No caminho de quem está indo para Farroupilha você irá passar pelo Vale Trentino. Ali vale conhecer a Vinícola Casa Onzi e a Cafe Terroair 29 que dividem espaço no mesmo terreno.

A vinícola produz, vinhos comuns, vinhos finos, espumantes e suco de uva. . Com o varejo aberto todos os dias, é o local perfeito para quem deseja adquirir os vinhos diretamente da vinícola e ainda conhecer um pouco do ambiente onde eles são produzidos.

Quem visitava a vinícola ainda pode conhecer a A Eno Cafeteria Terroir 29 que possui um ambiente afável e caloroso para tomar um bom café e saborear lanches e doces.

Além de ter um espaço coberto dentro de um contêiner, a cafeteria conta ainda com mesas ao ar livre, para aqueles que gostam de estar em contato com a natureza. O cardápio oferece sanduíches, tábuas de frios, tortas, empanadas e outras sobremesas.

Para curtir esse ambiente em meio à propriedade, é preciso ficar atento aos horários. No inverno, a Enocafeteria Terroir 29 abre das 10h às 18h, e no verão, das 10h às 19h, sempre somente aos finais de semana. Já o varejo da vinícola Casa Onzi funciona de domingo a domingo de 8:30h às 11:45h e de 13h às 18h.

Vinícola Casa Onzi em Caxias do Sul
Vinícola Casa Onzi

Museu Ambiência Casa de Pedra

Conhecer o Museu Ambiência Casa de Pedra é fazer uma visita aos primórdios da cidade.

Instalado em uma casa histórica localizada na rua Matteo Gianella, 531, esta casa é considerada um dos mais importantes símbolos da imigração italiana na cidade.

Ela foi construída com pedras basálticas rejuntadas com barro e possui em seu interior um acervo histórico dedicado à reconstituição do modo de vida doméstico dos primórdios da colonização italiana na região. Possui peças doadas pela comunidade, tais como utensílios domésticos, mobiliário, peças de vestuário, artes manuais, itens religiosos, entre outros. 

A visita é guiada e o atendimento é feito por uma equipe de voluntários da prefeitura da cidade.

Fachada do Museu Ambiência Casa de Pedra em Caxias do Sul
Museu Ambiência Casa de Pedra

Outros pontos turísticos de Caxias do Sul

  • Museu Municipal de Caxias do Sul
  • Casa da Cultura
  • Orquidário Tradição
  • Casa Zinani – Museu e Pousada
  • Château e restaurante Lacave (em processo de restauro)
  • Casas Bonnet
  • Grutão Ecoparque
  • Parque das Araucárias (Ecoparque)
  • Parque Municipal Mato Sartori
  • Parque Lagoa do Rizzo
  • Praça da Bandeira (feira de Produtores locais) – sexta de 8h às 17h
  • Praça do Trem
  • Praça das Feiras
  • Moinho da Estação
  • Centro de Cultura Ordovás
  • Centro Cultural Moinho da Cascata
  • Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp (em processo de restauro)
  • Familia Boff Uvas de Mesa
Museu Municipal de Caxias do Sul
Museu Municipal de Caxias do Sul

Roteiros Turísticos de Caxias do Sul

Você também pode explorar Caxias do Sul através dos incríveis roteiros turísticos disponíveis na cidade.

O Caminhos da Colônia, por exemplo, contempla a Cantina Tonet, os Vinhos Zanrosso, a Vinícola Lovatel, entre outros.

O roteiro de Ana Rech contempla o Caxias Golf Club, Monumnto Epopéia Imigrante, os Morangos Barlavento e mais.

Já o roteiro de Criúva é para quem curte natureza. Por lá você encontra Cânion Palanquinhos, a Reserva Bertussi – Cachoeira da Mulada, a Ponte dos Korff e mais atrações.

Na Estrada do Imigrante estão a Gruta Nossa Senhora De Lourdes da Terceira Légua, o Museu Zinani, a Vinícola Grutinha – Vinhos Tradição e a Casas Bonnet.

Os Caminhos de Caravaggio são uma rota de peregrinação que atravessa os municípios de Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Caxias do Sul e Farroupilha, conectando os Santuários de Nossa Senhora do Caravaggio de Canela e de Farroupilha. Durante os 200 km de percurso, os peregrinos têm a oportunidade de vivenciar uma experiência única de fé, reflexão e conexão com a natureza, além de contemplarem paisagens deslumbrantes.

Galópolis e Forqueta também são bairros que concentram outros pontos turísticos.

Cachoeira da Gruta da Terceira Légua em Caxias do Sul
Cachoeira da Gruta da Terceira Légua

O que fazer em Caxias do Sul a noite

Moinho da Estação

Situado no bairro São Pelegrino, o Moinho da Estação é o lugar ideal para aproveitar a noite, reunindo os melhores bares, pubs e restaurantes de Caxias do Sul. Se quer uma recomendação por lá o Zero 54 funciona como pub e boate no mesmo local.

Paiol Espaço Nativo

Opção para quem quer viver uma experiência clássica gaúcha em Caxias do Sul. O Paiol Espaço Nativo trata-se de um restaurante e bar localizado no Bairro de São Leopoldo e é conhecido por sua comida, música e dança tradicionalista gaúcha, além de sua decoração rústica, que torna o ambiente um dos pontos turísticos da cidade.

No cardápio você encontrara pratos típicos como assado de costela, assado de vazio e agnolini frito. A música e danças típicas também trazem para o ambiente uma atmosfera autêntica e agradável.

Cervantes Brew Pub

O Cervantes Brew Pub em Caxias do Sul é um estabelecimento conhecido por sua cerveja artesanal e ambiente agradável. O menu inclui petiscos, como pizzas artesanais de diversos sabores, sendo a pizza saborosa um destaque

Durante a época da Festa da Uva, o destaque do local é a apresentação do espetáculo de som e luz intitulado “Saga dos Imigrantes”, que ocorre nas suas instalações nesse período.

Onde comer em Caxias do Sul

Café da Velha

Se o seu hotel não oferece opção de café da manhã você pode aproveitar para fazer o desjejum no Café da Velha. Localizado no mesmo prédio da Casa de Cultura, o ambiente é convidativo e amistoso com uma decoração simpática.

O cardápio oferece uma variedade de itens, incluindo café, sanduíches, bolos e salgados.

Uma observação importante é para que você não confunda o local com “Do Arco da Velha Livraria e Café”, pois são dois empreendimentos distintos em Caxias do Sul, mas fica a dica também de um segundo local para tomar café na cidade.

Cantina Toldo

Cantina Toldo Itália é um restaurante tradicional de massas, indicado para quem gosta de boa comida e de fartura. O restaurante oferece um sistema de rodízio de massas e grelhados a um preço justo.

Morangos Barlavento

Mesmo situado um pouco distante do centro da cidade, a visita ao Barlavento é uma experiência singular que não se encontra em qualquer viagem.

Localizado na Rota do Sol e juntamente com a Hospedaria Rio do Vento, o Barlavento é um restaurante com uma decoração pitoresca, que mistura itens náuticos e ao mesmo tempo rústicos, com uma playlist adequada ao local. 

Seu diferencial se encontra em um item específico no cardápio: os morangos, que por ali não hidropônicos (cultivados em um sistema de produção que envolve a utilização de água e nutrientes para sustentar as plantas, sem o uso de solo).

Apesar de também fazerem parte do cardápio outros pratos tracionais, você também poderá provar delicias feitas com os morangos cultivados ali como sorvetes, bolos, sobremesas, sucos e até morangos frescos.

O Barlavento funciona todos os dias, de 9h às 19h e não precisa agendamento para visita.
Barlavento
Barlavento

Onde se hospedar em Caxias do Sul

Confira abaixo a nossa seleção de hotéis na cidade:

Rogério Hostel
Classificação dos usuários do booking: 8,5
Valor médio da diária: R$ 89,00 por pessoa em quarto individual standard com banheiro compartilhado
Oferece: estacionamento, lounge compartilhado, cozinha e wi-fi gratuito.
*Essa foi a minha opção de hospedagem na cidade e eles também tem opções de quartos privativos de casal.

Swan
Classificação dos usuários do booking: 8,6
Valor médio da diária: R$ 255,00 para um casal em quarto duplo standard
Oferece: Café da manhã incluído no valor da diária, piscina coberta, serviço de quarto, restaurante, sauna, sala de massagem, academia, wi-fi e estacionamento (cobrado à parte).

Ibis Caxias do Sul
Classificação dos usuários do booking: 8,2
Valor médio da diária: R$ 285,00 para um casal em quarto duplo standard
Oferece: Café da manhã incluído no valor da diária, academia, restaurante, bar, wi-fi, recepção 24h e estacionamento gratuito.

Intercity
Classificação dos usuários do booking: 8,1
Valor médio da diária: R$ 352,00 para um casal em quarto duplo luxo
Oferece: Café da manhã incluído no valor da diária, piscinas coberta e ao ar livre, quadra de tênis, business center, loja de vinhos, playground, serviço de lavanderia, recepção 24h, academia, banheira de hidromassagem, recepção 24h, wi-fi gratuito e estacionamento (pago à parte).

Sky Samuara
Classificação dos usuários do booking: 8,6
Valor médio da diária: R$ 386,00 para um casal em quarto duplo deluxe
Oferece: Café da manhã incluído no valor da diária, piscina coberta, serviço de quarto, academia, 3 restaurantes, quadra de tênis, vôlei e futebol, wi-fi e estacionamento gratuitos.

Blue Tree Towers
Classificação dos usuários do booking: 8,5
Valor médio da diária: R$ 391,00 para um casal em quarto duplo superior
Oferece: Café da manhã incluído no valor da diária, piscina coberta aquecida, academia, serviço de quarto, restaurante, wi-fi e estacionamento privativo (pode ser cobrado à parte).

Nenhuma das alternativas mencionadas atende às suas preferências? Estamos aqui para auxiliá-lo na busca pela da hospedagem adequada ao seu perfil de viajante. Entre em contato conosco através do e-mail contato@odiariodeumaviajante.com.br e conte com nossa assistência para descobrir o hotel ideal para você.

Museu Casa de Pedra em Caxias do Sul
Museu Casa de Pedra

Eventos em Caxias do Sul

A cidade conta com um calendário anual repleto de eventos, no entanto, vamos destacar os mais relevantes:

Festa Nacional da Uva

Também conhecida como Festa da Uva, esse célebre evento ocorre a cada dois anos em Caxias do Sul e teve a sua primeira edição em 1931.

Seu objetivo inicial era promover a exposição de uvas e a troca de experiências entre os produtores da região, mas com o passar dos anos, o evento começou a enaltecer a cultura italiana, o progresso da comunidade e a ligação com a terra, costumes e tradições.

Por lá você encontrará uma  vasta exposição de uvas e vinhos, além de desfiles temáticos, apresentações musicais, danças folclóricas, coroação de rainha e princesas da festa e uma grande variedade de comidas típicas italianas.

Semana Farroupilha

Apesar de ser um evento voltado a população local e não aos turistas, é um evento importante no calendário de Caxias do Sul e de todo o Estado. O evento celebra a Revolução Farroupilha, um movimento histórico importante, com desfiles, apresentações de música tradicional, danças gaúchas e muito churrasco.

Semana Farroupilha - evento em Caxias do Sul
Semana Farroupilha

Quando ir para Caxias do Sul

A melhor época para visitar Caxias do Sul vai depender das suas preferências em relação ao clima e aos preços.

Quem quer aproveitar o clima frio para curtir os vinhos da região deve aproveitar o inverno (junho a setembro), no entanto quem quer aproveitar a safra da uva para praticar atividades relacionadas a colheita como retirar as uvas da parreira, pisa das uvas, passeio guiado nos vinhedos e etc é recomendado ir no período que vai de janeiro a março.

Quantos dias ficar em Caxias do Sul

Para conhecer os principais pontos turísticos da cidade recomendamos uma estadia de 2 dias em Caxias do Sul, mas se você quer fazer uma imersão histórica e cultural na cidade recomendamos que fique um dia adicional.

Como chegar em Caxias do Sul

De avião

A cidade conta com um aeroporto (Aeroporto Regional Hugo Cantergiani), que serve não só os turistas que pretendem visitar Caxias do Sul, mas também a toda a região  da Serra Gaúcha. Ele recebe voos das principais companhias aéreas brasileiras: Azul, Latam e Gol.

De carro

Saindo de Porto Alegre a rota principal de acesso a Caxias do Sul é pela BR-116. A viagem dura em torno de 2 horas, dependendo das condições do trânsito e do clima.

Já quem vem de Santa Catarina, como por exemplo de Florianópolis, o caminho usual é pegar a BR-101 até o acesso à BR-116. Siga passando por cidades como Vacaria, até chegar a Caxias do Sul. Esta rota atravessa parte do planalto e da serra, oferecendo belas paisagens naturais.

De ônibus

Saindo de Porto Alegre saiba que várias empresas operam na rota até Caxias do Sul, incluindo a Unesul, Planalto, e Expresso São Pedro. A viagem dura cerca de 2h e custa em torno de R$ 60, com pelo menos 3 saídas diárias.

Já quem sai de Florianópolis empresas como a Reunidas, Planalto e Santa Cruz oferecem serviços de ônibus. A viagem dura de 7 a 8 horas, a depender da quantidade de paradas e custa em torno de R$ 160.

Você pode comprar aqui a sua passagem de ônibus online.

*Valores pesquisados em janeiro de 2024. 

Como Circular em Caxias do Sul

Se você estiver hospedado perto do centro, caminhar para visitar as atrações situadas nesta região central pode ser uma excelente escolha, especialmente para locais que estão a uma distância relativamente curta (consulte o mapa de atrações disponível ao final neste artigo). A ideia de caminhar enquanto viaja, nem que seja curtas distâncias, também ajuda a apreciar a atmosfera da cidade de perto e é algo que eu costumo fazer nas minhas viagens.

Saiba também que a rede de ônibus da cidade cobre a maior parte da cidade e acaba sendo uma opção econômica.

Os Táxis e aplicativos de transporte de aplicativo são opções para quem vai beber e não vai dirigir e também exime a preocupação com estacionamento. Ideal para conhecer as vinícolas que ficam próximas a região mais central.

A opção do aluguel de carro oferece maior flexibilidade para quem planeja visitar as vinícolas ou atrações mais afastadas e que não são servidas pelo transporte público, ou que são muito dispendiosas para fazer de taxi/carro de aplicativo. Mas nesse caso, não esqueça de eleger o motorista da rodada.

Aliás, aqui vai uma dica valiosa: recomendamos que você faça uma comparação de preços na Rentcars para o aluguel do carro na sua viagem. Esta empresa se destaca como um excelente comparador de preços, pesquisando nas principais locadoras para lhe apresentar as melhores opções disponíveis. Pessoalmente, eu sempre recorro à Rentcars nas minhas viagens sempre que necessito alugar um veículo.

Você ainda tem a opção de contratar passeios e tours guiados para conhecer Caxias do Sul. Veja abaixo alguns dos quais recomendamos:

+ Rota pelos Caminhos da Colônia

Tour por Caxias do Sul + Visita a uma vinícola

O que em Caxias do Sul com chuva

Há muito o que se fazer em Caxias do Sul com chuva! Não pense que será uma viagem perdida. Eu mesma peguei muita chuva na minha viagem a Caxias do Sul e região e nem por isso deixei de curtir e passear pela cidade.

Para quem curte passeios históricos e culturais pode dedicar esse tempo para conhecer museus e igrejas. Para os apreciadores de enoturismo, uma excelente escolha é realizar um tour pelas vinícolas, aproveitando para conhecer os vinhos da região e levanto um pouco mais de tempo na hora da degustação, esperando a chuva passar.

Conhecer a culinária local também é uma ótima pedida para os momentos chuvosos. Que tal desfrutar de um longo almoço ou jantar em uma das muitas cantinas italianas da cidade experimentando pratos típicos da cidade?

Por fim, a chuva também pode ser um bom momento para fazer uma pausa na viagem. Parar e uma cafeteria aconchegante para tomar um bom café ou aproveite para se mimar com uma massagem ou outros tratamentos de spa, que podem estar disponíveis no seu hotel ou em estabelecimentos especializados em serviços de relaxamento na cidade.

Dicas de Caxias do Sul

Caso você tenha optado por alugar um carro e dirigir em Caxias do Sul, esteja ciente das regras de estacionamento, especialmente no centro da cidade.

Caxias do Sul possui um sistema de estacionamento rotativo pago, conhecido como Zona Azul. Nessas áreas, é necessário adquirir um ticket para estacionar durante um período limitado. O horário de funcionamento da Zona Azul normalmente é de segunda a sexta-feira, em horário comercial, e em algumas áreas também aos sábados pela manhã.

O pagamento pode ser feito por meio de parquímetros, aplicativos de celular ou pontos de venda autorizados. Você pode se prevenir baixando antecipadamente o app de pagamento de estacionamento RekPay.

Arredores de Caxias do Sul

Além das cidades conhecidas que fazem parte do roteiro de quem visita a Serra Gaúcha como Gramado, Canela, Bento Gonçalves, Garibaldi, Farroupilha e Carlos Barbosa, você também pode investir em conhecer cidades menos famosas mas que ainda assim revelam vários atrativos legais e vinhos de boa qualidade como Flores da Cunha e Nova Pádua. 

Adega Dom Camilo em Nova Pádua
Adega Dom Camilo em Nova Pádua

Mapa de atrações de Caxias do Sul

Confira no mapa abaixo os atrativos que mencionamos ao longo desse artigo:

Outros artigos relacionados

O que fazer em Porto Alegre em 3 dias

O que fazer em Blumenau: 2, 3 ou mais dias na cidade

Melhores Praias de Florianópolis: Veja nossa lista

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.