O que fazer em Belo Horizonte em 2 ou 3 dias

O que fazer em Belo Horizonte | A capital de Minas Gerais é bem mais tranquila do que as metrópoles Rio e São Paulo e os mineiros tem um jeitinho especial de receber os visitantes por lá, por isso fique de olho nas promoções de passagens e assim que possível agende uma viagem pra lá para curtir muitos museus, passeios ao ar livre, passeios culturais e principalmente, muita comida boa.

Para ler em seguida:
Nem todo mundo pode largar tudo para viajar
Como lidar com regionalismo durante as viagens

O que fazer em Belo Horizonte

Praça da Liberdade

Essa praça no bairro de Savassi é um do locais mais importantes da cidade e concentra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e apresenta 15 museus e instituições culturais que ficam ao redor da mesma como, o Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau), o Memorial Minas Vale, o Centro Cultural Banco do Brasil de BH, entre outros.

Além de toda beleza arquitetônica da praça, vale saber que seus jardins foram inspirados no Palácio de Versalhes.

Consulte todas as instituições participantes do circuito e horários de funcionamento nesse site.

Praça da Liberdade em Belo Horizonte
Praça da Liberdade

Memorial Minas Vale

Esse museu conta a história do estado de uma maneira muito diferente e interativa. Por lá você irá encontrar uma apresentação das tradições mineiras de uma maneira muito menos convencional e o melhor de tudo, a entrada é totalmente gratuita.

As salas que estão divididas em três pavimentos viraram o Memorial Minas Gerais em 2010 e ocupam o prédio que foi a antiga sede da secretaria da Fazenda de MG. Essas salas contam a história de Minas Gerais desde o século XVIII até os dias de hoje.

O que foi imperdível pra mim foi a sala que conta os acontecimentos que levaram à Inconfidência Mineira contada por quadros de personagens vivos, no maior estilo Harry Potter.

Memorial Minas Vale
Memorial Minas Vale

Mercado Central

Ótimo lugar para quem quer comprar queijos, doce de leite e cachaças. E tá achando que é só isso? Temperos, embutidos, carnes, pimentas, e muito mais. Vai ser difícil sair de Belo Horizonte sem engordar alguns quilos com tantas delícias e provinhas a disposição de quem visita as barraquinhas do Mercado Central. 

Para completar, o Mercado ainda possui alguns restaurantes e botecos renomados da cidade como o Bar da Lora e o restaurante Casa Cheia. Se quiser experimentar um petisco típico vale saber que o fígado acebolado com jiló fica entre as opções mais pedidas.

Ah! Como faz parte da história da cidade, caso queira saber mais sobre a história desse típico ponto turístico saiba que é possível fazer uma visita guiada no local.

Além do Mercado Central, conheça também o Mercado Novo, o Blog Chikas Lokas conta tudo no artigo Mercado Novo de Belo Horizonte.

Mercado Central de Belo Horizonte
Mercado Central de Belo Horizonte

Lagoa da Pampulha

Se você tiver com disposição, dá pra fazer uma volta completa em torno dos 18km de extensão da orla da lagoa de bike, ou simplesmente escolher um trecho para percorrer a pé, inclusive, seja para caminhar, pedalar ou apenas sentar e apreciar a vista, esse é um local frequentado por muitos belo-horizontinos nos finais de semana.

Os pontos que ficam no entorno da Lagoa é que valem a visita são a Igreja da Pampulha (que falaremos a seguir), a Casa Kubitscheck, a Casa do Baile, o Parque de diversões da Guanabara e o Museu de Arte da Pampulha – MAP.

Lagoa da Pampulha (Estádio do Mineirão ao fundo)
Lagoa da Pampulha (Estádio do Mineirão ao fundo)

Igreja da Pampulha

Uma das primeiras coisas que fiz na minha primeira vez em Belo Horizonte foi conhecer a famosa Igrejinha da Pampulha (Igreja de São Francisco de Assis da Pampulha).

Ela é um projeto de Oscar Niemeyer e faz parte do complexo arquitetônico da Pampulha que, desde 2016, passou a ser considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Já o famoso painel de azulejos interno que representa a via sacra é de Cândido Portinari e os jardins que a cercam foram projetados por Roberto  Burle Marx. Definitivamente uma atração que não dá pra ficar de fora do roteiro.

Igreja da Pampulha
Igreja da Pampulha

Casa do Baile da Pampulha

Também faz parte do complexo arquitetônico da Pampulha a Casa do Baile, igualmente projetada por Oscar Niemeyer, na década de 1940.

Ela fica em uma pequena ilha artificial ligada a orla da lagoa e sua função original do espaço era ser um pequeno restaurante dançante, mas desde 2002, com intuito de garantir sua preservação, passou a funcionar como Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design.

O espaço abriga exposições, seminários e eventos ligado a temas musicais e é um bom local para contemplar o pôr do admirando a lagoa.

Fique atento ao horário de funcionamento: apenas de quarta a domingo de 10h às 18. Eu fui visitar num feriado que caiu numa segunda-feira e mesmo sendo feriado, estava fechado, então apenas pude contemplar o espaço por fora.

Bem pertinho da Casa do Baile (a mais o menos 350 metros) fica o Portal da Memória – Monumento a Iemanjá, em homenagem às matrizes culturais africanas em Belo Horizonte. Já a estátua de Iemanjá é uma escultuta feira em bronze e fica dentro do espelho d’água, distante cerca de 10 metros da beira da Lagoa.

Ao fundo a Casa do Baile na Lagoa da Pampulha
Ao fundo a Casa do Baile

Parque de diversões da Guanabara

Ainda na região da Pampulha, já no entardecer, vá visitar o parque de diversões que fica logo em frente à Igreja da Pampulha.

O objetivo aqui é andar na roda gigante para ver a cidade de cima. O visual é fantástico, além de ser uma oportunidade de ver BH por um outro ângulo.

E já que está ali, porque não aproveitar mais alguns brinquedos e se permitir ser criança de novo?

Parque de diversões da Guanabara
Parque de diversões da Guanabara

Parque Serra do Curral

Uma das opções para ver “Beagá” do alto é ir até o Parque Serra do Curral. Por conta da pandemia é possível chegar por caminhada apenas até o terceiro mirante e até ele a caminhada é leve e tem uma distância de 1800 metros.

Para entrar no parque é necessário apresentar o comprovante de vacina de febre amarela, mas caso você tenha esquecido de levar você pode preencher um formulário reconhecendo que já foi vacinando para essa doença.

O parque oferece infraestrutura de bebedouro e banheiro tanto na entrada quanto no local onde fica o terceiro mirante e o funcionamento do mesmo é de terça a domingo.

Terceiro Mirante no Parque da Serra do Curral em BH
Terceiro Mirante no Parque da Serra do Curral

Parque Ecológico da Pampulha

Esse não é um ponto turístico aclamado e que você vai encontrar como dica imperdível em outros blogs de viagens, contudo, se você está procurando um local tranquilo para caminhar, um local para fazer um piquenique ou um espaço ao ar livre com parquinho infantil você encontrará no Parque Ecológico da Pampulha.

Para entrar é necessário apresentar o comprovante de vacinação contra febre amarela ou preencher um formulário reconhecendo que já foi vacinando para essa doença.

Parque Ecológico da Pampulha
Parque Ecológico da Pampulha

Praça do Papa

Seu nome original é Praça Israel Pinheiro, mas entre os locais é conhecida apenas como Praça do Papa. É famosa por sua bela vista da cidade, mas também por ter sido o local onde o papa Papa João Paulo II realizou uma missa campal no ano de 1980.

Esse também é um ótimo local para ver o pôr do sol em Belo Horizonte.

Praça do Papa
Praça do Papa

Feira Hippie aos domingos

No Domingo, a atração é começar o dia na Feira Hippie da Avenida Afonso Pena. Apesar do nome, nessa feira você irá encontrar de tudo um pouco. São mais de 2000 expositores divididos em aproximadamente 16 setores, o que faz dessa uma  das maiores feiras a céu aberto da América Latina.

Lá você encontra desde sapatos, roupas e bijuterias até artesanato e decoração para sua casa. Isso claro, sem contar as barraquinhas de comidas que vendem muitas delícias.

A feira acontece aos domingos de 7h às 14h, na Avenida Afonso Pena, no trecho próximo ao Parque Municipal Américo Renné Giannetti.

Feira Hippie da Avenida Afonso Pena
Feira Hippie da Avenida Afonso Pena

Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem

Se você gosta de visitar igrejas quando está viajando, não pode deixar de incluir no roteiro a Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem.

A construção data de 1923, com seu estilo neogótico e seu interior recheados de vitrais, além do altar em mármore de carrara é um belo exemplo de arquitetura imponente na cidade.

Vale saber que Nossa Senhora da Boa Viagem também é padroeira de Belo Horizonte e a igreja está entre as prediletas para casamentos na cidade de BH

Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem
Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem

Minas Centro

Fique de olho na programação desse espaço, que parece um centro cultural. Quando visitei a cidade estava rolando uma feira de roupas e artesanatos.

Outros atrativos de Belo Horizonte

– Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau)
– Centro Cultural Banco do Brasil de BH
– Espaço do Conhecimento da UFMG
– Museu de Ciências Naturais
– Casa Fiat de Cultura
– Centro de Arte Popular – Cemig
– Museu Mineiro
– Edifício Niemeyer
– Palácio da Liberdade
– Museu de Artes e Ofícios
– Palácio das Artes
– Parque das Mangabeiras
– Mirante do Mangabeiras
– Casa Kubitschek
– Estádio do Mineirão e o Museu Brasileiro do Futebol
– Museu de Arte da Pampulha – MAP
– Jardim Botânico
– Jardim Zoologico
– Museu de Ciências Naturais da PUC Minas
– Museu Histórico Abílio Barreto
– Casa do Patrimônio Cultural de Minas Gerais
– Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Dentro do parque visite a Praça Pôr do Sol, o Teatro Francisco Nunes e o Lago dos Barcos onde você pode alugar um barquinho ou pedalinho, além da Lagoa do Quiosque e a Lagoa dos Marrecos.

O que fazer em Belo Horizonte a noite – Vida noturna de BH

Queria começar esse trecho dizendo que estima-se que há mais de 14 mil bares em Belo Horizonte, ou seja, não faltarão opções de “o que fazer a noite em BH“.

Na famosa Praça da Savassi (Praça Diogo de Vasconcelos), é aquele espaço lugar onde vc encontra bares, restaurantes e cafés com mesinhas espelhadas pela calçada, que se estendem noite adentro.

A Rua Pium-Í também é um dos points boêmios da cidade. Não só a rua em si, com seus arredores apresentam a seus visitantes bares diversos.

Assim também e a Rua Alberto Cintra, onde uma sequencia de bares se apresentam lado a lado, um para cada gosto e estilo.

Se você está em busca de um rolê bem alternativo, barato e muito menos turístico, recomendo que você conheça os bares da Rua Sapucaí, que se assemelha ao ambiente da Lapa, no Rio de Janeiro. Aproveite para tirar uma foto no famoso Viaduto Santa Tereza e curtir os grafites pintados nos prédios dessa região.

Viaduto Santa Tereza em BH
Viaduto Santa Tereza em BH

Onde comer em Belo Horizonte

Recomendo para almoço o restaurante Boi Lurdes, no bairro de Lourdes. Comida boa e bem servida e com vários tipos de carnes nobres a sua escolha.

A Pão de Queijaria

Não dá pra sair de minas sem ao menos provar um pão de queijo tipicamente mineiro. Para tirar o máximo dessa experiência, experimente os pães de de queijo recheados da “A Pão de Queijaria” que fica a uma pequena caminhada da Praça da Liberdade.

Pães de de queijo recheados da "A Pão de Queijaria"
Pães de de queijo recheados da “A Pão de Queijaria”

Chopp de Fábrica

Para comer muito bem em Belo Horizonte, conheça o Chopp de Fábrica. O restaurante possui mais de 27 anos de história e tem duas unidades na cidade, uma na Pampulha e outra no Bairro de Santa Efigênia.

Dentre as opções mais pedidas do cardápio está o “mixidão”, que é uma espécie de tropeiro com arroz, feijão, couve, ovo, carne desfiada, torresmo e linguiça especial.

Mas eu recomendo fortemente que você peça a Gamela do Tio Guto, que vem com batata frita, contra-filé acebolado, pão de queijo frito e bolinho de mandioca.

Chopp de Fábrica BH
Chopp de Fábrica

Onde se hospedar em belo Horizonte

Como a minha última viagem a Belo Horizonte foi no modelo econômico, escolhi ficar no Br Hostel, localizado no bairro de Savassi, a 5 minutos da Praça da Liberdade e também perto de muitos bares interessantes que agitam a vida noturna na cidade.

Classificado no booking.com nota de 9,3, oferece dormitórios mistos, femininos, mas também quartos duplos. A cama em dormitório misto sai por R$ 69 para uma pessoa com café da manhã incluído.

Os ambientes são bem limpos, o staff é muito simpático e além disso possui mais de uma área de convivência e ainda um rooftop charmosinho onde ocasionalmente rolam alguns eventos para os hóspedes.

Br Hostel de Belo Horizonte
Br Hostel de BH

Numa outra ocasião também já fiquei hospedada no hotel Ibis Budget Minas Centro, que fica super bem localizado no bairro de Lourdes. Os quartos são confortáveis e limpos e o café da manhã é super justo.

Veja aqui outras opções de hospedagem na cidade:

Nobile Inn Pampulha
Classificação dos usuários do booking: 8,5
Valor médio da diária: R$ 221,00 para um casal em quarto superior
Oferece: Café da manhã incluído no valor da diária, recepção 24h, bar, wi-fi e estacionamento privativo gratuito.

Quality Hotel Pampulha & Convention Center
Classificação dos usuários do booking: 8,8
Valor médio da diária: R$ 333,00 para um casal em quarto duplo deluxe
Oferece: Café da manhã incluído no valor da diária, wi-fi, academia, restaurante, bar, depósito de bagagens, lavanderia, serviço de quarto e estacionamento (alguns serviços poderão ser cobrados à parte).

Royal Boutique Savassi Hotel
Classificação dos usuários do booking: 8,0
Valor médio da diária: R$ 354,00 para um casal em quarto duplo standard
Oferece: Café da manhã incluído no valor da diária, wi-fi, restaurante, bar, academia, sauna, serviço de quarto, estacionamento privativo (poderá ser cobrado à parte) e é pet friendly.

* Reserve seu hotel através do Booking.com. Se fizer sua reserva através desse link o blog ganha uma pequena comissão e você não irá pagar nada a mais por isso.

Quantos dias ficar em Belo Horizonte

Deu pra ver que “Beagá” tem atrativos para uma semana inteira de viagem, ou para muitas visitas. Só eu já visitei a cidade duas vezes e pretendo voltar em breve para visitar outros atrativos que ainda não tive oportunidade de conhecer.

Para a sua primeira viagem em BH, ou para conhecer os principais atrativos, recomendo um roteiro de 2 ou três dias na cidade.

Como chegar em Belo Horizonte

De avião

A cidade conta com dois aeroportos. O de Confins, que fica a quase 1h do centro de BH e o da Pampulha que no momento encontra-se indisponível para voos comerciais, sem previsão de retorno.

De carro

Para quem sai do Rio o melhor caminho é pela BR-040 (Rodovia Whashington Luiz), sentido Juiz de Fora, Barbacena e Ouro Preto.

Para quem sai de São Paulo pode seguir pela BR-381 passando por Camanducaia, Pouso Alegre e Betim, até chegar em Belo Horizonte.

Se você vai alugar um carro para a sua viagem eu sugiro que você utilize esse comparador de preços que trabalha com as principais locadoras do mercado, assim você pode comparar vários preços e escolher a que lhe oferecer o melhor custo x benefício. Eu sempre utilizo a RentCars quando alugo carro nas minhas viagens.

De ônibus

Se você pretende fazer esse trajeto de ônibus, as empresas que fazem o trajeto Rio x BH são a Viação Útil e a Viação Cometa. Já o trecho SP x BH é operado pelas empresas Adamantina, Gonjito e também pela Cometa.

Portal da Memória e Monumento a Iemanjá em BH
Portal da Memória e Monumento a Iemanjá

Como circular em Belo Horizonte

Durante a minha viagem em BH eu circulei apenas de uber e a pé, mas soube que o transporte público para quem circula de ônibus na cidade também é eficiente.

Se você ficar hospedado na Savassi, com um pouquinho de disposição poderá fazer todo o circuito da Praça da Liberdade a pé, pois o bairro fica bem próximo.

Quando ir e o clima em Belo Horizonte

“Beagá” é uma cidade que dá pra curtir durante todo o ano, mas vale saber que entre os meses de outubro a março é o período chuvoso. Já os meses com menos incidência de chuva vão de junho a agosto.

Se você gosta de calor sugiro visitar a cidade entre janeiro e março, mas se gosta de friozinho o melhor é aproveitar o inverno e visitar a capital mineira de junho a agosto. Para quem gosta de temperaturas amenas, abril e setembro são os meses ideais.

O que fazer em Belo Horizonte com chuva

Caso você tenha se surpreendido com um clima chuvoso durante a sua viagem para Belo Horizonte, nos estamos aqui para ajudar a salvar o seu roteiro.

O ideal, nesse cenário, é valorizar as atrações cobertas. Você pode conhecer o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), o Memorial Minas Gerais – Vale e todos os outros museus que fazem parte do corredor cultural Circuito Liberdade que citamos acima.

Se cansar de museus, que tal fazer um tour no Estádio do Mineirão e também conhecer Museu Brasileiro do Futebol? Para fechar o dia passeie no Mercado Central para se manter seco, provar várias delícias e garantir as comprinhas da viagem.

Arredores de Belo Horizonte

Tem mais tempo no destino? Que tal fazer um bate a volta a partir de BH? Os destinos mais aclamados são o Museu do Inhotim, que fica a aproximadamente 1h20 minutos de distância ou Ouro Preto, que já está a 1h45.

Se está buscando uma opção mais próxima, você pode conhecer Sabará, que fica do ladinho da capital mineira, a apenas 21,5km de distância, o que dá pouco mais de meia hora de viagem, ou ainda Caeté, que é uma opção menos tradicional.

Outros artigos relacionados

O que fazer em Alto Caparaó MG – Um guia completo do Parque Nacional e seus arredores

Roteiro para aproveitar Poços de Caldas

Roteiro de 2 dias na Serra do Cipó

Avisos importantes:

– Devido a pandemia de covid-19, muitos dos atrativos citados nesse artigo podem ter interrompido suas atividades temporariamente ou permanentemente, ou mesmo, podem necessitar de agendamento prévio, por isso, indicamos que você entre em contato com a propriedade antes da visita para confirmar os horários de funcionamento e regras de visitação.

– Os valores citados ao logo desse artigo (caso haja), podem ter sofrido alteração desde a data de nossa última visita.

– Essa página contém link de afiliados, mas não nos responsabilizamos pelos serviços prestados por empresas, hotéis ou anúncios exibidos ao longo desse texto.

Débora Santiago
Débora Santiago
Turismóloga e fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Sócio-fundadora e autora do blog Diário de Uma Viajante desde 2010.
Você pode gostar...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Resumo
do Artigo:
Receba as nossas
Dicas de Viagem

Nós utilizamos cookies para garantir uma melhor experiência para o usuário em nosso site. Se você continuar a navegar conosco significa que você concorda. Veja nossa política de privacidade.